segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A GRAÇA TRIUNFANTE







Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.  (Efesios 2:8 e 9)


Não consigo andar por outro caminho, nem acolher meu coração, a outra direção, a não ser pelo sentido da gratidão. Não posso trilhar os caminhos farpados e espinhentos do egoismo humano, é triste ver em nosso meio tanta gente que procure um respaldo biblico para encontrar um "deus" que possa servi-los, ao invés de renderem-se completamente a um DEUS para servir.
 Porque digo isso de forma tão decisiva? porque a graça salvadora de Deus produz luz suficiente para fazer com que meu coração enxergue a triste condição de um homem sem Deus, que se rende completamente a DEUS e passa a depender dEle, para a sobrevivência eterna.
 A graça de  DEUS, é maravilhosa, ela vai além dos limites da sabedoria humana, e no sensibiliza a procurar refugio em Deus por meio de uma gratidão sincera, gosto das palavras de Tozer: “O homem cujo tesouro é o Senhor tem todas as coisas concentradas n’Ele.” . Enquanto vis pecadores,
Sensibilizados pela graça triunfante, nos rendemos completamente diante daquele que efetuou uma eterna redenção por nós e para nós.
Mas como a graça escandaliza a filosofia humana? no império das idéias, no reino secular das mais lapidadas filosofias, é inconcebível a idéia dos valores da graça de Deus, porque simplesmente Cristo diz que não veio buscar justos mas pecadores, e não veio para os sãos e sim para os doentes. Isso é um insulto inconcebível para a religião do homem caído. Assim, os que desfilam pelas ruas douradas da religião humana, os que desfilam com o estandarte da filosia e da sabedoria humana, ficam a mercê por falta de méritos e créditos , e então vem os pobres, os simples, os defeituosos de carater, vem os leprosos da alma, os perdidos no caminho da vida, e esses são alvos da  graça de  Deus. Não o rico mas o pobre, não o sábio, aquele que emergiu da ruina desse mundo, portando diplomas de sabedoria humana, mas o ignorante, aquele que recebe uma luz do alto, para iluminar a sua condição de pobre perdido pecador, esses alcançam rapidamente a misericórdia de Deus.
E como se não bastasse essa escolha essa preferencia divina, essa eleição de individuos espiritualmente doentes, Deus além de conceder perdão pelos méritos de Cristo na cruz, ainda concede, algo extraordinario, como dizia D. L. Moody, que DEUS tem um trono no mais alto céus e tambem faz um trono no mais humilde dos corações. Talvez para a maior parte dos cristãos, isso não signifique muita coisa, mas experimente meditar de maneir profunda sobre essa realidade, as palavras de Cristo"Viremos para ele, e faremos nele morada" (João 14:23) a graça nos concede somente o perdão sem que sejamos merecedores disso, la nos leva para uma vida mais plena, uma vida mais extraordinaria, e enquanto os homens seculares cavam para buscar os tesouros que enriqueçam uma vida existencial, e se contentem com as mais bizarras idéias da filosofia. 
 É verdade que mesmo trilhando o caminho mais secular, o homem sempre procura uma razão de ser, ele busca uma luz, quer dar respostas para vida, até mesmos os ateus trilham um caminho em busca de uma especie de iluminação espiritual, algo que possa conduzir o coração ao sentido da vida, todos eles procuram por respostas, todos os homens seculares constroem degraus para construírem uma torre filosófica para encontrar respostas além desse mundo comum. Mas a graça de DEUS  simplesmente coloca a luz necessária no coração do homem, e ele enxerga a realidade, DEUS assim faz, uns estão no deserto da vida criando canais e  cavando buracos em busca da água, e outros olham para o céu e recebem de graça a chuva da água da vida. Isso é a graça de DEUS em movimento.
A fecundidade da espiritualidade está na graça de  DEUS, ele vem nos socorrer, dá seu filho, envia seu Espirito Santo, nos concede as escrituras, estabelece a igreja, ilumina nossas mentes, nos perdoa, nos capacita, nos orienta, nos suporta, nos abençoa, nos concede vida eterna através de seu Filho, nos presenteia com acessoa até sua presença, e nos segue através de sua onipresença, tudo isso é bom demais, é sublime!
A graça de DEUS, simplesmente faz com que você tenha da abundancia da bondade e do amor de  DEUS, pela graça é derramado sobre nós tudo aquilo que precisamos para a eterna felicidade, sem contudo merecer, nem mesmo por um momento. Nascemos destituídos da graça de Deus, sem ela, longe dela, afastados dela, mas Cristo uma vez para sempre nasceu e morreu para concede-la de forma definitiva aos que não merecem, e é por isso mesmo que de alguma forma ela torna-se escandalosa. A graça não nos concede apenas a salvação, ela também nos concede o próprio Salvador, não apenas somos salvos, também temos comunhão afetiva com o Salvador. 
O que mais poderia  dizer? visto que o homem secular busca a existência de  DEUS de forma que o veja de uma elevada perfeição  dentro de uma dimensão assombrosa de medidas infinitas, e não consegue encontrá-lo, a graça de DEUS faz com que pessoas pecadoras o encontrem em um homem galileu que morre crucificado em substituição penal pelos pobres pecadores e que ressuscita de forma decisiva no terceiro dia, para garantir todos os efeitos de uma eterna redenção.
A glória da graça não cabe dentro de um coração cheio de razão própria.

Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura:
"Deus se opõe aos orgulhosos,
mas concede graça
aos humildes".   (Tiago 4:6)

PR C. J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content