segunda-feira, 10 de novembro de 2014

CONFRONTO DE GERAÇÕES





 1- Até bem pouco tempo, havia algo radical no cristianismo: seu confronto direto com os valores do mundo. Os cristãos, a igreja de Cristo de um modo geral tem um rastro de esplendor pelas lutas e os confrontos que teve de suportar em um mundo dominado por forças contrarias a luz do evangelho. Esse confronto pode ser visto pelo estilo de vida e o heroismo desbravador dos missionarios antigos, da coragem e ousadia dos anabatistas e da igreja primitiva em enfrentar a furia de despotas dominando em um mundo caido e em uma sociedade perversa.  Todas as gerações de cristãos desde o pentecostes, detectou , denunciou e confrontou a perservão e a malignidade do sistea mundano, a humanidade caida era vista como oposta aos valores do reino e aos principios do evangelho. Por causa desse confronto que perdurava pelos seculos, a igreja do Senhor experimentava o poder confortador e era sobremodo espiritual, pois marchava de joelhos, em oração, clamor e lagrimas, para poder suportar esses confrontos e essa luta espiritual.
Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele. Jeremias 6:16
2- O  fervor espiritual, a integridade, o amor pela palavra de Deus, a igreja exercia seu poder moldando naçoes e culturas.  Os milagres eram visiveis, havia uma dipsosição para a oração, o legado dos pregadores antigos é enorme, com obras de teor espiritual de quilate muito superior, havia uma glória no testemunho, e os poucos escandalos, não conseguiam ofuscar a glória do evangelho. Havia transformação de vidas, havia avivamento verdadeiro, onde almas não recebia extases para amortecer a consciencia do pecado, mas tinha luz suficiente para entenderem a gravidade do pecado, se humilhavam e se arrependiam e então tinham a experiencia de uma genuina conversão.
Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. Malaquias 3:18
3- Havia uma clara distinção, uma linha divisória, e qualquer olho mundano poderia detectar que os cristãos eram distintos, porque havia neles integridade, amor, compaixão. Existia um estilo de vida incomum, eram nobres nas escrituras, simples no vestir, sensatos em um mundo insensato, candeeiros em um mundo em trevas, os não confomados em uma sociedade decadente. Não havia a luxuria, e o mercantilismo, o profissionalismo eclesiastico, nada disso existia.  Os cantores eram simples, os pregadores eram simples, os obreiros eram simples, tudo isso com um requinte de unção espiritual, ousadia santa e vida de viva prece. Eram os astros celestes em uma peregrinação por esse mundo passageiro, e por isso mesmo não eram apegados aos prazeres mundanos e nem ao materialismo. A patria celeste era ao coração mais real do que o mundo aos seus olhos.

E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, Filipenses 3:8

4- Não havia espaço para o pragmatismo, templos suntuosos, e nem show e teatro, havia um mover espiritual genuino tão profundo, que não havia qulquer necessidade de usos de parafernalias teatrias para comover o povo. A unção e a presença do Espirito Santo era real, a atividade espiritual autentica era uma experiencia viva, que transmitia genuina vida abundante, ainda que o mundo os odiasse, ainda que o mundo os perseguisse, ainda que o mundo os ferisse, ainda que o mundo os matasse, nada apagava a glória de Cristo que moldava o povo da aliança da graça, a igreja era igreja mesmo, não era picadeiro de circo, o mundo zombava porque se incomodava da luz resplandecente do evangelho que era emitida por vidas transformadas e cheias do Espirito Santo. DEUS era tudo, CRISTO era o centro, não havia o culto a personalidade, os cantores não eram artistas, havia louvor, não cantos humanistas de celebração a vaidade do coração materialista. A igreja era um organismo que tinha a missão de procalamar a salvação em Cristo, hoje a ideologia vigente é que a igreja deve se envolver até o cerne na politica, agora já não é mais um milenio que determinará um reino justo sobre essa terra, os crentes farão isso, usurpando o proprio lugar do salvador que pregam, fazendo-se eles mesmos os salvadores desse mundo.
Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. 2 Timóteo 2:3

5- As pessoas iam a Cristo para sofrerem por Ele e com Ele, sabiam que a vida era um vapor que desaparece, entendiam a efemeridade da vida e o alcance da eternidade, entendiam que a questão principal do evangelho era perdão e não coisas, estavam dispostas a enfrentar o custo discipulado, estavam dispostas a morrerem por Cristo, estavam prontas a combater o bom combate, a dar graças a Deus em todas as situações, não havia distancia para andar a pé e chegar a um culto, entendiam o valor de uma reunião de oração,e a perda de uma única dessas reuniões era uma experiencia dolorosa de orejuizo incalculavel. Entendiam que a dificuldade abria caminho para uma intimidade mais profunda com Deus. Entendiam que as mãos de DEUS muitas vezes se movimentava atraves de uma situação dificil, e viam na vida pratica,  a lapidação do carater, através das situações mas dolorosas, não é atoa que as gerações passadas nos deram muitos martires e essa geração de cristãos nos deem tantos escandalos.

Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 2 Timóteo 3:2

6- qual motivo leva essa geração a ir a igreja? Ver o espetaculo do desfile de moda e a exposição do glamour e da sensualidade? Buscar um entretenimento para preencher o vazio existencial? Se descontrair depois com uma musica carregada de conceitos emocionais para colocar o ego no altar do orgulho, e fazer com que todo o universo gire em torno de seus problemas? Mergulhar em experiencias extaticas e navegar  no oceano de uma metafisica confusa? Qual o motivo? Ver um templo bonito e se sentar em uma cadeira confortavel, em meio a uma multidão, e assim se sentir falsamente seguro. Enquanto o homem for o centro, o lugar de Cristo estará sendo usurpado, Deus não é adorado quando o homem canta para o homem. Somente quando somos pequenos aos nossos proprios olhos, é que seremos aos olhos de Deus como grandes homens na humildade. A cruz deve apontar para  um intenso amor, um imenso amor, um profundo amor por Deus e não por nós mesmos.   Não somos o centro,  ateologia da misericórdia nsina que não somos dignos de nada porque somos infratores da lei divina, a teologia da graça ensina que não teemos qualquer merito para sermos salvos e nem qualquer credito para merecermos a salvação. Tudo está em Cristo, o Filho de Deus, e a Ele devemos tudo. Qualquer culto que não exalte ao Senhor, que não dignifique a obra e a sua presença, não  deve ser considerado como culto, é apenas um aparato religioso.

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 2 Timóteo 4:3

7-  Essa nova geração, já não suporta a santidade, não suporta a cruz, não suporta a mortificação da carne, odeia a modestia e a simplicidade. Aliás não suporta a exposição das escrituras. A grande tragedia dos crentes modernos é que estão sempre dispostos a ouvir aquilo que querem ouvir e não aquilo que precisam ouvir. Pregar contra o pecado está fora de moda, ensina-se por todos os cantos uma graça divorciada da obediencia, um caminho para o céu sem a vontade de Deus, essa nova geração ama ter o ego massageado, é iludido pelo heresia libertina de que frequentar reuniões e dar o dizimo é o bastante suficiente para garantir um seguro de vida após a morte.  Ao contrario de gerações anteriores, que viviam de modo digno da vocação em que foram chamados, como forasteiros nesse mundo, aguardando com paciencia  a patria celeste, e ouvindo de bom grado e com amor apaixonado aos ensinos das escrituras com respeito a todos assuntos da fé cristã.
 E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Mateus 11:23
A rainha do sul se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão. Mateus 12:42
8 - Jesus pregou sobre um confronto de gerações, e isso é digno de reflexão, porque? Porque hoje temos tantas biblias, a vida no mundo ocidental melhorou muito, mas essa geração hedonista e avarenta só quer possuir bens materiais, e é basicamente analfabeta em questões doutrinarias, nunca vimos tanta gente ignorante nas questões espirituais, nunca vimos tão pouco discernimento biblico como nesses tempos. Nossa geração ora pouco, le pouco, se consagra pouco, ao invés de se separar do mundo se juntou a ele, copiou seu  estilo de vida, buscou novas tecnicas de arrebanhar adeptos, por meio de propaganda maliciosa e falsos milagres. Nunca houve tantas divisões no corpo de Cristo, os escanadalos, os imperios construindos em nome de Cristo, tudo isso é testemunho contra a nossa geração de cristãos. Voce é parte desse sistema, está inserido nele, conformado com ele? Cuidado.
9- Somos a geração que testemunha a mutiplicação da iniquidade, mas não buscamos coragem e poder o bastatnte para condena-la porque isso vai  sacrificar nossa posição e nosso conforto, somos a geração que testemunha os sinais da vinda de Cristo, mas vivemos como se isso nunca viesse acontecer, porque estamos envolvidos demais com os prazeres e as atividades lucrativas e aos entretenimentos desse mundo. Não queremos viver um estilo de vida modesto e humilde, sem sensualidade, sem os feitiços encantadores do mundo, porque temos vergonha de nos identificarmos como diferentes, não queremos ser classificados como antiquados,temos medo de sermos chamados de radicais ou fanaticos, temos medo da perseguição, temos medo da reprovação do mundo, temos medo dos deboches dos incredulos, tememos o confronto direto com um mundo sensual, pecaminoso, maligno, porque isso pode desencandear uma serie de fatores que comprometem o nosso bem estar nele, então essa geração de cristãos fez uma aliança com o mundo, cada um não pertuba o outro, disssolve-se tudo numa camada só, uma diluição, sem confrontos, mas de mãos dadas, e os poucos que resistem precisam de muita graça para não sucumbirem nesse suicido espiritual. Isso é uma triste realidade, não há como esconder esses fatos.
Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

10- Sou um homem de coração ferido, a maioria não gosta de me ouvir, outros ignoram minhas palavras, não sou ferido pelas rejeiçoes, ou por qualquer insulto ou critica, sou ferido por ver que a nossa geração é apenas um amontoado de palha, salvo as exceções que com certeza são muitas, mas a grande maioria está comprometendo seu destino eterno, por viver um cristianismo sem Cristo, uma graça que permite o pecado, numa  misericordia de Deus que permite tenta-lo. E isso é sério! É apostasia!
Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou. 1 Reis 19:18
11- Em tempo de trevas extremas vencem aqueles que possuem luzes intensas. A fidelidade tem um custo, Jesus pregou sobre o custo do discipulado, jamais podemos nos equivocar na senda espiritual, se a batalha torna-se acirrada, o combate torna-se intenso. Não é epoca de frouxidão moral,  aqui há um pricipio que o proprio salvador estabeleceu: quem é santo santifique mais ainda. Essa foi uma ds ultimas exortações de Cristo, e o cerne da vida espiritual de quem quer se manter sobrio nesses tempos perigosos. Há uma revelação no contexto dos escritos profeticos do Novo  Testamento, quase imperceptivel aos olhos da maioria dos estudntes das escrituras. O engano final virá em forma de decepção, ele virá em forma de bem, terá uma aparencia de realeza espiritual, mas terá escondido nesse disfarce o engano fatal para desviar as almas da verdade.  Surgirão ministros e mestres com aparencia de justiça e piedade, proclamarão palavras certas para cativarem os incautos para logo em seguida lançarem seus enganos perniciosos, e assim, muitos cairão em suas armadilhs sutis. Jamais devemos substimar as advertencias das escrituras de que devemso andar em vigilancia e sobriedade

12-Ainda há tempo para despertar-se desse sono letargico, dessa vida espiritual rasa e superficial, ainda há tempo de sair dessa armadilha fatal, de erguer os olhos para os Céus e se arrenpender de fato de todos os pecados, e viver uma vida em completa oposição ao pecado, resistindo-o até o sangue(Hebreus ) de ir até Cristo para receber perdão dos pecados e viver uma vida de servidão a Ele, viver uma vida de intimidade com Ele, viver uma vida de relacionamento intimo com Ele. É hora de olhar para as escrituras e ver o peso de importancia de suas doutrinas e suas promessas, e olhar para importancia de seus ensinos para a vida cristã.

Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. Hebreus 10:23


Clavio Juvenal Jacinto é pastor ordenado, pesquisador e estudante das escrituras, autor de varios estudos, artigos e folhetos,  casado com Elenice Jacinto, residem atualmente em Paulo Lopes SC, pastoreando a igreja Evangelica Caminho da Paz, na mesma cidade. Informações (48)9622-8870 claviojj@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content