quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

A Fé Preciosa e Santissima


Leitura Judas 3 e I Pedro 1:7


 A fé é um ato de confiança, todo o nosso legado espiritual é construído  sobre a fé, nesse caso a  fé em Deus, o Deus da bíblia. Essa fé, não é uma fé comum, ela é uma fé extraordinária, porque não dizer: radical. A verdadeira fé molda o caráter e a conduta de uma alma, é o poder vitalicio da luz que ilumina o nosso caminho. No mar da existência  terrena, com todas as suas tempestades, a fé é o fanal  que nos conduz por direções seguras. Aparentemente a fé não é racionalista, ela porém é uma atitude sábia. A racionalidade trata das coisas terrenas, a fé trata das realidades espirituais. As coisas terrenas e fisicas são passageiras, a fé leva-nos para a coisas inabaláveis. Deus não sofre de entropia, ELE é de uma eternidade a outra eternidade, sustenta todas as coisas pelo seu poder, e mantem em ordem o curso de toda a história pela sua soberania. A história não está fora de controle do Senhor, podemos não entender os momentos críticos da civilização, podemos não entender as crises existencialistas, podemos não entender a injustiça e o mal que predomina sobre as coisas aqui neste mundo, mas na medida que o tempo se amplia, em direção as coisas infinitas, haverá luz espiritual suficiente para compreendermos as coisas mais difíceis. Isso é uma questão de tempo, chegaremos ao nível de compreensão das coisas mais profundas da vida.
 A fé é preciosa, porque ela é abrangente, não somente com relação ao tempo, mas também com relação a espiritualidade, Spurgeon afirmou em um de seus sermões sobre a fé: "Comecemos com o início. O primeiro elemento da fé é conhecimento. Ninguém pode crer em algo que ele não sabe. Isso é uma afirmação clara, evidente em si mesma. Se ouço falar de uma coisa que não conheço, não posso crer nela". A fé, portanto, não é cega, não haverá progresso na fé se não existir movimento e relacionamento, e não pode existir um relacionamento e um movimento se antes não existir uma visão equilibrada. Em Hebreus 11, o capitulo expositivo do santuário da fé, tudo está relacionado com a fé em movimento. Pela fé Abel ofereceu, pela fé Abraão  obedeceu, reinos foram vencidos, a justiça foi praticada, as promessas alcançadas. A fé é poderosa nesse sentido de abranger  uma revolução interior e exterior, no espaço e no tempo, no agora e na eternidade. você experimenta essa fé? 
 A fé é um ato revolucionário porque se mobiliza contra a natureza caída do homem, e se aperfeiçoa segunda a vida transformada criada por Deus, é uma aceitação plena da obediência e uma rejeição completa do pecado, afinal de contas, ela é santíssima, porque tem suas raízes na crença e na atitude serviçal ao Senhor Deus Triúno. É preciosa porque é lapidada pela misericórdia divina e o  alvo fundamental da fé é o próprio Senhor Deus Todo Poderoso.
 A fé, a adoração, o temor a Deus, são pedras preciosas que adornam a noiva de Cristo. Mas a fé não é um mero intelectualismo moldado por crenças, também não é uma especie de otimismo. A fé é um fundamento, e esse fundamento é a base da nossa cosmovisão existencialista. A fé tem um alvo e um propósito, como propósito, a fé nos direciona a servir a Deus, a obedecer a Deus, obediência a Deus é nos colocarmos na posição e ou movimentar-se de acordo com o proposito supremo de Deus, a fé como uma alvo, nos direciona num relacionamento afetivo a uma pessoa real, não somente real, mas que também é o fundamento de todas as realidades: o próprio Deus. A fé é uma revolução espiritual, vimos isso na chamada de Abraão, na chamada de Saulo de Tarso, na vida dos discipulos e na história da igreja cristã. Onde a verdadeira fé é exercida, coisas extraordinárias acontecem, todos os que andam por fé, caminham em direção a glória.
 A fé é  preciosa e santissima porque Deus é precioso e santíssimo,  como isso não poderia alterar a nossa visão da vida? confiar no Deus que tudo pode, que é eterno por natureza, santo em seu carater, precioso na sua misericórdia, profundo em seu paterno amor, nos faz repousar seguro numa confiança inabalavel.
 Que possamos viver essa fé maravilhosa em seu carater, preciosa e  santissima, experimentando os frutos que podemos colher cultivando ela em nosso coração e aperfeiçoando ela pela ação do Espirito Santo em nossa vida

Pr Clavio J. Jacinto
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content