sábado, 14 de fevereiro de 2015

COMO SER UM OBREIRO EFICIENTE





CONSELHOS PARA OS QUE DESEJAM SEGUIR A CARREIRA AO SANTO MINISTÉRIO


Quando você tiver dificuldade de escolher entre dois caminhos igualmente justos, escolha o que exigir mais audácia (W. J. Slim)

Excelente obra deseja! Essa é a  afirmação de Paulo, com respeito ao que almeja ser obreiro do Senhor (I Timoteo 3:1) Muitos desejam a excelente obra de servir a Deus, na ocupação de um santo ministério no corpo de Cristo, me alegro em ver alguém que expressa essa vontade e emite esses sinais. Há porém alguns princípios que precisam ser considerados, porque para que um obreiro consagrado seja um obreiro aprovado, como denota Paulo em outra carta (Veja II Timoteo 2:15)Ele precisa seguir certas regras que considero fundamentais. Sem essas regras preliminares na vida de um servo de Deus, não deve existir possibilidade dele ocupar um ministério junto ao corpo de Cristo. Vejamos
Primeiro- A humildade. Aqui está a virtude que não deve faltar na vida do candidato, porque a obra de Deus, não pode ser feita por pessoas que querem receber glória de homens. Sabe o que mais falta hoje em muitos? Humildade. Voce é humilde quando você não se ofende se é esquecido, ou se não é mencionado, porque simplesmente a obra é de Deus, e Ele é quem deve exaltar os verdadeiros santos.  Humildade é ser servo, é ter prazer de ser anônimo se for preciso, é se alegrar em ser o ultimo, é deixar Cristo crescer na medida em que se diminui. Humildade é ter resiliencia, ou seja, ter firmeza na posição, ainda que tudo a sua volta parece desmoronar ou soprar contra vossas esperanças. Humilde é o homem que entende que ser obreiro, não é ter uma posição mais eleva, senão uma posição mais servil. O obreiro cristão verdadeiro é um servo. Portanto vamos para o próximo passo:
Segundo- Disponibilidade.  O candidato deve ser uma pessoa disponível. Ele está lá presente,. Ele sabe que precisa estar lá, porque isso revela que ele quer, que ele deseja, que ele pode. Disponibilidade total e sem murmuração, com prazer e de forma servil. Quando ele está presente, nos cultos, nas orações, nos trabalhos da igreja, Ele demonstra que está disponível, ele tem que está lá, porque isso é parte de seu prazer espiritual, ainda que não tenha espaço para exercer qualquer atividade, mas precisa estar lá, porque a perseverança em demonstrar que pode, está na longanimidade de suportar um teste. Uma pessoa não disponível, não serve para ser obreiro.
Terceiro- Responsabilidade. A obra é santa, é uma a atividade que precisa ter primazia, pois trata-se de uma prioridade que deve estar sempre relacionada ao Reino de Deus (Mateus 6:33). Talvez você implique contra isso, argumentando que seu trabalho, suas atividades seculares impedem tal coisa. Nada de errado. Se você acha que o trabalho secular impede de ser um obreiro responsável,A sua chamada é fraca, ou você não tem chamada, ou você simplesmente acha que a obra de Deus pode ser feita de qualquer maneira. O que indica falta de maturidade visão espiritual. A obra de Deus requer maturidade e responsabilidade.
Quarto- Pontualidade. Obreiro é exemplo do rebanho. Sempre! A pontualidade deveria estar associado com o item anterior, pois ser pontual é ser responsável, mas como existe a possibilidade de sermos pontuais e pouco responsáveis, então preciso separar os dois. A pontualidade significa ter precisão nas coisas de Deus. É chegar no horário certo, salvo as exceções, um obreiro deve ser sempre responsável nas questões de pontualidade. Porque? Sem ser pontual ele não pode ser disponível. Como pode iniciar os cânticos, se chega na hora em que a reunião já deu inicio? Como pode ser obreiro de exemplo, se não aparece nas orações? Para ser exemplo ele deve ser correto em tudo, e se as coisas devem ser corretas, elas devem começar por aqueles que ministram no corpo de Cristo. A pontualidade portanto demonstra responsabilidade e disponibilidade. (Isaias 6:1 a 5)
Quinto- Freqüência. Ele está ali, é prioridade essencial participar das reuniões, a freqüência é fundamental, um obreiro ausente é soldado fora da batalha, é um vaso fora da olaria, é uma estrela sem céu, é um oceano sem águas. A freqüência não á marca distinta de um obreiro, é a base fundamental daqueles que querem ocupar um santo cargo no corpo de Cristo. Obreiros nunca devem faltar as reuniões.
Sexto- Dedicado. Ele deve ter interesse em aprender, ser aluno, ser servo, deve ter paixão pela leitura e pela pesquisa, deve desenvolver seus talentos, deve desenvolver suas capacidades. A aprendizagem é uma marca distinta do obreiro santo, pois ele deve manejar bem a palavra da verdade, não deve se envergonhar do evangelho nem mesmo ser uma vergonha para o evangelho. Dedicado, é aquele que faz o melhor e com amor e com paixão. Marca distinta que faz do obreiro cristão ser um obreiro valoroso

Sétimo- Temor a Deus. Em Mateus 25, Jesus fala sobre a parábola dos talentos, aplicamos isso ao obreiro. Ele deve ter um senso de temor santo, porque haverá acerto de contas (Veja Tiago 3:1) Então seus atos irresponsáveis, só irão complicar mais a sua vida cristã. Mais vale não ser obreiro, do que sendo um, não ser responsável. É tendo um santo respeito pelas coisas sagradas, que o homem torna-se santo nas suas atitudes. E,  como o temor é algo que deve ter um lugar especial no coração do obreiro. Ele deve cultivar um temor e uma reverencia AA Deus te tal forma, que todos na igreja notem esse estilo de devoção ao Senhor. Nas reuniões, cante na hora dos cânticos, oferte, ore, tenha reverencia na hora da pregação, tenha seu comportamento em ordem nas reuniões. Administre seu comportamento, é terra santa, o lugar em que você esta? Não tema tirar os sapatos. Seja o exemplo, no comportamento e na conduta cristã.

“E sofreste, e tens paciência, e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste” (Apocalipse 2:3)


CLAVIO JUVENAL JACINTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content