quarta-feira, 17 de agosto de 2016

A Fé Cristã e o Livro de Genesis



O livro de gênesis tem sido atacado de diversas maneiras por liberais e incrédulos. Embora esse livro tenha uma importância crucial na doutrina do cristianismo. Apesar de todos os ataques, o livro ainda continua ocupando seu lugar de destaque, tanto no contexto histórico quanto no contexto ético. Acontece que pela visão da ética e da moral cristã, o livro de Gênesis tem muita relevância. Encontramos já em suas primeiras paginas as respostas para as mais diversas perguntas de cunho filosófico. “De onde viemos?”, “quem somos?” e posteriormente a bíblia no seu todo também responde o “para onde vamos?” e “qual é o sentido da vida?”
A visão preliminar de toda a natureza humana pode ser percebida no livro de Gênesis, nos primeiros versículos desse precioso livro encontramos a base da existência do homem, criado a imagem de Deus para ter dominio sobre as aves do céu, os peixes do mar e enfim sobre toda a terra(Gênesis 1:26 e 27) mas algo ocorreu, e desviou completamente o homem do rumo que Deus estabeleceu, ao invés de dominar, ele se tornou um dominado, tanto pelas potencias espirituais clandestinas e opostas a Deus(Efesios 2:2) como também passou a ser dominado por suas falhas, defeitos morais, e concupiscências. O homem tornou-se escravo daquilo que deveria dominar, a assim entra o materialismo, o secularismo, a auto-suficiência, a mentira, a corrupção, o latrocínio e todas espécies de vícios que deterioram o homem. O homem torna se escravo e dominado. A tendência do homem é ser dominado por qualquer coisa, sexo, dinheiro, posição, fama, bens materiais, posição de domínio político etc e etc.
Isso acaso não é uma verdade, um fato incontestável?
Quem poderia ousar argumentar que a história do homem não é exatamente isso? Olhe para a historia, leia os registros históricos. É verdade que o homem alcançou muito êxito pela sua sabedoria independente, mas ao lado desse êxito está o rio de sangue e de lagrimas provocados pelos conflitos e sofrimentos que acompanha a história da humanidade. O homem está num estado de desequilíbrio, conhecedor do bem e do mal, é capaz de praticar o bem algumas vezes e mesclar com atos infames maldades. Conhecemos a bondade, e ao mesmo tempo somos incapazes de evitar a maldade, a pior que isso, somos capazes de salvar uma vida de uma tragédia e ao mesmo tempo ocupar o nosso coração com a mais tenebrosa ira. A história do homem caído é sarcástica, ele se prostra diante de uma divindade na mais sincera adoração e devoção., e ao mesmo tempo carregar no coração sem um mínimo de inquietação os mais grosseiros defeitos morais.
Como isso é possível? A resposta está toda certinha e bem equilibrada, na narração da queda do homem em Gênesis e as conseqüências posteriores a isso.
Mas no entanto encontramos o perfil de um homem, chamado de segundo adão, que tem em sua estrutura moral, o mais perfeito dos homens. Era isso que Adão deveria ser no Éden, um homem com o mesmo perfil de Jesus Cristo.
Ao atacar o livro de Gênesis, os incrédulos querem minar as bases do cristianismo e continuar a lançar as bases de uma civilização sem Deus. Ou pelo menos independente dele. O ateísmo é o resultado apenas de um sentimento mórbido de que Ele não precisa existir porque não precisamos dele. Isso é independência! Auto-sufuciencia.
Na minha própria experiência cristã, o livro de Gênesis tem sido uma fonte inesgotável de reflexão e tenho tirado lições extremamente importantes para a minha vida, tanto na pratica da fé, quanto na pratica da vida social.
Quero incentivar a todos os cristãos a verificarem se não é realmente assim. A bíblia como palavra inspirada e inerrante de Deus, nos trás consolo, orientação e respostas equilibradas para o sentido da vida.
Valorizar a essência do sagrado, isso em todos os sentidos, naquilo que a bíblia ensina, nos leva para um equilíbrio seguro na vida espiritual.


CLAVIO JUVENAL JACINTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content