segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A ANTIGA SERPENTE E O VENENO DO PECADO



“...A serpente me enganou...” (Genesis 3:13)

“...A antiga serpente chamada diabo, que engana o mundo” (Apocalipse 12:9)



Engano. Esse é o projeto sutil do diabo! O engano é um efeito devastador. Bilhões de pessoas nesse mundo são enganadas, outros incontáveis bilhões padecem numa eternidade sem luz, porque foram enganadas. Você pode ser um desses enganados. As escrituras afirmam que o Diabo não somente enganou Eva, ele continua enganando o mundo. A entidade personificada na serpente, por si só mostra o lado sutil da obra do engano. O Diabo não deixou transparecer a sua real identidade, e até hoje continua se escondendo nos mais recônditos antros da existência. Mesmo na mais refinada incredulidade lá está ele, escondido, por trás até mesmo do mito de que ele não existe. O engano do diabo, seu astuto ardil, é atacar a verdade e a realidade, e isso ele tem feito com muita eficiência, a frente de homens inteligentes e notáveis, diante de circunstâncias diversas.
A serpente tem sido um símbolo importante no paganismo e no esoterismo, no ocultismo e nas religiões primevas. Ela tem sido o símbolo de despertamento espiritual, associada as vezes com forças ocultas latentes no homem (Como a Kundalini) associada a cultos diversos e trás consigo uma forte simbologia esotérica e ocultista. As civilizações antigas veneravam, admiravam e cultuavam as serpentes, seu símbolo está presente em todas as culturas antigas, Minoana, Ibérica, Européia, Asteca, Africana, Egipcia, Hitita, Assiria, Hopi, mesopotâmica, etc. A simbologia mística da serpente está presente em todo o mundo antigo e também no mundo atual, ela sempre esteve presente na cultura mística religiosa de todas as civilizações.
Nos primeiros dias da civilização, lá no berço da história da humanidade, vimos como a interferência de um ser veio a produzir um caos espiritual dentro do Eden. Através de um engano sofisticado e sutil, as escrituras no livro de Genesis revelam, como toda a humanidade foi envenenada pelo pecado, veneno esse produzido pela serpente, e injetado no homem interior, corrompendo completamente Adão e  Eva e toda a humanidade posterior, com a exceção de Cristo Jesus, que nasceu e viveu de forma imaculada, todos os demais humanos, nasceram poluídos por esse veneno mortal, chamado pecado. Não é de admirar que as escrituras decretam com toda autoridade que o salário do pecado é a morte. A devastação produzida no caráter do homem, na alma do homem e no coração do homem, são tão vastas, que perdurarão nos infiéis por toda a eternidade, pois está escrito no livro de Revelação, que todos os que não foram achados escritos no livro da vida foram lançados no lago de fogo (Apocalipse 21:8)  os efeitos desse veneno mortífero e maldito, pode ser visto de forma clara na historia da civilização, pode ser visto de forma clara nas paginas das escrituras e nos acontecimentos posteriores após a queda. A história do homem, é uma historia de dor, sofrimento, guerras, conflitos, dificuldades, adversidades e morte, não somente morte física, mas morte moral e espiritual. Os efeitos desse engano perduram pelos séculos, e tem trazido consequências e ruínas por todos os lados.
Genesis 3 é um capitulo de revelações profundas. É ali que começa toda a historia da tragédia humana. A história narra, pela escrita de Moisés, autor do primeiro livro da bíblia, que a serpente, a mais sagaz das alimárias do campo, disse a mulher algo que o Senhor não tina dito. Houve uma adulteração nas informações. Aqui a serpente é identificada com uma alimária do campo, não a vestígio de que um diabo, como é revelado progressivamente nas escrituras, esteja por trás desse cenário. A ação satânica só descortina-se na medida em que estudamos as escrituras. Porém devemos entender o que houve ali. Alguns argumentam que houve uma sessão mediúnica, algo parecido. Devemos entender o contexto das escrituras. Eva não reagiu como se algo estranho tivesse acontecido. Uma serpente estava falando, e parecia que isso era normal. Porque não houve uma reação de espanto. Outro fato importante, é que a serpente deveria ter um aspecto diferente, talvez fosse portadora de uma bioluminescência, o falecido Dr Henry Morris, explicava que o original hebraico traduzido para serpente era “nacash” e também significava “A brilhante”, também deduz-se que a serpente fosse um animal atrativo, quem sabe dócil, e muito intimo do primeiro casal. É preciso entender que no Eden, todos os animais eram dóceis e mansos. Não havia animais com aspectos repugnantes ou ameaçadores. Essa condição servil para satanás agir de forma sagaz, e assim como enganou Eva, também o diabo enganou a serpente em seu estado original, e de tal forma ambos serpente e satanás estão associados num intercambio de natureza, que no ultimo livro da bíblia, satanás é chamada de a antiga serpente, o que é uma alusão clara ao episodio trágico de Genesis 3.
O principal objetivo de satanás era enganar, a batalha que se travou no jardim, foi uma batalha do coração. E no cerne da tentação estava a sugestão de não confiar em Deus. Ele era mentiroso, injusto, a sugestão diabólica tentava denegrir o caráter e a santidade de Deus. Dessa forma, a serpente induziu no coração de Eva a mentira de que Deus era injusto e mentiroso. Essa armadilha levou o primeiro casal a queda, e Eva foi enganada, Adão não foi enganado, a transgressão de Adão foi consciente, seu intelecto estava transparente, ele sabia o que estava fazendo, ignorou as advertências divinas, e consciente de seus atos, sabia que estava contendo uma transgressão, ao invés de ficar do lado do Senhor, preferiu ficar ao lado de Eva, esta por sua vez preferiu acreditar que o engano do diabo era a verdade, e que a verdade de Deus era uma mentira, foi dessa maneira, que foi injetada na humanidade um veneno mortífero, chamado pecado. E esse veneno não veio por causa de uma mordida da serpente, mas por causa da mordida que Adão e Eva deram no fruto proibido, induzido de modo fraudulento pela sugestão de uma serpente. Esse veneno mortífero, desde então vem envenenar o espírito humano, cada homem a partir da geração de Adão nasce com a alma maculada, está injetada no seio da matriz de cada homem, esse veneno mortal, por isso a desobediência de Um vai gerar filhos desobedientes, porque vão herdar todas as características espirituais de seu progenitor. O sofrimento e a dor entrou no mundo, não por causa de Deus, mas por causa do homem e o diabo. A existência do mal no mundo, apenas revela que Deus é justo, que o Diabo é sagaz e quer arruinar com o homem, e que o homem ouviu a voz do inimigo, ao invés de ouvir a voz de Deus. Foi uma questão de escolha, assim como não se pode justificar a escolha de Adão, porque ele virou as costas para Deus, também não é justificável a incredulidade e a aversão dos anticristãos, porque eles seguem a mesma escolha. Assim, a argumentação sagaz do incrédulo é injustificável, na época da segunda guerra mundial, a maquina da morte dos nazistas produziram Auchwitz, o nefasto campo de concentração que ficava na Polônia, alguns perguntou de forma insólita “Onde estava Deus quando as coisas terríveis aconteciam por lá?” Auchwitz não é um produto divino, não era Deus quem estava lá, lá estavam homens, Adão pavimentou um caminho de iniquidades e todos os seus filhos caminham nele, Deus não tem nada a ver com isso. Escolhas geram consequências. O homem rejeita a redenção efetuada por Cristo, insiste em viver nesse caminho de rebelião e ainda coloca a culpa em Deus por causa das consequências que tem que assumir por causa de suas escolhas.
A figura da serpente ficou associada a sabedoria, e o mundo adâmico, a civilização primeva começou a associa-la com uma divindade e o culto a serpente se estabeleceu, e hoje está presente em todas as civilizações e religiões pagãs.  Isso revela de alguma forma, que o texto bíblico é preciso, e que contem verdades incontestáveis com relação a entrada do mal no mundo.
A bíblia faz pelo menos sete registros sobre a serpente antiga, são essas as passagens: Genesis 3:1, 3:13 e 3:14, II Corintios 11:3 e Apocalipse 12:2,9 e 15. Essas passagens são claras, e o livro de Apocalipse faz uma associação definitiva entre a serpente antiga de Genesis e o Diabo que engana o mundo.
O veneno da serpente é o pecado, assim como o efeito do veneno no mundo animal, é causar a morte da vitima, o pecado mata o homem, o efeito desse veneno é devastador, causa a morte moral, física e a mais devastadora de todas as mortes, a morte espiritual. As escrituras atestam que “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” e que o “Salário do pecado é a morte” como salário entendemos, a consequência do pecado, o resultado do pecado é a morte. Portanto ai está esse efeito devastador na vida de cada homem que nasce de Adão. Toda a humanidade, exceto Cristo, está envenenada com essa poluição mortífera.
Uma vez que a humanidade e a criação está completamente infestada por esse veneno mortal chamado pecado, não é novidade as escrituras afirmarem que a criação geme, a dor do mundo é a dor da entropia, a dor da destruição, da morte que reina no universo. Tal devastação pode ser vista de forma clara por qualquer um que esteja ciente da situação em que se encontra o presente universo. Sua vastidão não é somente de tamanho, também tem uma realidade negativa, trata-se termos de percepção espiritual, enxergar e entender que nosso universo sofre de um mal terrível: a entropia, o envelhecimento e o desgaste das coisas. Não importa como os incrédulos veem tal coisa, estamos lidando com o fato de que coisas ruins e malignas existem,e por isso mesmo elas estão aqui, nossa percepção sente isso, nosso pensamento pode conectar-se com a realidade das coisas, e isso é uma questão que cosmovisão. Mesmo o mais incrédulo dos homens, carregando sobre si a mais otimista das perspectivas, ao acreditar no potencial do próprio homem, como fazem os transhumanistas, não escapam ao fato de todas as coisas se desgastarem, ninguém escapa ao fato de que aqueles que não creem num fim do mundo como descreve as escrituras, forçadamente acreditam no fim de si mesmo pela morte ou  pelo tempo, já que o sol não é eterno, então por mais longiquo que seja o tempo da escuridão, ele virá, aliás todo o universo está afetado por esse desgaste, então tudo é uma questão de tempo.
O salário do pecado é a morte. Essa é a sentença das escrituras, e por incrível que pareça, nada é tão real na vida quanto isso, é cientifica ao extremo. Ninguem a nega! Porque ela é a experiência do homem, como humanidade morremos cada dia, e não somente nós, mas a vida biológica em toda a sua diversidade, tem seu ciclo de existência. Então algo está errado, e o homem está ciente desse erro, por isso descarta-se as possibilidades espirituais, e se desenvolve uma cosmovisão metafísica secular, a ciencia que agora, consegue adiar a morte de tanta gente, um dia talvez, conseguirá extinguir a morte, e assim a bíblia dá o veredicto mais elevado: aquietem-se os homens incrédulos: Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.Eclesiastes 3:11
Há porém toda uma verdade nessa realidade na filosofia da imortalidade. Que mortos em seus pecados, nunca irão alcançar por si mesmos a imortalidade. A razão do homem, enraizada dentro do seu coração, tende a engana-lo (Jeremias 17;9) o homem natural não aceita este veredicto, mas ele é um homem morto (Efesios 2:1 e 2:5) Porque ele está envenenado pelo pecado, se você não é um cristão, que nasceu de novo, você é um envenenado, ainda que tentes persuadires a ti mesmo, que isso não é verdade, isso não muda os fatos. Voce é um morto espiritual, que está indo ao encontro fatal com a morte eterna (A segunda morte)
Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Efésios 5:14
As pessoas de um modo geral querem ser esclarecidas das coisas espirituais pelas coisas naturais, o que não funciona. Admiro-me que tanta gente seja oposta ao cristianismo, mas o cristianismo se fundamenta em uma biblioteca: a bíblia, e cada cientista ou homem secular termina numa biblioteca, lugar que tem esse nome por causa da Bíblia, e então sempre haverá o vestígio do espiritual que sopre passa por cima do natural. Mas enquanto que o natural só percebe a doença e dá o diagnostico, a respeito do mal e da morte, a bíblia dá o diagnostico e também apresenta o antídoto para esse veneno da serpente: O sangue de Cristo.
Eu não sou um acadêmico, sou um homem comum. Sou um homem simples, e bem informado, com uma cosmovisão cristã que orienta a minha vida. As vezes deixamos passar algo primordial na nossa vida, que é a simplicidade, para os antigos, o ser uma pessoa simples, era uma virtude magma, O homem simples era o tipo do homem culto, que tinha a  perceção clara, transparente e sem complicações. Vendo as coisas desse modo, podemos concluir de forma simples e descomplicada que a ciência materialista e secular ensina que as coisas vieram do nada, e ensinam que não há nada além da morte, portanto o homem veio do nada e segue para o nada, tudo termina no nada, esse é o valor final de todas as coisas numa concepção materialista: nada. O materialismo secular é um caminho perigoso, porque é impossível dar um valor sacro para a eternidade, sem dar um valor espiritual para o tempo presente.
 
Divindade hindu, venerada em forma de serpente.

 A humanidade carrega no seu seio, desde as suas origens, essa poluição espiritual, o veneno da serpente, carrega consigo também, na sua cultura religiosa esse engano. Desde tempos imemoriais, em qualquer cultura, lá está o culto a serpente, seja no Egito dos Faraós ou na America Pré-colombiana, a serpente como símbolo religioso ou divindade, está presente. A nacash, a serpente do Pentateuco, descrita no Novo Testamento como Dragão, Satanás e Diabo, ainda lança seu brilho falso, promovendo uma falsa sabedoria e uma falsa iluminação, o apostolo Paulo, afirma em seus escritos teológicos e doutrinários, que o deus desse século cega o entendimento dos incrédulos para que não resplandeça a luz do evangelho, e que satanás se transfigura em anjos de luz, e seus ministros em ministros de justiça. O homem tem sido enganado, ludibriado por essa falsa luz. O veneno mortífero da serpente tem embotado o entendimento do homem natural, para que não perceba as coisas espirituais.  Há uma dificuldade muito grande imposta por satanás, para que o home  fique aprisionado dentro de uma universo materialmente fechado, limitado ao espaço e ao tempo, nada pode ser mais razoável para uma mente materialista, do que sustentar uma ideia de que não existe inferno, julgamento de ações, juízo final, eternidade e Deus. O incrédulo não percebe, que o cristianismo é a religião mais odiada nesse mundo, e que esse ódio tem uma origem sobrenatural. Porque? Simplesmente porque o cristianismo revela o estado exato da condição humana, descreve e denuncia o diabo e suas obras, e dá o único antídoto eficiente contra o veneno da serpente. Esse pecado que contaminou o homem, herança herdada da matriz da civilização, e que nos coloca em uma condição deplorável de lutas egoístas. A história do homem se resume na luta constante em entronizar seu próprio ego, satisfazer seus instintos e impor sua razão. 
O homem  natural está poluído, a mente e o coração do homem caído esta completamente afetado por sua natureza caída, e não pode perceber a sua verdadeira condição espiritual, a menos que Deus o revele. O intelecto e a percepção do homem caído é deficiente, porque o pecado altera a visão de todas as coisas. O veneno espiritual da serpente afetou toda a visão espiritual do homem. Se você não nasceu de novo, não experimentou uma verdadeira conversão, se encontra nessa condição deplorável de homem caído, envenenado pela serpente que enganou Eva no Eden. Só o sangue de Jesus pode tirar, aniquilar os efeitos mortíferos desse veneno espiritualmente letal. As escrituras afirmam que o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. (I João 1:9)
 A serpente asteca (Civilização antiga do Mexico)



Carl Sagan dizia que o primeiro pecado da humanidade foi a fé e a primeira virtude foi a duvida, em parte ele tem razão, porque o homem envenenado pela serpente (como ele estava) colocou toda a fé na evolução e duvidou completamente do cristianismo. A evolução na sua base doutrinaria é a promoção do potencial humano de ultrapassar a si mesmo, através de ciclos evolutivos, é a fé na força da natureza cega, que trabalha dentro de um mecanismo cego, para desenvolver uma filosofia cega, não é por menos que o resultado disso é a exaltação do nada.  É irônico, mas toda essa cosmovisão materialista está firmada sobre um nada, qual é o valor de tudo isso? O nada e a fatalidade são as duas pernas que vazem mover a visão secular e materialista da vida, e elas conduzem as pessoas ao engano. Você também pode estar sendo enganado, se pensa de forma secular, se vive um falso cristianismo, se nunca se arrependeu de seus pecados. Se você nunca experimentou uma verdadeira conversão, se não crê em Deus ou se não crê no evangelho, se ainda não se decidiu viver para Cristo, então sua condição espiritual é séria! Você esta perdido! A serpente ainda engana. Sua ação no campo mental e  espiritual ainda é devastadora, e nesses últimos dias, temos vistos como os efeitos nocivos desse veneno afeta nosso mundo. Que o Espírito Santo vem abrir seu coração, para que  seu entendimento esteja aberto para os perigos de uma vida sem Deus.
A grande arma de satanás é o engano, ele engana com eficácia, promove uma falsa segurança no coração das pessoas impenitentes, veja como as pessoas que não servem a Deus, estão despercebidas da condição espiritual que se encontram: elas estão perdidas, e nem sequer se dão conta disso. Estão intoxicadas, a percepção está envenenada, e a visão distorcida. Sua trama durante todos esses séculos é enganar, para que todos sejam ludibriados por sua astucia.  Veja o que acontece hoje, as pessoas dão cordas ao pecado, e o diabo usa essas cordas para fazer um laço e pegar as pessoas, e isso acontece até mesmo com cristãos, e o perigo maior está exatamente no fato de um cristão dá cordas ao pecado, então o diabo toma essa corda, faz um laço e uma armadilha para derrubar sua vitima. Quando um cristão cai nesse laço do diabo, não cai somente a pessoa, cai  a reputação, cai o caráter, cai o ministério e cai a família. O diabo não precisa de muitas cordas, para criar laços devastadores, por isso mesmo a bíblia nos admoesta a fugir da aparência do mal.
Outro fato importante, que o diabo engana através da religião, veja como a adoração da serpente está associada com as religiões de mistérios, as religiões antigas e com o esoterismo. O homem é religiosamente doente, inclinado ao misticismo e ao sobrenatural. Tenta a todo o custo penetrar na dimensão dos espíritos, mesmo usando de forma ilícita as drogas, o êxtase, a meditação, mantras, invocações etc, como tentativa de abertura para a dimensão do mundo dos espíritos. Desde o começo das coisas tem sido assim, o homem caído é um  homem espiritualmente desamparado, porque virou as costas ao Criador, e deu  todo o crédito ao enganador.  Então esse envenenamento espiritual produz no homem uma espiritualidade enganadora, as inclinações do homem, penderam sempre para o engano, porque o homem natural não pode entender as coisas verdadeiras, a menos que o Espirito Santo de Deus o ilumine e esclareça!
É nesse sentido que entendemos como esse veneno da serpente, o pecado, deturpou  a natureza e o coração do homem.  Entender isso nos leva a  compreender a suprema importância das Escrituras como revelação de Deus, para conduzir o homem de volta ao Paraiso que nosso pais perderam. Desde essa perspectiva, podemos entender como é fundamental a obra de Cristo no Calvário, seu sangue foi derramado para nos remir, nos resgatar da nossa vã maneira de viver.  Na cruz, ao derramar seu sangue, Cristo nos possibilita uma purificação, através de seu precioso e poderoso sangue imaculado, assim o sangue do Salvador, derramado ali na cruz, tem um feito purificador na vida de quem crê e obedece a Cristo. O sangue do Salvador tem efeito como antídoto contra os efeitos da serpente, e por isso mesmo encontramos em I Joao 1;7 que o sangue de Cristo nos purifica de todo pecado, assim entendemos que um dos efeitos da redenção de Cristo, na cruz, quando derramou seu sangue, além de tantos benefícios, como perdão, substituição, remissão, também nos traz purificação.
Mas ao invés dos homens olharem para o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, olham para as atrações promovidas pelo enganador, o requinte das religiões de mistérios, as atrações coloridas do ocultismo e outras  enganações produzidas pela antiga serpente, a falsa segurança produzida pelo engano, e a devastação do pecado, são dois paradoxos que conseguem manter-se de pé diante de todas as civilizações. Mas Deus enviou seu filho Jesus Cristo, para morrer por nós pecadores. (I Pedro 2:24) e lá na cruz ele desfez a obra do Diabo, assim Cristo traz a revelação da misericórdia, do amor e do perdão de Deus, e em Cristo o pecador outrora desamparado, agora pode encontrar um verdadeiro amparo, pois a obra de Cristo na cruz de Calvario teve uma eficácia absoluta contra o pecado e seus efeitos devastadores,
O diabo, a antiga serpente ainda te engana? Se você não está firme nos caminhos do Senhor, se ainda não nasceu de novo, se você ainda vive despreocupado, vivendo uma vida normal, acreditando que o arrependimento e a conversão seja algo extremamente necessário para a sua vida, então com certeza você ainda está sob o efeito abominável do veneno da serpente, você está sendo enganado. Cada vez que você adia o seu encontro com Cristo, cada ato de procrastinação, é uma prova de que você está sendo enganado. Voce deve se arrepender de seus pecados hoje mesmo! Sim deve passar pelo caminho e pela experiência de uma verdadeira e definitiva conversão ao Senhor, lá na cruz, onde Cristo padeceu por nós, por cada homem, correu o sangue que nos purifica de todo o pecado, de todo o veneno da serpente. A vida cristã, é um retorno para o Eden, uma restauração da comunhão com Deus, uma entrada para a perfeita e imutável vontade de Deus, converta-se hoje mesmo, confesse que você é pecador, peça para que o Senhor te perdoe de todos os pecados, pois não existe verdadeira conversão sem verdadeiro arrependimento. Só então passarás a experimentar o que viver uma vida transformada em Cristo (II Corintios 5:17)

Pr Clavio Juvenal Jacinto











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content