sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Apostolos de palha



No ano 64 da era Cristâ, Paulo escreveu uma carta a igreja de Efeso, trata-se de uma carta magnífica, cujo quilate espiritual sobressai pela excelência de seu conteúdo. Muitos anos depois, em cerca de 90 da era cristã, João desterrado na ilha de Patmos recebe uma ordem, de escrever uma carta para sete igrejas da Asia, entre elas está novamente a igreja de Efeso,  Jesus elogia os cristãos daquela igreja, qual foi o motivo desse elogio? “E puseste a prova os que se dizem apostolos, e o não são, e tu os achastes mentirosos”(Apocalipse 2:2). Aqui está algo interessante, digno de uma meditação. Naquela época, na igreja recém formada, alguns apareceram em Efeso, eles se apresentaram como apóstolos de Jesus Cristo, a igreja desconfiou desses homens, e usou de discernimento e filtrou as intenções desses supostos apóstolos, e os achou mentirosos. Eram enganadores, falsos, fraudulentos. Jesus elogiou os cristãos de Efeso por isso. Não sabemos precisamente o que pretendiam aqueles falsários, porém vimos que eram obreiros fraudulentos, enganadores que pretendiam usurpara posições de forma sutil.
 Assim como nos primeiros séculos surgiram muitos enganadores, na atualidade isso não é diferente, estamos convivendo com o engano desde o principio de todas as coisas, isso é uma realidade irrefutável pela ótica das escrituras. Ao lermos as epistolas de Paulo, e também as epistolas universais de João encontramos toda essa realidade do engano,  uma leitura do texto clássico sobre o tema do engano, a passagem de I João 4:1 a 6, onde é ordenado o teste aos falsos espíritos, associação entre falsos espíritos que não procedem de Deus e falsos profetas é evidente pela leitura do todo o contexto.
Voltando para a questão dos falsos apóstolos, também não sabemos como os cristãos de Efeso fizeram o teste, para desmascarar os falsos apóstolos, essas informações não foram passadas para nós, o elogio a igreja de Efeso, se concentra na ação de coloca à prova os que faziam a declaração de serem apóstolos, mas que de forma sutil, na verdade eram enganadores, mentirosos, falsos apóstolos.
Os cristãos não têm uma idéia do que significa ser um apostolo, a visão contemporânea [e distorcida. Fala-se muito sobre o ministério apostólico e apóstolos em nosso dias, não quero fazer uma critica barata, ou um julgamento imaturo sobre a questão, apenas fazer uma avaliação e pelo menos revelar as marcas de uma autentico apostolado.
Em primeiro lugar, um apostolo não era um ser sobrenatural, era apenas um homem respondendo uma chamada responsável, representando os valores do reino de Deus e servindo de porta voz para uma missão divina, a missão da proclamação do evangelho. Não tinham uma posição de status como alguns querem entender  hoje, eram homens simples, que tinham a missão de desbravar o mundo para a recepção das boas novas, por isso era um trabalho árduo, não havia conforto e nem regalias materiais, isso pode ser observado dentro do Novo Testamento de forma muito simples, qualquer um entende isso. Esse trabalho era duro, pois sofria a oposição do mundo, seus inimigos estava inseridos na sociedade, e a mensagem do Reino era revolucionaria, confrontava os valores caídos de um sistema falido, e isso nunca mudou, sempre foi assim, não é de admirar que quase todos tiveram que morrer pela causa que defendiam, e então entramos na outra parte
Em segundo lugar, o apostolado pavimentava o caminho do martírio, um verdadeiro apostolo sabia que com o tempo, corriam o risco de morrer pela fé, veja Paulo em Efeso, ele é confrontado pelos adoradores da deusa Diana, porque pregava mensagens que denunciavam os falsos deuses pagãos, os valores do evangelho, seus conselhos e princípios eram uma oposição direta as religiões daquela época, e por ser assim, praticamente todos morreram por causa disso, com a exceção do apostolo João, a noticia que chega até nos é que todos os outros foram martirizados, os apóstolos modernos trilham esse mesmo caminho? Essa é uma pergunta um tanto pertinente, mas o legado dos apóstolos do Novo Testamento é completamente diferente dos contemporâneos.
Em terceiro lugar, os apóstolos de Cristo, na igreja primitiva eram homens que não construíam impérios financeiros.  Nos primeiros versículos do capitulo de 3 do livro de Atos  lemos a narração de que Pedro e João iam orar no templo, e encontraram um coxo pedindo esmola, eles não tinham dinheiro para dar, mais tarde Paulo descreve também a sua condição de sofredor em sua defesa descrita em II Corintios 11, ele fala do sofrimento das dificuldades e das adversidades que lhe sobrevieram por causa do seu apostolado, e ele exorta a termos contentamento quando tivermos o suficiente para comer e beber.

Em quarto lugar, eles eram apóstolos de ferro, passavam pelo fogo o mundo era um lugar inóspito para eles, venciam os confrontos, não tinham medo de enfrentar as provações, estavam prontos para morrer por Cristo, esse era o perfil de um apostolo após a descida do Espírito Santo em Atos 2, sofriam naufrágios, prisões, açoites, o apostolado era um exercício de dor pela causa de Cristo, além disso, havia um ingrediente básico: a humildade, eram os apóstolos verdadeiros serviçais, Paulo se considerava escravo de Cristo (Romanos 1:1) e o ultimo dos apóstolos (I Corintios 15:9) havia uma profunda humildade em todos.
Em quinto e ultimo lugar, havia no colégio apostólico, um apostolo de palha, era Judas Iscariotes, ele servia a Cristo com intenções secundarias, conforto, bem estar, dinheiro, fama, aplauso. Parece que essa influencia negativa atingiu os outros colegas de apostolado, quando as coisas começaram a ficar complicadas e o caminho da cruz começou a se abrir, todos praticamente fugiram negaram e se esconderam de Cristo.  A p0laha de todos só foi removida depois do fogo do pentecostes. Apóstolos de palhas são aqueles que querem a posição e o titulo, para beneficio próprio, querem construir impérios financeiros e viver de modo confortável nesse mundo. A mensagem de tais não confronta os valores caídos do mundo, nem fazem  oposição aos pecados do homem, esses também são apostolos de palha. Verdadeiros apóstolos confrontam o mundo e o pecado, desbravam, lutam, sofrem, tudo pela causa do evangelho, o quilate espiritual do verdadeiro apostolo é  suportar o fogo da provação, da morte, da aflição, do sofrimento por causa de Cristo, a vida de sacrifício [e uma característica de tais.
Quer encontrar verdadeiros apóstolos em nosso dias?  não procure eles pelo caminho da fama, do aplauso, do luxo, das riquezas, da prosperidade, do egoísmo, do orgulho, os verdadeiros apóstolos trilham o caminho do martírio, porque ao declarar ser um apostolo, o homem de Deus, afirma em outras palavras, estar pronto para suportar as aflições como bom soldado de Cristo e a morrer por Ele.


Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content