sábado, 13 de dezembro de 2014

Um ídolo Chamado Papai Noel

Papai Noel: O ídolo que os evangélicos estão tolerando.


 Tenho saudades da época que os cristãos evangélicos tinham uma aversão pela idolatria, hoje tudo mudou. Começo a desconfiar que os evangélicos modernos estão cada vez mais idolatras. Há evangélicos que idolatram “placa de igreja” outros idolatram cantores, outros idolatram pregadores, e a avareza, amor ao dinheiro tem sido uma marca distinta dos neo-evangelicos. Assim nasceu o cristianismo vale tudo.
 Entre tantos ídolos que estão entrando de modo sutil na casa dos crentes, é esse tal de “papai Noel” isso soa um tanto cômico, me faz lembrar das palavras de Jesus: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?” (Mc 12:24)
 O próprio nome desse ídolo natalino diz tudo : “Papai Noel”. Ele é a figura central das comemorações natalinas. O mítico, o semi-deus. Jesus já advertia aos seus discípulos: “E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.” (Mt 23:9). Esse tal de Noel é um impostor. Primeiro, porque toma a gloria que não lhe pertence. Como o povo gosta de fantasias, ele sobrevive, as custas da crendice do povo. A figura do Noel tal como se conhece hoje tem suas origens em um  “santo” católico que viveu no século 4, seu nome era Nicolau, bispo de Mira, na Turquia. Nicolau é o santo padroeiro da Rússia e da Grécia. Foi na Alemanha que ele foi associado com o dia 25 de dezembro, e logo em seguida chega na América do Norte com o nome de “Santa Claus”.  O colunista americano Thomas Nast a partir de 1881 começou a desenhar uma figura barbuda que identificava como o Noel, e em 1931 foi criada uma campanha publicitária para a Coca Cola em torno da figura do Santa Claus ou São Nicolau. Ele ganhou todo o perfil pelo qual se conhece hoje, vestido de vermelho, gorducho. Na américa do norte também se desnvolveu outras superstições relativas ao Noel. Seu transporte seria um trenó com oito renas que puxam esse trenó pelos ares, sobrevoando e entregando presentes. Todo esse misticismo não é inocente. A associação do padroeiro e santo católico com a figura do Noel é bem intima, na verdade trata-se de um só personagem. Ele apenas ganhou um perfil mais sofisticado depois de se tornar o garoto propaganda de refrigerante. Ganhou popularidade e hoje vemos esse tal de Noel estampado em cartões, capas de revistas, e sua imagem é colocada em portas, chaminés telhados etc e etc.
 Qualquer cristão que introduza um boneco que represente Noel, está colocando a imagem de um santo católico dentro de casa. Isso é tão lógico  quanto obvio. Não somente a data de 25 de dezembro é um equivoco, como também é uma associação com o paganismo. Os cristãos primitivos não conheciam tudo isso que vimos a respeito de natal. Em um livro sobre o assunto encontramos a seguinte informação: “Autoridades históricas demonstram que, durante os primeiros 3 séculos da nossa era, os cristãos não celebraram o Natal. Esta festa só começou a ser introduzida após o início da formação daquele sistema que hoje é conhecido como Igreja Romana (isto é, no século 4o). Somente no século 5o foi oficialmente ordenado que o Natal fosse observado para sempre, como festa cristã, no mesmo dia da secular festividade romana em honra ao nascimento do deus Sol, já que não se conhecia a data exata do nascimento de Cristo.”
 Sem apoio da bíblia e sem apoio da historia da igreja, o natal e todas as suas crendices nada mais são do que mentiras.
 A figura de Noel como centro das atenções é um tanto antibiblica.
Primeiro, vejamos como é que as crianças são incentivadas a pedirem presentes para esse tal de Noel, ele é onisciente para conseguir atender a todos?
 Depois ele vem pelos ares, com seu trenó, além disso ser um mito, tem fortes tendências de ocupar um lugar que não lhe pertence, Jesus sim virá nos ares, e a bíblia diz que virá como ladrão, e o Noel quer imitar o SENHOR  JESUS CRISTO quando vem e entra pela chaminé...
 Jesus fala que quem não entra pela porta, é ladrão e salteador “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador”. (Jo 10:1)
 É lógico que o Senhor está falando de coisas espirituais, mas ele está usando um principio de lógico que se compreende a partir das experiências da vida real. Noel é um invasor, Jesus bate para entrar, Noel não! (Apocalipse 3:20)
 Vejamos a história dos evangélicos; os reformadores desde 1644 rejeitaram essa crendice romana. O natal e os elementos característicos dessa crendice foram rejeitados, principalmente pelos puritanos.  A arvore de natal, com suas coloridas e brilhantes bolinhas, tudo isso tem raiz no paganismo, não há nada de santo e bíblico nessas praticas provenientes do paganismo. E quando crentes acendem luzes, estão celebrando a Santa Claus, já que tudo se interliga num sistema de crendices pagãs. Quando crentes colocam figuras de Noel dentro de casa, estão praticando idolatria, porque Noel é um deus, o deus natalino, e em ultima analise um santo católico. Um padroeiro, um santo que é invocado em muitas paises e cultuados ainda em outros.
 A bíblia nos adverte: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria.” (1Co 10:14).
 Pessoas cegas vivendo um cristianismo falso, não se importam com os mandamentos
Deus, lideres cegos que só pensam em dinheiro, não pregam a verdade para suas ovelhas, haverá um acerto de contas. Deus vai requerer dessa gente que se omitiu em pregar a verdade. (Tiago 2:1)
 O Noel .idolo mudo, mito que desvia as pessoas do verdadeiro DEUS, será causa de tropeços para muitos crentes que não mais sabem distinguir o que é verdade e o que é um mito. Crentes que colocam presépios e luzes natalinas, apenas seguem o curso desse espírito pagão idolatra que permeia a celebração de natal no dia 25 de dezembro.
Cristãos não devem colocar figuras de Noel em casa, pois isso é desobediência, a bíblia fala: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.”(1Jo 5:21)
 “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.”1Jo 2:4)
 todo esse emocionalismo e todo esse materialismo que envolve o natal não passa de mera vaidade. Estejamos longe de todas essas praticas, para que sejamos sóbrios. A única luz que deve brilhar em dezembro é a verdadeira luz espiritual. O cristão verdadeiro que tem compromisso com DEUS, esse deve brilhar, pois a brilha diz que somos a luz desse mundo, e não somente em dezembro, mas durante todos os dias.

DEUS ABENÇOE TODOS

CLAVIO JUVENAL JACINTO

Um comentário:

  1. Perfeito pastor.... Noel, querendo ursurpar a glória que pertence a um só, a Deus

    ResponderExcluir

Footer Left Content