quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Como superar a depressão



1-      A Depressão é um dos males  de nosso século, é uma doença emocional e espiritual, que envolve nossos sentimentos e envolve uma serie de fatores, e tem o poder de modificar completamente o sentido da vida e as perspectivas com relação a ela
2-      Sem duvida há casos que precisam de tratamento, porém quase sempre os remedios são apenas paliativos, servem para amortecer a dor emocional apenas.
3-      Então o que fazer? Deixe-me dar algumas dicas, porque a visão que temos da coisas determina o rumo da nossa vida, duas pessoas podem estar a beira de uma estrada a noite, a primeira delas olha a sua volta e diz que odeia a noite, porque ela é dominada pela escuridão, a outra pode declarar que ama a noite porque ela permite que o céu esteja cheio de estrelas. A visão que temos da realidade influencia muito nossos sentimentos, por isso mesmo precisamos aprender a lidar com a dor, ela serve para o aperfeiçoamento do carater, e nos colocar na dependencia de Deus, e acima de tudo a focar as coisas boas da vida, a familia, amigos, a primavera e as flores, o pão que está a nossa mesa, um dia de sol ou um ia de chuva que rega o jardim.
4-      Ouvir boa musica, sempre ajuda na nossa luta contra o desanimo, trata-se de um tratameto vigoroso em casos de depressão.
5-      Fazer passeios e visitas. Há tantos lugares bonitos proximo a nossa casa, uma caminhada na praia ao entardecer ou ao amanhecer, por exemplo. Jamais devemos nos enclausurar, fazer com barreiras invisiveis, ocultem o lado bom da vida.
6-      Apreciar a leitura de um bom livro (No final do artigo tem meu telefone e e-mail, posso dar varias dicas de leitura) ajuda muito a superar a dor e o desanimo, a leitura de um bom livro pode revolucionar a sua vida sentimental ou a sua fé e a sua  esperança.
7-      Apreciar uma vida de oração tambem ajuda muito em casos de depressão extrema, a prece é uma dadiva que Deus nos concede, e através dela podemos chorar e tambem aproximar-se de Deus.
8-      Expressar gratidão pelas coisas mais belas da vida, o pão nosso de cada dia, uma flor que desabrocha no jardim, uma estrela que brilha no céu, um passaro que canta ao entardecer, nossa familia que está proxim a nós, são patrimonios aos nossos olhos, devemos agradecer sempre a Deus por isso e outras coisas mais.
9-      Devemos nos lembrar dos momentos  felizes que podemos ter com nossa familia e amigos, não podemos lamentar a oportunidade perdida, temos que aproveitar aquelas que ainda estão ao nosso alcance, por isso: mãos a obra.
10-   Faça boas ações, isso te ajuda muito, dê uma oferta para uma instituição de caridade, telefone para alguem que voce gosta, mas não teve noticias nos ultimos meses, ajude pessoas que tem necessidade,  de um presente para alguem, é dando coisas boas ao nosso proximo que recebemos coisas boas de Deus.
11-   Leia a biblia, principalmente os Salmos e os Evangelhos, leia e medite muitas vezes, marque as promessas de consolo, busque ter um contato permanente com as escrituras, pois isso ajudará muito na superação de qualquer problema de ordem emocional.


Clavio J. Jacinto, casado com Elenice jacinto, é Pastor na Igreja Evangelica Caminho da Paz , ajuda e orientações sobre esse assunto, ligue (48)9622-8870 ou escreva claviojj@gmail.com.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content