terça-feira, 14 de julho de 2015

O ESPIRITO CONSOLADOR PROMETIDO




Em João 14:17 Jesus Cristo nos fala sobre o Espirito da verdade, a qual o undo não pode receber. Porque o mundo não pode receber esse Espirito Prometido, Consolador e promotor da verdade? Porque o mundo jaz no maligno, está comprometido com o pecado e é um mundo anti-Deus. Em Filipenses 2:15 fala que essa geração é perversa e corrompida. As características desse mundo diabólicas em sua essência. A presença da igreja nesse mundo, digo da verdadeira igreja, é uma forte oposição contra os valores caídos desse mundo. A presença do Espirito Santo na igreja, faz transparecer os valores do Reino de Deus. O Espirito da verdade está nos cristãos para que a verdade seja promovida para o mundo.
 O mundo não pode receber esse Espirito, pois o Espirito Santo, por ser verdadeiramente santo, vai transmitir todos os valores de santidade a igreja. Uma igreja que não promove a santidade em toda a maneira de viver, em todos os setores da vida social e espiritual do cristão, é uma igreja sem o Espirito. E devo alertar, que uma igreja sem o Espirito Santo, é uma igreja que desceu ao nível do mundo, pois tornou-se igual a ele; sem o Espirito Santo.
 Ao percebermos essa verdade fundamental, que a presença do Espirito Santo em uma Eclesia, impulsionará seus profetas e pregadores a falarem sobre a santidade, porque é a santidade que gera um ambiente propicio para que Deus atua de forma plena e revele a sua glória e manifeste o seu poder. Cristo será sempre glorificado de maneira elevada em uma igreja onde o Espirito Santo atua, portanto segue a ordem que em um ambiente santificado, Cristo é soberanamente exaltado.  Uma presença poderosa do Espirito Santo, é a exaltação plena de Cristo em uma igreja. O espirito Santo não atua para promover a causa e a glória dos homens. Se Cristo não é o centro, o Espirito Santo não está atuando. Repito: A obra e a presença do Espirito Santo não promover a glória de homens, pregadores e cantores etc. O Espirito Consolador, o Espirito da verdade, promove a verdade, porque Cristo mesmo afirmou ser o caminho a verdade e a vida (João 14;6)
O mundo não pode receber o Espirito Santo, que vem da parte do Pai celestial. Essa presença só é possível, somente para uma igreja comprada e purificada com o sangue de Cristo.
 Devemos estar seguro da condição espiritual de uma congregação, porque a presença do Espirito Santo, é o selo da veracidade de uma Eclesia. Nunca devemos nos enganar, a habitação do Espirito Santo gera uma comunidade cristocêntrica,  e de fato preciso ainda alertar, que a mensagem de Cristo inclui Ele como crucificado, ressuscitado, exaltado sem omitir a parte central do Cristo na doutrina escatológica: seu retorno triunfante para buscar uma igreja santificada, uma noiva preparada para o retorno de seu noivo.
Portanto, a santa habitação do Espirito santo, também  inspirará os pregadores a pregarem um preparo e um alerta sobre a vinda do Senhor. O Espirito Consolador inspirará seus profetas a  não amarem o presente mundo. Mas a viverem uma vida casta e em piedade. O Espirito Santo habitando em uma Eclesia, fará com que a mensagem sobre o retorno de Cristo seja uma alerta constante, que não devemos ajuntar tesouros nesse mundo perecível, que não devemos ter um coração voltado para o consumismo, para o materialismo e para o conforto, mas para uma vida de abnegação, negação do próprio ego, uma vida de sobriedade e preparo constante.
Por ultimo, a obra do Espirito Santo é transmitir as insondáveis riquezas de Cristo a igreja. A presença do Consolador significa uma vida rica na presença de Cristo, rica em valores espirituais, pois o próprio Cristo é o tesouro inestimável da igreja, e essas riquezas insondáveis vem através da ação do Espirito Santo que opera e vive na igreja. 

CLAVIO JUVENAL JACINTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content