segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Benzeduras e Benzições. O Que a Biblia Diz?



Desde tempos antigos o homem busca auxilio no mundo sobrenatural para resolver seus problemas pessoais e sociais. Em qualquer cultura, pois primitiva que seja, há sempre crenças e superstições embutidas nelas.  Crendices, superstições se desenvolveram ao longo dos anos em toda as partes do mundo em todos os tempos, e muitas dessas crenças não morreram, através do sincretismo, elas perduram em muitos lugares. Benzeduras e benzimentos não fogem a regra. A busca de meios supersticiosos e ocultistas para sanar problemas de enfermidade é algo peculiar a quem viveu e nasceu no interior. Trata-se de vários métodos de rezas misturadas com fetiches e símbolos, deprecações, invocações etc. Parte dessa pratica ocultista é o resultado de crenças afro, indígenas somadas a religião católica. O resultado é obvio. Nesse sincretismo, surgiu meios mágicos para obter cura de doenças.

É verdade, que entre muitos neopentecostais, o uso de símbolos e objetos mágicos são comuns, como o uso de sal grosso, rosas ungidas, etc. Trata-se também do resultado do sincretismo religioso, porém a pratica de benzições é mais antiga e está enraizada na cultura  e ainda é praticada em diversas regiões do Brasil.

Por se tratar de magia popular, um cristão nunca deve participar dessas coisas. Trata-se de um ocultismo sincrético, que por conter alguns elementos cristãos ou católicos, engana os incautos. Toda simbologia ocultista tem como objetivo ligar o praticante com a esfera espiritual e suas entidades malignas. (Nem sempre essas entidades são vista como malignas por seus praticantes). Como podemos ver nas paginas do Novo Testamento, as enfermidades não eram curadas por seres espirituais intermediários, Cristo e os apóstolos oravam pelas pessoas em nome de Jesus, essa era a pratica comum entre os cristãos e ainda deve ser esse o principio.

As escrituras nos advertem que não devemos nos comunicar com as obras infrutuosas das trevas, antes devemos condena-las (Efésios 5:11) Quando alguém se envolve com praticas ocultistas e supersticiosas, irá ser contaminado espiritualmente com essas praticas(Levítico 19:31) Não devemos praticar a quilo que as escrituras condenam,(Deuteronômio 18;10 a 12) devemos nos afastar de toda a aparência do mal (I Tessalonicenses 5:22)

Embora a benzedura seja uma pratica comum entre catolicos, pois está enraizada com muita profundidade na crença popular deles, Um autor católico, Edvino Augusto Friederich, S. J. Escreveu: "A Atividade dos benzedores é proibida por Deus. É um pecado de superstição, uma infração grave contra a fé em Deus" (1)


(1) Onde Os Espiritos Baixam- Edvino Augusto Friederich S. J.  Edições Loyola 1979-Pag 183



Autor: Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content