sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Socialismo Cristão?




SOCIALISMO CRISTÃO?


O comunismo deixou marcas profundas nos russos ao ponto de muitos considerarem essa filosofia e a do nazismo como verdadeiras forças do inferno, e de fato, qualquer um que prossiga nas pesquisas descobrirá o impacto  que o socialismo deixou na Rússia e onde quer que tenha predominado por algum tempo. Um pesquisador Russo,  L. Volodsky,  asseverou: “O trágico século XX é marcado por dois fenômenos que marcaram época na história do mundo - primeiro, o comunismo, que transformou a Rússia livre em um país escravizado por forças verdadeiramente infernais. A segunda tentativa de chamar forças demoníacas do abismo foi o Terceiro Reich da Alemanha nazista.”(1). Que os Gulags e os campos de concentração falem por si mesmos. Mas se o socialismo é um problema para a humanidade, porque muitos simpatizam com ele e porque milhões acreditam ser o socialismo a “salvação” da humanidade? Richard Wurnbrand disse acerca de Karl Marx : “Marx era um inimigo confesso de todos os deuses, um homem que comprara uma espada do príncipe das trevas pelo preço de sua alma. Declarara como seu objetivo arrastar toda a humanidade para o abismo, e seguir após ela, gargalhando” (2) O autor dessa declaração viveu a sua vida dentro do regime comunista, enfrentou a perseguição severa e viu igrejas sendo destruídas e cristãos sendo martirizados, mas então porque hoje, tantos cristãos flertam com o marxismo e apóiam a ideologia socialista? Prefaciando a obra “O Livro Politicamente Incorreto da Esquerda e do socialismo”, o Jornalista Guilherme Fiuza afirmou: “O socialismo já apanhou tanto da história, que inventariar os seus podres pode parecer chute em cachorro morto. O problema é que o fantasma do cachorro está vivo. E morde”. (3)
O  que é Socialismo?
O socialismo é uma ideologia utópica  política e econômica que defende a coletivização dos meios de produção e de distribuição, inclui também o a eliminação do sistema de propriedade privada e o aniquilamento de classes sociais nivelando a sociedade com direitos igualitários. Essa visão é completamente oposta ao capitalismo vigente na sociedade ocidental. Parece ser uma visão encantadora; o estabelecimento de uma sociedade ideal e igualitária, realmente é utópica e supostamente paradisíaca, por isso mesmo consegue atrair religiosos para a militância e causa socialista. A verdade é que o socialismo prega a redenção pelo estado, o estado grande que domina e promove a coletividade, construindo um novo mundo para uma nova humanidade, pautada na igualdade, portanto tem uma palavra chave para se alcançar esse patamar perfeito que colocará a civilização no seu esplendor materialista: Revolução. Essa visão utópica de um sistema igualitário é cimentada dentro do coração humano como um verdadeiro ídolo, e não é de admirar que seus militantes se comportem como se fossem fanáticos religiosos.  A fusão de idéias socialistas com a fé cristã remonta á Claude-Henri de Rouvroy, Conde de Saint-Simon, Frances que viver entre os anos de 1760 a 1825, ele desenvolveu sua idéia do “novo Cristianismo”.
Mas o socialismo tem seu mentor moderno no sociólogo e filosofo Karl Marx (818-1883) é lógico que há inúmeras outras figuras no amplo aspecto desse tema, mas Marx é o centro onde todas as outras personagens parecem girar nas engrenagens teóricas do socialismo. Aqui começa a surgir à grande verdade, que o socialismo é uma filosofia, mas lembre-se que é uma filosofia vã, que embora tenha um brilhante rotulo de “justiça social” na verdade e de forma sutil, o que promove é a catástrofe social e condiz a sociedade ao humanismo, ateísmo, materialismo e ao totalitarismo. Paulo no seu tempo já advertia sobre os perigos das filosofias vãs (Colossenses 2:8). A partir de Karl Marx, todo o socialismo moderno foi remodelado e distribuído ao mundo, a partir da revolução russa, que deu inicio a União Soviética, outras revoluções se sucederam, e aonde o socialismo chegou à forma de revolução, para instalar o seu “paraíso”, a tragédia corrompeu os ideais e a historia é um testemunho completamente aberto sobre esse fato. Como ideologia, o marxismo tem uma enorme quantidade de seguidores se simpatizantes no mundo inteiro. Com uma militância extremamente fanática em alguns casos.
O socialismo marxista pretende promover uma redenção social, Nancy Pearcey abordando o tema no seu livro “Verdade Absoluta” explica: “Note que Marx não identifica que a fonte suprema do mal é a falha moral, pois isso implica que os seres humanos são moralmente culpáveis, significando que a solução tem de ser perdão e salvação. Ele determina o mal nas relações sociais e econômicas; portanto, a solução é mudar essas relações pela revolução. O marxismo presume que a natureza humana pode ser transformada mudando as estruturas sociais externas.” (4) Assim, na dialética materialista, fruto da cosmovisão marxista, há todos os contornos de uma religião filosófica e materialista, a gênese    marxista conclui que o universo é um sistema dinâmico contendo em si mesmo o poder evolutivo, assim as forças cósmicas impessoais de um universo eterno e fechado é a causa de todas as coisas, visto como se foisse um maquina “O universo tornou-se uma maquina auto-originada, movendo-se de modo inexorável para uma meta final da sociedade sem classe”(5) dessa forma vimos como a visão de Teilhard de Chardin se encaixa perfeitamente nessa visão romântica do universo, pois ele chamou o auge de uma sociedade evolutiva como um “ponto Omega”, algo hiper-pessoal, global e holístico. Assim também surgem outras formas de redenção puramente humanista como o trans-humanismo, que encontra na evolução aliada a tecnologia de ponta, o potencial utópico para o homem alcançar a imortalidade. Não é admirável que teólogos como Chardin tenha influenciado o pensamento de teologias associadas ao marxismo.
Muitos cristãos que dão um passo para fora da ortodoxia cristã e abandonam uma visão mais conservadora do cristianismo acabam cedendo espaço para as teologias que fazem uma síntese da fé cristã com o marxismo. Uma das explicações para esse fenômeno é que de algum modo, o socialismo parece promover um tipo de redenção social, e por isso mesmo, acaba por pavimentar o um caminho menos espiritual e mais materialista, contudo levando consigo o estandarte da redenção humana, por isso os socialistas se comportam como religiosos fanáticos. Durante a segunda guerra mundial, o corpo de Lênin era embalsamado e idolatrado pelos soviéticos comunistas, quando os nazistas ameaçaram Moscou, durante a segunda guerra mundial, Stalin organizou uma equipe de cientistas e esconderam o cadáver de Lenin, que era venerado como uma divindade. Essa tendência ao fanatismo idolatra é comum aos comunistas.
Essas tendências “socialistas” eram comuns entre seitas que surgiram durante a época do Novo Testamento, essênios, nicolaitas e muitas seitas gnósticas, surgiram no cenário daquela época e muitas delas foram uma ameaça pára a fé cristã, e tinham características muito comum ao socialismo, e assim como na maioria das seitas, as pessoas tornam-se parte da engrenagem social, a individualidade é destruída, a compreensão da matéria torna-se equivocada e os homens devem se render as conveniências da revolução. Ao negar a propriedade privada, as teorias socialistas insistem no estabelecimento de uma “colméia global!” acaba por negar a individualidade do ser. Grande parte dos discursos socialistas tendeu para a justiça social apelando para sentimentos que parecem tão nobres, e isso de alguma forma pode cativar a atenção de pessoas religiosas de boa índole, mas eu quero repetir aqui o fato de que a historia ensinou que o socialismo em sua ideologia de igualdade social tentou tirar a sociedade da pobreza e impôs com isso um estado de miséria e ruína onde intentou implantar seus projetos redentoristas.
Como a igreja moderna foi influenciada pelas idéias socialistas?  Normalmente, os pesquisadores tendem a aceitar o surgimento da teologia da esperança, como a principal promotora de teologias engajadas em fazer uma síntese entre a fé cristã e o marxismo, entre elas a mais conhecida na America Latina é a Teologia da Libertação. A ideal principal dessas correntes teologias é mesclar o socialismo com o cristianismo, para desenvolver um sistema teológico ou um agente de transformação social para combater a injustiça, mas o resultado disso foi o sincretismo do marxismo com a teologia cristã.  A teologia da esperança foi desenvolvida por Jürgen Moltman, que conheceu o filosofo marxista Ernst Bloch na década de sessenta. Desse relacionamento com Bloch, Moltman escreveu um livro: Theology of Hope, que foi publicado em 1967 nos EUA, e teve um impacto muito grande entre outros pensadores cristãos. Paul Enns assim define a teologia da esperança:  “Moltman entende a igreja como formatando o futuro e provendo esperança através da interação social, particularmente em beneficio do pobre na sociedade” (6) em suma, a esperança da redenção da sociedade mundana tornou-se a ênfase, o centro para onde deve convergir o “cristianismo socialista” é a justiça social, Paul Enns afirma que “a ressurreição de Jesus Cristo como evento histórico não é importante, A importância da ressurreição de Cristo é escatológica e deve ser vista do futuro porque ela dá uma esperança de uma ressurreição geral no futuro”(7) a ênfase novamente é tirada de Cristo e colocada no homem, a importância da obra de Cristo é minimizada para dar total prioridade as necessidades sociais do homem. Isso é um erro, e dessa ideai surge a teologia da libertação.  Mas o marxismo ganha amplo aspecto de aceitação por via da teologia da libertação, que é uma versão latinizada da teologia da esperança aliada a outras idéias que correspondam aos problemas políticos da America Latina. A teologia da libertação tem como seu centro as preocupações socioeconômicas dos pobres e oprimidos da America do Sul e central. O catolicismo foi o principal promotor dessa ideologia teológica, e por incrível que pareça teve até uma versão bíblica para alcançar seus propósitos heréticos, A Bíblia Edição pastoral (Edições Paulinas) O Dr Estevão Bitencourt. OSB, sacerdote católico confirma e denuncia os intentos da própria igreja: “ Edição Pastoral, em tradução e notas de Ivo Storniolo e Euclides Balancin, não preenche a finalidade que se propõe. Inspirada por ideologia marxista deturpa as concepções da história sagrada e da teologia; a leitura materialista aplicada ao texto sagrado torna a mensagem imanentista, fazendo-a perder o seu caráter transcendental. O Vocabulário do fim do volume e as notas de rodapé dão as chaves de interpretação dos livros bíblicos; a própria tradução portuguesa, num ou noutro ponto, deturpa o sentido do texto sagrado. Em conseqüência, deve-se lamentar a difusão de tal obra nos ambientes eclesiásticos do Brasil.”(8) Da mesma forma, no ano de 1972 foi publicada a “Biblia Sudamericana” organizada por padres católicos que simpatizavam com as idéias marxistas, essa versão das “escrituras” foi elaborada para promover a teologia da libertação. Vejam que até  versões bíblicas foram desenvolvidas para que se adequasse as configurações ideológicas do marxismo para que o povo fosse doutrinado por suas lideranças. A teologia da libertação também levantou o estandarte da revolução social, repetindo as idéias de Moltman que bebeu das fontes poluídas do pensamento de Karl Marx.
A teologia da Missão Integral é a versão “gospel” e mais versátil da teologia da libertação, embora venha levantando o estandarte da “justiça social” o namoro constante com a esquerda política e a oposição que seus principais representantes brasileiros fizeram durante as ultimas eleições revelaram apenas que estavam aparelhados aos políticos marxistas muitos deles na vanguarda da simpatia por ditadores socialistas.  Esse é o ponto crucial, de nada adianta negar com as palavras quando as ações acabam remetendo as convicções para as mesmas fontes onde os socialistas se abastecem. A missão integral revelou isso, porque cedo ou tarde a verdadeira natureza das intenções revela à essência que dá suporte as crenças. Assim, toda a dinâmica dessas teologias é de cunho estritamente materialista, num engajamento de justiça social aos moldes socialistas, tendo em vista que de certa forma esses ideais parecem ser tão elevados acabam atraindo os cristãos para um engajamento em “prol da justiça social”. Ora, o falecido Bispo anglicano Robson Cavalcanti admitiu que a Teologia da Missão Integral é a versão protestante da teologia da libertação, sendo assim, é muito claro concluir que de fato todos esses modismos teológicos são reflexos da teologia da esperança desenvolvida por Moltman. Assim, o pensamento marxista ganhou aceitação social mais abrangente, e sem duvida continua promovendo a causa da “justiça social” socialista. Tendo em vista que onde o socialismo predominou e cimentou  suas doutrinas, a igreja sofreu duras perseguições, é um fato que tudo isso passa despercebido hoje, e de certa forma se ignora todo o fracasso socialista do passado para sustentar a utopia socialista impossível do futuro. Assim, nota-se a contradição vigente que se esconde por trás de convicções fanáticas, pois que na defesa de uma justiça social por trás de uma ideologia social redentorista, que parece tão maravilhosa, se esconde todo o assombro do fantasma real, onde predomina o marxismo, a miséria predomina, a igreja morre e a justiça social nunca ocorre. Essa é a era do engano, aqui estamos nós diante do fato de que essas teologias acabam cedendo espaço para a crença em outro evangelho. James Sire confirma essa verdade: “Na teoria, o marxismo deve beneficiar a classe trabalhadora e lhe permitir obter o controle econômico da própria vida. Na realidade, porém, a rigidez burocrática da vida sob o comunismo levou á estagnação econômica e á perda da liberdade pessoal” (9)
Desde o estabelecimento do reino de Israel, o Senhor não usou o socialismo como base sócio político como padrão. As leis estabelecidas não apontavam em hipótese alguma para esse ideal, não houve uma terra de todos, mas cada tribo ficou com uma parte, não precisamos nos demorar nesse assunto, porque qualquer que estudar a posse da terra prometida vai entender como as coisas procederam. No Novo Testamento, Cristo não promoveu uma causa socialista, a base da justiça não é tirar de quem tem para dar para quem não tem, mas quem tem, dar para quem não tem, essa é a base da verdadeira justiça, e Paulo estabelece muito bem essa regra em I Timoteo 6:17 a 21. Da mesma forma, a abordagem de Tiago é que numa sociedade haverá ricos e pobres, e o que deve ser feito é que não haja acepção de pessoas (Tiago 2:1 8) Cristo não vai falar de revolução social, na sua época, Israel era politicamente propriedade de Roma, os judeus estavam debaixo do regime imperial de Roma, os discípulos e alguns judeus desejavam essa emancipação e a liberdade, esperavam um Messias libertador e a restauração do reino de Israel, todavia os passos de Cristo seguem para outra direção (Atos 1:7 e 8) entender isso é importante, porque  no seu discurso central, o sermão da montanha, a essência das palavras de Cristo estão alicerçadas na “não revolução política”, não há nada de socialista no sermão da montanha, nada que sugira marxismo. Se há alguma revolução no Novo Testamento, é de natureza espiritual. Não há discursos de Cristo pregando desocupação de terras, se em algum momento ele aborda o tema, vai falar de distribuição voluntaria, quem tem deve dar para quem não tem, mas isso de forma voluntaria, respeitando a propriedade alheia (Veja Mateus 19: 16 a 26) nem mesmo João Batista com sua voz de trovão ecoa nesse sentido, a mensagem é de arrependimento e não revolução é espiritual e não político é ética e moral e não social. O tema central de Paulo nada tem a ver com socialismo, o tema que ele discorre no seu ministério é o Cristo crucificado (I Coríntios 2:1 a 5) e a ordem de Cristo é pregar o evangelho, boas novas de salvação aos perdidos (Marcos 16: 14 a 20) se levarmos em conta o proceder da igreja em Atos e posteriormente Paulo, o caminho da igreja era ajudar os pobres, mas uma ênfase era dada aos domésticos na fé (Gálatas 6:10).  O grande tema da bíblia é a redenção em Cristo, o sacrifício perfeito e único de Jesus Cristo, quase toda uma epistola vai abordar esse tema: o livro de Hebreus. A ênfase sempre é dada ao espiritual, portanto Paulo brada que a nossa pátria está nos céus (Filipenses 3:20).
A tendência do socialismo é anticristã na sua essência, ainda que muitos insistam na conciliação marxismo e cristianismo, fazendo uma síntese, da tese e da antítese, opostos em acordo mutuo, isso gera a perda de identidade moral de um, e nesse caso, é a fé cristã que se adapta aos preceitos do marxismo quem sai perdendo, ao aliar-se com políticos que expressam  a defesa de valores nitidamente anticristãos. A tendência do marxismo cultural por sua vez tem influenciado as lutas de classe, mas que tipo de classe? A classe de pecadores condenados pelas escrituras. Não é admirável que haja sobremodo uma tendência a proteger bandidos contra as sentenças que a justiça impõe. Toda essa tendência funciona numa completa contradição a Romanos 13:1 a 8.  Quando se fala em justiça social, essa justiça não é outra senão também a defesa de aborto, homossexualismo, ideologia de gênero, liberação das drogas, feminismo etc. Tudo isso é visto de forma muito clara em nossos dias, através de manifestações publicas, promovidas por grupos antagônicos á moral judaico cristã. Para tornar-se aparelhado ao marxismo cultural e andar em comum acordo com essa filosofia, como fazem os integrantes dessas teologias, os tais precisam adaptar-se as tendências malignas que essas ideologias impõem, sendo cristãos se associam com políticos corruptos e se filiam a partidos que institucionalizaram a corrupção e promoveram a maior roubalheira já vista nessa nação, eles precisam adaptar-se espiritualmente a tudo isso, por esse motivo, não há entre eles, protestos públicos e pessoais contra as tendências imorais e malignas do socialismo. O brado profético atual é: “Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3). Toda essa tendência a sodomia, a destruição da família tradicional, o apoio a imoralidade em todas as suas dimensões, não é promovida sem o apoio do marxismo cultural e das ideologias de esquerda. Isso também é muito claro, que as tendências anticristãs cresceram na medida em que o marxismo cultural é implantado na sociedade e políticos desse viés ideológico atuam em cargos públicos. A omissão dos santos em ajudar os pobres não justifica aliar-se ao diabo para tentar resolver o problema, porque foi ele o principal causador do caos instaurado no mundo. O discurso ideológico socialista da justiça parece soar muito espiritual, porem é tendencioso e porque enquanto há uma acusação contra o capitalismo sobre injustiças sociais, a historia é irrefutável em nos revelar que o socialismo foi responsável por outros piores. As Escrituras admoestam a não nos conformarmos com este mundo (Romanos 12:2) porque ele jaz no maligno (I João 5:19) Há um princípio espiritual que permanece vigente para vivermos debaixo da verdadeira espiritualidade, discernir o sagrado e o profano (Levitico 10:10) não misturar os dois, e isso muitas vezes é feito debaixo de uma conveniência para adequar posições teológicas e ideológicas e justificar as crenças que se deseja defender. Essas teologias nada têm de libertação, pelo contrario, elas colocam as pessoas debaixo de um jugo ideológico, e não integram nada mais do que a política mundana gerada por ideologias profanas e antibiblicas com certas doutrinas “sociais” do evangelho. O socialismo e suas vertentes pregam igualdade, o primeiro socialista pregador da igualdade foi o diabo, ele pregou que todos no universo deveriam ser iguais, cada criatura deveria ter o mesmo direito e posição com o Criador, assim haveria uma justiça cósmica estabelecida. Então ele sugeriu que a quebra de uma ordem estabelecida é a revolução que conduz a emancipação e a conquista da igualdade com Deus. Que discurso cativante! Isso pareceu muito bom, pois Eva percebeu que o diabo se preocupava muito com o bem estar das pessoas, mas o que vem a seguida é o caos social, exatamente como acontece em cada nação onde prevalece o socialismo e em cada lugar onde ocorre a revolução marxista. Só um cego não enxerga essas coisas tão obvias. (Leia Genesis 3:1 a 24) Que o Senhor nos abra os olhos sobre esse assunto tão atual, pois a igreja evangélica tem sido contaminada com esses venenos ideológicos, filosofias vãs e rudimentos mundanos que tem poluído o evangelho em muitos lugares.


(3)    O Livro Politicamente Incorreto da Esquerda e do Socialismo. Kevin D. Willianson Pagina 9 Agir. 2013
(4)    Verdade Absoluta. Nancy Pearcey. Cpad. Pag 153
(5)    Idem Pagina  152
(6)     Manual de Teologia Moody. Paul Enns. Editora Batista Regular pagina  721
(7)     Idem pagina  722
(9)     O Universo ao Lado James Sire. Editora Monergismo. Pagina 96

Autor: Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content