quarta-feira, 22 de abril de 2015

O PECADO DA PREVARICAÇÃO



Todo aquele que prevarica,e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho
Segunda Epistola de João versículo 9

Muitos que professam a vida cristã, estão engajadas numa vida espiritual dinâmica, em Cristo temos um modelo de uma vida ativa, e é isso que Deus requer de nós. Cristo enfrentou a cruz, sofreu na cruz, morreu na cruz, e ressuscitou de forma gloriosa para voltar de modo triunfante. Nada disso é superficial, mas radicalmente profundo. Qualquer pessoa que professe a vida cristã e não vive uma atitude radical perante essas verdades, é apenas um religioso profano.  Entre tantas coisas que deixamos de atentar, está o fato de não cumprirmos com nossas responsabilidades perante Deus. Isso chama-se prevaricação. A prevaricação é um assunto pouco comentado e ensinado. Mas o que é prevaricação?
Prevaricar é faltar com o dever, não ter um compromisso sério com as coisas relacionadas a Cristo e ao seu Reino.. A prevaricação tem sido um pecado muito tolerado em nossos dias. Um dos motivos porque as coisas são assim, é porque não se prega mais sobre esse pecado. Lendo o texto acima, vimos como o ato de irresponsabilidade espiritual está associado a uma negação da fé cristã, mesmo professando de boca as doutrinas do evangelho, a simples omissão de corresponder-se com as suas múltiplas responsabilidades, nos coloca como meros negadores do evangelho. Esse pecado tem causado sérios prejuízos a religião cristã, e gera uma falta de temor e pouco compromisso com os valores do Reino dos Céus. Limitar a graça de Deus a uma fé sem ação é perigoso, precisamos reavaliar nossa conduta, nosso valores, porque o nível normal de um cristão é andar na vontade de Deus. Não há outro caminho. Uma fé ativa, nos leva para o caminho da ação, do compromisso, da revolução espiritual.

Há bons motivos para cumprirmos com nossas responsabilidades, se de fato nossa identificação com Cristo e com o evangelho é verdadeira. Uma fé engajada com as responsabilidades sociais, eclesiásticas e espirituais. Não há como fugir dessa realidade, prevaricar é pecar. Não cumprir com a agenda de Deus na sua vida, é prevaricar, não envolver-se com as coisas do Reino de Deus, não colocar o Reino de Deus em primeiro lugar, é prevaricar. Esses são alguns exemplos entre muitos outros que podemos citar, porque cada caso, tem suas aplicações a nível pessoal. Em que você está prevaricando? Quais são as áreas da sua vida que precisam de mudança? É hora de fazermos uma avaliação pessoal, rever nossos valores, nossas ações e nossos projetos. Se queremos ter a doutrina cristã na pratica, precisamos pratica-la e inseri-la no contexto da nossa vida. De outra forma, caímos no erro de ter nome de quem está vivo, mas em essência, o que reina é a morte, e a morte, tem como característica a inércia espiritual.

Pr Clavio Juvenal Jacinto
Igreja Evangelica Caminho da Paz
Paulo Lopes SC

16 comentários:

  1. O caminho estreito é que leva ao Senhor e o espaçoso é o caminho da perdição. O caminho estreito está dentro do espaçoso, se sairmos do caminho estreito para um lado, cometemos o pecado da prevaricação, se formos para o outro lado, o de abuso de autoridade. é assim na vida dos policiais também.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por este texto, muito edificante!Que possamos deixar nossos pecados e realmente começarmos a viver uma vida integralmente para o Senhor. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada por esse texto, achei maravilhoso. Que Deus te abençoe cada vez mais

    ResponderExcluir
  5. Munto obrigada pela grande partilha da palavra, que ajudou-me a saber o que é a Prevaricação. Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Muita linda essa mensagem, é pura verdade,

    ResponderExcluir
  7. Inspiração para continuar nos caminhos do senhor

    ResponderExcluir
  8. O próprio Deus falou pra mim usando esse terno eu eu tô pesquisando sobre isso

    ResponderExcluir
  9. Excelente explanação sobre o prevariar espiritual, estava procurando a dias sobre e o que eu achava era muito raso; esse blog foi um achado. Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento. Glória a Deus!

    ResponderExcluir
  10. O que se requer do dispenseiro de Deus e o equilíbrio, entre , material e espiritual, se pendermos para quaisquer dos lados , podemos cair no formalismo , ou no fanatismo , nenhum dos lados e bom então o melhor caminho e seguir no Centro da vontade divina , o grande problema dos últimos.dias e que aqueles que deveriam inspirar com ex de vida, acabam deixando outros simplesmente desanimados com suas mas ações.

    ResponderExcluir
  11. o que poderemos explicar a Deus, quando na verdade temos atitude de Cristão na presença dos irmãos,todavia pra Deus não passam de um mero religioso? Deus conhece e sabe tudo nós. medite...

    ResponderExcluir
  12. Verdade bom texto explicado o que E prevaricação em uma boa doutrina que Deus abençoe 🙏

    ResponderExcluir
  13. Muito bom esse texto. Prevaricar é ir de encontro aos ditames de Deus.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom este texto, com certeza edificou a minha vida e edificará muitas.

    ResponderExcluir

Footer Left Content