sexta-feira, 5 de maio de 2023

A ILUMINAÇÃO DO ENTENDIMENTO

A ILUMINAÇÃO DO ENTENDIMENTO


Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;  E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro (Efesios 1:18 a 22)



Os olhos do entendimento iluminados para:


A) A esperança da vocação de Cristo e em Cristo.


B) As riquezas da Sua glória da Sua herança nos santos.


C) A sobreexcelencia  da grandeza do Seu poder.



Primeiro: O olho do entendimento iluminado significa que aquela cegueira imposta pelo deus deste século, foi removida e as glórias do Evangelho são reais para o coração. Essa é uma experiência magnífica, pois o redimido enxerga com os olhos da fé todas  as bênçãos celestiais em Cristo Jesus.

Segundo: Os olhos do entendimento enxergam Cristo crucificado, Cristo ressuscitado e Cristo glorificado, essa visão em plenitude traz a compreensão da excelência da visão espiritual que é Cristo em vós esperança da glória, pois o coração está fixo no Redentor que é o autor e consumador da fé.


Terceiro: o propósito pelo qual os olhos do entendimento foram iluminados é nós dar discernimento espiritual, o redimido enxerga o mover da história, tudo segue de modo inexorável para um propósito cósmico e eterno: De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra (Efésios 1:10)

Quarto: A esperança da vocação de Cristo que é uma formidável redenção conquistada pelo Seu Sangue derramado na obra consumada da Cruz, uma obra mui excelente e perfeita que possibilita a salvação dos piores pecadores e resgata o homem do lugar tenebroso da queda para os lugares celestiais em Cristo. A esperança da vocação em Cristo é o chamado em predestinação desde o mundo antigo, uma eleição de tornarem-se participantes das bênçãos da expiação, o resgate da morte espiritual para uma vida celestial e abundante, participantes da natureza divina, em caráter e desfrute de comunhão ininterrupta com Deus. A grande vocação do salvo em Cristo é glorificar a Deus em todas as coisas e ter a experiência da vida eterna e abundante desde o novo nascimento até os dias da eternidade vindoura. "Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,  Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. (Efésios 3:16 a 20)

Quinto: as riquezas da glória de Cristo, uma participação ativa e objetiva de todas as realidades espirituais implícitas nas bênçãos e nas riquezas insondáveis de Cristo, no presente, justificação, santificação,  perdão, segurança eterna e no futuro a herança, o Reino, prêmios e galardões, glorificação, eternidade, novos céus e nova terra etc. "O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; (Colossenses 1:26 a 28)
Sexto: A sobreexcelência grandiosa do poder de Cristo de suportar a encarnação, o desprezo dos homens a vergonha da cruz, a morte, o império das trevas, o castigo dos pecados e a punição severa dos pecadores sobre si, a vitória sobre a morte e o diabo, a aniquilação da morte eterna e o despojamento dos principados e potestades, a superior e maravilhoso ressurreição, tornando-se o primogênito dentre os mortos, assentando-se a destra na Majestade nas alturas tendo o domínio do tempo, da história, do espaço, da matéria e todas as coisas visíveis e invisíveis, recebendo um nome que está acima de todos os outros nomes para diante do Senhor Jesus se dobre todo o joelho dos que estão no céu, na terra e debaixo da terra . "O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!”(Romanos 8:33)

Quão preciosas são essas verdades! Imutáveis e absolutas, pois a mensagem da cruz que elevou Cristo as piores torturas, agonias e vergonhas, também conduziu o amado Salvador para o triunfo absoluto sobre o império do pecado e seus associados. Ao homem sobre o qual brilham essas gloriosas verdades,  existe uma chamada ao arrependimento e conversão a Cristo, considerando Ele como supremo Senhor e crendo nEle como único e suficiente Salvador. “Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação" (II Coríntios 6:2)

C. J. Jacinto  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content