quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O MUNDO ESPIRITUAL POR TRÁS DA CRIAÇÃO

ALMA E ESPIRITO NO HOMEM E O SEU RELACIONAMENTO COM AS COISAS ESPIRITUAIS


PARTE I

O que é um espírito?
É um ser imaterial, porem com personalidade, pode ser a totalidade de um ser (Deus é espírito João 4:24) pode também ser um ser caído, destituído de corpo material (Um espírito imundo) também pode ser um conceito aplicado aos anjos, seres puros  com características celestiais
“Um espírito não tem carne e nem osso”  (Lucas 24:39)
Há corpo animal, há corpo espiritual (I Coríntios 15:44)
A bíblia ensina que há um espírito no homem, embora muitas vezes, e dependendo do contexto das escrituras, significa o mundo emocional,  a personalidade e a consciência vital  do homem, fôlego de via,muitas vezes também  descreve o espírito como a parte imaterial do homem, incluindo seu intelecto, sua memória e sua personalidade. Nesse caso há um vinculo com a alma.
“Há um espírito no homem” (Jó 32:8) esse espírito esta dentro do homem (Isaias 26:9)
O homem é constituído de Corpo, alma e espírito (I Tessalonicenses 5:23)
Há um relacionamento intrínseco, um vinculo entre a alma e o espírito, de sorte que muitas vezes representam uma indissolubilidade (Isaias 26:9)
Na união mística de uma vida de piedade e devoção, O senhor une-se intimamente com o cristão “Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito” (I Coríntios 6:17)


O espírito é uma entidade independente na dimensão espiritual, quando o homem morre:
O espírito sai dele (Eclesiastes 12:7)
A alma sai dele (Genesis 35:18)

Se o homem ressuscitar:
O espírito volta para ele (I Reis 17:21)
A alma volta para ele  (Lucas 8:55 veja também Ezequiel 37;5))

Cristo quando expirou na cruz entregou o seu espírito ao Pai (João 19:30)
Estevão quando morreu lapidado, entregou o seu espírito ao Senhor (Atos 7:59)
 Jesus fez distinção entre o ser espiritual do homem e o material
“o espírito está pronto mas a carne é fraca” (Mateus 26:41)
A parte espiritual do homem  alma e espírito,muitas vezes está associada aos sentimentos e a vitalidade e ao fôlego (Genesis 2:7, Provérbios 11:25 e Isaias 58:10 Provérbios 16:18 Atos 17:6) mas o ensino positivo das escrituras é que existe o homem interior, e dentro desse homem interior há uma parte espiritual. Pois a bíblia distingue alma e coração (atos 4;42)
A bíblia faz distinção entre a parte material e imaterial do homem
“corpo e alma de homens” (Apocalipse 18:13)
A palavra de Deus também exerce autoridade espiritual para dividir alma e espírito (Hebreus 4:12)


Jesus fala sobre a questão do temor por causa do testemunho cristão, ele exorta a não temermos os que matam o corpo mas não podem matar a alma. (Mateus 10;38) e então Ele ensina que devemos temer aquele que lança no inferno a alma e o corpo. Pelo texto e contexto, entendemos claramente que Cristo faz uma distinção clara do lado material e do lado espiritual, e ensina que ambos, corpo e alma vão para o inferno, mas os homens podem matar o corpo, mas não podem matar a alma...
O homem pode perder a sua alma (Marcos 8:36)
Mas, Paulo fala sobre a destruição da carne e a salvação do espírito  (I Coríntios 5:5)
Até aqui podemos avaliar o assunto, observando o seguinte:
Os saduceus não acreditavam em uma parte imaterial do homem, o espírito (Atos 23:8)
Paulo desejava sair desse mundo para estar com Cristo, pois era bem melhor (Filipenses 1:23) Isso concorda perfeitamente com o contexto da perspectiva paulina, pois em outra parte  Paulo diz que se a casa terrestre desse tabernaculo, referindo ao seu corpo, se desfizer, temos um edifício, uma casa eterna nos céus (II Coríntios 5:1) Jesus também afirmou: “Na casa de meu Pai há muitas moradas, Vou preparar-vos lugar, vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vos também (João 14: 1 a 3) Lazaro morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão (Lucas 16:22) Nota: ele foi levado ao seio de Abraão, porque Cristo ainda não havia morrido na cruz , não havia resuscitado e Ascenso ao céu, desde a obra da redenção, quem morre não está no “seio” de  Abraão, mas com Cristo (Filipenses 1:23)
Os discípulos pareciam nutrir uma crença em um ser não materializado, pois confundiram o Senhor com um fantasma (Mateus 14:26 e Marcos 6:49)
Almas de mártires, homens que morreram pela fé se apresentam diante do altar do Senhor (Apocalipse 6:9)
Cristo pregou aos espíritos aprisionados que foram rebeldes durante a era pré-diluviana (I Pedro 3:19) essa narrativa concorda com o contexto geral de que os anjos que deixaram sua habitação original também são espíritos aprisionados (Judas 6 Hebreus  1:14) Portanto há no além uma prisão para espíritos rebeldes, enquanto o fôlego do corpo cessa e adormece.
Há um ensino positivo nas escrituras: quando o homem se arrepende de seus pecados é regenerado e recebe um novo coração e um novo espírito (Ezequiel 11:9) Ora, a regeneração coloca o homem em uma nova posição diante de Deus, o homem espiritual discerne bem todas as coisas.
O sono e a morte: sono não significa inexistência, nunca significa cessação do ser, ela significa desligamento da consciência para o mundo físico, nunca para o mundo espiritual. Quando analisamos as escrituras, descobrimos que através do sono, a dimensão espiritual pode abrir-se. Pessoas foram advertidas por anjos em sonhos, Deus fala com pessoas através de sonhos, o mundo espiritual se abre através dos sonhos (Mateus 2:12 e 13, 19 e 22 Mateus 1:20, Genesis 31:11 I Reis 3:5. Veja também a experiência de Jacó em Genesis 28.) Os salvos que aguardam a ressurreição dormem (estão desvinculados das coisas físicas) mas isso nunca significa completa inconsciência ou inexistência do ser. (I Tessalonicenses 4:13 a 15) é por isso que por ocasião da vinda do Senhor ele será ressuscitado e não recriado! Quando Jesus disse que lazaro estava dormindo e não morto, ele fez distinção clara entre cessação de existência, e desligamento da consciência com o mundo físico. Lazaro não está morto, mas dorme (João 11:11 a 14) Deus não é Deus dos mortos mas dos vivos (Mateus 22:32)
Assim podemos entender que em muitas passagens, Jesus ao enfatizar a vida eterna, coloca-a como posse bendita que os cristãos ganham já no presente momento, não algo para o futuro, mas para o agora.
Quem crê em mim nunca morrerá (João 11:26)
Passa da morte para a vida (João 5:24)
Nunca verá a morte (8:51)
Nunca provará a morte (João 8:52)
Tem a vida eterna (João 6:47)
Não terá a vida eterna, mas TEM A VIDA ETERNA (Confira João 3:36 com 5:24 e 26)
Como morte espiritual significa separação(Efésios 2:14), aquele que deixa de existir no mundo físico, não deixa de existir no mundo espiritual na presença de Deus, porque o Espírito Santo que ressuscitou a Jesus Cristo estará conosco para sempre.
“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que em vós habita.” (Romanos 8:11 ACF) Nós recebemos vida pela presença do Espírito Santo em nós, e receberemos vida que não cessa nunca, porque ele estará para sempre conosco.
“O Consolador ficará sempre convosco” (João 14:16)

“Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor” (II Coríntios 5:8) “Na casa do meu Pai há muitas moradas”(João 14:2) “Senhor Jesus: Recebe o meu espírito” (Atos 7:59)


PARTE II

O Espírito Santo nos concede dons para discernir os espíritos. (I Coríntios 12:10) No mundo espiritual há uma hierarquia, ou variações de espíritos. As escrituras ensinam que DEUS é Espírito (4:24) isso significa que DEUS é completamente perfeito, há outras criaturas que também são espíritos.
Os anjos são seres espirituais (I Reis 22:2, I Samuel 16:1 e Hebreus 1:14)

Há também o paraíso, onde chegam os espírito  dos salvos.
“Em verdade eu te digo: que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:43)
Paulo menciona um homem que esteve lá, ele não soube definir se foi no corpo ou fora do corpo. (II Coríntios 12:1 a 4) a bíblia diz que existe arrebatamento de espírito, essa foi a experiência de João em Patmos (Apocalipse 1:10 e 4:2) Tudo indica que esse paraíso faz parte de uma região celestial dentro da habitação do Altíssimo (Apocalipse 2:7) a experiência que Paulo descreve em II Coríntios 12 pode ser idêntica a de João na ilha de Patmos.

PARTE III
Há também o mundo espiritual caído, infestado por varias classes de espíritos.





(Efesios 10;10 a 18) Uma passagem nos evangelhos, esclarece fatos  interessantes sobre esses espíritos caídos: Lucas 11:24 a 25. Nessa narração descobrimos que o espírito maligno ou imundo:
1-Sai do homem.
2-Anda por lugares secos. (desertos e lugares solitários)
3-Busca repouso.
4-Conversa consigo mesmo.
5-Tem volição.
6-Discerne áreas geográficas.
7-Tem percepção das coisas físicas.
8-Tem contato com outro espíritos.
9-Entra no homem.
10-Arruína a vida do homem.

Outra passagem: Mateus 8:28 a 34 também mos esclarece que:

1-Os espíritos imundos andam em grupos.
2-Invadem o corpo do homem em grupos.
3-Dão força descomunal ao possuído.
4-Interfere na consciência do possuído.
5-Alteram a personalidade do possuído.
6-Escravizam a vontade do possuído.
7-Reconhecem a soberania de Cristo.
8-Discernem o juízo divino.
9-Conversam e possuem senso de realidade.
10-Também penetram no corpo dos animais.

Há outras passagens nas escrituras, que mencionam os espíritos imundos ligados a uma função, concedendo um poder a vitima que são possuídas por tais
1-Um espírito de adivinhação (Atos16:16)
2-Um espírito de enfermidade (Lucas 13:11) nesse caso, Jesus libertou a mulher que tinha o espírito de enfermidade, não uma cura mas uma libertação (Lucas 13:12)
3-A bíblia faz menção de espíritos de demônios (apocalipse 16;4)
4-Um espírito mudo (Marcos 9:17)
5-Um espírito de feiticeira (I Samuel 28:7)
6-Também adverte sobre espíritos enganadores (I Timóteo 4:1)
7-Doutrina de demônios (I Timóteo 4:1) nesse caso são demônios que gostam de ensinar, inventam falsas doutrinas, desenvolvem teorias, organizam ensinos místicos e espiritualistas. Com o intuito de desviar os homens da verdade.
Veja também Mateus 12:13, Marcos 1:23, Marcos 9:17, Lucas 8:29, Lucas 4:33, Lucas 9;42 e Lucas 11:24.

PARTE IV
Com relação ao mundo espiritual caído, a bíblia descreve que há prisões eternas onde estão os anjos que não guardaram o seu principado, e abandonaram a a habitação original (Judas 6)
Esses anjos foram lançados no inferno e em cadeias de escuridão (II Pedro 2:4) Jesus falou que o inferno foi preparado para o diabo e seus anjos (Mateus 25:41)
Apocalipse 9:1 a 3 descreve um poço do abismo onde existe espécies de espíritos malignos, nesse poço do abismo, há fumaça como de uma fornalha. A prova da literalidade dessa descrição está no fato de que em Lucas 8:31, por ocasião da expulsão da legião de demônios de um dos gadarenos, esses demônios rogaram ao Senhor Jesus, que não mandassem eles para o abismo (Lucas 8:26 a 39)
Conclusão:
O mundo espiritual é uma realidade. Está dividida em  classes distintas
1-Deus e a hierarquia celeste
2-Salvos redimidos
3-Anjos caídos, espíritos imundos e outras classes.
4-Os homens perdidos (Efesios 2:1 e 2)

O universo criado está divido em físico e espiritual, ambos são realidades distintas. Porém no atual estagio da criação estão interconectadas.
Anjos puros são espíritos
Anjos caídos são espíritos
O homem também tem um espírito (Foi feito um pouco menor do que os anjos (Salmos 8:4 e 5)
Deus é Espírito
Deus é pai dos espíritos (Hebreus 12:9)
Muitos anjos rejeitaram a paternidade divina e rebelaram-se, caindo do estado original.

Autor : Pr  Clavio Juvenal Jacinto
             claviojj@gmail.com
             Paulo Lopes SC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content