quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Como Estudar a Biblia de Forma Eficaz

Princípios para um Estudo Eficaz das Escrituras

Para termos uma leitura produtiva das escrituras, precisamos levar em conta vários fatores, não desejo fazer aqui uma exposição exaustiva, mas deixar umas regras fundamentais sobre esse tema.

Primeiro. O leitor e estudante das escrituras deve ter um coração piedoso, consagrado e sensível. Como a bíblia é um livro que revela as coisas profundas e espirituais, é necessário que tenhamos um coração quebrantado diante de seus ensinos.

Segundo. A Fome por mais de Deus, é uma regra indispensável, porque se tivermos fome espiritual, a Palavra de Deus penetra nas profundidades de nosso ser, por isso, devemos ir as escrituras para recebermos alimento espiritual, e alcançar níveis de satisfação espiritual, que só a sua leitura é capaz de proporcionar

Terceiro: Relacionamento com Deus. O leitor da bíblia deve ter e desenvolver um relacionamento intimo com o Senhor na medida em que Le e estuda as escrituras. Se o estuda das escrituras não produzem um relacionamento mais profundo e mais intimo com Deus, o estudo nãop está tendo efeito.

Quarto. A submissão a Palavra. Quando abrimos a bíblia, a vontade de Deus se revela, devemos ter um interesse puro e uma paixão declarada em fazer a vontade de Deus, custe o que custar.

Quinto. O fogo da paixão. Ter um amor por Deus, é uma regra inalterável, quando o assunto é o estudo da bíblia. Esse amor deve ser fervoroso, ou pelo menos tem que acender o fervor espiritual, na medida em que lemos mais e mais as escrituras.

Sexto. Oração. Devemos sempre orar antes de começar a ler as escrituras, e depois de concluir essa leitura. Creio que seria mui sensato, pedir para que o autor das escrituras nos ajudasse, na tarefa de entender e obedecer o que está escrito.

Sétimo. O Jejum,  também ajuda na nossa leitura e compreensão das escrituras. Desde que você tenha uma hora reservada a consagração, então essa hora também seria propicia para a leitura e meditação das sagradas escrituras.

Oitavo: Solitude. Ou seja: um lugar reservado, silencioso, onde você possa se sentir com o coração livre das amarras do cotidiano materialista. Um ambiente quieto, onde sua atenção e sua concentração esteja completamente voltada para o texto em que você esta lendo ou estudando.

Nono. Aprender as regras hermenêuticas, para não interpretar de forma errada, muitas passagens nas escritura.

Décimo. Ajudas adicionais. São muitas, as ferramentas que você precisa, paras ajuda-lo na compreensão, ou na tarefa de perscrutar com diligencia as escrituras, um dicionário bíblico, uma versão da bíblia diferente da usual para fins comparativos, um léxico do hebraico e de grego, das escrituras sagradas, também auxiliam muito, na tarefa de mergulhar mais fundo no texto sagrado. Um estudo sobre o autor de cada livro das escrituras também seria interessante, Esse material hoje se torna bem acessível, para quem faz uso da Internet, facilitando a vida dos estudantes e pesquisadores do texto sagrado. Por fim, também deve-se ter sempre em mão um caderno e caneta para fazer anotações e registrar suas descobertas interessantes.



Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content