sexta-feira, 14 de abril de 2023

A pérola da eternidade


  

     A bondade de Deus irrompendo no desejo de comunicar o bem foi a causa e o início da Criação. Daí resulta que, por toda a eternidade, Deus não pode ter nenhum pensamento ou intenção em relação à criatura, mas para comunicar o bem; porque Ele fez a criatura para este único fim, para receber o bem.

     O primeiro motivo para a criatura é imutável; nasce do desejo de Deus de comunicar o bem; e é uma impossibilidade eterna que qualquer coisa possa vir de Deus como Sua Vontade e propósito para a criatura, mas aquele mesmo amor e bondade, que primeiro a criou: Ele deve sempre bem para ela, o que Ele desejou na criação dela .

     Esta é a natureza amável de Deus. Ele é bom, a fonte imutável e transbordante do bem, que emite nada além do bem por toda a eternidade. Ele é o próprio amor, o amor sem mistura, imensurável, não fazendo nada além do amor, para tudo o que Ele fez; exigindo nada de toda a Sua criatura, mas o Espírito e os frutos daquele amor, que os trouxe à existência.

     Oh, quão doce é esta contemplação das riquezas do amor divino! Com que atração deve atrair todo homem pensativo, devolver amor por amor a esta fonte transbordante de bondade ilimitada? Que encanto tem aquela religião que nos revela nossa existência, relação e dependência deste oceano de amor divino! Veja cada parte de nossa redenção, desde o primeiro pecado de Adão até a ressurreição dos mortos, e você não encontrará nada além de mistérios sucessivos daquele primeiro amor, que criou anjos e homens. Todos os mistérios do Evangelho são apenas algumas marcas e provas do desejo de Deus de fazer triunfar o Seu amor, na remoção do pecado e da desordem de toda a natureza e criatura.

     Onde quer que você vá, faça o que fizer, em casa ou no exterior, no campo ou na igreja, faça tudo com o desejo de união com Cristo... de Cristo em sua alma. De manhã à noite, mantenha Jesus em seu coração, não deseje nada, não deseje nada, não espere nada, mas ter tudo o que está dentro de você transformado no Espírito e temperamento do Santo Jesus. Que este seja o seu cristianismo, sua igreja e sua religião.

     Pois este novo nascimento em Cristo, assim firmemente crido e continuamente desejado, fará tudo o que você deseja que seja feito em você. Ele secará todas as fontes do vício, interromperá todas as obras do mal em você, trará tudo de bom para você, abrirá todo o Evangelho dentro de você e você saberá o que é ser ensinado por Deus. . Esse desejo ardente de seu coração de ser um com Cristo logo acabará com toda a vaidade de sua vida, e nada será admitido para entrar em seu coração ou sair dele, exceto o que vem de Deus e retorna a Deus: você logo estará, por assim dizer, amarrado e preso nas correntes de todas as afeições e desejos sagrados, sua boca terá um relógio colocado sobre ela, seus ouvidos não ouvirão de bom grado nada que não tenda a Deus, nem seus olhos estarão abertos, mas para veja e encontre ocasiões para fazer o bem.

     Em uma palavra, quando essa fé atingir sua cabeça e seu coração, ela estará com você como com o comerciante que encontrou uma pérola de grande valor; isso o deixará feliz em vender tudo o que você tem e comprá-lo. Pois tudo o que havia conquistado e possuído o coração de qualquer homem, seja o que for que o mercador deste mundo tenha reunido, seja de riquezas, poder, honra, aprendizado ou reputação, perde todo esse valor, é contado apenas como fazendo e voluntariamente separado com, assim que esta pérola gloriosa, o novo nascimento em Cristo Jesus, é descoberto e encontrado por ele.

     Esta pérola da eternidade, antes de tudo, é a Luz e o Espírito de Deus dentro de você, que até agora pouco bem lhe fez, porque todo o desejo do seu coração foi atrás da luz e do espírito deste mundo. Sua razão e seus sentidos, seu coração e suas paixões voltaram toda a atenção para os pobres interesses desta vida, e você é um estranho a este princípio do céu, a esta riqueza da eternidade dentro de você. Pois Deus não é - não pode ser - verdadeiramente encontrado por quaisquer adoradores, exceto por aqueles que O adoram em Espírito e em verdade; então esta luz e Espírito, embora sempre dentro de nós, não podem ser encontrados, sentidos ou desfrutados, mas por aqueles cujo espírito inteiro está voltado para eles.

     Em segundo lugar, esta pérola da eternidade é a sabedoria e o amor de Deus dentro de você. Nesta pérola do esmagador da serpente, toda a natureza santa, Espírito, temperamentos e inclinações de Cristo jazem como uma semente no centro de sua alma. A sabedoria divina e o amor celestial crescerão em você, se você der atenção verdadeira a Deus presente em sua alma. Tais são apenas sacerdotes e profetas - aqueles que têm Deus em si mesmos. Por isso, em todas as épocas, mesmo entre os mais analfabetos, homens e mulheres alcançaram uma compreensão profunda dos mistérios da sabedoria e do amor de Deus em Cristo Jesus. Não é arte ou ciência ou habilidade em lógica, mas a abertura da vida divina na alma que pode trazer a verdadeira compreensão das coisas de Deus.

     Em terceiro lugar, esta pérola da eternidade é a igreja, ou templo de Deus dentro de você, o lugar consagrado da adoração divina, onde somente você pode adorar a Deus em Espírito e em verdade. No Espírito, porque o seu espírito é o único em você que pode ser unido e apegado a Deus, e receber a operação de Seu Espírito divino sobre você. Na verdade, porque essa adoração em Espírito é aquela verdade e realidade da qual todas as formas e ritos externos, embora instituídos por Deus, são apenas a figura por um tempo. Mas esta adoração é eterna. Acostume-se ao serviço sagrado deste templo interior. No meio dela está a fonte de água viva, da qual você pode beber e viver para sempre. Lá os mistérios de sua redenção são celebrados, ou melhor, abertos, em vida e poder. Ali é celebrada a ceia do Cordeiro; o Pão que desceu do Céu, que dá vida ao mundo, é feito e conhecido na experiência real, em uma sensibilidade viva da obra de Deus na alma. Quando você estiver bem fundamentado nessa adoração interior, terá aprendido a viver para Deus acima do tempo e do lugar. Pois todo dia será domingo para você, e onde quer que você vá, você terá um padre, uma igreja e um altar junto com você.

     Em quarto lugar, esta pérola da eternidade é a paz e a alegria de Deus dentro de você. Mas isso só pode ser encontrado pela manifestação da vida e do poder de Jesus Cristo em sua alma. Esteja onde quiser, seja aqui ou ali, se você viver de acordo com sua própria vontade, para o prazer de seus desejos, apetites, sentidos e paixões, e em conformidade com os vãos costumes e espírito deste mundo, você está morto enquanto vive. - a semente da mulher está crucificada dentro de você, Cristo não pode lhe beneficiar de nada, você é um estranho para tudo o que é santo e celestial dentro de você e totalmente incapaz de encontrar a paz e a alegria de Deus em sua alma.

     Como você pode descobrir essas riquezas da eternidade entesouradas dentro de você? Tudo depende de sua correta submissão e obediência a esse falar de Deus em sua alma. Pare, portanto, toda auto-atividade, não dê ouvidos à sugestão de sua própria razão, não corra por sua própria vontade, mas seja retirado, silencioso, passivo e humildemente atento a esta nova Luz ressurgida dentro de você.

     Abra seu coração, seus olhos e ouvidos para todas as suas impressões. Deixe-o iluminar, ensinar, assustar, atormentar, julgar e condenar como bem entender. Não se afaste dela, ouça tudo o que ela diz, semeia para nenhum alívio, não consulte a carne e o sangue, mas com um coração cheio de fé e resignação a Deus, faça apenas esta oração: que o reino de Deus venha, e Sua vontade seja feita em sua alma. Permaneça fielmente neste estado de preparação, assim entregue ao Espírito de Deus, e então a obra do seu arrependimento será operada em Deus, e você logo descobrirá que Aquele que está em você é muito maior do que tudo o que está contra você.

 

Adaptado de Spirit of Prayer, de William Law

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content