sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Teologia Da Prosperidade: Falsa Ou Verdadeira?

A VERDADE SOBRE A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE




 Uma das passagens mais belas das escrituras, relativas ao dinheiro, foram ditas pelo proprio Cristo, Nosso Senhor em Mateus 6:24. Ali ele diz que não podemos servir a dois senhores....e então finaliza que não podemos servir a Deus e a Mamom. A palavra Mamom no original aramaico, é riqueza, dinheiro. Aqui Jesus Cristo trata do cerne do materialismo, Paulo mais a frente em Colossenses 3:5 afirma que a avareza é idolatria. Pois bem, Mamom é o unico Deus que não tem um santuario geografico no mundo. é um deus falso, muito diferente de Moloque, Baal, Astarte etc. Mamom tem o seu santuario no coração do homem, é ali que ele se aloja, é ali que se ergue um altar para Mamom, é ali que se cultua ele com toda a fidelidade. 
 O coração do homem é o maior santuario de Mamom, não há duvida disso. O homem persegue vorazmente o dinheiro, nada escraviza tanto o homem quanto as riquezas, e nada pode levar tanta gente para o abismo quando a sede incontrolavel e ambiciosa pelo dinheiro.
 Mesmo diante desse fato, com muitas advertencias biblicas sobre o perigo da avareza, temos como exemplo Acã que desejou o ouro e a prata da babilonia e por fim teve uma vida desastrosa com consequencias terriveis para toda a sua familia, mesmo quando temos exemplos nitidos de que o amor ao dinheiro pode levar uma pessoa ou um matrimonio a ruina, como no caso de Ananias e Safira, mesmo como podemos ver que seguir a Jesus com segundas intenções, como aconteceu com Judas Iscariotes, que era responsavel pela teosuraria do colegio apostolico mesmo amando o presente seculo como outros que naufragaram na fé, ainda há aqueles que na cristandade insistem em defender uma teologia que concebe o amor ao dinheiro. Temos outro exemplo bem claro nas escrituras, em Mateus 19 Jesus, Nosso Senhor se encontra com um jovem rico, ele quer a vida eterna, tinha interesse nisso: na salvação. Vimos como no decorrer da historia o moço tinha uma vida de boa reputação e um equilíbrio espiritual muito bom, guardava todos os mandamentos. parecia que tinha uma replica dourada de uma autentica vida devota. Porém faltava-lhe alguma coisa...
Nada de errado com as riquezas dele, Jesus não reprovou as riquezas do jovem, o que foi reprovado foi a sua conduta!
 De fato, há muita gente na teologia da prosperidade e seus arraiais estão cheio de gente que parece ter um cristianismo tão abençoado. São fieis em todos os setores ou pelo menos em quase todos os setores da religião evangélica. O SENHOR não condena com veemência a prosperidade. Deus permite que pessoas cristãs fiquem ricas. Não tenho duvidas disso. mas já que dentro de um contexto sobre o assunto devemos levar em conta a motivação que vai levar Deus abençoar ou permitir que alguns de seus filhos fiquem ricos, qual é a sua intenção, ou seu objetivo com isso?
Creio que Paulo responde muito bem, ao escrever a Timoteo, em sua primeira epistola, lá no final dessa primeira carta, capitulo 6 e a partir do versiculo 17.
 "Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos" (1Tm 6:17)
 Paulo declara que as riquezas são uma incerteza....isso está claro aqui. Porém ele é flexivel, nos dá para que tenhamos desfrute. Porém devemos atentar para o contexto, o versiculo 18 é claro, muito claro: "Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis" (1Tm 6:18) e então no versiculo seguinte lemos: "Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna." (1Tm 6:19). Será que os profetas, apóstolos e lideres  dessa linha de teologia, que estão construindo imperios financeiros de valor incalculável, será que os  lideres de igrejas neo-pentecostais que também ergueram um imperio financeiro as custas de sua teologia e comercio da fé, estão obedecendo a isso? ah! porque não? quem quer perder suas riquezas e distribui-las aos pobres? eu passei parte de minha fé, em uma denominação, cujos lideres de igrejas grandes babavam na fortuna de um salario alto, vivendo de modo regalado, com carros importados e uma vida de conforto e luxo, enquanto que os lideres de cidades pequenas e mssionarios em campos distantes viviam as custas de um salario que poderia ser considerado como uma parcela somente do minimo. NUNCA, vi os regalados distribuírem seus bens aos que não tinham um salario bom, e enquanto uns privilegiados andavam de carro importado o outro na margem da denominação viviam a pé ou andando de bicicleta, para atender suas ovelhas distantes, enquanto que nas cidades grandes, alguns nem deviam se dar ao luxo de ter um carro, porque tem onibus, por uma boa compaixão cristã, se daria o carro pra quem precisa fazer a obra de acordo com a necessidade. Amados leitores, isso é uma realidade hoje, isso não é passado, é tambem presente. Pesquise, avalie, eu te convido a fazer esse desafio! PESQUISAR ESSE CONTRASTE.
 Há uns quantos lideres de renome que estão ricos, possuem uma vida abastada, cheia de grana, num linguajar comum. Construíram império as custas do comercio da fé. você eles distribuindo suas riquezas? alguns deles doaram parte de sua fortuna para os pobres e necessitados? sim, alguém viu alguns desses lideres, que dizem possuir tamanha fé, distribuírem seus bens, ou pelo menos parte deles para as pessoas carentes e necessitadas de sua pobre igreja? alguém viu?  se a fé desses fossem contextualizada pelas escrituras poderiam distribuir sem medo todos os seus bens, pois a fé também funciona assim: "Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo." (Lc 6:38)
 Mas, é irônico! o dar não é um principio que funciona para quem funda ministérios sob a base da teologia da prosperidade. Ela só funciona para os adeptos que caem nas malhas desse falso evangelho.  Distribuam suas riquezas, ó mestres da prosperidades, doem seus carros importados, seus jatos, suas mansões, doem o ouro e a prata, repartam de boa mente, distribuam seus trajes luxuosos, suas casas de campo, suas fazendas de gado, suas coleções de carras antigos. AINDA VOS FALTA ALGUMA COISA...VÃO. DOEM AOS POBRES SUAS RIQUEZAS...E TERÃO UM GALARDÃO NO CÉU. 
 oh! amados leitores, não é meu objetivo insultar quem quer que seja, apenas mostrar com bases escriturísticas o blefe da teologia da prosperidade, lembrando a todos que não obedecer as escrituras compromete a identidade e o destino eterno "Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. "(1Jo 2:4)

Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content