terça-feira, 18 de outubro de 2016

O QUE OS CRISTÃOS DEVEM FAZER EM FACE AOS DESASTRES ?



Desde a queda, o mundo entrou em colapso, e  natureza está desequilibrada. Ao curso da historia vimos como cidades foram soterradas, submergidas no mar etc.  Terremotos, maremotos, furacões, chuvas torrenciais, epidemias, guerras, enfim. a história da humanidade é uma história de conquistas e desastres. Esse é o mundo caído, vido de uma perspectiva teológica e  espiritual. A fúria da natureza tem causado assolações entre os povos. Estamos vivendo em um momento em que a intensidade desses fenômenos, são maiores do que nunca. Previsto por Cristo, a respeito dos últimos dias, bramido dos mares, terremotos, pestes etc. Tudo isso temos vistos com frequência. Como um cristão deve se comportar diante desses fatos?

 Em primeiro lugar, precisamos confiar em DEUS. Desde que uma vida esteja incondicionalmente entregue a ELE, não por que se preocupar, pois DEUS é soberano e está no controle de todas as coisas. Mesmo que algo de ruim venha acontecer, o Senhor Jesus Cristo, já ensinava que no mundo seus seguidores teriam aflições (João 16:33) por isso as vezes, o Senhor permite que os santos sofram com os pecadores, como um meio de dispor aos pecadores um consolo por parte dos cristãos, que tem esperança e confiança na Soberana vontade de DEUS.
Em segundo lugar, vimos como a desobediência pode desencadear um juízo que afeta a outros a nossa volta. É o caso da historia de Jonas, que desobedeceu e foi para Társis, DEUS mandou uma tempestade, e os que estavam com Jonas no navio, também sofreram, mesmo sem ter qualquer ligação com a desobediência de Jonas, todo o ambiente em volta da vida de Jonas, na sua falsa peregrinação, foi afetada por causa do juízo de DEUS.
Em terceiro lugar, vimos como a natureza também está afetada pelo pecado e por isso tempestades fazem parte do curso da natureza. Paulo enfrentou uma grande tempestade quando ia para Roma, sofreu naufrágio e foram parar em Malta. Aqui entra algo peculiar, para entramos no cerne do assunto. Paulo ora e sabe que Deus tem poder e pode proteger. As escrituras narram que Paulo confiou na proteção do Senhor, e isso mudou o curso do desastre, todos os que estavam com Paulo no Navio se salvaram, mesmo diante da intensidade da tempestade.  Os verdadeiros cristãos, tem sim influencia na sociedade e em meio ao caos podem fazer a diferença. Estou falando de pessoas regeneradas, verdadeiramente piedosas, santas em seu modo de viver. Agora veja bem, Paulo sofreu o desastre, e serviu de consolo para e segurança para os outros. Que papel estamos desempenhando aos outros em meio as tragedias que assolam nosso mundo ?

Em quarto lugar, as recentes imagens via satélite em infravermelho que a NASA revelou sobre o furacão que devastou o Haiti e em seguida dirigiu-se para o EUA, mostraram algo sinistro. As vezes,  o mundo sobrenatural caído, os espíritos imundos, as potestades do ar, podem sim interferir em fenômenos naturais causando destruição e mortes. as imagens da NASA mostram como a formação do furação ganhou o formato de uma entidade sinistra. Alguns podem achar que isso é obra do acaso, outros, um fenômeno chamado pareidolia, porém para uma pessoa que conhece o evangelho, e tem convicções ortodoxas, sabe que nas escrituras, Cristo pelo menos uma vez repreendeu os ventos e a tempestade! porque Ele repreendeu ? por acaso a natureza é uma entidade, para ser repreendida ? nesse caso, havia mais do que vento e chuvas, o mundo que jaz no maligno, tem a influencia do maligno. De outra forma como poderemos crer em narrações como as de Jó, e a serpente que enganou Eva, nesse caso o mundo espiritual teve influencia sobre o mundo físico. Nesse caso, como fez Jesus, devemos orar e repreender. Durante esses últimos dias conversei com um irmão que entrou nesse assunto de desastres naturais. Até então nunca tínhamos conversado sobre esses assuntos, nossa visão e entendimento era harmonioso sobre o assunto. o que fazer em face aos perigos de um desastre natural eminente ?   Concluímos: "Se for uma permissão de DEUS, devemos orar para que ELE tenha misericórdia de nós, e nos proteja, e se for algo que tenha algum tipo de influencia maligna, que o Senhor repreenda essa influencia para que seja desviada para uma direção que não afete ninguém."
Imagem sinistra do furacão Matthew que assolou o Haiti e os EUA.

Conclusão: Devemos estar cientes de que não devemos partir para o sensacionalismo, e achar que tudo tem influencia maligna, não pretendo ensinar tal coisa. Porem devemos ter nosso discernimento desenvolvido, porque as escrituras nos ensinam que até mesmo certas doenças eram causadas por espíritos imundos alojados em uma pessoa. Mas em face as destruições causados por uma tragedia natural, cristãos devem estar dispostos a solidariedade e a ajuda ao próximo, em tudo o que for necessário para que o nome do Senhor Jesus Jesus Cristo seja exaltado através da nossas ações fraternas.

Passagens para ler

Mateus 8:23 a 27
Atos 27 e 28
Jonas 1


Clavio J. Jacinto  é pastor da Igreja Evangélica Caminho da Paz  Paulo Lopes-SC  Visite nossa congregação aos domingos 19:30.  A palavra de DEUS pregada sem mercantilismo, sem entretenimento, com equilíbrio e coerência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content