segunda-feira, 25 de junho de 2018

CONSELHOS PARA VENCER A DEPRESSÃO


CONSELHOS PARA VENCER A DEPRESSÃO

A depressão é um problema que afeta muita gente hoje em dia. Chamada de “doença da alma” costumo também identificá-la como “Enfermidade dos sentimentos”. Foi o patriarca Jó que fez um diagnostico muito simples e verdadeiro sobre esse problema, pois ele fala sobre “amargura da alma”(Jó 10:1) e amargura do coração (Jó 21:25) Davi também citou o vale da sombra da morte, um lugar de tristezas e inquietações, sabemos que é assim, porque logo após sua declaração ele conclui que a vara e o cajado do bom Pastor consola ele (Salmos 23:4). Eu gostaria de compartilhar com você alguns conselhos sobre esse o problema, e espera que ajude a superar a sua dor emocional, ou pelo menos lhe dê a capacidade de ajudar outros que sofrem com a depressão.  Primeiro desejo dar uma peq uena ênfase sobre as lagrimas. Chorar é algo bom, faz parte da vida, e serve como terapia natural para amenizar os sentimentos que muitas vezes ficam aprisionados dentro do coração. Chore suas dores, recolha em seguida suas lagrimas, e regue o jardim da esperança.  Em seguida posso prosseguir nos conselhos.  As aflições são um grande desafio para a humanidade. Todos sofrem, em maior ou em menor grau. Mas a dor emocional gera um problema maior, porque ela não pode ser diagnosticada de forma comum. Há outro problema ligado a depressão, seu modo de remedia-lo. Uma vez que a doença é da alma, aplica-se remédio a ela, anestesiar os sentimentos é um processo complicado, inclusive com conseqüências terríveis, quando o depressivo fica dependente de medicamentos. O melhor caminho seria a ajuda espiritual, já que dentro de uma perspectiva bíblica, podemos entender a depressão como uma doença de âmbito espiritual, por ser afetada a alma e não o corpo (I Tessalonicenses 5:23). A verdade é que nunca devemos nos prostrar diante das batalhas da vida, devemos prosseguir lutando, até que a dor fique prostrada diante de nossa paciência. Isso é correto, porque em parte, a dor e as aflições fazem parte da vida nesse estagio de existência. Aqui, estaremos sempre lidando com esses problemas, e as vezes precisamos entrar no caminho do desespero, mesmo contra nossa vontade.  Mas devemos entender que nunca devemos desistir de esperar contra toda a esperança, porque essa sempre foi a condição necessária para forjar os grandes heróis da vida. A história de muitos heróis, é escrita em grande parte com as lagrimas que foram  vertidas em suas lutas. A honra é uma medalha que  pertence aqueles que superam suas dores e aflições , através de uma confiança paciente na providencia divina.
O  que fazer quando a dor da alma chega?
O fardo das amarguras não pode ficar atado ao coração, de outra forma, a nossa alma afunda no abismo do desespero. O chamado de Cristo é “Vinde a mim os sobrecarregados” (Mateus 11:28) quando as aflições nos alcançam, devemos imediatamente alcançar a presença de Deus, pois somente Ele tem o consolo eterno para curar as nossas feridas interiores e verdadeiro consolo para as nossas dores passageiras. Além disso, é colocando nossa esperança em Cristo, é tendo a Cristo como Senhor e Salvador, como nosso maior tesouro, que estaremos  recebendo consolo divino.  Nosso coração não deve estar posto sobre nossas feridas, deve estar posto sobre o nosso tesouro: Deus.  A dor da alma nunca pode obstruir o poder da graça de Deus. Sofrer com Cristo é viver o evangelho, Cristo sofrendo conosco é a plenitude da consolação.  Segue o conselho, devemos nos aproximar mais de Deus, devemos buscar mais a presença de Cristo. Quanto mais olhamos para as nossas feridas do coração, mais dores encontraremos nelas, quanto mais olhamos para as feridas de Cristo na cruz, mais encontraremos cura para as nossas feridas interiores. Observemos com paciência: as mais furiosas ondas do mar nunca alcançam as montanhas, as ondas não podem remover as montanhas, assim as aflições nunca podem remover a doce esperança daqueles que crêem em Cristo. E é pela superação das aflições que permaneceremos mais fortes, pois Cristo passou por grandes angustias, mas elas foram um pedestal onde Cristo, nosso Salvador, alicerçou os grandes ideais da redenção.  Aqui está um bom conselho,  enfrente suas dores ao lado de Cristo, porque Ele nos dará as forças necessárias para superarmos as aflições da alma

O caminho bendito do perdão.

O caminho da cura pode ser simples, pela fé levamos nosso coração ferido até o trono da graça, pela fé aceitamos o perdão de Cristo,  e por santa atitude começamos a perdoar a todos os homens á nossa volta, por meio disso virá a cura para muitos de nossos males sentimentais e emocionais. Parte do problema das angustias que tornam-se em complexas feridas na alma são conseqüências de falta de perdão. Não é o caso de todos, mas a maioria dos problemas de depressão podem ser diagnosticadas a partir dessa perspectiva. Creio piamente que a fonte da felicidade eterna é Deus. A cura da alma vem através de uma entrega incondicional a Deus, a felicidade se experimenta em aceita-lo como nosso tudo. Mas, todavia, a entrega ao Senhor vem por meio do perdão. Perdoar é o ato mais elevado do amor de Deus, e perdoar nosso semelhante é o ato mais libertador para o ser humano. Assim, entendemos que a dor no coração de um homem sábio é uma lâmpada acesa que ilumina a misericórdia de Deus. Assim como o perdão de Deus é maior do que as nossas ofensas, e a misericórdia de Deus é maior do que as nossas falhas, assim também as promessas de Deus são maiores do que nossos temores, e o remédio de Deus mais poderoso do que as feridas abertas pelos pecados.  Eu aconselho, perdoe sempre, assim como nosso Pai celestial perdoa nossas ofensas, devemos perdoar sempre aqueles que nos ofendem e nos maltratam.

Olhando para os Benefícios do Senhor.
Você não deve se render as feridas, nem deve centralizar a dor na sua vida. O centro da sua vida deve ser Cristo (Efésios 1:10) Em seguida, há de contar os benefícios do Senhor, pois solitária que seja a noite, há estrelas que acompanham na caminhada, por mais escura que seja a noite, as estrelas não brilham diante de nossos olhos? Olhe para as estrelas e não para a escuridão, e seu coração contemplará as maravilhas de Deus ao invés de ficar desconsolado com a noite escura. Na verdade, sabemos que a vida é feita de alegrias e aflições, foi Jesus mesmo quem disse que no mundo teríamos aflições (João 16:33) mas todavia, se contarmos todos os benefícios do Senhor, não sobrará muito tempo para contar as nossas lamentações. Assim, olhando para a graça divina, olhando para a grande misericórdia de Deus, para suas bênçãos e para a vida eterna, quando olhamos para  Cristo e para a redenção, encontraremos razão de sobra para viver momentos de alegria. Olhai para os lírios do campo, disse Jesus. Quantas maravilhas na natureza, quantas promessas no evangelho, quantas providencias para a vida eterna. Quando olhamos para as aflições e por sabedoria olhamos também para os benefícios do Senhor, encontramos meios de consolo, bálsamos para nossas feridas interiores. O homem para ser sábio e crescer em sabedoria, precisa também aprender através das dores e das aflições. A graça divina e a infinita misericórdia de Deus são fontes de perpétuos consolos. O fogo intrépido da dor pode ser apagado, quando contamos todos os benefícios e todas as maravilhas de Deus. A pequena flor que desabrocha no nosso caminho será sempre uma mensagem favorável ao nosso coração. Orar, cantar, ler as Escrituras e ter comunhão com pessoas santas, nos ajudam a superar os momentos de sofrimentos. Nenhuma escuridão espiritual pode prevalecer no coração que recebe a luz do evangelho da graça de Deus. Na cruz, o Senhor morreu por nós, e assim Ele convida “Vinde a mim todos os cansados e sobrecarregados”
Não escolha o Suicídio

Por ultimo, gostaria de falar sobre algo extremamente importante: o suicídio.  Tal ato é uma infâmia contra a vida. A vida é preciosa e não pode ser escoada pela obscuridade do desespero. Se você não tem a luz da esperança, o suicídio então  é uma maneira de jogar a sua alma num abismo de incertezas. Se uma gota de dor faz do seu coração um rio caudaloso de sofrimento, saiba que o suicídio causa na família um oceano tempestuoso de sofrimentos. Nunca opte pelo suicídio porque tentar abortar a vida de si mesmo, para se livrar da própria dor, você acaba dando aos amigos e familiares, a multiplicação de seus próprios sofrimentos. Na hora do sofrimento intenso, vá aos campos e conte a flores que desabrocharam para você e a noite conte as estrelas. E para cada estrela e para cada flor, liberte o coração para agradecer a Deus por cada uma delas.

JÓ NÃO OPTOU PELO SUICIDIO

Eu preciso ler o livro de Jó periodicamente, a história desse patriarca revela as profundezas da amargura de um homem, é o limite só superado pelo Calvário. Jó ultrapassou todas as fronteiras da amargura, bebeu todos os cálices das aflições, foi ferido no mais profundo do seu ser, ele desceu a casa dos vermes, e fez a sua habitação no mais desprezível monturo. Ele mesmo declarou ter fartura de amarguras (Jó 9:18) ele reclama sentido o aço frio da dor aguda no seu coração “Os dias da aflição se apoderaram de mim”(Jó 30:16) muitos testificaram dele: “Sua dor era muito grande” (Jó 2:13) A provação de Jó era o ápice da dor, o cume do sofrimento, o vale da amargura o abismo do desespero. Eu ainda ouço o grito, o lamento e todos os gemidos de Jó, quando leio a sua história. Ele navegou muito tempo pelo mar das lagrimas mas não naufraga nas profundezas do desespero. Pelo contrario, ele grita “Prova-me e sairei como o ouro”(Jó 23:10). Agora, deixe me dizer algo, mesmo convivendo lado a lado com a mais assombrosa amargura, mesmo beijando os lábios do mais intenso tormento, mesmo convivendo face a face com a mais terrível dor, Jó não procura o caminho do suicídio. Essa não é a sua alternativa, na sua cosmovisão não há espaço para ela. Ele pode ter sido tentado a isso, a esquecer Deus e render-se a morte, mas ele não permite tal coisa. Ele trilha a senda de espinhos que perfura toda a sua alma, mas a esperança nunca vazou pelas feridas abertas pelas tribulações que teve que suportar. É isso! Muitos precisam ouvir isso. Diante da mais intensa escuridão que queria se apossar da sua alma e obscurecer seu pobre coração, ele grita, no oceano acido de todas as dores mais profundas, as suas palavras ecoaram até os confins da plenitude dos tempos (Gálatas 4:4) “eu sei que o meu redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra”(Jó 19:25). Jó espera em Deus, corre para os braços da graça, experimenta a agridoce espiritualidade de esperança intensa com amargura profunda, e deixa um legado: Sobrevivente de todas as tribulações. O livro de Jó é mais que poesia, é a luz consoladora que aponta o caminho do mais nobre heroísmo, a fervorosa convicção de uma devoção a Deus em meio as turbulências da vida, fazem o duro aço das aflições se derreterem, e do arado que rasga a alma humana, o Senhor semeia as mais lindas flores que adornam a entrada do Paraíso. (Clavio J. Jacinto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content