quinta-feira, 2 de julho de 2015

A PALAVRA DE DEUS É UTIL

A palavra de Deus é útil



Toda Escritura É Inspirada Por Deus E Útil Para O Ensino, Para A Repreensão, Para A Correção, Para A Educação Na Justiça, A Fim De Que O Homem De Deus Seja Perfeito E Perfeitamente Habilitado Para Toda Boa Obra. (2 Timóteo 3 - 16,17)

O testemunho das escrituras a respeito de si mesma é que ela é útil. É claro, que devemos entender isso de forma literal, mas para que ela é útil? Como os cristãos são o povo do livro, é lógico que deveriam entender muito sobre o assunto. Mas na verdade, as escrituras não tem sido mui útil para muita gente que se diz cristã. Em muitos assuntos ditos polêmicos, a bíblia na verdade não tem a autoridade final, pelo contraria ela está sendo constantemente por autoridades que usurparam seu devido lugar em questões doutrinarias, e uma dessa usurpação é a experiência. A experiência tem sido a prova definitiva em questões de fé, em muitos círculos pentecostais e neopentecostais. Isso é um grave erro, e leva os incautos para o campo minado de enganos sobrenaturais. Creio que nesses últimos dias, muitos cristãos serão tragicamente enganados, por causa desse pecado sério, de não por as escrituras no seu devido lugar e se orientar definitivamente pela autoridade única das escrituras.
Muitos dizem ter zelo, afirmam serem zelosos pelas coisas de Deus, porém erram, por não conhecerem as escrituras. Errar por não conhecer as escrituras é tropeçar por não respeitar a autoridade das escrituras para avaliar todas as coisas da vida cristã. Há quem promova um zelo sem entendimento, mas o fogo aceso pelo zelo sem entendimento, não ilumina ninguém, só ofusca o coração e produz cegueira espiritual. Um certo pregador, chamado Otto Sanchez, falou algo sério, e com muita razão descreveu isso, nessas palavras: “Há crentes que quando não podem justificar com as escrituras, certos pensamentos e ações, optam pela perigosa pratica de mudar ‘o que a bíblia’ diz por ‘Deus me disse’.” Isso pode ser observado a todo o momento, e em todos os lugares onde a cristandade moderna predomina. Infelizmente essa é uma verdade, que muita gente procura justificar suas atitudes e praticas, por causa de uma experiência de revelação extra-biblica. Porém tal coisa é muito perigosa! Como nosso povo é muito supersticioso, e de pouco discernimento e sobriedade, acaba sendo seduzindo pela crença mística de que se um homem recebe uma revelação de Deus, é um ser dotado de carisma e autoridade irrepreensível, e tomar oposição contra tal, é opor-se contra o próprio deus que revelou segredos e concedeu poderes espirituais a eles. Foi assim que surgiu a crença mística supersticiosa de “Não tocar nos ungidos de Deus” eles são enviados especiais, tão santos, que estão fora do alvo de qualquer repreensão. São vistos pelos místicos evangélicos como infalíveis, donos de uma infabilidade tão grande, que estão longe de qualquer suposto erro doutrinário ou heresias. Eis porque existe tanta bagunça no movimento carismático,e tantos escândalos.
O Pr Marcio de Souza, no seu livro “O Avivamento da Ignorância” comenta: “A mania dos adeptos do avivamento instantâneo é valorizar a experiência e desprezar a doutrina. O abandono da palavra em detrimento de saborear as praticas é um comportamento completamente antibiblico. Não há respaldo nas escrituras para tal feito” (1) Pelo fato do salmista por exemplo, se pronunciar favorável ao poder das escrituras como uma luz que ilumina a nossa caminhada de fé (Salmos 119:105) Não devemos seguir outro fanal, as escrituras iluminam com total suficiência nossa jornada de fé e vida espiritual. Como declara Vincent Cheung em sua Introdução a Teologia Sistemática: “Visto que Deus possui autoridade absoluta e final, a Bíblia sempre detém autoridade absoluta e final. Por não existir diferença entre Deus e a Escritura, quando se pronunciam, não há diferença entre obedecer a Deus e a Bíblia. Crer na Escritura e ser-lhe obediente equivale a crer em deus e obedecer-lhe; não crer na Bíblia e ser desobediente a ela significa não crer em deus e não lhe ser obediente. A Bíblia não é apenas um instrumento por meio do qual Deus nos fala; na verdade, as palavras da Bíblia são as próprias palavras de Deus – não há diferença. A Bíblia é a voz de Deus para a humanidade, e a autoridade da Escritura é total” (2)
Concordo com as palavras de Cheung, porque elas trazem a essência da reforma protestante, elas trazem a essência do protestantismo bíblico. A verdade é que todas a s vezes que substituímos a autoridade das escrituras pelos nossos sentimentos, usurpamos uma autoridade que não nos pertence. A verdade é que os sentimentos podem enganar, a emoção pode confundir, mas só a bíblia pode esclarecer. Então precisamos reter a fiel palavra, e viver de acordo com os princípios e os conselhos das escrituras. A exposição da bíblia e sua autoridade final em questão de doutrina, é uma base fundamental onde a igreja de Cristo firma a sua identidade espiritual. Uma vez que descobrimos na pratica que a palavra de Deus é útil ou proveitosa, para ensinar, para redarguir, para corrigir e para instruir em justiça, em hipótese alguma o estudo e a exposição das  escrituras podem ser colocadas em um segundo plano, ou desmerecidas. Aquele que afirma ser cristão, e menospreza o estudo expositivo das escrituras, despreza o próprio conselho de Deus. Hoje infelizmente muitos pensam que se faz necessário algo que complemente a palavra, acreditam tais, que as escrituras por si mesmas não são uma autoridade eficiente e total. Tão grande é essa visão doentia, que em alguns círculos ditos carismáticos, o mover de Deus e os conselhos de Deus são sinônimos de barulho. Para alguns, um culto de exposição bíblica, onde os conselhos de Deus são ensinados com clareza, são cultos frios. A palavra por si mesma, pregada e ensinada, não é suficiente é necessário ter barulho, profecias, revelações, sinais e maravilhas e coisas dessa natureza. Tudo isso porém não serve pra nada, se O Deus da palavra não for exaltado pela  Palavra de Deus.  O fundamento dos sinais e maravilhas é a Bíblia. Se a bíblia não sustenta, não aprova, se as sagradas escrituras não são forem mais estimadas, se os conselhos de Deus não são buscado com mais afinco, se a lei de Deus não é amada com mais paixão e se a santidade não torna-se o alvo do cristão, de nada adianta os sinais e maravilhas. A bíblia é um prumo que nivela tudo, emoções, milagres, avivamento, etc. Porém, muitos ignoram o valor das escrituras. Menosprezam a palavra de Deus, torcem seus ensinos, não respeitam a interpretação, nas raras vezes que se usa, se faz mal uso da Biblia. Porém, concordo com Augustus Nicodemus Lopes, quando afirma:
Podemos confiar plenamente em tudo o que a Bíblia diz, pois é a Palavra de Deus. Devemos nos submeter à sua autoridade, reivindicações, promessas, advertências, orientações e instruções. Devemos guiar nossa conduta, decisões, escolhas e toda nossa vida pelos seus ensinamentos, normas, promessas e encorajamentos. Podemos anunciar o Evangelho com convicção, sabendo que Deus honrará a sua própria Palavra aqui registrada.(3)
Quase todo cristão concorda com isso, porém nada pode ficar tão longe da nossa realidade, essa é uma verdade que a igreja moderna não quer digerir. É difícil você abrir as escrituras e ensinar a um publico que quer ouvir asas de anjo batendo, não há como admitir isso, porque eu uso o púlpito para pregar, e sei do que estou falando. De fato, você não encontra sustento para certas teologias inovadoras, no Novo Testamento, alguns usam pequenos trechos isolados do Antigo Testamento, para sustentar uma posição doutrinaria que é estranho aos olhos do povo da Nova Aliança. É difícil encontrar por exemplo, no Novo Testamento, uma base solida para sustentar a doutrina da prosperidade, justamente por que o Novo Testamento ensina o cristão buscar em primeiro lugar o reino dos céus, e admoesta de forma clara e concisa, que não devemos ajuntar os tesouros dessa terra, onde a traça e a ferrugem consome e os ladrões roubam, Jesus não nos convida a seguir o caminho confortável, pelo contrario, nos propõe uma cruz. Mas todas as vezes que mencionamos e fizemos exposição dessas verdades vitais do Novo Testamento, os cristãos não querem ouvir isso, não estão interessados nesse assunto. Aliás em nossos dias, esses temas são tidos como sermões impopulares. Porém se um pregador, que agradar um publico de falsos convertidos, ele tem duas opções, a primeira é omitir-se de pregar a verdade das escrituras contextualizada para a nossa época, e a segunda é inventar heresias, tendo como respaldo visões e revelações pessoais, apelando de forma falaciosa que é um escolhido de Deus para transmitir uma nova verdade, para dar suporte legal e  espiritual para suas alegações. Ambas são eficientes, contando que um falso evangelho é maldito, e que tantos os ouvintes quanto os proponentes de um falso evangelho, terão que enfrentar o juízo divino.
PARTE II
Toda a escritura é inspirada e útil...
Pra que?

Para nos conduzir a salvação. O Contexto da passagem de II Timoteo 3 fala isso, leia os versículos anteriores ao 16. Então se são as escrituras que nos informam sobre o caminho perfeito da salvação em Cristo Jesus, jamais deveríamos nos omitir de ouvir os conselhos nela contido. Quanto mais ouvirmos sobre as coisas santas contidas nas sagradas escrituras, mais fundamentados e firmes estaremos nas realidades espirituais, então porque os cristãos modernos tem tanta indisposição de sentar-se num banco para ouvir de bom grado e com muita atenção a exposição das sagradas escrituras feitas por um homem piedoso e temente a Deus?
Útil para aconselhar. Infelizmente hoje, muitos lideres trocaram as escrituras pela psicologia, assim as técnicas psicológicas conseguiram um lugar a parte no aconselhamento cristão. Porque isso aconteceu? Porque muitos perderam a visão espiritual, e deixaram de crer que as escrituras contem todo o conselho e é eficiente para lidar com as questões profundas do homem e da vida.

Útil para a sabedoria. É verdade que a palavra de Deus torna o homem sábio para a salvação. A história da igreja cristã está repleta de exemplos de pregadores que mergulharam nos tesouros da palavra de Deus e extraíram preciosas perolas, que incrustam a história da teologia, da literatura e da pregação. Eu creio na eficácia da erudição coma piedade, eu creio que uma vez, que um cristão torne-se zeloso estudante das escrituras, ele torna-se sábio e cheio de conhecimento espiritual. Como disse Agostinho, Bispo de Hipona: “A profundidade das Escrituras Sagradas é ilimitada. Certamente se me propusesse estuda-las, só a elas e nada mais, desde a infância até a velhice, com a máxima calma, o mais incansável zelo e com os maiores talentos que possuísse, ainda assim estaria continuamente fazendo progressos na descoberta de seus infindáveis tesouros” (4)
Útil para o ensino- A educação teológica, a educação espiritual, a educação social, dela podemos extrair todas as lições e todas as informações necessárias para se viver uma vida sabia em todas as direções. A sociedade secular anticristã, tem lutado para tirar as Sagradas Escrituras das escolas e bibliotecas, não se espantem, porque na verdade a cristandade moderna a tem tirado de seus púlpitos bem antes. Durante todos esses anos que sirvo ao Senhor, ouvi muitos sermões sem a pureza das Escrituras, ouvi muito humanismo misturado com mensagens bíblicas, assisti indignado a muitos shows de emocionalismo doentio,  presenciei muito barulho sem sentido, mas a Palavra de Deus ainda continua sendo o único maná celestial que nutre a verdadeira espiritualidade, que sustenta a verdadeira educação, que forma e lapida um verdadeiro caráter.
Útil para iluminar. Não declara o salmista que a Palavra de Deus é lâmpada e luz? Essa declaração é verdadeira sempre! Porém hoje, parece que muitos não estão dispostos a seguirem um caminho iluminado por essa luz. Meu amado leitor, isso me faz lembrar uma frase do reformador João Calvino que disse: “O senhor não brilha sobre nós, exceto quando tomamos a sua Palavra como luz” (5). Realmente nada pode se compara com a Palavra Pregada na sua pureza. Achar que emocionalismo, novas revelações, experiências místicas podem conduzir com segurança uma igreja, é tão errado quanto aqueles pobres homens obceados pela falta de temor que apresentaram fogo estranho perante o altar do Senhor.
Útil para a vida. Ainda hoje, conversava sobre um caso triste, de alguém que teve seu auge nos negócios, e não soube administrar as coisas, e não se preparou para a época das crises, e acabou falindo. As escrituras nos ensinam a viver nesse mundo de modo coerente, há conselhos e exemplos a serem seguidos e exemplos de advertências que não devem ser seguidos, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.
Útil para corrigir. É verdade, ela corrige nossas falhas, nossos defeitos, existe conselhos para corrigir a família, os filhos, os pais, o casamento, a sociedade, a vida religiosa, onde houver defeitos, falhas e erros, em todas as áreas da vida, a bíblia tem sábios conselhos e dá as normas eficientes de correção.
Útil para instruir em justiça. Aqui está o âmago de uma questão que perturba o nosso mundo, a falta de justiça1 vivemos em meio a uma sociedade injusta, porém as escrituras nos ensinam o caminho da equidade.
Util para ser perfeitamente instruído. Acaso existe uma informação mais nobre do que esta? Quem é perfeitamente instruído? Aquele que ouve e pratica as Escrituras Sagradas, qual é a característica de um falso cristão, um falso religioso e uma falsa igreja? É o errar pela falta de conhecimento das escrituras! Jesus denunciava certos grupos religiosos: “Errais por não conhecer as Escrituras” (Mateus 22:29). Aqui está o âmago da decadência da igreja contemporânea! Dar uma ênfase doentia ao entretenimento, uma ênfase exagerada ao “louvor” hedonista, ao show, ao sensacionalismo, ao emocionalismo, e desprezar o estudo bíblico, o culto bíblico, a exposição bíblica, a doutrina bíblica etc.
Útil para redarguir.  Redarguir no grego é elegchos (Strong 1650) significa provar com uma demonstração, uma prova por persuasão ou por repreensão (6) Aqui vimos como é grande a eficácia das escrituras. Ela tem esse poder de repreensão, tem a autoridade final sobre questões de fé. O show pode ser lindo, mas esse show de luzes pseudo-espirituais, não resistem a luz do evangelho eterno. É pelas escrituras que resplandece a verdadeira luz que alumia todo o homem: Jesus Cristo. É pelas Escrituras que brilha com todo esplendor o sol da justiça. A utilidade das Escrituras é de valor incalculável, ela revela todo o caráter e toda a vontade de Deus. Alguém supõe uma sociedade perfeita sem os conselhos de Deus, porém uma sociedade não torna-se perfeita, omitindo a importância das Escrituras sagradas. Uma sociedade sem Deus é uma sociedade em perfeita escuridão.
Meu amado leitor tenho falado sobre esse assunto, com coerência e bastante temor, porque estamos vivendo uma era de engano, confusão e tantas incoerências espirituais. Tanta gente se engana, tendo como bussola em questões espirituais, o sentimento próprio ou o sentimento dos outros. Muitos estão sendo guiado por uma mística produzida pelo coração de um homem caído, isso é falácia espiritual. Não há lugar mais seguro para por a nossa confiança do que a palavra de Deus, não existe uma rocha onde possa ficar segura a nossa fé e a nossa esperança, a não ser em Cristo. Não é ser imprudente afirmar que não é a nossa experiência que revela a natureza das Escrituras, pelo contrario, são elas que revelam a natureza da nossa experiência. E a bíblia tem muito a dizer sobre o engano, principalmente aquele engano de origem sobrenatural, pois tal engano, sinaliza os últimos dias que antecedem a vinda do nosso Grande Deus e Salvador Jesus Cristo.

Diante da Palavra, todos precisam ceder (Martinho Lutero)

O amor a verdade, nos faz sentir-se ofendidos, todas as vezes que a mentira tenta usurpar o lugar da verdade. (Clavio J. Jacinto0

Notas
(1)   O Avivamento da Ignorancia-Pr Marcio Souza-Editora Agape-Pagina 31
(2)   Introdução a Teologia Sistematica-Vincent Cheung-Arte Editorial-Pag 43
(4)   Mensagens dos Santos-Pedro T. Cavalcante-Paulus-Pag 13
(5)   Perolas Para a Vida-John Blanchard-Edições Vida Nova pag 46
(6)   http://bibliaparalela.com/greek/1650.htm
A biblia, toda a biblia e nada mais do que a biblia, é a religião da igreja de Cristo
(Charles Spurgeon)
Autor:
Clavio Juvenal Jacinto é pastor, pesquisador, autor de artigos e estudos publicados em diversas revistas e jornais evangélicos, casado com Elenice Jacinto, reside atualmente em Paulo Lopes, membro da Igreja Evangelica Caminho da Paz, onde pastoreia na mesma cidade. Contatos:
48-9139-6010 e 9622-8870

Visite essas paginas na internet

www.poestetica.blogspot.com.br  poesias, poemas e reflexões



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content