sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O EGO E A CRUZ

                             O ego e a cruz

“Tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 10:38)
“Estou crucificado com Cristo” (Galatas 2:20)


O homem é por natureza um ser completamente egoísta. A queda desequilibrou a consciência do homem,  o ego cresceu e tornou-se o centro do ser humano. Cada individuo enxerga a si mesmo como o centro do universo. São raros os que enxergam de outra forma. O ego é um ser insaciável, deformado e completamente rebelde, não é admirável, pois que Paulo tenha falado que nos últimos dias os homens seriam amantes de si mesmos.  O ego tem uma sede violenta pela gloria passageira, seu instinto rebelde, não aceita a obediência a um Deus Soberano e absoluto.  O coração egoísta quando deifica a si mesmo, processa construção de deuses que possam se submeter aos seus instintos caídos. Olhamos para o paganismo, e vimos como as divindades estavam ligadas a prostituição, sexo, sacrifício humano, pois através de Caim, reflete toda a personalidade do ser humano. Com seus instintos terríveis, que libertado em circunstancias apropriadas, transforma o homem em um monstro. Quando os alemães invadiram a Rússia, na segunda guerra mundial, milhões de civis russos foram assassinadas pela maquina nazista, opressora e infame. No final da guerra, quando os Russos conseguiram expulsar os alemães, na operação Bagration, e logo em seguida marcharam rumo a Berlim, na Alemanha, os Russos  tornaram-se brutais e infames, estuprando  mulheres e adolescentes, matando e cometendo coisas horrendas. Não existem homens bons e maus, todos são conhecedores do bem e do mal, mas sempre que o homem caído deixa o ego dominar, o monstro interior qualquer dia, sai do casulo, ou do abismo do coração do homem caído, e revela-se ao mundo, quando o ambiente torna-se propicio para liberar as infâmias outrora acorrentadas pelas leis civis. O ego tem essas tendências infames.  Os imperadores romanos, os ditadores, os lideres religiosos falsos, assim também como os falsos profetas, querem um mundo girando em torno deles.  Toda a mobilidade do universo precisa curvar-se diante do centro de coração do egoísta. A sede insaciável das riquezas, do poder, da luxuria, tudo isso existe porque o ego se alimenta das ganâncias e do pecado humano.

É extremamente importante o entendimento sobre a mortificação do nosso ego, porque o ego é a vida do homem carnal, assim, todas as vezes que as escrituras falam sobre o velho homem e suas concupiscências, está falando sobre o ego caído, intrínseco a  natureza carnal. Quando o homem nasce de novo pelo arrependimento de seus pecados, tudo se faz novo, mas a natureza carnal não é erradicada imediatamente do homem. Não sabemos porque Deus age assim ao efetuar a regeneração no homem. Certas  coisas na vida espiritual são misteriosas e complexas, quando Adão caiu, ele não morreu imediatamente, mas a morte começou a se processar na sua vida, na verdade a morte é mais abrangente do que imaginamos, ela afeta a vida moral, a vida espiritual, afeta a nossa personalidade e a nossa existência terrena, afeta tudo, e com a queda, o ego se deslocou dentro do nosso ser, ocupando um lugar que não é dele. O ego é o usurpador dentro de nós, e no cristão é um inimigo nato!  Em Galatas 5:17 paulo afirma que a carne cobiça contra o espírito e o espírito contra a carne. Há um conflito de desejos dentro de nós, uma luta acirrada de controle, quando o ego quer tomar posse da primazia de nosso ser. Eis porque a humanidade é tão desequilibrada, porque a fonte da maldade externa, que impera no mundo, se encontra dentro do coração do homem. É La nos recônditos do coração egoísta que se encontra a avareza, a vaidade, o orgulho, a inveja, e tantas coisas que caracterizam uma vida sem santidade e não regenerada. Agora veja bem. Que a natureza egosita e carnal, não é erradicada do homem regenerado, todavia ela precisa ser mortificada. Enquanto que o curso do ego no homem não regenerado é livre, e ocupa um lugar proeminente dentro do coração e mantém o controle da vida interior, no homem regenerado a natureza carnal junto com seu comandante, o ego, precisam ser crucificados. Essa é a função da cruz, pois que Cristo afirma que quem não tomar a sua cruz e negar-se a si mesmo, torna-se incapacitado para torna-se discípulo de Cristo. Aqui está algo de extrema importância que muitos mestres atuais omitem a pregar e ensinar. Porem é fundamental essa doutrina da cruz. Ela é a divisa da verdadeira espiritualidade e da falsa.

A carne tem um nível de intelectualidade, e não poderia ser diferente, pois o ego precisa de alimento para sobreviver dentro do coração do homem. A filosofia de vida do ego, tem suas complexidades e as suas glórias. Não é admirável que o mundo incrédulo tenha tantas personagens de alto teor de intelectualidade?  Paulo também fala sobre isso, sobre a carnal compreensão e sobre a sabedoria carnal (Colossenses 2:8 e I Corintios 1:12) Tiago também falas de uma sabedoria terrena, animal e diabólica. (Tiago 3:15) note que essas três características se mesclam em uma só, dentro de um individuo egocêntrico. Terrena, porque é materialista, animal porque predomina instintos como a razão, a força e a incredulidade, diabólica, porque há a influencia dos demônios, os espíritos das trevas influenciam a mentalidade e o ego dos homens caídos (Efesios 2:2). Só existe uma maneira de vencer essa terrível natureza dominada pelo ego, é a cruz de Cristo, que se torna a nossa cruz. Porque nela, opera a morte do eu caído, para que o home regenerado possa ter pleno vigor na vida cristã. Duas vezes, Paulo afirma sobre a experiência da crucificação do eu (Galatas 2:20 e 6;14) e sua experiência espiritual é que não era ele quem estava vivendo, ele afirmou “Cristo vive em mim.” Isso não significa a perda da personalidade, mas perda dos instintos do homem  caído e falido, para que o homem transformado pudesse ter liberdade de agir nesse mundo.

Nossa civilização é uma civilização que cultua ao ego, é uma civilização egocêntrica. O culto ao ego é o ápice do humanismo. A crença basilar do homem mundano é que só existe felicidade através da satisfação das paixões do ego. Nem mesmo o cristianismo moderno livrou-se dessa tendência maligna. A meta do egocêntrico é ter coisas passageiras e satisfazer seus desejos egoístas. A ditadura do ego é cruel, o homem precisa ter sucesso, ser rico, famoso, ter a glória e os aplausos dos homens, conquistar poder, subir os degraus da fama, ser destaque na mídia, possuir coisas desnecessárias, que de outra forma, não trarão felicidades. Esse é o mundo que vivemos. Queremos ser estrelas, o homem quer um lugar de destaque, quer o aplauso, gosta da multidão, quer o elogio, tudo no coração egocêntrico gira para colocar em orbita do seu eu, todas as coisas existentes em sua volta. Não é a toa que vivemos em um mundo louco, correndo atrás do consumismo desenfreado, porque a mídia mentirosa, lança uma enxurrada de coisas  superficiais que torna-se essenciais ao egocêntrico. A historia do mundo é a historia da força dos egocêntricos, é um Napoleão querendo conquistar o mundo, e por trás de seus rastros seguiram outros, é os atores de cinema alcançando o auge ou atrizes de novelas alcançando o hall da fama e os espectadores devorando as mensagens subliminares que são despejadas através dessas comedias. Há uma titânica tirania nas propagandas que tentam convencer o mundo, que o ego precisa estar satisfeito com o que o mundo tem pra dar. Mas o ego é insaciável. Não há satisfação, o ego não tem fundo. Por incrível que pareça, na cristandade há essa tendência maligna para a superioridade pessoal, o culto ao ego, todos querem a predominância, querem ser o centro. Os cantores e pregadores precisam ser estrelas de palco, há um degrau ascensional na hierarquia evangélica que ultrapassa os limites,  de diáconos a semi-deuses, os lideres não se contentam com a simplicidade e a humildade, daí a pompa de títulos como “reverendos” e “apóstolos” e “profetas dos últimos tempos  desempenhando o papel de um Elias” os lideres modernos querem vivenciar essas coisas.A. W.  Tozer assim escreveu certa vez: “O homem a quem o sucesso exalta e o fracasso abate, ainda é carnal”
Tudo o que descrevi acima, com relação ao mundo e aos homens caídos, entra em confronto com o estilo de vida de Cristo. Um estudo sistemático dos ensinos de Cristo nos colocará em confronto direto com esses valores egocêntricos do mundo. Porém, muitos não querem confrontar os valores do ego, querem moldar a vida de acordo com o egocentrismo. Daí a profecia ter completo e cabal cumprimento em nossos dias  “Sabe, porém, que nos últimos dias haverá tempos difíceis, pois os homens amarão a si mesmos...”(II Timoteo 3:1 e 2)
Cada cristão regenerado é chamado a viver a vida de acordo com a vontade de Deus, somos predestinados a ter um imagem conforme a imagem de Cristo(Romanos 8:29) a seguir o exemplo e seus passos (I Pedro 2:21) portanto tomar a cruz, é seguir os passos de Cristo, deixar morrer a nossa vontade lá, e permitir que o novo homem feito em justiça e santidade, saia da cruz, como a ressurreição fez com que Cristo voltasse a glória do Pai.
A cruz é uma atitude e uma escolha, a escolha de viver para Cristo e morrer para nos mesmos, é viver uma vida de abnegação. Cristo torna-se o centro, a vida gira em torno da experiência da transformação que Cristo concede através da sua obra redentora. É dentro dessa dimensão que os efeitos do sangue imaculado do cordeiro, estarão disponíveis para nós. Sem a morte do eu, não pode haver uma vida de plenitude espiritual. Somente quando o ego morre, através da negação do nosso eu, poderemos vivenciar a vida abundante. Jessie Penn-Lewis certa vez escreveu: “Que a velha vida egoísta, interesseira, possessiva seja abandonada, enquanto nos revestimos do novo homem que está sendo renovado segundo a imagem Daquele que nos criou, onde não há distinções terrenas, divisões, separações, mas Cristo é tudo em todos”.
O caminho da cruz, é o caminho do negar a minha vontade, é o inclinar-se para as coisas do espírito, e não para as coisas da carne (Romanos 8:5). Isso tem um custo. Eu não quero a fama, não quero os aplausos, não quero o sucesso, não quero ser superior a ninguém. Não quero ser megaestrela, um caminho em que se direciona a cruz, é um caminho em que sofremos por Cristo e padecemos por causa dEle. É o caminho da afronta, da vergonha, porque não dispomos a moldar o nosso estilo de vida com o mundo (Romanos 12:1 e 2) é a dor do testemunho, o testemunho verdadeiro causa sofrimento, é o testemunho santo que pavimenta o caminho do martírio, não amar a minha vida, mas amar a vida de Cristo e o Cristo que concede a vida eterna, se por Ele, eu perder a minha que passa. “Quem achar a sua vida, perdê-la-a, e quem perder a sua vida por causa de mim, acha-la-á” (Mateus 10:39) mais a frente, Mateus registra novamente as palavras de Cristo porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á” (Mateus 16:25) aqui está uma questão de escolha. A cruz de Cristo, é a cruz onde nosso eu morre, é o caminho da escolha a servir a Cristo, sofrer por ele, ser sua testemunha fiel.  Ao morrer na cruz, nossos desejos egoístas, as coisas passageiras terão valor secundário. A realidade nunca se encontra nesse jazigo chamado mundo, entesourado para o fogo do juízo, nossa esperança estará nas moradas do Pai. O mundo vindouro virá ao nosso coração, e será real na nossa experiência cristã.
Isso não é muito atrativo! A vida cristã autentica, não é subir ao palco para receber aplausos, é desce aos pés da cruz para receber perdão e mortificar a carne. O verdadeiro cristão não é artista é mártir. Talvez não o mártir que morre pela causa do evangelho, mas é o mártir que se mortifica pela causa de Cristo. (Colossenses 3:5)
O ego não possui mente espiritual, está completamente arraigada nas coisas que passam, mas quando a vida revestida de Cristo flui do homem regenerado, ele passa ater a mente de Cristo, ter a mente de Cristo é ter a vontade de Cristo e o caráter dEle. É em Cristo que encontramos a satisfação plena. A vida santa nos proporciona verdadeira felicidade. O Egocêntrico nunca é feliz, só o homem santo pode experimentar verdadeira felicidade, porque ele está escondido em Cristo, e Cristo em Deus Pai, torna-se um só espírito com o Senhor, e vive na experiência de um transbordar interior, pela presença do Espírito Santo
Que o Senhor nos conceda graça de tomar a nossa cruz, negar a nós mesmos e proclamar de forma radical “Não sou eu quem vive, Cristo vive em Mim” (Galatas 2:20)

Soli Deo Glória

Clavio Juvenal Jacinto
Igreja Evangelica Caminho da Paz
Paulo Lopes SC
48-96228870





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content