sexta-feira, 8 de julho de 2016

A HUMILDADE DO VERBO





"Mas  esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens" (Filipenses 2:7)

"O Verbo se fez carne" (João 1:1)


"O Verbo se fez carne" essa é uma declaração biblica magnifica, está cheia da mais preciosa humildade santa. Como Um Deus imenso e perfeitamente completo em grandeza pode rebaixar-se em seu Filho e vir a esse mundo, que é um esgoto espiritual devido a tantos pecados dos homens rebeldes? E acima de tudo Ele não desceu para trazer juízo e sim salvação. "E, sem duvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi manifestado justificado no Espirito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória" (I Timóteo 3:16).
 Tão grande humildade, não poderia passar de modo tão imperceptível perante os homens. Seria um ato cruel do pensamento humano, entrar numa esfera de piedade sem contemplar a humildade do Verbo, o Senhor Jesus Cristo. Sua descida teve apenas um motivo: A redenção!
Mas quão grande é essa humildade, é magnifica! de carne, até a manjedoura, da manjedoura a servo, de servo até o caminho da cruz. É um processo de esvaziamento e humilhação. A loucura da pregação consiste em aceitar um Deus que vai até a cruz, para suportar o juízo e a vergonha pelos pobres mortais pecadores. Não é de admirar que isso tenha sido uma afronta para judeus e gregos!
 O Verbo divino entra em processo de humilhação desde a sua descida ao mundo. Ao se fazer carne, aceita as dores e as limitações dos mortais. As aflições, as dificuldades, não escreveu o profeta messiânico que o Verbo Messias não seria um homem de dores?
 Oh, isso é maravilhoso! Cristo, o Verbo de Deus desce até os pés sujos dos discípulos, Toma uma toalha e água, e lava-os. Segue rumo ao Calvário carregando uma cruz que não era dele, tomando os pecados que não eram dele e sofrendo um juízo que não merecia, pois sua vida era perfeitamente imaculada, o juízo da cruz não era dele. Mas ele vai até o fim. Bebe o cálice da amargura, o fel do juízo de Deus Pai estava naquele cálice que ele não queria beber. Mas Ele sorve cada gota do juízo. O Verbo que fez todas as coisas é o cordeiro mudo que tira o pecado do mundo. Esse caminho de redenção tem as profundas marcas de uma humildade. Depois da cruz, a morte do cordeiro imaculado, o ferido de Deus, Ele desce mais ainda e vai até um sepulcro, lugar de ossos, a matriz universal da morte, o selo da vitória da desobediência de Adão. Mas a sua descida as partes mais baixas da terra, vai determinar o triunfo da obra da cruz sobre todas as maldições provocadas pelo pecado. A humilhação do Verbo, silencioso no sepulcro, mas ao mesmo tempo pregando aos espíritos aprisionados, uma descida aos mundos inferiores para proclamar os mistérios da redenção. 
 Cristo dá um grande exemplo de humildade, o Mestre por excelência, Criador e Mantenedor de todas as coisas como atesta Hebreus 1;1 descendo para o vale da humilhação desse mundo, para ser cordeiro de oferta redentora.. Sua descida a esse mundo para ser Salvador de pecadores, constitui-se um evento perfeitamente extraordinário, pois é incomum na historia dos homens. Nunca se viu coisa assim! e jamais haverá coisa igual na história universal.
 O Verbo divino, Santo na sua pura essência, nasce em uma manjedoura e morre em uma cruz. Tal apego ao madeiro pode ser visto do começo ao fim da sua vida terrenal. Não há palavras para descrever a humildade do Verbo, mas a história da redenção é um drama de inspirações infinitas, porque Cristo sendo servo, foi autor e consumador da fé, e depois de sua descida aos recônditos mais humildades da miséria humana ele ascende aos céus para ocupar um lugar junto a destra de Deus, e esse é o nível mais alto que a contemplação de um homem piedoso pode alcançar. Poderia escrever muitas outras coisas porém esse pobre mortal jamais pode alcançar as profundezas das maravilhas do Cristo encarnado e glorificado...


Pr Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content