terça-feira, 21 de outubro de 2014

Em defesa da sã doutrina



Tu porém fala o que convém à sã doutrina (Tito 2:1)

A ordem fundamental do Novo Testamento é que tudo o que comunicamos a nivel espiritual e eclesiastico deve estar de acordo com a sã doutrina, até mesmo nossa vida social deve estar ao nivel do padrão que o Novo Testamento exige. Os princípios biblicos precisam estar vigentes na nossa vida para que a luz espiritual permaneça acesa. A base, o teste sob a qual está qualquer pregação ou teologia é: isso se harmoniza com o ensino  geral das escrituras? o sólido fundamento de uma doutrina, existe quando a bíblia apóia em todo o seu contexto e progresso a revelação que está sendo exposta.
 Em todo o Novo Testamento, após Atos dos Apostolos, com advertências claras dentro desse livro(Atos 20:29) vemos o combate da fé dos autores dos livros posteriores ao livro de Atos, num combate ferrenho contra a doutrina doente. (heresias) Há uma sequencia de desvios em varias areas da igreja, e doutrinas estranhas começam a surgir nas comunidades cristãs da epoca do Novo Testamento, isso é claro pelo teor das epistolas apologéticas de Paulo. Paulo admite uma interferencia de demônios, influenciando a doutrina ou expondo doutrinas nefastas e destruidoras.
 Paulo ensina em seu combate contra a doutrina doente, a lição de que uma congregação não terá saude e vigor espiritual quando não se prega as verdades basicas do evangelho na sua pureza doutrinaria.
 Há uma crise séria em nosso meio, a invasão de tecnicas psicológicas, o desenvolvimento de doutrinas misturadas com elementos de psicologia, auto-ajuda, humanismo secular e outras barganhas, comprometeram a mensagem do evangelho e danificam seriamente a saude da igreja moderna. Hoje, a base do sermão é falar o que o povo quer ouvir e não o que precisa ouvir, e é claro que enquanto a alternativa apostata, atrai muitos ouvintes, sermões que denunciam a pecaminosidade do homem, que falem sobre a danação eterna, que convocam as pessoas ao arrependimento, não são muito populares e não atraem muitos ouvintes.
Vivemos o tempo em que as verdades cristãs j´não revolucionam o coração, pelo contrário elas per- tubam o coração do homem moderno, é escândalo aos ouvidos que não querem compromisso com a verdade. Assim vimos o sonho consumista do cristão moderno, ele cre que a graça o conduz a uma vida de permissividades ao invés de uma vida de santidade, alcançar o céu sem santidade, é o sonho consumista do cristão moderno. É lógico, que para se desviar da verdade, basta desviar os ouvidos dela, a estrategia moderna é não mais falar sobre questões essenciais de fé cristã, e aos pouos, todos se esquecem daquilo que é prioritário e importante para a vida cristã. A eficiência dos falsos profetas se dá diante de corações superficiais, que não leem as escrituras com afinco, não vigiam e não tem discernimento espiritual eficiente. O grande truque dos enganadores, é que apresentam rotulos ortodoxos, mas nunca mostram o conteúdo doutrinariamente venenosos. Em II Pedro 2:1 fala-se de enganadores que agem encobertamente e trazem heresias de perdição. Pedro está falando de veneno espiritual mortífero, e isso é sério!
A eternidade irá revelar a ruina de muitas almas que foram após outro evangelho, dando ouvido a doutrinas estranhas(Galatas 1:8) e como o sobrenatural fascina e o misticismo atrai, essa mescla de mensagens bíblicas descontextualizadas acompanhadas de sinais sobrenaturais, somado a falta de discernimento e ignorância biblica, dá uma vantagem tremenda aos enganadores. Agora, vejamos bem, quando um cristão não se alegra em ouvir a sã doutrina, seu sentimento é oposto a revelação do Espirito Santo, e coloca em perigo a sua via espiritual. Quem hoje combate o bom combate da fé e batalha pela fé que uma vez foi dada aos santos? Tenho visto durante todos esses anos, os falsos mestres e enganadores avançarem as custas de gente que os sustenta com a cegueira espiritual, pois é a cegueira espiritual que alicerça os passos de um falso profeta.
A exortação das escrituras é que retenhamos firme a fiel palavra que é conforme a doutrina do Novo Testamento(Tito 1:10)  somos convocados a conservar a fé, para não corrermos o risco de naufragar na fé(I Tm 1:19) há muitas atitudes que são influenciada por doutrinas erroneas, lemos em I Timoteo 6;19 que muitos se emergem na perdição e na ruina, porque tornam-se avarentos e escravos do materialismo (desejo de ficar rico) não que a riqueza em si seja um erro, mas contextualizando Timoteo 6:3 a 10, vimos que aquele deseja prosperidade  deve ter o claro objetivo de ter dinheiro para compartilhar com quem não tem, para sustentar missionários por exemplo, socorrer obras filantrópicas e ajudar a igreja perseguida, além de investir com dedicação no Reino de Deus,  e nunca para satisfação egoista e consumista dessa era de trevas. Sejamos sábios, é a sã doutrina que nos torna sabios e equilibrados, prontos ao combate? acabaremos a carreira, quando guardamos a fé sm contamina-las com heresias devastadoras.

Pr C. J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content