quarta-feira, 15 de agosto de 2018

PRINCIPIOS PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL




A vida cristã começa pelo novo nascimento, nossa decisão por Cristo nos leva para uma vida transformada, o tudo se fez novo (I Coríntios 5:17) constitui-se de muitas coisas necessárias para a vida cristã. A ordem é crescer na graça e no conhecimento. Não existe uma vida passiva, no que concernem as coisas espirituais, mas uma vida de atividades. Desejo nesse breve estudo, abordar algumas atividades essenciais para o crescimento na fé, sem isso, a vida espiritual se apaga, a devoção se esfria e o discernimento espiritual não se desenvolve. Note que as omissões dessas coisas relacionadas ao crescimento cristão são importantes, justamente porque envolve a nossa piedade, nosso testemunho e nosso fortalecimento espiritual.
Primeiro: A leitura da Bíblia. Precisamos ler a bíblia e estudá-la todos os dias. Ela nos dá a luz para a nossa caminhada daria (Salmos 119:105) ela também é o nosso alimento espiritual (Mateus 4:4 e I Pedro 2:2) encontramos nas Escrituras, todo o conselho de Deus (Atos 20:27 ) ela é inspirada e de utilidade para nos corrigir e nos ensinar acerca das verdades eternas (II Timóteo 3;16 e 17). Devemos decorar versículos, principalmente aqueles mais importantes, as passagens chaves que nos dão as respostas fundamentais da fé cristã.  Precisamos ler a bíblia e estudá-la, meditar em seus ensinos e decorar muitos versículos, porque ela é um livro pratico (Tiago 1;22) as pessoas incrédulas precisam ler a bíblia em nossa vida, de outra forma, como poderemos pregar sobre uma vida cristã que não estamos vivendo.

Segundo:  A Vida de oração. A oração é a base do relacionamento intimo com Deus, assim como ouvimos Deus falar através das Escrituras, Deus nos ouve através de nossas orações. A oração é o respirar do homem regenerado, varias passagens nas Escrituras nos exortam a viver uma vida de oração (Mateus 5:44 e 26:41, Marcos 14:38, I Tessalonicenses 5:17, Tiago 5:16 etc). É na oração que se estabelece o nosso relacionamento com o Senhor. Através da oração as pessoas são abençoadas com a nossa intercessão, nossa vida é agraciada com as bênçãos divinas, nossa família receber proteção. Devemos viver em continua gratidão e isso se faz por meio da oração, devemos viver uma vida completamente devota ao Senhor, adorando na beleza da sua santidade, devemos contemplar a sua misericórdia, e tudo isso podemos fazer através da oração. (Salmos 24:7)

Terceiro: Comunhão com outros cristãos. A igreja é um conjunto de homens regenerados que foram chamados para fora. Essa comunhão funcional é a base  da igreja, na sua forma bíblica. Somos membros do corpo de Cristo. É de grande valor, melhor dizendo fundamentais, as reuniões cristãs e a fraternidade contínua entre irmãos.  Algo importante que devemos  levar em conta são os princípios bíblicos da separação.  Porem cristãos que confessam o verdadeiro evangelho e estão firmados nas doutrinas fundamentais da fé cristã, devem viver em laços de comunhão , e essa verdade é basicamente a essência de uma igreja local. Varias passagens nas Escrituras atestam para a vida de unidade e comunhão, eis alguns exemplos: para  levar as cargas uns dos outros e cumprir a lei de Cristo (Gálatas 6:2) Comunicar aos santos das nossas necessidades e seguir a hospitalidade (Romanos 12;13) Cuidar uns de outros (I Coríntios 12:25) Para demonstrar nossa misericórdia (Efésios 4:32) para o ensino e a admoestação entre mutua(Colossenses 3:16) para crescer no amor fraterno (I Tessalonicenses 3:12) para consolação entre uns e outros (I Tessalonicenses 4:18) etc.
Quarto: A nossa santificação. A vontade de Deus é a nossa santificação (I Tessalonicenses 4:3) isso é uma santificação integral (I Tessalonicenses 5:23) as santidade cresce e se desenvolve quando consagramos nossa vida ao Senhor. Assim, entregamos nosso intelecto e coração a consagração, nossas atitudes e pensamentos, nossa família e relacionamentos devem estar debaixo da santificação. Nossas vestes, nossos comportamento, nossos negócios, linguagem, tudo deve estar no domínio sagrado da santidade. Tudo o que devemos entregar a Deus deve ser consagrado a Ele, a santidade é um mandamento atemporal (I Pedro 1:16). A vida de santidade nos posiciona para uma vida de temor a Deus e obediência ao evangelho, aliás a obediência é a marca distinta de um servo fiel, de um homem regenerado (Hebreus 5:9) as Escrituras afirmam que as orações que chegam á Deu são as orações dos santos (Apocalipse 5:8 e 8:3) A paciência dos santos é marcada por uma vida de obediência a Deus (Apocalipse 14:12) É pelo caminho da santidade que iremos encontrar e experimentar a vitoria sobre as tentações (Romanos 8:37) é pelo caminho da santidade que temos refletir a imagem de Cristo e viver no poder da ressurreição. Portanto permita que o Espírito Santo possa guiá-lo diariamente através de uma vida consagrada ao Senhor, vivendo para a glória do Salvador.

Quinto. Viva por fé.  Muita gente tem distorcido o significado da fé em nossos dias. A fé não é pensamento positivo, não é uma força mental, fé não é crença otimista, a fé bíblica é confiança incondicional em Deus. Entender isso é muito importante, porque hoje muitas pessoas acham que a fé é uma força que pode mudar as circunstancias ou até mesmo alterar o destino e as circunstancias por simples declarações, isso é chamado de confissão positiva em muitos setores carismáticos. Trata-se de uma idéia metafísica e de influencia espiritualista. A fé é uma confiança em Deus. Há um capitulo no Novo Testamento consagrado a fé (Hebreus 11) Viver por fé é uma marca do homem justificado (Habacuque 2:4) a fé é o oposto da duvida (Mateus 21:21) a fé é o oposto do medo e da insegurança (Marcos 4:40) um cristão pode ser um homem cheio de fé (Atos 6:5) parece que uma das marcas distintas de um homem ser cheio do Espírito Santo é ter muita fé (Atos 11:24) a fé produz certeza e segurança em meio as aflições da vida (Atos 14;22) a fé confirmada de uma igreja é um dos segredos do crescimento dela (Atos 16:5) a fé santifica o cristão (Atos 26:18) a fé nos leva a obediência e não a rebelião (Romanos 1:5) enfim, as Escrituras afirmam que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17) eis a importância de permanecermos em uma igreja que pregue  fielmente a bíblia. A grande pergunta que Cristo fez com relação aos últimos dias é “Quando porem vier o Filho do homem, porventura achará f[é na terra?”(Lucas 18:8)
Sexto: Evangelismo. Devemos compartilhar a fé com o nosso próximo, interceder pelos perdidos, convidar nossos vizinhos para virem a igreja,  proclamar as boas novas, visitar os enfermos, socorrer os órfãos e as viúvas, despertar os desanimados, ajudar a fortalecer aqueles que estão fracos, buscar restabelecer a fé dos que estão desviados, tudo isso são atividades santas de pessoas consagradas a Deus.  A percepção dessas necessidades será sempre o sinal de que realmente somos santos e estamos crescendo na vida espiritual. Não devemos viver uma vida de passividade, acomodados, a vida cristã é um combate do começo até o fim, e enquanto estivermos vivendo no tabernaculo do nosso corpo, é a nossa obrigação como salvos refletir o caráter de Cristo em nossas palavras e em nossas atitudes.
Amém.

Autor Clavio J. Jacinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content