segunda-feira, 28 de março de 2016

A Tática do inimigo: IMITAÇÃO



Um dos mais sérios assuntos das escrituras, é relacionado a imitação! Desde o principio o enganador tem usado uma terrível tática de enganar os incautos pela imitação. O sobrenatural sempre foi usado pelo inimigo, para enganar e desviar as pessoas da verdade.(Veja Atos 13:4 a 12)  Encontramos nas escrituras muitos exemplos que nos servem como advertência. Em Atos 8:9 a 13, está relatado o caso de Elimas o Magico, que enganava com suas artes magicas, e era considerado como uma "grande virtude de Deus"  mas Paulo vai mais além e diz que o próprio satanás se transfigura em anjo de luz e seus ministros em ministros de justiça (II Corintios 11:14 e 15). Parece que a luta do diabo é aperfeiçoar a imitação ao ponto de enganar com muita eficacia os mais crédulos. Levando em conta a indisponibilidade de estudar as sagradas escrituras, e aplica-las na vida cotidiana, os demônios tem levado muita vantagem nessa condição de ignorância em que as almas tem se submetido. Quando Moisés e Araão confrontaram o Faraó, as escrituras revelam que os feiticeiros do Faraó conseguiram imitar alguns milagres que Arão tinha feito através do pode de Deus. Os magos ocultistas conseguiram imitar dois milagres: As águas que se transformaram em sangues e praga das rãs, assim Moisés relata: "Também os magos do Egito fizeram o mesmo" (Êxodo 7:32) "Então os magos fizeram os mesmos com seus encantamentos..."(Êxodo 8:7) O apostolo Paulo identifica esses magos como Janes e Jambres (II Timóteo 3;8) eram imitadores que conseguiram realizar milagres idênticos, e só a partir da terceira praga  (piolhos) encontramos a informação: "E os magos fizeram também assim com os seus encantamentos, para produzir piolhos, mas não puderam.."(Êxodo 8:18). O propósito do inimigo, é enganar, perverter e desviar os incautos. E hoje, isso se dá da seguinte forma:
Através da ignorância. A falta de discernimento e a falta de conhecimento bíblico equilibrado. Hoje em dia, um numero muito grande de cristãos se orientam através de experiencias e emoções, e não dedicam-se ao estudo contínuo e diligente das escrituras. Depois a situação se agrava por causa da falta de ensino bíblico adequado na maioria dos púlpitos modernos. Somados, isso gera uma geração de crentes ignorantes e fracos, sem conhecimento bíblico adequado, o perigo do engano é iminente e real.
Como a batalha espiritual é algo muito real, a grande tática do inimigo é desviar o maior numero de pessoas possíveis da verdade. O meio mais eficaz que ele encontrou foi a imitação, porque através desse processo, os iludidos pensam estarem servindo a Deus, quando de fato estão sendo iludidos. A imitação de experiencias espirituais, por exemplo, dá ao devoto incauto, uma falsa segurança. Sonhos, revelações, mensagens espirituais provenientes de estados alterados de consciência, profecias e  fenômenos psíquicos e espirituais, podem dar uma falsa impressão, e tem servido como base segura para provar que o movimento, o profeta ou pregador ou a pessoa que experimenta isso, tem a aprovação de Deus, ou ainda tem a presença de Deus. Quanto maior for a ignorância com relação as escrituras, maior será a probabilidade de ser enganado.

Satanás tem duas frentes de batalha, a primeira ele trabalha no mundo para enganar os céticos e intelectuais racionalistas. A negação de Deus, fato comum em meios racionalistas modernos, o ceticismo e a negação do sobrenatural e de um mundo espiritual, tem dado vantagens para o inimigo trabalhar com liberdade em meio ao sistema anti-Deus. Mas há um outro campo de batalha, este se encontra no sistema religioso, que não nega o sobrenatural, isso inclui não somente as religiões pagãs, mas também a cristandade nominal. Nesse campo ele trabalha com a enganação, a imitação, para iludir o maior numero possível de incautos. Estejamos atento para esses últimos tempos, meu conselho é que você leia e estude muito as escrituras e procure frequentar uma igreja cristã que pregue a bíblia com frequência e de modo claro e expositivo.

Pr Clavio Juvenal Jacinto
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content