segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

As Aflições Produtivas



Uma das passagens mais magníficas dos escritos de Paulo, relacionados ao sofrimento, é II Coríntios 4:16. Nessa passagem encontramos o ensino precioso de que a nossa leve e momentânea tribulação produz um peso de glória mui excelente. A bíblia ensina claramente que existe uma tribulação produtiva. Essas aflições e tribulações permitidas por Deus tem um valor incalculável para o desenvolvimento do caráter, o aprimoramento do nosso relacionamento com Deus e para enriquecer a nossa experiência espiritual. Porém, há uma corrente hedonista e humanista dentro do cristianismo, que promove a cultura do hedonismo, estamos sendo bombardeado teologicamente por ensinos corruptos, de que o crente tem que viver uma vida paradisíaca aqui nesse mundo, desfrutando de saúde, longevidade, longe de problemas, usufruindo de bens matérias e muita fartura. Essa ideia permeia todo o cristianismo moderno, e é o motivo que faz tanta gente abraçar o cristianismo como religião. Mas isso é uma heresia. Jesus advertiu que no mundo teríamos aflições (João 16:33) abrimos as paginas do Novo Testamento e as paginas da historia da igreja dos primeiros séculos e vimos como o sofrimento e a tribulação moldou a igreja recém formada. A tribulação produtiva, é algo extraordinário para a nossa vida cristã. Nunca deveríamos fugir das coisas que deus permite que venha até nós, para promover o crescimento espiritual. E é isso que a tribulação produtiva faz! Quando Deus permite que passemos por dificuldades. Quando andamos pelo caminho certo, fazemos as coisas certas, mas as coisas difíceis vem ao nosso encontro, a dor, o sofrimento e as tribulações, devemos estar certos de que o Senhor quer  nos dar lições preciosas, aperfeiçoar o nosso caráter, produzir em nós um peso de glória mui excelente. Tais coisas não chegam até nós por vias normais, no conforto e num estagio de vida livre de problemas. A tribulação vem como um dínamo que produz energia para a fé, força para a esperança, e nos ajuda a incrementar uma vida de intimidade e devoção a Deus. Para o homem espiritual, a tribulação não o afasta de Deus. Quantas pessoas abandonaram a Cristo porque passaram por momentos difíceis e tribulações intensas em suas vidas. Elas olharam para a situação e lamentaram “fiz tudo certo, não mereço passar por essa tribulação”. Não perceberam, ou ainda não foram ensinadas desde cedo, que o Senhor muitas vezes usa a tribulação para alcançarmos um nível de espiritualidade maior, muitas vezes Deus usa a tribulação para nos moldar, para lapidar nosso caráter, para enriquecer a nossa vida de experiência. Deus usa a escola da aflição, para nos conduzir para patamares de vida piedosa mais sofisticada, porém muitos caem no erro de olharem para si mesmos, e se acharem injustiçadas por Deus, e então abandonam a fé. Há quem nutra uma amargura doentia por Deus.  Por falta de visão espiritual, e por promoverem o hedonismo, muita mestres omitem a verdade do valor das tribulações, e ensinam uma espécie de triunfalismo hedonista para os crentes.  Podemos perceber isso na hinologia contemporânea, as igrejas evangélicas modernas abraçaram uma musica antropocêntrica que promove a vitoria sobre toda e qualquer tribulação, como se tudo o que promove a aflição, sofrimento e dor fosse um fator que devasta a nossa vida e promove a apostasia, e denota um ar de derrotismo. Mas quando lemos a historia de Grandes homens de Deus notamos que esse não era o caminho que eles trilharam. Leia a história de Daniel, que foi arrancado da sua família, de seus amigos, de seu lar e de sua nação, você pensa que foi fácil viver numa terra pagã, distante e solitário? Leia a historia de Jose, quando é traído por seus irmãos, vendido como escravo, separado de seus pais, pagando por um crime que não cometeu, todo esse processo, foi uma escola de aprendizado e aperfeiçoamento espiritual. José era justo. Ele não merecia, na cosmovisão humanista e hedonista, ele nunca merecia isso! Mas Deus permitiu, e vimos como as aflições produziram em José um peso de glória mui excelente!
Como já disse, a hinologia moderna rouba de nós, os propósitos de Deus. Somos chamados a lutar em oração para nos livrar das aflições, ao invés de sermos conduzidos aos propósitos que elas  nos conduzem. Queremos nos livrar da prova, e não tomar posse do que ela pode produzir em nós. Eu não estou sendo masoquista, tentando promover uma cultura de prazer na dor. Nem mesmo estou afirmando que é bom sofrer. Não estou falando acerca do bem estar e do conforto na dor. Porque isso não existe nela. Mas estou falando na tribulação permitida por Deus,  exclusivamente sobre esse tipo de tribulação. Aquela que dentro do propósito divino, pela soberania infinita do Senhor , produz um peso de glória mui excelente. E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. A escola de Cristo é uma escola de aflições que produzem glória. Porém não queremos saber o que Deus tem de melhor para nossa vida, queremos um cristianismo hedonista, onde estejamos isentos de todos os problemas e aflições.

As aflições do tempo presente muitas vezes são permitidas por Deus, porque precisamos nos aperfeiçoar por meio delas. Elas são lições preciosas que Deus usa, para que tenhamos uma vida mais rica de significados. Tenhamos percepção espiritual, principalmente nas coisas concernentes a eternidade, não devemos atentar para as coisas que se veem, mas para as invisíveis. Deus anseia que clamemos pela vinda de Cristo, Deus anseia por comunhão intima e profunda com Ele, Deus anseia por filhos que à semelhança de seu Filho Jesus Cristo. E isso raramente vem através de uma vida de conforto, festas, riquezas e bonança. Então o Senhor usa os meios necessários, para que o nosso coração não fique completamente apegado com as coisas terrenas. Precisamos ter um entendimento equilibrado sobre as aflições que Deus permite sobre seus Filhos. Elas produzem, são produtivas. Nosso caráter, nossa espiritualidade, nossa fé, nossas convicções, nosso amor, nossas experiências espirituais, tudo se aperfeiçoará através dessa produção em grande escala na nossa vida. Sei que essa não é uma visão popular do sofrimento, mas é bíblica. Para finalizar, necessário é esclarecer  que, as aflições produtivas são somente aquelas permitidas por Deus com propósitos definidos por Ele. As tribulações do tempo presente não podem ser comparadas com as glórias celestiais. Outros tipos de aflições produzidas por nossas decisões erradas ou por nossos atos irresponsáveis, ou ainda por causa de nossos pecados e desobediência, podem não ser produtivas, e na maioria das vezes são consequências. Só quando Deus usa a disciplina corretiva, pode haver algum beneficio na tribulação. Quando elas vem até nós por causa de nossos erros e pecados, então elas são consequências, muitas vezes devastadoras na nossa vida. Essas não produzem excelente peso de glória, nos trazem dor com angustia, por causa das consequências de nossas ações.
Talvez você esteja passando por momentos de aflições, mesmo não tendo feito nada de errado. Você simplesmente olha para o alto e diz: “Não entendo, Senhor, eu estou fazendo tudo certinho, mas as lutas não vão embora” Elas foram permitidas por Deus, não para irem embora no seu desconforto do sofrimento, mas foram permitidas para serem produtivas em você. Elas certamente irão embora quando cumpriram os propósitos divino na sua vida. Não entender isso, gera incredulidade, rebelião e ódio contra de Deus (Conheço gente que odeia Deus por causa das tribulações que tiveram que passar, acreditando que não mereciam tais coisas!)
Há um hino muito bonito, escrito por Frida Vingren, que denota o valor das aflições permitidas por Deus
...Os mais belos hinos e poesias, foram escritos em tribulação, e do céu as lindas, se ouviram na escuridão...
Paulo e Silas presos, com as costas feridas e sangrando, numa cela escura...cantaram...
O que você faria se estivesse lá sofrendo no lugar deles? Qual seria a sua reação? Como você interpretaria toda aquela situação? Se suas costas estivessem cobertas de chagas produzidas por açoites, numa prisão desconfortável, cheia de bandidos, um ambiente cheirando a urina, fezes e suor, cercado de ratos e insetos, em escuridão e com os pés amarrados no tronco? O que você diria nessa situação, como você interpretaria as circunstancias, sabendo que ali estaria pelo simples fato de ter cometido o delito de pregar o Evangelho?
Sugestões para o estudo bíblico: Livro de Jó, Genesis 37 a 50, Livro de Daniel, Salmos 34:19, livro de Atos etc.

Autor: Pr Clavio J. Jacinto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content