segunda-feira, 30 de outubro de 2017

O PERIGO DO ESPIRITUALISMO CRISTÃO

Há um grande problema hoje na cristandade. A invasão do espiritualismo, a crença de que podemos ouvir vozes do mundo sobrenatural e sermos orientadas por elas. Quase sempre nas Escrituras, quando anjos se manifestaram, foram manifestações visíveis e não invisíveis. As raras exceções tinha alguém presente com um alto nível de discernimento, como na voz de Deus no Batismo de Cristo e na transfiguração, e mesmo nesses dois casos, não foi uma voz interior, mas exterior, e todos os presentes ouviram. No espiritualismo, o contato é psicológico ou mental, telepatia, locuções interiores, channelling (canalização), nos casos mais extremos, manifestação exteriores, materializações etc. A complexidade do tema envolve uma gama de experiências espiritualistas, desde a voz da intuição até supostos contatos mentais com seres de outros planetas, tudo envolve uma fenomenologia espiritualista muito vasta. Se não existir um critério para provar toda essa vastidão de experiências e fenômenos, estaremos submergindo num verdadeiro oceano de contradições, enganos e confusão espiritual.  O problema é mais sério do que podemos imaginar.  
Vozes interiores, locuções internas, contatos com seres dimensionais, o espiritualismo está cheio dessas experiências, na maioria delas, subjetivas e confusas.  Há variações no campo da experiência mística espiritualista. Os xamãs fazem suas viagens espirituais libertando a alma do corpo e irão manter assim, contato com um universo de espíritos, já os médiuns evocam os espíritos e em estado de transe tornam-se os canais ou instrumentos de supostos espíritos desencarnados.  Há uma variação muito grande de contatos, desde encontros complexos com seres de outras dimensões, experimentados em evocações, experiências de quase morte, mediunidade, canalização, até ataques sinistros com supostos alienígenas que seqüestram suas  vitimas e colocam implantes  em humanos. É muito diversificada a experiência mística e espiritualista. Os mais simples, parecem menos inofensivos, porem não menos perigosos, vozes interiores como atribuídos a hierarquia celestial, são comuns no catolicismo romano, desde muito tempo, e parece que o movimento pentecostal carismático faz apologia a mesma experiência. Há pouco tempo vi um líder dizer que”Deus Falou com ele” a experiência era uma simples voz intuitiva, tão comum entre os adeptos da nova era. Alias, ao abordamos a temática da nova era, encontramos muitas pessoas com experiências místicas de natureza mediúnica, psicografia, psicofonica, canalização, há médiuns que afirmam ter contato com seres intraterrestres, extraterrestres e intra-oceânicas. De qualquer forma, experiências com fenômenos de luz, êxtases, vozes interiores, locuções interiores e exteriores, é um fenômeno muito comum no espiritualismo dentro das religiões, e no esoterismo, dentro do catolicismo, há até mesmo alguns que afirma manter contato com as almas do purgatório. O mundo sobrenatural é uma realidade, pode ser negado por céticos e ignorado por incrédulos, mas os registros e os testemunhos apontam para  experiências verdadeiras, mesmo que em alguns casos, haja falsificações, truques e distúrbios psicológicos.
Receber mensagens de espíritos, ouvir vozes paranormais, receber revelações do além, é uma parte essencial do ocultismo e do espiritualismo.  Na verdade é a base fundamental de uma suposta certeza, a experiência espiritual é o cerne da crença espiritualista em suas diversas formas. Assim em vimos que aquele que experimenta algo sobrenatural, estabelece a sua cosmovisão espiritual pela experiência que recebe. Vimos isso por exemplo em quem experimentou visões, teve contato com seres de luz, entidades interdimensionais ou espirituais, experimentou um êxtase ou algo similar. As pessoas se agarram a isso, e a experiência determina a sua crença e suas convicções. Primeiro, porque ela vive algo pessoal, experimentada pelos seus sentidos, depois acaba por sentir-se importante, o ego lança uma armadilha, a pessoa acredita ser muito espiritual, santa, escolhida, especial etc. Esse é o grande perigo, a grande armadilha do espiritualismo., são as luzes coloridas, os sentimentos agradáveis e os êxtases, as aparições fantásticas, os fenômenos e os milagres, sinais e maravilhas,tudo isso  são apenas iscas, para atrair os incautos. Atraídos e engodados por um egocentrismo, a vitima cai na armadilha do diabo e torna-se fantoche do mundo sobrenatural e espíritos enganadores. Nosso mundo é vasto teatro espiritual de falsas encenações. Por trás da cortina desse palco, há algo sinistro. Precisamos estar atentos a isso. Podemos olhar e ver como existe uma gama de experiências em todas as partes,  inclusive dentro da cristandade. Muitos crêem piamente que a verdade deve ser determinada de forma pragmática, a visão utilitarista das coisas espirituais é um desvio para a destruição espiritual.  A maioria das pessoas que conheço pensam que pelo fato de alguém profetizar e se cumprir ou de adivinhar certas coisas isso é uma prova irrefutável de que é de procedência divina, da mesma maneira, os sentimentos agradáveis ou vocês suaves e fenômenos distintos, como locuções exteriores (vozes externas) materializações de luzes, aromas, e coisas fantásticas, então procedem de Deus, e não devem ser questionadas. A verdade é que na nova era, no catolicismo romano, no espiritismo, no ocultismo e no espiritualismo de um modo geral, estão cheio de testemunhos de pessoas que tiveram experiências espirituais magníficas, doces, suaves e agradáveis. A teosofista Alice Bailey tinha contato com um suposto “mestre ascensionado” chamado de Djwhal Khul que “profetizou” vários acontecimentos que vieram a se cumprir posteriormente. Esses acertos não podem provar que tal entidade espiritual seja de fato benigna.  George Pember, erudito cristão, profundo conhecedor do espiritualismo, afirmou em “As Eras Mais Primitivas da Terra” que o enganador mistura verdades com mentiras, para seduzir a humanidade. A critério,  sabemos que de Deus vem toda a dádiva e todo o dom perfeito (Tiago 1:7).  Não há mistura de engano no sistema perfeito da revelação de Deus. Isso é uma verdade fundamental. Falhas doutrinarias estruturais em profecias, locuções interiores ou exteriores e ou em qualquer tipo de experiências místicas, comprometem todo o sistema da verdade, devem ser completamente rejeitados.
Nunca podemos concordar que as vozes ouvidas com freqüências no misticismo procedam de Deus ou de anjos benditos, ela são contrarias a Palavra revelada, contradizem a Palavra e um ensino contradiz com outro quando comparados em movimentos diferentes. A diversidade pode produzir uma síntese, como fazem os adeptos da Nova Era, colocando todas as crenças antagônicas em um mesmo caldeirão de sincretismo, porém os absolutos perdem-se num abismo de relativismo. Dentro do movimento carismático, falando das infinitas experiências pessoais,  com que ouvimos alguém afirmar “Deus falou comigo” com tanta freqüência, é um engano, é confuso e contraditório no seu âmbito universal, a mística é um campo minado, é um campo aberto para o engano. A única certeza que temos é a Palavra de Deus e ainda precisamos entender outra questão mais complexa, a palavra de Deus traduzida de forma correta, ou seja, apresentada por uma boa versão das Escrituras. Esse princípio também é aplicável quanto ao aparecimento de anjos, tente pesquisar sobre o caso de um anjo Chamado Emma que apareceu a Bob Jones no começo da década de 1980 e agora envolvendo o ministério de Todd Bentley.
Toda a mensagem proveniente do mundo espiritual é extra-biblica, sendo fora da bíblia, se for de acordo com o que está escrito, é um acréscimo desnecessário, se for uma nova revelação, torna-se um acréscimo e automaticamente é uma adição ao texto revelado. Note que estamos tratando de algo de grande importância, e precisamos usar de um critério muito sensato para não cairmos no erro de que a Escrituras não são uma revelação perfeita sobre assuntos espirituais. Quando os limites do “sola scriptura” são ultrapassados, coisas terríveis passam a acontecer no âmbito espiritual. A igreja moderna, imersa no carismatismo é uma prova irrefutável da seriedade dessa questão.
A palavra de Deus por sua vez, tem a revelação perfeita e completa (Galatas 1:6 a 8 com I Pedro 1:3 e II Timoteo 3:16 e 17) Não vamos encontrar imperfeições na revelação do novo testamento. A memorável confusão hoje no espiritualismo e nas religiões místicas, levaram o Senhor a padronizar seus absolutos na Palavra Escrita e deu aos homens piedosos a chave do discernimento espiritual : o teste dos espíritos e conectado a palavra revelada, constitui-se a bussola segura para não cairmos no engano (I João 4:1 a 11 com Gálatas 1:6 a 8)
O modo de Deus falar hoje é através de sua Palavra escrita, Deus tem seus meios para se comunicar com seu povo de acordo com o contexto dispensacional (Hebreus 1:3) nessa era o justo vive pela fé (Romanos 1:17) e não pela experiência. A palavra é verdadeira e segura (João 17:17) por isso mesmo isenta de erros, é totalmente correta . Eu creio em milagres, e que Deus pode agir em determinadas circunstâncias de forma especial, mas isso é raro hoje em dia. Não é a regra, é a exceção.  A voz de Deus está na sua Palavra escrita, Cristo estabelece essa norma, no seu uso comum, em assuntos sobrenaturais como vimos em Mateus 4:4 e o contexto imediato. A palavra de Deus é objetiva, as experiências místicas tem sido esmagadoramente subjetivas ambíguas e contraditórias mesmo dentro da cristandade. A forma como vimos à palavra pregada de forma expositiva cumprir sua meta como a “voz segura de Deus” pode ser perceptível de forma eficiente nas pregações dos homens cheios do Espírito Santo. Há uma fonte inesgotável de sabedoria e a voz de Deus se expande em significados pelos seus pregadores e expositores, e isso ocorre de forma não contraditória com o que é revelado, porque Deus age pelo seu Espírito a fim de que a verdade revelada se estabeleça de forma maravilhosa diante de seus filhos. Percebemos isso quando lemos “Estudos no Sermão do Monte” de Martin Lloyd Jones ou os comentários expositivos de Matthew Henry. Portanto o caminho seguro é a Palavra revelada e não as experiências místicas. A firmeza de uma igreja está no seu compromisso com as Escrituras, e sempre que a bíblia é colocada em segundo plano, a subjetividade leva a igreja para a apostasia. Quanto mais bíblico é um cristão, mais solido será os fundamentos doutrinários da sua cosmovisão cristã. A visão bíblica da iluminação espiritual é um conhecimento das Escrituras e não de experiências subjetivas (Salmo 119:105) Sim o mandamento é lâmpada (Provérbios  6:23) a Palavra de Deus fornece luz espiritual (Salmo 119:130) isso é oposto ao espiritualismo que busca a iluminação por experiências e fenômenos sobrenaturais a nível pessoal. Assim também o espiritualismo busca seguir as vozes e as entidades espirituais, e não a Palavra de Deus. Notemos por exemplo que nessa questão, Paulo fala sobre a batalha espiritual, ela envolve entidades múltiplas que enganam e lutam contra a verdade revelada em Efésios 6:10 a 18, mas a única arma defensiva que ele apresenta contra as hordas espirituais do engano e a Palavra de Deus.(Efésios 6:17) Nisso vimos a importância da Palavra revelada quando o assunto é o espiritualismo. Quero ser sincero, e desejo expressar a minha decepção com relação ao movimento carismático, pois que em mais de 20 anos  conhecendo tantos movimentos envolvidos nesse movimento,nunca vi alguém fazendo o teste dos espíritos de I João 4:1 a 6 com Galatas 1: 6 a 8.



A ortodoxia cristã tem como base fundamental a vinda de Cristo em carne, através do nascimento virginal, o Deus que se fez homem e viveu entre nós, morreu pelos nossos pecados,  (que foram pecados pessoais e reais)  ressuscitou fisicamente ao terceiro dia, é o único caminho para Deus,  voltará fisicamente e literalmente para julgar vivos e mortos, Ele  tem toda a verdade, que se manifesta perfeitamente através da sua obra redentora revelada no Novo Testamento que é perfeitamente verdadeiro em toda a palavra e doutrina.

Clavio Juvenal Jacinto

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