quarta-feira, 18 de maio de 2016

O ENGANO DOS FALSOS PROFETAS





A cautelai-vos, porém, dos falsos profetas  Mateus 7:15

Cristo, nosso Salvador, advertiu sobre o surgimento de falsos profetas. Enganadores com uma missão especial de desviar as pessoas da verdade, conduzindo-as ao erro e a perdição. Os falsos profetas seriam os arautos da apostasia, apóstolos do erro. 

Hoje vivemos dias de confusão, sabemos que a confusão não é promovida pelo Espirito Santo. A ordem espiritual das coisas santas, são a justiça, a ordem, a elevação da verdade e o combate ao erro. O que testificamos em nosso dia não é uma obra do Espirito Santo, mas uma obra de grande confusão. Isso não pode ser proveniente de uma obra divina.
Os falsos profetas serão uma especie de proclamadores de confusão, uma série de pseudo cristãos, multiplicados em série nos últimos dias.
 O poder do engano serás tão profundo, que a falta de discernimento e a falta de conhecimento da palavra de Deus, poderá ser uma condição terrível de fatalidade, nesse tempos de trevas. Gostaria de sinalizar alguns itens. Elementos sinalizadores que apontam para os falsos profetas. Há sinais e vestígios que denunciam a falsa identidade dos falsos profetas.


1- O DISFARCE. Essa é o principal causa do fácil engano. Os falsos profetas possuem a imagem de cordeiros. Por dentro eles são lobos devoradores. Aqui está uma questão de discernimento. Só se conhece uma pessoa quando se convive com ela. Quando se descobre suas intenções que vão frutificar em seus atos. Pouco tempo atrás, em certa denominação houve uma divisão, por causa de certo individuo que entrou de forma sorrateira, enganou com palavras suaves, mas no seu coração estava o principio da rebelião, ele enganou e levou grande parte da congregação consigo. Assim como satanás, seus emissores enganam pelo disfarce. usando títulos, comportamentos artificiais e palavras suaves, e até mesmo usando poderes misticos, para se apresentarem como espirituais. Tome cuidado!

2-OS FRUTOS. Jesus ensinou que só conhecemos a arvore pelo seus frutos. O fruto não é uma ato instantâneo de uma arvore, mas um processo. Precisa de tempo. Plantei um pé de cerejas lá em casa, ainda não deram os frutos. O processo é lento. Uma intenção pode ficar escondida muito tempo dentro do coração. É difícil de descobrir o que se es conde lá nas profundezas da alma humana. a verdadeira identidade de um falso profeta pode ficar escondida nas profundezas de seu próprio ser, porém mais cedo ou mais tarde, as verdadeiras intenções aparecem. São os frutos. ou seja, são suas ações e suas intenções. 

3- A DUPLICIDADE- A técnica mais eficaz de um enganador, e trabalhar para ganhar a confiança de alguém ou de um grupo de pessoas, e só depois de ganhar a plena confiança, ao ponto das vitimas não mais questionarem ele, é que suas verdadeiras intenções irão aparecer. Um misto de ética e devassidão pode ser visto no ministério de Balaão, esse é um exemplo claro. Primeiro ele se parece integro, bom, temeroso e piedoso, mas depois engana e promove a ruína.

4- O EGOCENTRISMO- Enquanto Jesus promoveu uma liderança serviçal, sustentada pela humildade e a mortificação dos desejos carnais, a cristandade atual sustenta um sistema de opulência, glamour, conforto e intolerância, o orgulho e o sistema de hierarquias domina o mundo religioso. O homem quer o estrelismo, quer a fama, o sucesso, os aplausos e a glória dos homens. Me desculpem, mas vejo a liderança das igrejas modernas girando em torno desas coisas. O egocentrismo é a tendencia de ser o centro, numa linguagem popular "ser o cara!" mas quero vos lembrar que aquele que quis usurpar o trono e roubar a glória de deus caiu como um raio!(Lucas 10:18)

5- A AUTOPROMOÇÃO- Em Ezequiel 22:26 a 31 vimos como a denuncia do profeta contra os falsos profetas tinha um cunho estritamente material e mistico. Eles usavam o exercício de um pseudo ministério profético para satisfazer a ganancia, a avareza era uma marca comum, faziam violência aos pobres, falavam em nome do Senhor, mas não recebiam nenhuma palavra por parte de Deus.  O proposito desse engano era a satisfação pessoal e a destruição das almas. É certo pensar que um profeta aos moldes bíblicos não trilhava o caminho da fama, mas da perseguição, não andava pelo caminho das riquezas mas pelo caminho da renuncia, não andava pelo caminho da glória, mas pelo caminho da humildade, Deus nunca levantou profetas para falar ao povo coisas que eles queriam ouvir, pelo contrario, Deus sempre enviou os verdadeiros profetas para que estes falassem o que os homens precisavam ouvir. eram sempre os falsos profetas que realizavam o oficio  de proclamar através de um engano ardil, as palavras que os homens desejavam ouvir.

6- A PROMOÇÃO DA LIBERTINAGEM. Jeremias chama os falsos profetas de adulteros(Leia Jeremias 23:9 a 40) eles era os promotores de uma vida vulgar, promovem o força dos pecadores. Quantas vezes vi pregadores misticos, fortalecendo as pessoas no erro. Usando de vãs palavras enganosas, dizendo que Deus se agradava de tal pessoa, sendo que  era um fato que aquela pessoa andava em um comportamento contrario a vida de piedade.  A função do falso profeta é fazer a sua vitima errar. Esse é o propósito: promover a confusão, o engano e o erro. Um verdadeiro profeta, alerta contra o pecado, mas o falso amortece a  consciencia de suas vitimas. O verdadeira profeta faz uma cirurgia através da palavra de Deus, mas o falso só aplica anestesia. Quem denuncia o mundanismo hoje? quem prega contra a libertinagem hoje? quem prega contra o liberalismo? quem prega contra o mercantilismo religioso? Quem promove a santidade e a separação do mundo? aquele que faz silencio e omiti-se de proclamar o que Deus ensina na sua Palavra, sem lucros, mas preparando-se para ser perseguido e desprezado pelo sistema religioso, esse é verdadeiro profeta. Com os outros, tenha cuidado!

7-O ROUBO DA PALAVRA DE DEUS. Quando não furtam a palavra,(Jeremias 23:30) furtam o contexto dela. Omitem-se de anunciar todos os conselhos de Deus. Selecionam as partes mais boas das escrituras, mas omitem-se a proclamar sobre o inferno, idolatria, carnalidade, mundanismo, adultério, avareza, orgulho, fornicação, Juízo de Deus, luxuria, glutonaria, glamour, mortificação da carne, levar a cruz, negar-se a si mesmo etc etc.  Esses assuntos omitidos (e o povo não quer ouvir) ao invés disso pregam sobre saúde, dinheiro, comercio, amor, prosperidade, carros, casas, conforto, experiencias delirantes, recheiam esses assuntos com entretenimento, psicologia e massageiam o ego humano...(Ah! é isso que o povo gosta de ouvir!)

8- A ADULTERAÇÃO DO CONSELHO DE DEUS. (Veja Jeremias 23:36) torcem a palavra, para não dar o sentido exato. essa foi a estrategia do diabo na batalha contra Eva. Jeremias denuncia "Pois torceis as palavras do Deus vivo..." Isso será feito de forma oculta, Pedro fala que os falsos ensinos serão introduzidos encobertamente (I Pedro 2:1) é um processo leviano, e praticamente todos aqueles que não estudam as escrituras com cuidado ou não são conduzidos por lideres que amam a sã doutrina e que se dedicam muito a ensinar todos os conselhos de Deus, correm o riscos de naufragarem na fé.

9- O USO DE AXIOMAS E NOVOS CONCEITOS. Jeremias acusa os falsos profetas de usarem a sua própria linguagem.  Um conceito novo parece dar sabor mistico de revelação espiritual. Desde que uma pessoa prove ter experiencias espirituais, ela já terá a disposição muitos corações crédulos para seguirem ela. Portanto a técnica da linguagem,  a retorica que aborda o fantástico chama a atenção. A fantasia religiosa é um excelente recurso para enganar incautos. A verbalização da emoção
técnicas psicológicas, o uso de termos complicados ou a aplicação de fabulas imaginarias encima da interpretação do texto bíblico dá um certo ar de misticismo e erudição. As novas revelações se encaixam muito bem nesse contexto. Uma reinterpretação de certos textos, dando suposta proteção aos "ungidos" (nesse caso pastores, apóstolos, profetas, bispos etc) é um exemplo. Outro é a argumentação do "não julgueis" mesmo que de forma explicita se encontre em todo o Novo Testamento escritos que denunciam falsos ensinos, combatem as heresias, relatem  os apostatas, advirtam sobre os falsos mestres e doutrinas de demônios, tudo isso é ignorado, os enganadores e os enganados usam o "amor" como norma de "vida religiosa" mas o verdadeiro amor não compactua com mentira. O amor que tolera o erro e a mentira, não é o amor a verdade, é o amor ao engano.

10-A EXPERIENCIA AO INVÉS DA PALAVRA. Não duvido que muitos falsos profetas tenham experiencias espirituais. a questão é: qual é a procedência dessas experiencias espirituais? Jeremias também fala sobre o os que profetizam com o engano do coração (Jeremias 23:26)  desde tempo imemoriais, o povo está sempre mais inclinado a acreditar em experiências misticas do que na exposição das Sagradas Escrituras. Sei que nem todos reagem assim, mas não há outra explicação para o surgimento de tantas seitas e religiões, senão ao fato de que novas revelações e experiencias misticas enganosas promovem a credibilidade no mundo religioso. Por causa da experiencia mistica, a igreja moderna tem erguido um altar não para proclamar a verdade, mas para sacrifica-la ao custo de novas revelações que contradizem o que a biblia ensina.


Acautelai-vos disse o Mestre Salvador. Tenha cuidado. Pois Paulo fala sobre os dias difíceis, dias de engano, onde muitos serão vitimas de um engodo espiritual, e o prejuízo é a perda da própria alma


Leitura Complementar: Estude estes textos biblicos:

I Pedro 2:1 a 3
I Joao 4:1 a 6
II Joao 1:7 a 11
II Timoteo 4:3
II Timoteo 3:5
Mateus 24:24
Marcos 13:22
Mateus 7:15



Autor: Pr Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content