sexta-feira, 29 de junho de 2018

CRESCIMENTO ESPIRITUAL- Da infancia a Maturidade



                            CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Da infância espiritual até a medida da estatura completa de Cristo
C. J. Jacinto


A  vida cristã começa com o novo nascimento, Jesus Cristo falou sobre isso em João 3:3 a 6, é uma doutrina bíblica importante a crença de que ao arrepender-se e converter-se dos seus pecados, o pecador é regenerado e nasce de novo. Assim um novo convertido é uma criança no âmbito espiritual que precisa crescer, até tornar-se maduro. A doutrina da maturidade espiritual é a abordagem desse estudo. (Leia II Coríntios 5:17)
O autor aos Hebreus,  fala sobre o problema dos cristãos judeus que ainda eram imaturos, ele aborda esse assunto e explica que os judeus em que esta carta foi endereçada, deviam ser mestres devido ao tempo de fé, mas ainda precisavam de leite e não de alimento solido. O  leite espiritual é para meninos na fé e o alimento solido para os perfeitos, que tem os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal (Leia Hebreus 5:12 a 14)
Da mesma forma encontramos os Corintos como meros meninos carnais e não adultos espirituais, Paulo escreveu: “E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo”(I Coríntios 3:1) Todo o cristão precisa crescer, na graça e no conhecimento (II Pedro 3:18) na medida da estatura completa de Cristo (Efésios 4:13) Pedro escreveu: “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo”(I Pedro 2:1) A vida  normal de um cristão é crescer, e tornar-se maduro. A maturidade espiritual deve ser o alvo de todo o cristão. Infelizmente muitos não alcançam essa maturidade, ficam estagnados na vida espiritual, causando problemas e vivendo debaixo de uma vida espiritual imatura. Há vários sintomas de alguém que professou a fé cristã, mas mantém debaixo de uma natureza espiritual subdesenvolvida, é na descrição bíblica, um menino. A confissão de Paulo serve muito bem para esse assunto: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”(I Coríntios 13:11)  Na vida cristã, devemos começar como meninos, essa é a ordem natural, mas devemos alcançar um estagio de vida espiritual mais elevada: a maturidade cristã, um nível de vida que nos permite ter discernimento espiritual, prudência, coerência, responsabilidade, humildade, paciência, conhecimento, graça, sabedoria  e o mais importante, ser parecido com Cristo (Romanos 8:29)

Diagnosticando casos de Imaturidade
 É um problema sério quando cristãos não crescem espiritualmente, a igreja de Corinto era uma igreja espiritualmente infantil, o resultado disso era a desordem, divisões, disputas e uma serie de confusão. Um cristão imaturo é um “homem de palha” ele pode ser enganado facilmente por falsos profetas e é levado por todo o vento de doutrina (Efesios 4:14).  O cristão maduro é firme, mas o cristão imaturo não tem equilíbrio espiritual. Não consegue discernir e acima de tudo, não tem condições de receber alimento solido.  Enquanto que um cristão que tem um nível elevado de maturidade consegue ouvir sermões com duras exortações, o imaturo não! Ele não pode suportar conhecimento espiritual mais profundo (Veja João 16:12)   Outro sinal é com relação ao conhecimento avançado das doutrinas cristãs, as escrituras ensinam que a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Provérbios 4:18) ou seja, o conhecimento bíblico e a pratica da vida cristã crescem até a maturidade, quanto mais luz, mais discernimento, e o discernimento espiritual vem através do estudo da Palavra de Deus (Salmos 119:105) precisamos entender e praticar as doutrinas fundamentais do evangelho, um conhecimento amplo e pratico das doutrinas bíblicas conduzirá o cristão para níveis cada vez mais alto de maturidade (leia Tiago 1:21)
Alguns sinais de imaturidade podem ser observados em passagens que tratam sobre esse assunto, Pedro primeiro ensina o que devemos deixar: A malicia, todo engano, fingimentos, invejas e todas as murmurações. E depois devemos desejar afetuosamente, o leite racional não falsificado, para que por ele vades crescendo (I Pedro 2:1 e 2) Note que Pedro fala sobre o leite racional não falsificado. Aqui está algo importante, as Escrituras e não a psicologia, doutrinas bíblicas e não mensagens de auto-estima, o leite racional não falsificado é a sã doutrina, o leite falsificado são as teorias e as idéias dos homens, heresias e tudo o ensino espiritual  que não tem o respaldo bíblico. Paulo enumera certos aspectos do leite falsificado em Colossenses 2:8 advertindo que não sejamos enganados por fabulas e vãs filosofias. A abordagem de Paulo aos coríntios é que eles eram imaturos porque andavam segundo os homens, havia entre eles invejas contendas e dissensões, estavam promovendo grupinhos dentro da congregação, e estavam divididos com relação ao centro das atenções na igreja, ao invés de Cristo, estavam inclinados a venerar homens.
Somos chamados a crescer no conhecimento de Deus (Colossenses 1:10) e só conheceremos Ele quando conhecermos as Escrituras que contém tudo o que precisamos saber sobre esse assunto.  Maturidade significa chegar próximo a medida da estatura completa de Cristo (Efésios 4:13) é prosseguir para o alvo (Filipenses 3:14) Assim andai para que possas progredir cada vez mais (I Tessalonicenses 4:1) Somos convocados a abandonar a imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor do Senhor (II Coríntios 7:1) Como pois recebestes ao Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele”(Colossenses 2:6)
Passos Para Crescer Espiritualmente
1 - O cultivo de uma vida devocional é fundamental para o crescimento espiritual, estabeleça tempo para orar, estudar as Escrituras com muito cuidado e reverencia ler bons livros e ter comunhão permanente com Deus.
2 - Freqüentar uma igreja bíblica e ter comunhão com outros irmãos
3 - Deve prestar atenção nas mensagens e nos estudos bíblicos (Leia: Hebreus 2:1 a 3) e deve colocar em pratica tudo o que  aprende. (Leia: Tiago 1:22)
4 -  Manter uma comunhão permanente com pessoas piedosas e tementes a Deus
5 – Refletir sobre a brevidade da vida e manter sob controle as oportunidades de cada dia para saber aproveitá-las.
6 – Ter uma visão bíblica do pecado e manter-se vigilante com relação as tentações
7 – Confiar e meditar muito sobre a graça e a misericórdia de Deus
8 - Cultivar pensamentos sagrados em todos os momentos da vida
9 – Deve opor-se  contra espécie de  mundanismo
10 – fazer uma auto confrontação periódica usando os ensinos das Escrituras, para aperfeiçoar a vida espiritual nos pontos mais fracos
As principais passagens devem ser estudadas periodicamente, seus princípios espirituais devem ser memorizados e aplicados em profundidade na nossa vida, pois possuem exortações e orientações fundamentais que ajudam no crescimento espiritual.
Romanos 12, Mateus 5, 6 e 7,  Efésios 6:10 a 18,  Colossenses 1:9 a 14, Romanos 8, Colossenses 3:1 a 17,  I Tessalonicenses 5:12 a 24, Tito 2, I João 3,   II Pedro 1: 5 a 21, Hebreus 11 e Tiago 1: 21 a 17.

Com relação a vida cristã gostaria de dar uma ênfase especial sobre três aspectos indispensáveis na vida daqueles que desejam crescer espiritualmente
Primeiro: Deve ouvir e guardar a Palavra de Deus (II Timóteo 3:16 com Hebreus 2:1 a 4)
Segundo: Deve cumprir e praticar a Palavra de Deus (Tiago 1:22 com I João 2:3 e 4)
Terceiro : Deve meditar e estudar todos os dias, a Palavra de Deus (I Timóteo 4:16 e Salmo 1)
Alguns exemplos de maturidade e firmeza

José e sua vida de aflições e provações - Genesis 37 a 50
Os Três amigos de Daniel e a fidelidade - Daniel 3
Jó adora em meio a fogo cruzado das mais duras provações   Jó 1
A vida de Cristo nos quatro evangelhos

Alguns exemplos de imaturidade

Is membros da igreja de Corinto  - I Coríntios 3
Roboão, não ouviu o conselho dos anciãos  I Reis 12
Geazi foi atrás dos presentes de Naamã -  II Reis 5
Saul vendeu sua primogenitura por um prato de lentilhas- Genesis 25


PARTE II
Esse é um momento de auto-confrontação, a lista abaixo não é exaustiva, mas é suficiente para dar um diagnostico sobre a condição espiritual de um cristão.
40 SINAIS DE UM CRISTÃO MADURO
1-      Possui a requerida dignidade de porte
2-      Aceita boa sugestão dos outros
3-      Sua paciência é bem resistente
4-      Mantém domínio próprio quanto está sob tensão
5-      Procura sempre conselho competente
6-      Fala e age com muita segurança
7-      É plenamente responsável em suas tarefas
8-      Possui iniciativa própria competente
9-      Adapta-se as condições necessárias para o bem comum de todos
10-   Usa juízo calmo e tranqüilo no desempenho de suas atividades
11-   Tem a credibilidade de das pessoas mais sabias
12-   Tem senso de humor
13-   É conciso e claro na comunicação da verdade
14-   Sua  presença e ação cria uma aparência favorável
15-   Inspira e mantêm moral elevada em situações extremas e conflitantes
16-   É  consciente das situações complicadas e procura refletir sobre os problemas
17-   Possui lealdade na amizade e a sua liderança
18-   Não abre concessões sob pretexto de benefícios pessoais.
19-   É alerta quando as condições são precárias e perigosas
20-   Consegue manter sob controle o essencial de uma situação
21-   Tem opiniões lógicas e coerentes.
22-   É exigente consigo mesmo
23-   É prudente no modo de agir e falar, principalmente em situações  conflitantes
24-   Permanece calmo sob provocações
25-   É exato em relatar os fatos sobre qualquer situação
26-   Sabe tomar uma decisão precisa em situações emergentes
27-   Reconhece os erros de sua responsabilidade
28-   É lógico quando apresenta suas idéias
29-   É ciente dos limites de sua capacidade
30-   Inspira confiança quando narra acontecimento ou conhecimento
31-   Estuda as circunstancias antes de agir
32-   Aceita ordens coerentes, que correspondem ao caso envolvido.
33-   Envolve suas atividades com otimismo
34-   É persistente em terminar o que começou
35-   Possui a habilidade de traduzir conhecimento em ação
36-   Leva a cabo uma tarefa árdua, ainda que as condições sejam precárias
37-   Cultiva a auto-disciplina
38-     É exemplo em cooperar dentro dos limites de seus recursos
39-   Seus hábitos pessoais estão acima da censura
40-   É  referencia em ser um exemplo de humildade.

(Parte dessas características foram extraídas do livro: Colunas do Caráter de S. Julio Schvantes- CPB)
TRINTA SINAIS DE UMA PESSOA ESPIRITUALMENTE IMATURA
1-      Exige mais dos outros do que de si mesmo.
2-      É  rápido em achar falhas nos outros, mas omite-se  reconhecer as próprias.
3-      Sente-se ofendido por qualquer coisa.
4-      Age mais por sentimentos do que pela lógica.
5-      Culpa os outros de seus problemas ao invés de aprender com eles.
6-      Combate coisa erradas com métodos errados, tipo: tentar apagar fogo com fogo.
7-      Vive em mundo narcisista, tudo precisa ficar focado em seus próprios sentimentos.
8-      Não assume com responsabilidade e paixão as tarefas sob suas responsabilidades.
9-      Não assumem seus erros e não reconhecem quaisquer responsabilidades pessoais por problemas que envolvem a si mesmos.
10-   Tem seus impulsos descontrolados e a agressão é uma resposta imediata.
11-   Sem noção das conseqüências de seus atos
12-   Não tem idéia de como as palavras podem afetar as pessoas.
13-   Age de modo a provocar os outros com fins pessoais egoístas.
14-   Não se auto-promove promovendo a inferioridade alheia.
15-   Enverga a correção como ofensa.
16-   É intrometido com assuntos que não lhes pertence
17-   Tenta exaltar-se a si mesmo
18-   Quer causar impressão através de falsa sabedoria (tenta discutir sobre coisas que não sabe)
19-   É indiferente aos sentimentos alheios
20-   Desejo de ter o que não se pode ter.
21-   Enxerga o mundo de forma dualista, preto e branco, os que são favoráveis aos interesses pessoais  e os  que são contra.
22-   Nutrem uma covardia por trás de falsa bravura, querem rugir como leão, mas o coração esconde a alma de um gato.
23-   Tende a ser levado pela opinião dos outros e as toma como se fosse dele mesmo, sem tomar os devidos cuidados para saber se são ou não verdadeiras.
24-   É imediatista e não se interessa por benefícios a longo prazo
25-   Percebe as conseqüências tarde demais, por  não teve a capacidade de evitar os problemas causados por decisões erradas
26-   Define as coisas pelas aparências e não pelos valores.
27-   Sua felicidade depende das suas vantagens pessoais.
28-   As dificuldades são forças que distanciam de Deus ao invés de serem forças que levam para mais próximo de Deus.
29-   Deseja impressionar os outros sustentando uma falsa identidade.
30-   Orienta-se mais pelos sentimentos do que pela Palavra De Deus.
(Elaborado e organizado por C. J. Jacinto)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content