segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O VERDADEIRO SENTIDO DA BENÇÃO

O VERDADEIRO SENTIDO DA BENÇÃO



Nem sempre entendemos as coisas da maneira correta, como realmente elas devem ser entendidas, alguns meses atrás,  estava lendo um livro, e o autor estava dando uma definição sobre a palavra “benção”.  Trata-se R. C Sproul, ele comentava: “A palavra  “benção” tem sido quase totalmente esvaziada de seu sentido bíblico. Depreciamos a expressão quando nos referimos a ela simplesmente como uma experiência de felicidade. Ser abençoado, na mentalidade hebraica, significa ter a alma cheia de capacidade de experimentar o encanto, a excelência e a doçura do próprio Deus.”  Sproul explica que ser abençoado não é ser somente feliz. A benção não é sinônimo de felicidade. De fato é bem mais que isso, e concordo completamente como ele.
Na verdade existem pessoas nesse mundo que são felizes sem serem cristãs, não importa se essa felicidade seja apenas passageira e somente para essa vida. Mas muitas delas são felizes. Uma vez que a bondade de Deus ultrapassa os nossos conceitos de amor e justiça, sabemos que o sol ilumina e aquecem justos e injustos, e até os ateus recebem o orvalho que regam seus jardins. A chuva cai sobre todos,  a primavera vem sobre a humanidade. As estrelas brilham diante de olhos piedosos e iníquos. Essa é a misericórdia de Deus que faz com pessoas que não servem a Ele, desfrute de uma pouco de felicidade nessa vida. Porem, ser uma benção, ultrapassa a barreira da experiência da felicidade.  Nossa intimidade e nosso relacionamento com Deus nos colocam em um patamar mais elevado, e nossa experiência de fé e esperança, o consolo e a direção do Espírito Santo, nos trazem deleites profundas, assim como um homem sedento bebe de uma fonte de águas puras, refrescantes e cristalinas.
Um homem abençoado, que recebe a dádiva das bênçãos do Senhor e torna-se um bem aventurado, é um homem que vive a vida regenerada e mantém um relacionamento perene com o Senhor, torna-se um só espírito com Deus. As vezes fico indignado como muitos teólogos tendem a viver uma letra desconexa, como se o cristão pairasse num mundo de fantasias de fé. Um crer racionalizado pela incredulidade, uma alma fechada de forma tão hermética, que a concessão intelectual deve ser a única experiência de fé. Mas há um sentido na benção, na expressão hebraica dessa palavra, que nos remete para sentidos mais concretos, e menos abstratos. Porque Deus é pessoal, a presença do Espírito Santo é uma realidade, as promessas das escrituras são reais, e os homens que estão inseridos nela, na sua história e em suas narrativas, viveram a experiência e contaram a experiência. O relacionamento.
Muitas vezes aplicamos a benção restrita as posses materiais ou isenção de tribulações, mas nem sempre isso significa exatamente uma experiência de benção. Vejamos por exemplo Enoque, sua vida solitária, um santo peregrino em um mundo indigno, sua solidão, e que sabe, desprezado por seus contemporâneos, porém ele ficou na galeria de Hebreus 11. Moisés na sua fuga ao deserto, na solidão do ermo, porém La na sua fuga solitária estava à sarça ardente. Abraão em seu conflito no monte, com a faca na mão, mirando seu filho Isaque, e ali estava o cordeiro que iria substituir seu filho no sacrifício. A vida abençoada constitui-se em relacionamento com um Deus de paz, e ter a paz com Deus em um mundo complexo cheio de tribulações e conflitos. Significa experimentar a completitude da presença de Deus em meio ao caos de um mundo caído. Significa ter firmeza em um mundo que desaba, significa andar segundo a luz da glória de Deus em um mundo imerso em escuridão espiritual.
Ser abençoado, é ter um coração cheio da presença de Deus,  sentir a doçura da misericórdia de Deus, é ter a vida voltada completamente para Ele. A era pragmática, distorce e obscurece o sentido real dessas coisas. Um homem  abençoado na perspectiva moderna, significa um homem rico e cheio de bens, um homem cujo êxito supera as coisas normais. Um homem de sucesso, fama, prosperidade.
Assim empobrecemos um conceito que é tão rico em espiritualidade, aplicamos significados superficiais em algo cujo significado é tão profundo. Esse tem sido o problema da maioria dos cristãos de hoje. Aplicam significados superficiais nos temas mais profundos e ricos, que as escrituras expõem em suas paginas sagradas. Como a redenção, a obra da cruz, a regeneração, arrependimento, vinda de Cristo, santificação, perdão, oração e benção. Que o Senhor nos conceda a graça de compreende a altura, a largura e a profundidade das coisas espirituais concernentes ao evangelho e a pessoa de Cristo.


Pr Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content