quinta-feira, 10 de março de 2016

AS ESTRATEGIAS DOS ENGANADORES


O engano pela mente obscurecida

Todo o engano entra pela mente do homem. Se a mente está protegida, o engano não pode entrar. Se a mente não está protegida, então o engano com certeza entra. Os demônios usam a porta da mente, para se apoderar de todo o corpo. Na verdade, possuindo a mente de uma pessoa, possuirá automaticamente o domínio de todo o corpo. Mas a mente, a sede da nossa consciência e de nossa volição, o âmago da nossa personalidade, precisa ter proteção, porque existem vários processos de dominação da mente. Desde os primórdios, vimos como toda a humanidade foi afetada por causa da invasão da mente de Eva. Todo o conflito espiritual, cuja devastação pode ser vista em todo  o percurso da humanidade, se deu no campo das ideias. Satanás não precisou usar armas. Só usou táticas sutis e palavras. A sugestão e a manipulação das informações e o controle de um dialogo foi suficiente para induzir Eva ao engano.  (Genesis 3:1 a 21) Nunca podemos menosprezar o valor dos primeiros capítulos de Genesis. Embora as escrituras tem sofrido ataques severos, principalmente o livro de Genesis, os fundamentos espirituais desse livro são importantíssimos para que tenhamos uma compreensão clara da obra da redenção realizada por Cristo.
Há um estado de mente, descrito na bíblia como mente tenebrosa (Efésios 4:18) seria esse um espaço ideal para a ação de demônios. O domínio de satanás vem através de uma mente obscurecida, confusa, passiva  ou enganada. Uma das táticas mais sutis de satanás é produzir experiências análogas.  As escrituras afirmam que o deus desse século cega o entendimento  (II Coríntios 11:4) qual é o objetivo dessa cegueira? Impossibilitar que a glória do evangelho resplandeça sobre o homem. Um cego espiritual é um ser sem percepção da realidade espiritual. Pessoas podem enxergar as coisas físicas, de forma normal, porém não enxergam as coisas espirituais de maneira ordenada e concisa. Um exemplo claro está no problema da incredulidade. Muitos afirmam não crer em Deus. Isso é uma forma de cegueira, não há percepção espiritual,  portanto não há visão espiritual. Não é admirável então que u m ateu admita que não exista Deus. Há formas não concretas de existência. O mal existe, ele está no homem,  está na natureza, está associado a essa condição de existência. Mas o que é o mal? O mal tem sua função no âmbito espiritual. Ele começou lá, o universo foi contaminado. O mal é uma contaminação espiritual. Entender isso nos possibilita  entender, porque os povos com praticas infames e extremamente degeneradas, tiveram que ser extirpadas da  existência material, como descreve muitas vezes as paginas do Antigo testamento. Mas como o espiritual não existe na percepção materialista, então há dificuldades entre os materialistas em lidar com esses assuntos. O mundo espiritual é vasto e complexo. O Novo Testamento revela que o Senhor muitas vezes orientou José através de sonhos. Porque o mundo espiritual pode ser percebido de alguma forma, e a bíblia é muito clara a respeito disso.
O grande confronto entre Eva e satanás foi um confronto de ideias, palavras, sugestões. A primeira tática foi a tática da aparência. Ao se apresentar a Eva, a antiga serpente, que segundo alguns eruditos na língua hebraica, também significava “Brilhante” pode ter a sua parcela de razão, uma vez que ele se transfigura em anjo de luz. Com certeza Eva se depara com um ser cujo aspecto não era de forma alguma assustador. Esse principio de engano, ainda hoje é muito eficiente. Nas mais diversas áreas da vida, encontramos essa tática sutil, até mesmo cristo fala de falsos profetas revestidos com peles de ovelha, mas que interiormente são lobos devoradores. Essa é a tática mais eficiente, o pano de fundo de quase todo o engano espiritual. A transfiguração falsa, onde ministros do diabo se apresentam como ministros de justiça,  anjos caídos disfarçados de mensageiros celestiais, espíritos das trevas disfarçados de espíritos puros, demônios disfarçados de Alienígenas, mestres do engano disfarçados de espíritos de falecidos. Toda a questão do engano está na falsa aparência que ilude, e não é nada admirável que essa técnica de engano tenha tanto êxito entre os homens, a historia das religiões falsas mostram bem essa realidade. Satanás e seu exercito enganador, tem grande vantagem de ter domínio e percepção acurada sobre todo o mundo espiritual caído, enquanto nos oscilamos entre o material e o espiritual, vivendo entre a fé em Deus e um mundo caído, e tudo o que entendemos sobre tais aspectos dessa outra realidade se encontra nas escrituras e somente nelas. AS repetição dessa técnica mostra que somos fracos em perceber que o engano toma emprestado todo o disfarce. Essa tática diabólica serve muito bem, porque os resultados são bons, em quase todas as áreas da vida. Veja bem, como o político com segunda intenções, em época de política abraça crianças e idosos, lideres carismáticos políticos e religiosos, sempre disfarçam suas intenções. O problema do mal é que quase sempre há um disfarce, como as flores carnívoras, que se apresentam belas para atrair os insetos e devora-los.
A lição de Genesis ao registrar a queda, insere uma verdade absoluta com relação ao engano, ele vem na maioria das vezes disfarçado, e quanto mais  tenebroso e devastador seja o intento, mais refinado precisa ser o seu disfarce. A outra lição que aprendemos com o engano no Jardim,  esta no mundo das palavras que nasce na mente, e que são pronunciadas sistematicamente para enganar invadindo mente dos outros. O dialogo foi simples, mas trazia consigo a essência de todas as malignidades, induzir o coração de Eva a acreditar que Deus era   um injusto. Com a tenacidade de um mentiroso perspicaz, até hoje vimos como os efeitos desse engano está presente no mundo. Satanás induz Eva ao engano, para ter possibilidade de implantar a ruína no mundo, e devastar com o universo, assim a posteridade de Eva é uma humanidade caída que sofre com o mal introduzido pelo diabo, com a permissão dos homens, e agora os homens rejeitam a Deus porque entendem que a presença no mundo é incompatível com a existência de um Deus santo. Essa rejeição é o resultado do engano espiritual, e ao passo que o homem abandona a crença no sobrenatural, torna-se inevitável o processo final desse engano diabólico. Como denuncia o apostolo Paulo, “dizendo-se sábios, tornaram-se loucos”. Todas decisões onde demanda autoridade, trás consequências universais. A Alemanha invadiu a Russia na segunda guerra mundial. Duas nações em confronto, milhões de pessoas morrendo nos campos de batalha, Leinigrado foi cercada, Stalingrado destruída, mesmo sem boa vontade, muitos alemães tiveram que seguir para Stalingrado e lutar contra os russos, estavam debaixo de uma autoridade, Hitler os enviou para lá, Stalin também enviou seus soldados, mesmo contra a vontade, tiveram que ir. Milhões perderam a vida, os russos sofreram enormes baixas, o território russo tornou-se um verdadeiro inferno.  Ao decidir acreditar na ideologia do diabo, Eva e depois Adão escolheram que rumo deveria tomar a humanidade, assim como Hitler decidiu que fim deveria tomar a Alemanha e Stalin a Rússia.
Paulo adverte que não devemos s er enganados por palavras persuasivas v(Colossenses 2;2) as palavras destroem relacionamentos, as palavras enganam, mudam o destino das pessoas. O diabo usou as palavras produzindo ideias e invadiu a mente de Eva, destruindo o conceito de ortodoxia que Deus tinha implantado no primeiro casal. Uma alteração nas informações, alterou a visão e o entendimento de Eva. Hoje vivemos o engano de forma descarada. O discurso pode ser religioso, mas a palavra de Deus está sendo adulterada, sem que se perceba isso. Vou dar um exemplo. Abra sua bíblia em João 8, você vai encontra logo nos primeiros versículos, a historia daquela mulher que foi pega em adultério. Ela é levada por seus oponentes, até Cristo. Em seguida, explicam os judeus, que a mulher foi pega em adultério, e pela lei de Moisés deveria morrer lapidada. Essa era a sentença da lei! Correto? Sem duvida! Mas há algo errado nessa argumentação que eles apresentaram. Levitico 20; 10 que trata do assunto diz que ambos, os adúlteros, a mulher e o homem são sentenciados com a morte por apedrejamento. Se ela foi pega em adultério, porque eles não trouxeram o homem que estava adulterando com ela? Porque trouxeram só ela? Você percebeu como houve uma tentativa de distorcer o texto. Com certeza, o homem adultero fugiu e foi ignorado, e sabe lá Deus se não foi só ignorado, e liberado no ato, e só a mulher condenada.
Em seguida as palavras que geraram ideias sugestivas, o inimigo ganhou a mente de Eva, e com essa vitoria, dominou a volição dela. A questão do engano ser tão sagaz e que quase sempre a vitima perde o senso critico. Torna-se uma vitima passiva. Se um enganador, conseguir com que você siga cegamente a ele, ele terá completo domínio sobre teu destino. Na perspectiva espiritual a devastação será mais ampla, pois estará comprometida a sua eternidade.
Na sequencia, vem à experiência mística. “Sereis como Deus” “Certamente não morrereis” penetram no fundo da mente de Eva.  O processo do engano é sempre corresponder a anseios profundos no homem. Não há algo como engano espiritual sem experiência mística  enganosa. Em menor ou em maior grau, há sempre aquela experiência de uma falsa iluminação ou revelação. Tornar-se divino, é uma boa sugestão. Atinge o ego em cheio, é a promoção de elevar o nosso patamar, de criaturas para deuses, ou seja, ter poderes sem limites e nenhum limites na vontade. Seria a emancipação do próprio ego. Na alma dessa sugestão, está a dedução de que se Eva se tornasse um deus, alcançaria a plena dependência dentro do universo criado e teria domínio sobre quase todas as coisas. Isso revela como é atual essa inclinação famigerada do homem pelo poder, domínio e supremacia. Monarcas perseguiram a ideia de que seriam deuses. Até mesmo Nietzsche, talvez inconsciente, repete nos seus anseios filosóficos, demonstrado na teoria do “super-homem” a essência da sugestão de satanás. Uma vez que o filosofo prussiano dogmatiza o individualismo, e abraça a ideia de um homem perfeito para elevar o ideal de toda a humanidade, repete a mesma musica que Satanás cantou pra Eva. Desde então outros movimentos, como transhumanismo, adota uma fé no próprio homem, e a conquista da imortalidade pelas mesmas sugestões que o diabo fez a Eva. “Independente de Deus, tu alcançarás a imortalidade”.
O engano é universal, até mesmo dentro da metafísica do novo pensamento que contaminou a igreja moderna, encontramos a crença na divindade do homem. Não há fronteiras para o engano dentro do sistema do universo contaminado pelo diabo. A única forma de isentar-se do engano é a plena submissão a palavra de Deus e a santificação do nosso coração. As armadilhas do engano estão presentes em quase todas as esferas da religião cristã atual. Munidos de falsa identidade, falsos profetas, falsos mestres, falsos apóstolos, falsos obreiros, falsos doutores, se revestem de uma forma de disfarce que engana com muita eficácia. Tão devastador e tão dominante é o sistema, que geralmente você raramente encontra pessoas que se libertaram dos domínios do engano religioso. Elas são sugadas por um sistema que tem alto poder de engano, porque oferece experiências místicas que enaltecem o ego e ofuscam a visão espiritual. Tão devastador é o engano que você não encontra pessoas disposta a abandonar o engano, porque isso traria a perda de experiências, vislumbres e ideias. A fabricação de uma religião que possa imitar todas as coisas do cristianismo tem sido a sequencia de um engano tão devastador que tem ludibriado milhões de pessoas. A libertação desse estado de enganação poderia ser experimentada de uma forma muito simples: Confrontar os ensinos do Novo Testamento com a conduta própria e reajustar toda a cosmovisão cristã com os valores, doutrinas, princípios, conselhos e mandamentos do Novo Testamento, e consequentemente com toda a bíblia, partindo da premissa de que existem muitos valores espirituais da antiga aliança que se encaixam perfeitamente com as doutrinas do Novo Testamento.
Do engano a conveniência. Finalmente Adão toma consciência de uma escolha, e as escrituras dizem que Eva foi enganada, mas adão não. Isso não significa que de Adão não tenha sido vitima de um engano. A estratégia do diabo foi extremante sutil, bem organizada, e confrontou Adão com uma escolha. Não sabemos o que ocorreu na mente de Adão, mas com certeza seu coração gerou um autoengano. Ele olha pra Eva, a sua amada, e há conflitos. Sua rejeição seria algo complexo de explorar teologicamente. O que aconteceria com o mundo se Adão rejeitasse a sugestão de Eva? Eu creio que Adão não foi enganado pelo Diabo, foi enganado por Eva, pela sua sugestão, pelas suas palavras. Algo como uma suplica para comer di fruto, porque não queria viver longe de Adão. Se Adão imaginou que Eva seria expulsa do Jardim e ele continuaria sozinho, pois talvez pensasse que seria um erro ter  criado uma esposa para ele, e o Criador não repetiria esse erro, não sabemos!
A fim de não sermos enganados, temos que nos voltar completamente para Cristo, para a doutrina da cruz, reajustar a nossa vida com as escrituras, Cliff Bell dá um bom conselho: “ Temos que conhecer o conselho completo das escrituras, conhecer a Deus, seu propósito e sua natureza santa, para não sermos vulneráveis ao espírito do engano que e está aumentando em todo mundo.” Watchman Nee também adverte: “Caso o cristão negligencie o ensino das escrituras, deixando de vigiar e orar, mesmo que confie no motivo puro, de não querer ser enganado, ele ainda assim vai ser enganado”
Ao fazer uma mistura bem diluída entre cristianismo, mundanismo e metafísica ocultista, o inimigo conseguiu produzir um falso cristianismo experimental, que engana com facilidade pessoas incautas que não tem conhecimento claro e equilibrado das escrituras. A indisposição dos homens em obedecer a Deus, em sujeitar-se aos custos de um verdadeiro discipulado em meio a uma sociedade extremamente corrompida, sua tendência em escolher meios fáceis de resolver questões de valores eternos, sua indisposição em amar a Bíblia e reajustar todas as áreas da sua vida de acordo com as normas divinas, o tornam presa fácil para o inimigo, que encontra nessas condições, uma enorme vantagem em enganar aqueles que querem buscar um meio de servir a Deus sem precisar sujeitar-se as condições que o Novo Testamento propõem para viver uma fé verdadeira.
Assim estamos diante de um dilema, satanás engana o mundo (Apocalipse 12:9) é o Pai da mentira (João 8:44) seu engano é sutil e estratégico, porque as suas táticas são ocultas, usa disfarce e imitação, A. W. Pink advertia: “Cristo tem um evangelho, satanás também tem um evangelho. O evangelho do diabo é uma imitação tão próxima do verdadeiro, que multidões de não salvos são enganados por ele”

Falando sobre os últimos dias, o famoso pregador Leonard Ravenhill advertia que: “O livro santo de Deus, a bíblia sagrada, sofre agora mais de seus expositores do que de seus opositores” e Andrew Strom complementa “Em vez de arrependimento, as pessoas estão recebendo toda a sorte de experiências espirituais falsificadas. Parece não existir mais nenhum tipo de discernimento na cristandade” Finalmente, cito as palavras do Pr  Max Younce, da Igreja Bíblica do Patrimônio (EUA): “Um espírito demoníaco que induz a atividade religiosa favorita está fazendo as pessoas sentirem-se espirituais e isso ocorre pela incompreensão da palavra de Deus” Encontramos nas escrituras seria advertências sobre o engano dos últimos dias (Veja I Timóteo 4:1, II Timóteo 3:1, 4:13, Hebreus 12:14, I Pedro 1:15 e 16 etc)

Autor: Pr Clavio Juvenal Jacinto
Igreja Evangelica Caminho da Paz 
Paulo Lopes SC
Contatos
claviojj@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content