segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Características da Pregação Cristã Genuína



Texto bíblico: I Tessalonicenses 2:1 a 6
Nesse texto paulino, encontramos uma série de fundamentos básicos para a construção e a identificação de uma verdadeira pregação bíblica, é necessário que prestemos atenção sobre esses fundamentos ou princípios, porque de outra forma, estaremos sendo enganado PR falsos discursos que enganam e nos conduz aos erros mais terríveis.
1-      A pregação é um combate espiritual (Versículo 1) sim! É verdade, de outra forma, a bíblia não seria chamada de espada. Estamos em um combate como esteve Jesus e usou a Palavra de Deus na tentação no deserto (Mateus 4:1 a 11) corrigindo as insinuações heréticas do diabo, ele usou a Palavra santa e suficiente. Assim, o verdadeiro pregador não faz show com as peripécias de uma boa retórica. Ele está em um combate espiritual onde cada verdade da Palavra de Deus vai ser confrontada com as mentiras do diabo e do mundo. Não importa o quanto isso possa ser intenso e radical, mas a pregação que não está no nível de uma batalha pela verdade, não está no nível espiritual da sã doutrina. Com maior ou com menor intensidade, cada pregação vai ser uma batalha, e em cada pregação, pelo fato da Bíblia ser viva e eficaz, todos os ouvintes irão reagir diante de um sermão bíblico e espiritual.
2-      A exortação na pregação não deve ser com engano (Versículo 2) é verdade que temos que tratar de nosso próprio medo. E também é claro que não devemos ferir as pessoas com palavras mal colocadas. Porém nunca devemos enganara as pessoas. Elas não merecem ser enganadas pelos atalaias de Cristo. O evangelho é a verdade, nele é revelada toda a justiça de Deus. A verdade nunca deve ser com engano, devemos ser sinceros em nossa teologia, devemos ser sinceros em nossa exposição da verdade. Não podemos conceder prometer salvação para os incrédulos, não podemos reduzir a seriedade do inferno e a gravidade do pecado, nunca podemos enganar as pessoas com falsos discursos ou com nossas opiniões pessoais ou pela má exegese ou pela nossa ignorância. Se não sabe sobre tal assunto, não fale, mas cale a boca.
3-      Não deve ser com fraudulência (Versículo 2) cuidado com as mentiras, com estórias e fabulas infundadas, cuidado ao reduzir as verdades da bíblia a simples anedotas.  A verdade não pode ser adulterada e muito menos devemos usar de qualquer tipo de fraudulência, porque adulterar a mensagem do evangelho é falsificá-lo.
4-      Não deve ser impura (Versículo 4) Pureza doutrinaria ou sã doutrina são requisito fundamentais para a ortodoxia cristã. Nossa opinião pode manchar a mensagem do evangelho, nossa má exegese pode também pode manchar a mensagem do evangelho, assim como as opiniões dos outros.  Pregue a pureza bíblica. Boa hermenêutica, boa exegese, respeito o contexto e acima de tudo, bíblia interpretando bíblia, são recomendações fundamentais para promover a pregação pura.
5-      Não deve ser focada no objetivo de agradar pessoas (Versículo 4) melhor agradar a Deus. Se pregarmos todo o conselho de Deus, nem sempre iremos agradar a todos, Paulo não agradou os efésios, onde estava o templo da deusa Diana, quando chegou com a mensagem do evangelho, João Batista não agradou Herodes com a sua posição contra o casamento daquele político, nem se, pré iremos e não devemos agradar aos homens. Isso pode comprometer a pureza do evangelho. A mensagem da cruz não pode ser diluída para satisfazer a vontade dos pecadores e dos impenitentes.
6-      Não deve ser focada no objetivo de lisonjear (Versículo 5) o mundo gospel está cheio de pregações musicais, ou seja “louvores” que n verdade são musicas triunfalistas e emocionalistas feita na medida par agradar gregos e troianos. A pregação também pode seguir o mesmo rumo, lisonjear pessoas parece ser um meio de levar uma mensagem diluída, a fim de promover um evangelho aceitável a qualquer um, sem precisar que haja qualquer tipo de renuncia e real conversão.
7-      Não deve ser feita com pretextos de avareza (Versículo 5) Sim! Muitas pessoas querem fazer do ministério uma profissão, por isso precisam ser pagas pelo publico que quer ouvir o que gostam de ouvir. É verdade que existe a musica gospel comercial, e também a pregação gospel comercial. Que dá Ibope e atrai o publico, não por causa da mensagem da cruz, mas por causa da mensagem mercenária. Feita na medida para vender, arrancar aplausos e elogios e dinheiro. Foge dessas coisas.

8-      Por ultimo, não se busca a glória dos homens pela pregação (Versículo 6) eis aqui algo que deve ser levado em conta. Pregar o evangelho não pode levar você ao hall da fama, mas aos pés de Cristo.  Não busque aplausos, porque não existem aplausos para um pregador crucificado. Não seja seduzido pelas lisonjas e os elogios de quem quer corromper você. A pregação só tem um objetivo: proclamar a graça de deus e a gloria de Cristo. Tudo o que está fora desse foco é palha sem valor. Um pregador que prega um sermão por ano, mas que prega para a glória de Cristo, receberá maior galardão do que aquele que tema a agenda cheia, mas prega para satisfazer seu próprio ego e receber glórias de homens. Essa é uma verdade indiscutível. Pregadores da mensagem da cruz, não tem muito espaço nesse mundo gospel apostata, ouvi dizer que os púlpitos das igrejas norte americana quase todas se fecharam para A. W. Tozer. Sua mensagem era muito dura e real para os ouvintes daquela época. É  isso, Tozer era um home que não pregava para arrecadar dinheiro, satisfazer homens e arrancar aplausos. Todo o pregador verdadeiro passa pelo mesmo caminho.

Clavio J. Jacinto

c

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content