segunda-feira, 24 de novembro de 2014

TESTANDO OBREIROS , E DESCOBRINDO A FRAUDE DOS FALSOS




“E puseste a prova os que dizem ser apostolos e o não são, e tu os achastes mentirosos”
Apocalipse 2:2

Jesus elogia a igreja de Efeso, alguns falsos apostolos começaram a aparecer por lá, queriam o prestigio a, atenção e ocupar um lugar de destaque entre eles.  Porém os cristãos da Igreja de Eféso eram maduros, coerentes e santificados, tinham discernimento espiritual. Algo que falta muito em nossos das: Discernimento espiritual.  Essa é uma questão crucial para os nossos dias, o discernimento espiritual. Nosso problema está bem diante de nossos olhos: mas não enxergamos, falta o discernimento. Não importa o quanto os supostos apostolos tinha de aparencia e argumento, eles eram falsos. A grande tragédia de nossos dias é que não testamos, e então o falso tem curso livre.
Porque hoje circula tantos falsos obreiros? Por causa do status da posição, quem não quer proeminencia? Claro, todos querem um lugar de destaque, um titulo, uma posição, galgar a fama e o exito pessoal, e para isso o homem usa das mais sutis artimanhas, nunca houve tantos hipócritas dentro das igrejas, como agora, Porque eles não são testados, são tolerados e ignorados, por falta de discernimento, e isso não ocorre somente om ovelhas, isso ocorre com obreiros, obreiros fraudulentos, falsos pastores, falsos apostolos, falsos pregadores, falsos profetas, e eles correm solto, porque há uma certa quantia enorme de crentes cegos, que apoiam e dão cobertura para esses lobos vorazes. Tudo isso por causa da falta de discernimento.
Quero deixar aqui alguns principios para detectar esses lobos  devoradores, esses pseudo obreiros que estão em toda a parte, manipulando e usando o cristianismo para desviar os incautos .

Lider servo- O lider cristão não é um empresario espiritual, a liderança do novo testamento é uma liderança servil, ela tem um modelo: Cristo. Esse modelo de liderança não segue os padrões de marketing do mundo, não! Mas segue os passos do  cordeiro. Olhamos para a vida de Paulo, seu estilo de liderança era um estilo que sacrificava os bens pessoais, sacrificava a posição e se sujeitava aos espaços humildes da vida espiritual. Entre o lider e os liderados não há aquela barreira, mas uma intima relação, tal não acontece entre lideranças mundanas, onde a distancia do empregador e do empregado é tão longiqua e até inacessivel. Entre as estrelas mundanas  o mundo e seus“popstars”  seguem uma regra distinta de separação. O proprio mundo segue com uma certa separação de “castas” Ricos e pobres, negros e brancos, estrangeiros e indigenas etc  etc. O lider cristão não entra nesse sistema. A igreja une a todos.Não há espaço em um lider genuino para coisas como orgulho, arrogancia, imposição intolerante etc. ele é servo, é lider servo, está ali com o povo, com as suas ovelhas.
Vocação e não profissão. As disputas pelo poder no segmento evangelico, se dá principalmente por causa da profissionalização ou remuneração de cargos. Isso não é diferente do sistema politico, cujos cargos são almejados por causa da boa remuneração é dos  beneficios. Por  causa disso há disputas carnais, gente com segundas intenções, que querem um gancho ocupacional para ganhar dinheiro e exercer uma profissão eclesiastica e usufruir de todos os beneficios disso. Não sou contra a remunneração de exercicio pastoral, quando existe a necessidade, mas o que vimos hoje é uma vergonha, é um escandalo, uma aberração. As disputas por cargos, se dão não por causa de amor as ovelhas, muitos estão usfruindo de forma vergonhosa dos bens eclesiasticos, ganhando fortunas para exercer um cargo, negociam a cruz, como se ela fosse uma fonte de lucro.  Vivem na soberba, na luxuria, olhem para os escandalos, gente construindo imperios financeiros as custas do evangelho, não se importam em investir em obras sociais, em repartir com os pobres, a igreja não existe para construir patrimonios financeiros, não há sequer um versiculo biblico que apoie tal coisa, lideres que não enxergam as coisas por essa direção cem em erros e podem sucumbir nos desvios terriveis que vimos hoje na igreja moderna. Quando o lider exerce a vocação, mesmo não tendo dinheiro, ele confia em Deus e segue cumprindo seu exercicio, nunca jamais está a procura de cargo por causa de salarios exorbitantes, se compadece daqueles que estão em situações dificeis, e quer  sempre ajudar o proximo, inclusive os irmãos da igreja.  Lembre-se que pregadores que  pregam a volta de Cristo, mas vivem construindo imperios financeiros as custas do ministério que  exercem, não vivem o que estão pregando. Esse simples principio de discernimento, aplicado a vida de muitos já desmacara milhares de falsos obreiros.
Verdade biblica e não humanismo. O que seu lider prega? O lider é convocado a proclamar a sã doutrina(Tito 2;1) essa são doutrina é denunciar a corrupção do homem caido, proclamar arrependimento, anunciar a Cruz de Cristo e o Cristo da Cruz, ensinar a graça pelo  caminho da obediencia, denunciar a gravidade do pecado e exortar os crentes a viverem em santidade, desconfie daqueles que falam mais em dinheiro do que em pecado, porque hoje vivemos em tempos em que muitos estão preocupados em encherem seus bolsos, desfrutarem de uma vida regalada as custas do sistema finaceiro eclesiastico, não se importam com a sua alma, quem se preocupa com a sua alma fala a verdade, fala aquilo que voce precisa ouvir, ensina o caminho correto, e mesmo vivendo no prejuizo e no desconforto, ainda se importa com voce! Céu e inferno, benção e maldição, salvação ou perdição, arrependimento ou lago de fogo, a verdade sem desvio é a norma do homem de Deus, porque ele se importa com a sua alma e não com o seu dinheiro.

Carater e não carisma- quase todos tem a sindrome de Samuel, quando foi comissionado a ungir um rei na casa de Jessé, para susbtituir Saul.  Para quem Samuel olhou? Para  os carismaticos e os galãs.  Estavam todos lá, com aparencia impecave, portando diplomas e belos sorrisos nos labios, usando palavras sublimes. Seguindo esse padrão, Samuel foi no mais bonito, aquele que estava com o porte mais adequado para ser um “rei”. Isso tem sido assim nas igrejas. O pregador prega  o que voce quer ouvir, são palavras macias, propria para fazer cocegas no ego do homem caido. Ele está lá, tem pnta de galã, ou sabe usar de tecnicas de persuasão com requintes de manipulação, conseguem arrancar aplausos, o show é impecavel, a  transfiguração é perfeita, “porque tais falsos apostolos  são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apostolos de Cristo” (II Corintios 11:13) Mas eles são desmascarados hoje?. Não há o teste dos frutos, eu já vi coisas que estremecem a alma. Outro dia conheci um “pregador” que foi banido de sua denominação por questões de desvios morais, para em seguida ser recebido em outra para exercer de imediato o seu oficio de pregador. A igreja moderna está cheia de condutores cegos, tais  são tão supeficiais nas coisas santas, que qualquer brilho de lantejoula do inferno é classificado como glória celeste. Façam o teste, como fizeram os Efesios e muitas mascaras cairão, e muitos enganadores virão a tona. Falta ética, não é se o pregador faz barulho, mas se ele tem moral perante a sociedade, se de fato ele tem uma vida correta diante de todos.
Santos martires ou Lobos devoradores- O assunto é sério, quando se trata da motivação de um homem que almeja o episcopado,a liderança de uma congregação. Artistas estão fazendo do pulpito um palco, crente vira platéia de espetaculo. Os martires são poucos. Gente que queira levar a sério a vida cristã e a liderança de forma a sofrer pelo evangelho, é raro em nosso dias. Ao invés da igreja moderna ser um exercito que façam prevalecer as portas do inferno, ela parece ser uma colonia de férias, onde obreiros fraudulentos descansam numa vida regalada, reservando-lhes o pulpito para pregar coisas boas e doces. Obreiro verdadeiro é homem de oração, no seu coração tem um lagar para produzir oleo para produzir fogo, mas para o mercenario, o lobo se contenta com a palha, ela tambem faz fogo, grandes labaredas, brilho intenso, mas é daquele tipo de fogo que se apaga em questão de alguns minutos. Por isso, não a diferença é pouco na aparencia, e muito na consistencia. Como há mais lobos do que cordeiros, os poucos precisam se contentar com essa dieta de palhas, porque os poços estão entulhados, pois importaram para dentro da igreja o humanismo secular,  psicologia, as tecnicas de marketing e tantas outrs bigigangas filosoficas. Quem fez isso. Senão obreiros fraudulentos e falsos profetas que se infiltraram com esses venenos mortiferos para devastar o rebanho. Não temos martires porque? Porque a mensagem dos obreiros modernos, na sua maioria, não confronta os valores do mundo, pelo contrario, eles adaptaram o estilo mundano,  agora ambos seguem o mesmo rumo, para em seguida sofrerem a mesma condenação.

 “Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas.” (Luc. 6:26) Os falsos profetas tem o elogio do mundo, tem a aprovação dos falsos cristãos e o apoio condicional dos espiritos enganadores. Quanta gente deixa o poder subir ao coração, e querem estar por cima. Aplausos, o sucesso, a midia, a fama, a foto estapanda em jornais e revistas. Nossa sociedade cristã se corroeu ao extremo a produzir em seu seio artistas, que agora lutam para sugar dos crentes seus bens e aplausos. Voce não consegue ver como, de um modo geral as pessoas correm desesperadamente atrás desses artistas? A glóri de Cristo tem sido Roubada, a Glória de Deus tem sido roubada diante de nossos olhos, e nada fazemos, o que muitos desses artistas gospel fazem não é diferente da obra dos Filisteus da epoca de Davi, roubaram a Arca e a glória de Deus foi embora. A tragédia consiste em que eles perceberam a perda, o roubo de algo tão sagrado, e hoje a maioria aprova o roubo, porque apoiam e sustentam o ministerio dos roubadores da glória de Deus, esses são obreiros fraudulentos, voce não consegue dedecta-los na sua igreja, não consegue enxergar esses ladrões de glória de nossos dias? Não consegue perceber esses sedentos por aplausos, esses corações obscurecidos pela fome de fama, das riquezas e da glória dos homens? Talvez muitos estejam ai diante de seus olhos, e voce pobre cego não enxerga, e acima de tudo se sente constrangido com essas palavras que vos escrevo.
Eu tenho lidado com essa questão durante toda a minha vida, poucos são verdadeiros na sua missão de liderar, muitos são ditadores, outros são pérfidos egoístas, que querem galgar a posição eclesiástica para ficar por cima, alguns atropelam tudo e a todos por causa de um titulo eclesiástico, obreiros fraudulentos não olham para o exemplo da humildade de Cristo, seguem sim o exemplo da usurpação do Diabo. Quanto menos humildade e sinceridade num coração, maior é a mentira nas suas ações e nas suas palavras, acho que o Senhor foi muito sábio ao oferecer uma cruz e o mandamento de negar-se a si mesmo, ao invés de oferecer um cetro e um trono para a liderança cristã. Mais do que ninguém, Cristo conhece as inclinações malignas de nosso coração.
Porque estou escrevendo isso? Sou um lider, faz pouco mais de um ano que fui consagrado ao ministério pastoral, não vejo qualquer motivo de considerar-se melhor ou maior do que os mais simples dos irmãos de minha denominação, porque não posso lavar os pés de um membro, ou porque não abraçar uma anciã da mina igreja?  Todos os lideres que conheço conhecem João 3;16, mas  I João 3:16, quantos conhecem?  
É preciso que haja uma reação diante das coisas erradas, estavam os Efésios percebendo que havia algo de errado nesses supostos apóstolos, então precisam passar pelo crivo, pela peneira da vida espiritual. Os frutos, o caráter, as motivações escondidas no coração, o que queriam? Servir, obedecer e submeterem-se as autoridades da igreja, ou queriam mandar, subornar, suplantar, usurpar, devorar, alienar, enganar, mentir, obter glória, fama aplausos e posição de destaque? Dias atrás uma de nossas irmãs, que passa por momentos de turbulências na vida espiritual, pediu que passasse na cada dela para buscar os dízimos, porque ela não iria participar de nossas reuniões por algum tempo. Disse para minha esposa que não passaria, e minha esposa lhe respondeu que não estávamos interessada nos dízimos dela, estávamos interessados na alma dela, na vida espiritual dela, mais importante do que dar o dizimo seria frequentar as reuniões e ficar firma na vida espiritual, porque só assim o dizimo teria algum sentido para ela. Eu não estou interessado nos bens das pessoas, estou interessado no destino eterno das almas, isso é que me interessa. Essa é mensagem que venho sustentando durante anos, não tenho muitos seguidores, minha igreja não é uma igreja de sucesso, as pessoas não se interessam por nossas reuniões, não me importo, posso chorar por tanta gente ser enganada lá fora, e poucos se interessarem pela mensagem da cruz, quero apenas ter a consciência tranquila, porque um dia, estarei perante o SENHOR para prestar contas, e chegarei em santa humilhação perante ELE dizendo que fui um homem dependente da misericórdia, e não deixei de me entregar sem reservas a ELE.

Conclusão: O obreiro de Deus tem um compromisso profundo com a obra de Deus. Ele faz uma especie de pacto, um casamento com a obra de Deus. Isso exige fidelidade, exige compromisso, exige relacionamento com a obra, há plena dedicação até a consumação de si mesmo, quando essas coisas não s cumprem na vida de um obreiro, ele penas comete uma espécie de infidelidade espiritual.

Não se deixe enganar, mesmo que você seja um escolhido



Pr Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content