sexta-feira, 20 de julho de 2018

EM CERTAS COISAS; INTRANSIGENTES. A.W. Tozer


EM CERTAS COISAS; INTRANSIGENTES.
A.W. Tozer


O neo-cristianismo está adotando um novo decálogo que começa assim: “não discordeis em ponto algum”, e uma nova serie de bem aventuranças, também que começa com o seguinte: “Bem aventurado aqueles que toleram tudo, porque por nada serão responsáveis”. Agora considera-se normal discutirem-se diferenças de religião em publico subentendendo-se que ninguém tentará convencer o outro dos seus erros, ou converte-lo ás suas idéias. O propósito destas conversas não é apresentar a verdade, mas descobrir como pensam os seguidores de outras religiões, e assim tirar, algum proveito dos seus pontos de vista, como esperamos que eles farão do nossos.
É bem verdade que as pessoas concordam em discordar somente sobre assuntos que consideram de pouca importância. Nenhum homem é tolerante quando a sua vida ou a vida de um filho estão em jogo, e ninguém poderá transigir em assuntos religiosos que considera vitais ao seu bem estar eterno. Imaginemos Moisés concordando em fazer uma mesa redonda com os israelitas para discutirem o problema do bezerro de ouro, ou Elias ocupado em conversa gentil com os profetas de Baal. Tentemos imaginar Cristo procurando uma reunião com os fariseus para estudarem as suas diferenças, ou Anastácio procurando esquecer suas diferenças com Arius a fim de encontrarem união em nível mais elevado; ou Lutero procurando humildemente a presença do papa em nome de uma união cristã maior.. As bênçãos de Deus são prometidas ao pacificador, mas que se cuide o religioso transigente. A habilidade de resolver disputas entre membros da família de Deus é um verdadeiro dom celestial que deve ser cultivado. Aquele que sabe com discernimento reconciliar amigos separados, através da oração e apelando para as Escrituras vale o seu peso em ouro.
Isto é uma coisa, mas a tentativa de chegar a união ás custas da verdade e da justiça é outra completamente diferente. Procurar a amizade daqueles que não  querem ser amigos de Cristo é trair o nosso Senhor. As trevas e a luz nunca poderão reconciliar-se. Em certas coisas devemos ser intransigentes.
*********************************
Tradução: Agnes Maxwell Penna
Extraído de : A Senda do Cristão. Numero e data desconhecidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content