quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Maçonaria : Perspectiva Cristã



Um livro antigo sobre a maçonaria, já aborda o problema que envolve o entendimento dessa misteriosa sociedade secreta:  “A Maçonaria é bastante desconhecida como sociedade secreta e perigosa; e não o é menos como força ativadora de todas as revoluções e guerras.” (1)
Assim também entendo ser  a maçonaria, uma força política que vem influenciando a historia de uma maneira mais profunda do que imaginamos.  Os tentáculos dessa sociedade secreta vão além, muito mais além do podemos imaginar. “A Maçonaria é causadora dos mais aterradores eventos da história. A Revolução francesa, a grande guerra, os regimes de terror em todos os países e épocas, a .guerra última da Espanha, as anteriores na Rússia, Hungria e México foram produtos d.e sua forja diabólica, direta ou indiretamente, por efeitos de ação ou de reação, por movimentos políticos ou religiosos, econômicos ou industriais, de caráter civil ou militar.”(2)  “A essência da Maçonaria está, pois, no controle de inúmeras seitas secretas, de inú- meras associações, governadas, aparentemente, por homens até bem intencionados, mas invisivelmente escravizados, ao menos por influência indireta, a um punhado de homens ardilosos, que manobram toda a política e economia mundial.” (3) Isso não soa muito bem com as palavras das Escrituras “Segui a paz com todos e  santificação sem a qual ninguém verá o Senhor”(Hebreus 4:12)
Portanto precisamos entender a maçonaria como um movimento secreto, eclético e político religioso, que age nos bastidores da civilização. “Existe, realmente, um punhado de homens, que governam o mundo, por organização secreta. E esta organização é a Maçonaria, que não é uma simples corporação, uma só seita, mas uma corporação de muitas corporações ou seitas secretas (4)  “Novamente  o transportou o diabo a um monte muito alto; e  mostrou-lhe todos os reinos desse mundo e a glória deles”(Mateus 4:8) “E não vos comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, antes condenai-as”(Efesios 5:11)

Por ser secreta, e por ser político religiosa, deve ser evitada por todo o cristão verdadeira, pois fere a essência dos ensinos de Cristo, que ao ensinar e promover a causa do evangelho, institui a igreja como uma organização aberta e não fechada, que promove a luz e não a obscuridade, que promove a paz e não fomenta as guerras. Concordo plenamente com Ricardo Lacierva que escreveu “Enquanto o cristianismo se apóia na fé e baseia sua estrutura moral na graça divina sobrenatural, a Franco-Maçonaria possui somente uma verdade natural e leva a conhecimento de seus associados o livre pensamento e a investigação através da razão somente. Apóia sua estrutura moral nas forças naturais do homem e possui somente objetivos naturais. Desde aí essencialmente a incompatibilidade entre cristianismo e maçonaria.”(5)
No seu Livro “Maçonaria, por trás da fachada de luz”, William Schnoebelen ex- satanista faz a pergunta crucial no segundo capitulo de seu livro: Mas a maçonaria é uma religião ou não?  Segundo Schnoebelen, a Maçonaria promove a si mesma como uma organização religiosa.(6) ela tem todas as características de uma religião, rituais, crenças e reúne-se de modo eclético, político-religioso, alguns adeptos e defensores da maçonaria, afirmam que ela não é uma religião, mas J. Scott Horrel escreveu “A maçonaria, apesar de se denominar não-religiosa, divulga uma filosofia em ultima analise anticristã. Subjacente á irmandade e aos esforços de caridade, existe um programa escondido advogando uma religião sincretista, negando a pessoa divina e a obra salvifica de Jesus Cristo e mantendo elos sinistros com o ocultismo”(7)”E esta é a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhuma”(I João 1:5)
Como uma organização secreta, mais comumente chamada de “sociedade secreta” a maçonaria é vista como uma entidade associada ao misterioso e ao ocultismo, parte dessa crença é o resultado da natureza como procedem em suas reuniões, aquilo se faz escondido, que foge aos olhos “profanos”, acaba despertando a curiosidade de uns e a desconfiança de outros. Como bem descreve John Ankerberg e John Weldon sobre a natureza dos mistérios ritualísticos da maçonaria “A loja é também uma sociedade secreta. A fim de manter o seu segredo, a maçonaria faz uso de simbolismos, juramentos e rituais secretos para instruir os novos membros chamados de neófitos. Cada novo membro, durante essas cerimônias secretas, jura permanecer fiel  a loja e aos ensinamentos. Tais ensinos informam ao novo candidato como ele deve servir, e as recompensas que pode esperar”(8)) Assim, de acordo com a sua simbologia, fortemente influenciada pelo ocultismo, por seus rituais e juramentos, a maçonaria é uma organização contraria ao cristianismo e a fé cristã, imcompativel com a natureza santa dos ensinos de Cristo. Tentar ser cristão e  ser maçom ao mesmo tempo, implica em querer servir  a dois Senhores, o que dentro da doutrina cristã é impossível (Mateus 6:24) Um cristo é chamado a buscar o reino de Deus e não os reinos desse mundo e as coisas associadas ao reino terreno dominado pelo deus desse século (Mateus 6:33)
Para G. W. Leadbater “As origens da maçonaria se perdem nas neblinas da antiguidade”(9) outros maçons advogam que a maçonaria existe desde o princípio do mundo ou antes dele, classificando Adão como primeiro iniciado nos mistérios maçônicos (10) Mas alguns historiadores afirmam que  a data de 1717 dá inicio a maçonaria.  Christian Jacq em “Masoneria, História y iniciacion” associa a maçonaria a religião egípcia e aos mistérios pitagóricos. Se assim for, então ela está associada ao paganismo, levando ainda aquela característica distinta das religiões antigas, envolta em mistérios e de natureza hermética. (11) Mas com relação ao paganismo e aos sistemas religiosos, Paulo declara a condição dos efesios, antes da chega do evangelho: “Em que noutro tempo andastes segundo o príncipe das potestades, do espírito que opera nos filhos da desobediência”(Efesios 2:2) Os  mistérios do paganismo e as religiões pagãs estão mergulhadas em completa obscuridade.
Vimos assim uma associação ente paganismo e maçonaria, esse sincretismo visto em seus ritos e símbolos torna bem obvio que a fé cristã é incompatível com a maçonaria. Primeiro porque a maçonaria tem a estrutura de uma religião, como declararam John Weldon e John Ankerberg :Os maçons não só tem uma confissão de fé em suas próprias crenças doutrinarias, mas também as suas crenças maçônicas são distintas. Fica evidente que a maçonaria ensina doutrinas religiosas especificas que não são aceitas por muitas outras religiões. Isso significa que  a afirmação maçônica de não possuírem doutrinas religiosas distintas é falsa”(12) Ora devemos ter bom senso, se os maçons rejeitam a idéia de que são uma religião distinta, então porque essa associação com mistérios antigos e pagãos? Porque fazem orações e serviços fúnebres e usam símbolos esotéricos? Porque crêem na imortalidade da alma e acreditam em uma divindade, chamada Grande arquiteto do Universo, um deus genérico, que se encaixa com a concepção de divindades nas suas múltiplas idéias, fato esse que encontramos nas religiões não cristãs? Esse” Gadu” nada mais é do que um ídolo maçônico, um conceito intelectual de uma divindade disforme, para que possa se encaixar com qualquer tipo de crenças.  Desse modo, a maçonaria passa a ser uma religião ecumênica, onde pretende associar todas as crença num universalismo, debaixo de seu misterioso hermetismo. “A maçonaria está errada em ensinar que todas as religiões tem, em ultima analise, o mesmo conceito de Deus. Ela está também errada ao ensinar que o Deus de todas as religiões é a divindade maçônica”(13) O conceito de que uma pessoa precisa sair das “trevas” para entrar para a maçonaria, como uma espécie de retirada da escuridão para a iluminação, é uma aberração do ponto de vista bíblico. O cristão e não o maçom, o que crê em Cristo e não o que crê no genérico “Gadu” foi chamado das trevas para sua maravilhosa luz (I Pedro 2:9) “O qual nos tirou das potestades das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”(Colossenses 1:13).  Um cristão bíblico entende que quem faz isso é Cristo e não a maçonaria. (Não vos prendais ao jugo desigual com os infiéis, porque que comunhão tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem tem o templo de Deus com os ídolos?”(II Corintios 6:14 a 16)
Concordo com Cesar Vidal que declara depois de suas pesquisas sobre a maçonaria, que há dentro dela um forte influencia do gnosticismo. Todo o seu caráter iniciatico e secreto tem influencias gnósticas. (14) O gnosticismo teve desde o principio, traços nitidamente anticristãos, parte das cartas do Novo Testamento surgirão para combater as idéias gnósticas. Assim, nessa perspectiva, Cesar Vidal declara que a maçonaria contribuiu para a propagação do ocultismo, e nessa contribuição, desempenhou seu papel em promover a causa do príncipe das trevas. Seu caráter sincrético contribui para a manifestação de uma religião única e mundial, , no livro “ El Secreto Masonico” Aldo Lavagnini afirma que a maçonaria não é uma religião, mas que abraça todas as crenças e respeita todas elas.(15) Isso é incompatível com as declarações de Cristo, onde Ele afirma ser o Caminho que leva a Deus (João 14:6) a religião maçônica, não quer ser a religião em si mesma, mas o caldeirão onde pode fervilhar com liberdade, todas as crenças. Isso soa contrario a declaração de Pedro em Atos 4:12. Essa promoção do sincretismo, da mistura de religiões, sejam elas cristãs ou pagãs, ocultistas, espiritualistas é um erro gravíssimo na perspectiva cristã. O Deus bíblico rejeita a idolatria, o culto fálico, o ocultismo, o paganismo, o animismo, o espiritualismo, mas a maçonaria quer abraçar tudo isso. Esse é mover do universalismo, do ecumenismo e de uma super-religião mundial, e sem duvida a contribuição dessa sociedade secreta é muito forte, devido a  influencia que tem na sociedade através de seus adeptos. Todo e qualquer Cristão consciente deve rejeitar completamente a maçonaria. “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, antes condenai-as”(Efesios 5:11)
Cristo disse a respeito de si mesmo “Eu sou a luz do mundo, para que todo aquele que crê em mim, não permaneça nas trevas”(João 12:46) a luz do evangelho é a única luz capaz de conduzir o homem para a verdade e para a realidade. Todo o cristão é filho da luz (I Tessalonicenses 5:5) não é a maçonaria que pode oferecer luz espiritual para as almas, isso é uma prerrogativa exclusiva de Cristo. Para estarmos na luz, precisamos estar em Cristo não em uma sociedade secreta e obscura. “Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sóis luz no Senhor; andai como filhos da luz”(Efésios 5:8) Enquanto que a fé cristã ortodoxa nos leva para fora do ocultismo nas suas múltiplas formas que por sinal, está bem popularizada e praticada inclusive dentro de igrejas pseudo-cristãs, a maçonaria promove os poderes das trevas embutida nas praticas de alquimia, gnose, espiritismo e cabala. Como afirma J. Scott Horrel : “No Brasil, quase não há exceção á simbologia oculta e não cristã, existindo centenas de livros que defendem as interpretações cabalísticas, alquimistas, gnósticas, teosofistas e espíritas dos rito e dos símbolos da maçonaria” Horrel então conclui: “certos ritos e juramentos, com suas implicações pagãs, símbolos como a estrela invertida, a serpente, a pirâmide com o olho, crânios humanos, o Baphomet (cabra de Mendes) dificilmente são símbolos neutros e muito menos cristãos. Infelizmente por serem símbolos ocultos, é impossível provar por completo seu significado absoluto sem que se profira outra interpretação” (16)
A maçonaria pois é uma sociedade secreta incompatível com o cristianismo bíblico, por isso deve ser completamente rejeitado como um sistema que promove a verdade.


 Simbolo da Maçonaria


Esse é o símbolo de Baphomet ou cabra de Mendes, foi desenvolvido por Eliphas Levi, famosos ocultista autor do livro Ritual de  alta Magia. Uma figura controversa e sinistra, com uma forte simbologia mágica entre ocultistas e sociedades secretas


(1)O Segredo da Maçonaria-P. Antonio Miranda S.D.N.    pag 13 Editora O Lutador -1948
(2) Idem Pag 16
(3) idem pag 18
(4) Idem pag 19
(5) Idem
(6)Maçonaria – Por trás da fachada de luz-William Schnoebelen Pag28 Editora Proposito Eterno.
(7)Maçonaria e Fé Cristã- J. Scott Horrell Pag 22 e 23-Editora mundo Cristão
(8)  Os  Fatos Sobre a Maçonaria- John Ankerberg e John Weldon-Obra Missionaria Chamada da Meia Noite. Pag 11
(9) La Vida Oculta em La masoneria –G. W. Leadbater  Pag 7
(10) La Masonería Historia E Iniciación-  Christian Jacq- Pag 16 e 17
(12)  Os  Fatos Sobre a Maçonaria- John Ankerberg e John Weldon-Obra Missionaria Chamada da Meia Noite. Pag 26
(13) Idem Pag 49
(14) La Sociedad Secreta Más influyente de La Historia- Cesar Vidal- Editorial Planeta de Agostini- Barcelona- Espanha Pag 183.
(15)El Secreto Masonico- Aldo Lavagnini Pagina 7
(16) Maçonaria e Fé Cristã- J. Scott Horrell Pag 122 e 123-Editora mundo Cristão

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content