“Mas nós temos a mente de Cristo”
(I Coríntios 2:16)
“Pensai nas coisas que são de
cima” (Colossenses 3:2)
Todos entendemos o dilema do pensamento, o
mundo da imaginação. Esse universo interno, em que precisa de ordem e
organização. As escrituras falam muito sobre o mundo de dentro da nossa
consciência, esse homem interior, que não é visto por olhos exteriores, a menos
que se concretize em ações em certas condições e oportunidades. É importante
que tenhamos uma ideia da importância de termos uma imaginação cristocentrica,
ou seja, nosso mundo interior, o mundo dos desejos e da imaginação, centrados e
concentrados em Cristo Jesus, o Senhor. Trataremos desse assunto nesse estudo, e
vamos descobrir o que as escrituras ensinam sobre isso.
Haja em vós o mesmo sentimento
que houve em Cristo Jesus (Filipenses 2:5) Cristo tinha sentimentos, tinha
emoções, tinha uma visão do mundo e do universo, da criação, do passado e do
futuro, ele estava no espaço e no tempo, quando veio a esse mundo, entrou na
dimensão das coisas físicas, Deus se fez homem, de forma literal, e viveu mais
de três décadas entre nós. Deixou ensinos, lições e exemplo de vida. Quando
somos chamados de cristãos, porque somos parecidos com Cristo e porque seguimos
Ele, não somente seus ensinos, mas a Ele mesmo como Mestre.
Ter a mente de Cristo é ter um
padrão de vida elevado, significa que nosso ego e nossa natureza pecaminosa,
ambos estão desempregados, inativos. Isso é possível? Claro que sim. A união
com Cristo nos aperfeiçoa através do relacionamento. Quanto mais a pessoa e
presença de Cristo influenciam nossa mente e nosso pensamento, mas nossas ações
serão santificadas. Eis porque as escrituras do Novo Testamento tanto admoestam
sobre a vida cheia do Espírito Santo, porque uma vida em plenitude espiritual,
cheia do Espírito Santo é uma vida cheia da presença da pessoa de Cristo, pois
a função do Paracleto Consolador é trazer essa presença para dentro de nós. O mundo da imaginação é um mundo
desorganizado e caótico quando o nosso ego ocupa o centro do nosso ser. Somente
quando Cristo é entronizado no centro do coração, é que existe a possibilidade
de organização e equilíbrio em nosso homem interior.
As emoções, a imaginação, os
desejos, os pensamentos, o arquivo de conhecimento e informação, todos estão lá
dentro da nossa mente, é lógico que se não existir uma força poderosa que
organize tudo isso dentro de nós, o nosso mundo interior se torna Caótico.
Porém as escrituras que todas as coisas foram feitas por Ele (João 1:2) olhamos
o primeiro capitulo de Genesis, e descobrimos que Deus quer as coisas em ordem.
O movimento do Espírito Santo lá no principio, aquele alento espiritual
poderoso, transforma uma terra caótica em uma terra organizada. A presença
poderosa do Senhor em nossa vida faz com que as coisas dentro de nós sejam
equilibradas e organizadas. A plenitude da presença de Deus transforma nossa
vida nesse sentido, deixamos de ser um caos pessoal, para termos equilíbrio,
sensatez, sobriedade, maturidade e inteligência espiritual.
A imaginação cristocentrica,
nosso pensamento santificado é possível quando Cristo vem iluminar a nossa vida
de forma plena. Sabemos que ao contrario da presença de Cristo, a ausência de
Cristo em nossa mente nos coloca em obscuridade. As escrituras afirmam que o
Deus desse século cegou o entendimento dos incrédulos para que não resplandeça
a luz do evangelho. Portanto ai está, um contraste claro entre ter a mente de
Cristo e não ter a mente de Cristo, Ter Cristo em nossa mente e ter a mente de
Cristo é ter uma vida iluminada pela luz gloriosa de sua presença celestial.
Agora quero ressaltar que para que tenhamos a luz de Cristo em nossa caminhada
espiritual, precisamos ter o Senhor Jesus Cristo como o nosso próprio caminho.
Como o pensamento está ligado a
ação, de outra forma, isso pode nos conduzir a inércia, é preciso entender que
ter o sentimento que teve Cristo Jesus, como nos admoesta Paulo,e ter também nossas ações em conformidade com o caráter de
Cristo, encontramos nas escrituras que Ele, Nosso bendito Salvador, era homem
sensível (Joao 11:25) Tinha um amor profundo e sofredor (Efésios 5:2) Amava a
vida de oração (Lucas 6:12)Usava as escrituras como defesa espiritual (Mateus
4:7) Era altruísta (Romanos 15:3) Tinha enorme compaixão (Marcos 8:2)Era manso
(Mateus 11:29) Era um homem de profunda gratidão (Mateus 11:25) Era submisso a
vontade de seu PAI (Lucas 22:42) e amava o culto e a vida devocional (Lucas
2:49). Por isso é lógico concluir que a imaginação cristocentrica só é
possível, quando temos a mente de Cristo, e tendo a mente de Cristo, nosso
mundo da imaginação está santificado de tal maneira, que o cultivo das coisas
santas é uma atitude completamente normal. Desde que estejam cultivadas as
coisas santas em nosso interior, então a colheita espiritual serão as virtudes
benditas de Nosso Senhor Jesus Cristo, e assim, começa a se processa dentro de
nós o que lemos em Romanos 8:29. A lapidação do nosso caráter e do nosso homem
interior é produzir uma imagem ativa do Filho de Deus em nós. Portanto suas
qualidades espirituais, devocionais, estarão em nós. Passamos agir com as
mesmas características de Cristo. Aqui está a essência do significado de ser
cristão.
“Sede transformados pela
renovação de vosso entendimento” (Romanos 12:2)
A renovação do entendimento é
algo que vai acontecer, quando nos desprendemos das coisas desse século mal. A
não conformidade com os valores mundanos de uma sociedade caída deve ser uma
atitude concreta, todos sinais de egocentrismo precisam ser abandonados de forma completa e definitiva.
Enquanto não entendermos que as coisas mundanas são vaidades passageiras,
enquanto não tivermos uma visão clara da malignidade do pecado, enquanto não
nos posicionamos contra toda espécie de rebelião, enquanto não tivermos uma
visão clara da obra da cruz, não poderemos ter uma renovação de nosso
entendimento. Devemos perceber que a
graça de Deus é ensinadora, e por isso ela traz as informações necessárias para
o processo de transformação radical de nosso entendimento.
A renovação do entendimento
também vem com uma vida de oração perene. Porque a oração no seu sentido mais
espiritual, é uma comunicação afetiva, é um relacionamento do com Deus Pai, o
nosso Abba. É pela oração que penetramos em uma dimensão de relacionamento
profundo, digo profundo porque as escrituras ensinam que aquele que se une com
o Senhor é um só espírito com Ele, gosto de um texto de C. I Scofield, e ele
ensina: “Viva uma vida de oração. Use a oração para guardar tudo no coração de
Deus. Sature a sua vida e o seu serviço de oração. Então a vida que começa
cheia continuará cheia em plenitude” (1) Ora, bem sabemos que orar é trazer
mais de Cristo para nós, ter uma plenitude espiritual verdadeira é ter mais de
Cristo em nós. Quando temos a mente de Cristo, temos a completitude da presença
de Cristo, isso é algo radical, extraordinário. Hoje em dia, alguns pensam em
uma presença distante de Cristo, algo contraditório em si mesmo. Mas parece que
a presença de Cristo na nossa vida parece ser uma experiência superficial e
vaga. Não é a toa que vimos tanta superficialidade em nossa religião cristã.
Ter a mente de Cristo é ter
harmonia espiritual. Nossa mente herdada de Adão é uma mente doente, porque
esta afetada pelo pecado. A cura existe na redenção, quando Isaias fala que Ele
levou as nossas enfermidades, muitos entendem as enfermidades físicas, e se
esquecem de que existe uma malignidade na alma do homem caído que precisa de
cura. É Cristo mesmo, e somente Ele quem cura nossas doenças escondidas nas
profundezas, nos porões de uma mente sem Deus. Sem essa cura, não haverá
grandes progressos na vida espiritual, aliás, não haverá verdadeira
espiritualidade se não existir verdadeira cura, Jonathan Edwards afirma: “A mente
entorpecida, insensível e tola é a que se deixa cegar mais facilmente. Quanto
mais sensível for a consciência em uma alma perturbada, tanto mais dificilmente
ela será tranquilizada se não houver uma verdadeira cura” (2) Jesus anuncia a
cura da alma, a alma que se perturba ao ver a vida se diluindo no tempo, quando
o homem perde a esperança da eternidade. Desde que Adão perdeu o Éden
paradisíaco, ele perdeu a perspectiva de um equilíbrio da existência de uma
vida eterna. Mas Jesus Cristo, o bendito Redentor então anuncia. “Não se turbe
o vosso coração” Você consegue perceber isso ao ler os primeiros versículos de
João 14? As declarações do Salvador a respeito
das moradas do altíssimo, alcançam nosso homem interior, o âmago do nosso
coração. Responde a nossa questão ultima da vida, aquela questão mais
profunda: existe uma esperança além
tumulo? Jesus vem responder essa pergunta, e quando temos ouvimos essa
resposta, tomamos a decisão de acreditar nEle ou não. Mas o fato de aceitarmos
isso como um fato, uma verdade sólida, eleva a nossa imaginação para patamares
mui elevados. Temos a mente de Cristo, e Cristo tem a mente mais equilibrada
que existe, é dele que vem a promessa das moradas do Pai, ele é arquiteto, a
sua mente santa e pura, sua inteligência desenvolve a arquitetura dessas
moradas: Vou preparar vos lugar” é a
declaração, a afirmativa de Cristo. Desde então, quem crê nessas preciosas
promessas, não tem o coração perturbada, mas tem harmonia, pois floresce no
homem interior uma verdadeira esperança. A esperança da comunhão com o Eterno,
e isso de um modo geral deve ser entendido, que não há mais um rompimento por
causa das coisas que passam. Deus habita em nós, e por fim nós habitamos com
Deus. Não existe nessa dimensão, uma morte. A morte de um cristão é a morte de
seu corpo material, que aguarda uma restauração futura.(Filipenses 3:20 e 21) O
relacionamento espiritual com o Senhor, não se quebra com a morte física. Em
sua vida terrena, O senhor era com Paulo, mas na sua morte, Paulo era com o
Senhor “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar
com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Filipenses 1:23) Porque Paulo
tina essa percepção espiritual? Porque ele tinha uma sobriedade espiritual tão
nítida com relação as coisas eternas? Ele mesmo afirmou ter a mente de Cristo,
esse era o segredo de suas certezas. Sua percepção e seu entendimento estava
moldado pelo conhecimento de Cristo, pela própria vida de Cristo.
Através da redenção o novo homem
é feito para conter a plenitude de Cristo “E vos vestistes do novo, que se
renova para o conhecimento segundo a imagem daquele que o criou” (Colossenses
3:10). Não há outro alvo na vida cristã a não sermos completos nEle. Nossa vida
a partir da conversão é ter uma lapidação do caráter e do coração, e é o
Espirito Santo que exerce esse trabalho em nossa vida. Toda essa obra do
Paracleto dentro de nós ganha forma, quando amamos ao Senhor com todas as
nossas faculdades, amar a deus de todo o nosso coração, com todas as nossas
forças e com todo o nosso entendimento. Então por esse amor, alcançamos níveis
de vida espiritual cada vez mais elevados. “e, sobre tudo isto, revesti-vos de
amor, que é o vinculo da perfeição” (Colossenses 3:14).
Plenitude de inteligência
“Para que os seus corações sejam
consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos na plenitude da
inteligência, para conhecimento do misterio de Deus e Pai, e de Cristo, em que
estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Colossenses 2:2
e 3). Ter a mente de Cristo, nos leva para um mundo de imaginação cujo
equilíbrio e santidade seriam de outra forma impossíveis por meios comuns e
ordinarios. A ação do Espirito Santo na nossa vida é fundamental para que
alcancemos níveis de vida espirituais mais elevados e amplos. Em cristo estão
escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Acaso isso não
magnífico? O cristianismo é uma
revelação completa. Não há duvida a respeito desse assunto. As janelas do cristianismo
são amplas e mostram toda a realidade do tempo, do espaço e da eternidade.
Quando temos mente de Cristo, então temos também com Ele a plenitude da
sabedoria ou seja, a plenitude da inteligência.
O verdadeiro cristão, é um homem que se abre para conhecimentos amplos e
infinitos, porque Cristo habita nele e ele habita em Cristo. Isso é um processo
continuo e tem um ápice: o céu e uma comunhão total que culminará quando o
crente alcançar o estado eterno em um corpo glorificado. O processo de conversão
é algo de um ponto de vista espiritual, muito radical. “O qual nos tirou das
potestades das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”
(Colossenses 1:13). Então é claro, que os ensinos de Cristo, a comunhão com
Cristo, a vida Concedida por Cristo, tudo isso tem um poder transformador em
nossas vidas. Não poderia ser menos que isso! Acontece que quando éramos
incrédulos, éramos inimigos no entendimento, inimigos de Deus pelo
entendimento. Não me admiro que o processo da vida incrédula seja do paganismo
ao ateísmo. Não estou admirado que a vertente materialista inunde todo
entendimento da sociedade obscurecida pelo pecado. O homem possui inteligência
mental, isso é um dom natural que Deus concedeu a todos, mas fora disso, a
própria espiritualidade que se desenvolve em um homem sem conhecimento
verdadeiro do evangelho é uma espiritualidade da sua própria alma ou processada
na comunicação com o mundo espiritual caído. A plenitude da inteligência é algo
que transcende as coisas físicas e temporais, e o cristão que tem a mente de
Cristo alcança um nível mais amplo, ele está no espaço e no infinito, está no
próprio Cristo, e as escrituras testificam que todas as coisas Subsistem
através de Cristo, e que toda a plenitude habitasse em Cristo (Colossenses
1:17,19). Quando temos a mente de
Cristo, e pensamos nas coisas lá do alto, e por si só isso significa nas coisas
mais elevadas. É correto concluir que toda a mobilidade do cristão consiste em
ser mais parecido com Deus e em se aproximar mais e mais de Deus, porque existe
uma união, ela se processa por vínculos, veja bem, analisemos novamente João
14, Jesus fala sobre as moradas do Pai, elas foram preparadas. Moradas ou
habitações. Para que elas estão sendo preparadas? Para serem moradas eternas de
povo redimido. Mas antes que estejamos lá, antes que um verdadeiro cristão
habite lá nas moradas do Eterno, o próprio Deus eterno vem fazer morada em nós
“No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito”
(Efésios 2:22). Há uma conexão. Um intercambio entre o céu e o coração do
cristão redimido, é uma união intima, um relacionamento, uma comunhão. A
maioria dos cristãos não entende, não sabem, não conhecem as riquezas que estão
em Cristo. Por isso o relacionamento é tão fraco, o cristianismo da maioria é
tão superficial. A vida cristã se
emancipou de um templo que ficava em Jerusalém, e fez dos redimidos o próprio
templo do Senhor, além disso, com a nova aliança em vigor, através do sangue
Bendito do Cordeiro Imaculado de deus Pai, passamos a ter uma emancipação
espiritual tão grande, que mesmo sem um templo, nos reunimos em casa, como
faziam os primeiros cristãos, e o próprio Cristo mesmo afirmou que onde dois ou
três estivesse reunidos em seu nome, ali Ele estaria no meio deles. Essa percepção intima de um Deus poderoso, que
abre a porta dá eternidade, e vem em forma de Emanuel, até esse mundo, e deixa
aberta essa porta de relacionamento pessoal com cada cristão, é o ápice da amor
e da misericórdia de Deus. Poucos entendem isso, é preciso que tenhamos a mente
de Cristo para tenhamos um conhecimento equilibrado das coisas do Espírito.
A fé cristã não é
anti-intelectual, ela não conduz o homem para as trevas da ignorância, se
conduz, é porque não é verdadeiro cristianismo. A questão principal da vida
cristã é sua diferença. Na vida sem Deus, o homem natural entra em contato com
a criação e vive se relacionando com a criação. Na vida cristã, o homem
espiritual se relaciona com o criador, e recebe a luz e o conhecimento do
Criador pelas escrituras. Essa diferença é básica e grande. Quando não existe
essa diferença, é porque o cristianismo não está funcionando como deveria
funcionar na vida de seus seguidores. Enquanto que um homem perdido tem a mente
do mundo, o Cristão tem a mente de Cristo, enquanto que no homem caído, a
imaginação é mundana e permeada por paixoes e ilusões, a imaginação do cristão
é sagrada, é santificada. O problema em nosso dias, é que muitos cristãos estão
em plena ignorância. Não há relacionamento com Deus, e por isso a natureza
sagrada do Senhor não pode ser transmitida, porque o relacionamento está
quebrado. Não existe profundidade espiritual, isso é coisa rara. As coisas
externas, as coisas passageiras, a superficialidade, o nominalismo são as
formas comuns dentro do cristianismo moderno . T Austin-Sparks adverte com toda
a razão: “Há um assustador estado de coisas entre o povo do Senhor hoje. Há
muitos cristãos que têm sua vida quase inteiramente naquilo que é externo a
eles: em seus conselhos e direção, no que os sustêm e apoia, em seu
conhecimento, em seus meios de graça. Inteligência pessoal, interior,
espiritual é algo muito raro. Não é de admirar que o inimigo seja tão
bem-sucedido em ilusões, falsificações e imitações. Nossa maior salvaguarda
contra isso é um profundo conhecimento do Senhor por meio da disciplina.” (3)
O nosso pensamento e a nossa
imaginação revela a nossa verdadeira condição espiritual, não tenho qualquer
duvida disso, compreendo perfeitamente as palavras de A. W. Tozer sobre esse
assunto: “Quem quiser verificar sua verdadeira condição espiritual pode fazê-lo
notando quais foram os seus pensamentos nas últimas horas ou dias. Em que
pensou quando estava livre para pensar no que lhe agradasse? Para o quê se
voltou o íntimo do seu coração quando estava livre para voltar-se para onde
quisesse? Quando o pássaro do pensamento foi posto em liberdade, voou para
longe como o corvo, para pousar sobre as carcaças flutuantes ou, como a pomba,
circulou e voltou para a arca de Deus? Ê fácil realizar esse teste, e, se
formos sinceros conosco mesmos, poderemos descobrir não só o que somos, mas
também o que vamos ser. Logo seremos a suma dos nossos pensamentos voluntários.”(4).
O pensamento livre sempre vai pro
céu, não há outro caminho. Se existe outro caminho além de Cristo, então Cristo
não é o caminho, Ele não é de fato, a direção da nossa vida. Creio que tudo em
nos que se solta, eleva-se. A alma quando morre e o pensamento quando sai da
mente. Há uma direção para todo o nosso ser, e mesmo o corpo que vai pra
sepultura por ocasião da morte, vai ressuscitar e receber um corpo transformado
para se encontrar com Cristo nos ares. Tudo em nós tem uma direção, a alma, o
corpo, a mente, o pensamento, a imaginação. Temos que pensar como Cristo e com
Cristo, se quisermos sentir a vida espiritual que procede dele, e temos que
agir em conformidade com essa direção, Cristo nos dá a direção, uma direção
para nossa vida, para nossos sonhos, para nossos desejos, para nossos projetos,
para nossa vida, para nosso coração, para nossos sentimentos, para a nossa
alma, quando Ele afirma ser o Caminho, a Verdade e a Vida, isso tem um
significado pleno, deve ser entendido dentro dessa perspectiva que vos
apresento. As escrituras nos trazem preciosas lições sobre o valor do pensamento
santificado e da imaginação controlada pelo Espírito Santo. Quem estuda o livro
de Filipenses, por exemplo, descobre que se trata da epistola das coisas
excelentes. O padrão da vida espiritual de um servo do Senhor é a excelência,
essa deve ser a qualidade suprema de todas as coisas em nós. Em Filipenses
capitulo dois vimos as características da mente de Cristo, no capitulo três, a
mente com os valores corretos, e no capitulo quatro a mente espiritual com uma
ampla variedade de virtudes.
Antes de concluir esse estudo,
gostaria de ponderar sobre mais algumas coisas. Porque uma vez que é mandamento
do Senhor, ama-lo de todo o nosso coração, alma e pensamento (Mateus 22:36 a
38) Amar a Deus através da nossa imaginação. Isso é possível quando Cristo influencia
todo o nosso mundo mental. O que é uma vida egocêntrica? É uma vida cujo centro
é o ego humano, quando uma pessoa é egocêntrica, ela tenta fazer com que todo o
universo gire no centro do seu ser. Essa pessoa quer ser o centro onde todas as
coisas possam gravitar, inclusive Deus, se ele for um crédulo. Quando tal
pessoa é incrédula ou secular, então a sua razão é que força as coisas a
gravitarem conforme o que ele pensa. A mecânica da inteligência de um ateu, é
fazer com o a matéria gravite ao redor da sua razão, esse funcionamento é a
base da ideologia secular. Uma mente cristocentrica, é colocar Cristo no centro
das vida, tudo para Ele, por meio dEle. Todas as coisas gravitam em torno do
Trono de DEUS e do Cordeiro que está assentado a sua destra, o tempo e a
história seguem uma direção irreversível: “De tornar a congregar em Cristo
todas as coisas na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos
céus, como as que estão na terra” (Efesios 1:10).
Que essas verdades sejam dignas
de nossa meditação, que possamos pensar e almejar as coisas celestes, que
Cristo seja sempre o centro de nosso pensamento, que todo o curso da nossa vida
seja iluminado pela sua santa presença. Cristo não é somente uma realidade, Ele
é a realidade de todas as coisas, as escrituras testificam que tudo foi criado
por ele e para ele (Colossenses 1:16). Ter a mente de Cristo é pensar
biblicamente, e esse pensar biblicamente não deve ser uma atitude acomodada
para as horas litúrgicas dentro de um templo, muito pelo contrario devemos
fazer com que as escrituras sejam a lâmpada que iluminam a nossa vida, em todos
os setores de nossa existência, no trabalho, na escola, na sociedade, na
família, etc.
“A gloria de Deus a tem iluminado
e o cordeiro é a sua lâmpada” (Apocalipse 21:23). Ter a mente de Cristo é ter a
mente iluminada hoje e ter a mente glorificada nos dias da eternidade. Pra
sempre Jesus será a luz, hoje é a luz do mundo, hoje ilumina nossa mente e
nosso conhecimento, e futuramente será a lâmpada da Nova Jerusalém. Cristo é a
verdadeira luz que alumia todas as coisas, inclusive a nossa vida.
Finalmente, quero ressaltar a
importância de termos a mente de Cristo, pois essa é a direção da vida
espiritual autentica, a verdadeira iluminação espiritual só pode ser concedida
por Cristo, ninguém mais pode dar verdadeira luz espiritual. Vivemos em tempos
de batalhas colossais, a primeira batalha mental travou-se no Éden, a antiga
serpente, travou uma luta para invadir a mente de Eva e engana-la com suas
mentiras. Paulo nos ensina: “Porque as armas da nossa milicia não são carnais,
mas sim poderosas em Deus para destruição de fortalezas, destruindo os
conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e
levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo” (II Corintios 10:4 e
5). A mente de Cristo em nós, é a obediencia nossa a Ele, existe essa harmonia
de relacionamento, e assim seremos uma benção, na vida emocional, da imaginação
e todos os nosso pensamentos, uma vez cativos á Cristo, produzirão harmonia e
equilibrio, e teremos uma vida abençoada na presença do Senhor
Amém
Notas:
(1) Como
um vento impetuoso. C. I. Scofield Edições Cristãs pag 45
(2) A
Verdadeira Obra do Espírito. Sinais de Autenticidade. Jonathan Edwards Edições
Vida Nova. Pag 50
(4) http://camposdeboaz.xn.blog.br/para-estarmos-certos-temos-de-pensar-certo-tozer
Autor:
Clavio Juvenal Jacinto
Caixa Postal 1
CEP 88490-000
Paulo Lopes SC Brasil
48-9139-6010
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