quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O Grande Combate




Leitura Mateus 7:24 a 29


A vida espiritual é feita de coisas concretas e não superficiais, essa não é uma conclusão filosófica da visão da vida, mas a conclusão obvia dos ensinos de Cristo
 Em Mateus 7, Jesus fala sobre dois fundamentos, uma casa edificada sobre a areia e outra sobre a rocha.Não importa o quanto seja impressionante o edifício, o requinte de suas portas, janelas, ou sua pintura, se o fundamento não é seguro, a ruína sera certa no dia do grande combate. Eis um fato, para meditarmos seriamente.
 Construir um edifício religioso encima das ruínas do velho homem, ou encima da filosofia, ou ainda encima das areias do misticismo, constitui-se perigo fatal. E hoje vimos como tudo pode ser resumido por coisas dessa natureza, os fundamentos estão sobre a areia, não é a qualidade do fundamento, que está em questão, mas onde ele está firmado. Além disso, é notável como muitos alicerçam a casa religiosa sobre a areia, e então pintam essa casa com as cores mais impressionantes, a estrutura dessa casa também é impressionante, feita na medida de uma engenharia religiosa arrojada, imprescindível é que não cause admiração. Então se escondem por trás das paredes dessa casa os mais terríveis pecados. Ha quem use essa estratégia, para viver a sua vida na carne, por trás de um edifício bonito fundamentado em terreno solto, movediço, artificial e sem firmeza. Tudo o que é edificado fora de Cristo está condenado a ruína.
Creio que por trás dessas casas tão lindas aos olhos carnais, estejam escondidos pecados com a aparências de moralidade elevada, e as iniquidades mais sofisticadas.
 Então virá o tempo, em que as nuvens escuras chegarão, os trovões e os relâmpagos, a chuva, o mover do vento furioso, a forte e violenta corrente dos rios cheios, e vem com ímpeto sobre os edifícios alicerçados por terrenos frágeis, e a queda será fatal. Os ventos combaterão contra essa casa, as chuvas torrenciais combaterão contra essa casa, As chuvas que caem, o vento violento, a violência das correntezas dos rios transbordantes, combatem contra aquela casa. Ela cai, grande é a sua queda, fatal é a sua ruína. Todas as coisas fora de Cristo se direcionam para um fim trágico. Nosso mundo está cheio de casas. elas são lindas, impressionantes, mas o fundamento é areia. 
 Cumpridores da palavra, esses não caem, praticantes e não mero ouvintes, estes estão seguro em Cristo, nossa rocha eterna, nossa segurança!(Salmos 62:6)
 Há um grande combate sobre cada vida, o que nos alicerça, é o que nos dá a segurança inabalável, Cristo ensinou que no mundo teríamos aflições, os ventos sopram na vida, mesmo daqueles irmãos mais espirituais, mesmo as almas mais santas sofrem nesse mundo. Estevão enfrentou a lapidação, por causa do evangelho, Tiago enfrentou a lamina afiada de uma espada, Paulo passou fome, sede e frio, o coliseu romano foi testemunha de vidas santas despedaçadas por feras. Mas ali estavam homens cuja casa, estava edificada sobre a rocha, havia firmeza, eram inabaláveis, pois eram habitantes de um reino eterno.
 A vida é uma escola de dificuldades e adversidades, aqui aprendemos duras lições, aqui nesse mundo sofremos os duros combates, tudo isso que vos falo é certo, cedo ou tarde enfrentamos conflitos, é a resistência a tudo isso se dá ao fato de que você está ou não firme na rocha. Você é resistente aos combates da vida? sua casa precisa de fundamentos para resistir as chuvas que descem, as correntezas violentas e os furacões da vida? O local onde sua fé está alicerçada é vital para a segurança da esperança. A segurança de um homem não está no seu titulo eclesiástico, nem na abundancia de seus bens, não está na sua fama, no seu exito ou na sua formação acadêmica. Você pode decorar todos os versículos da  bíblia, sem obedecer a eles, isso não vale nada, citar só por citar, o diabo faz isso com muita eficiência, como no dia da tentação de Cristo. Não é segurança alguma você profetizar, ou falar línguas mistica, ou ter dons extraordinários, porque tudo isso pode ser feito sem os alicerces estarem na rocha, o contexto afirma isso(Leia Mateus 7:21 a 24)
  Assim como existe o joio e o trigo, existe também o insensato e o imprudente. ambos professam uma fé, mas  a diferença é quase imperceptível por meios normais. O joio e o trigo, a diferença está no fruto e não na aparência, também o insensato professa, mas não obedece, seu alicerce é areia, ocultamente superficial, porque? porque não obedece, não cumpre as palavras de Cristo, vive no engano da graça sem obediência, a graça convertida em dissolução.
 Você suporta os grandes combates, continua firme, diante das adversidades? os ventos sopram, Os rumores das águas chegam, mas você está firme, se estiver na rocha. Todo o grande combate contra os filhos do Altíssimo, será em vão, pois eles estão firmados na rocha, porém os que tem o fundamento em alicerces superficiais e frágeis, ruirão, e para um grande combate onde não há resistência, haverá uma grande ruína. Certa vez escrevi um poema:

Cristo, minha Rocha e esperança
Repouso da minha santíssima fé
Alicerce da minha preciosa esperança
Nele, estou firme em santa obediência
Eu servo, Ele Senhor, eis minha terna confiança

É uma grande benção viver essas verdades, Cristo nossa rocha, onde nosso fundamento espiritual ganha segurança, essa deve ser a nossa experiência na vida cristã. É verdade que sofremos as aflições da vida presente, muitas tempestades ameaçam o horizonte da nossa existência, porém aqueles que estão em Cristo, estarão eternamente seguros.

Pr Clávio J. Jacinto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content