terça-feira, 24 de março de 2015

O OBREIRO APROVADO PARA OS ULTIMOS DIAS


O conselho de Paulo para que sejamos obreiros aprovados, do que não tem do que se envergonhar mas que maneja bem a palavra da verdade, é fundamental para nossos dias. Pois estamos vivendo em dias, em que mais do que em qualquer outra era, precisamos ter conhecimento das escrituras. A ciência da teologia deve ser um assunto sagrado para todos aqueles que querem ter seus passos firmados na verdade. Paulo dá esse conselho: ser obreiro aprovado, que maneja bem a palavra da verdade. Aqui está algo digno de nota. Porque? Porque é nesses tempos perigosos, que muitos não suportam a sã doutrina, e passam a promover heresias de perdição, vejam bem, Pedro fala sobre heresias de perdição, isso significa que existem certos ensinos errados, certas classes de heresias, que conduz, os ignorantes e os incautos para a condenação eterna. Por isso deveríamos ficar mais atentos sobre esse assunto. Estudar as escrituras, para manejá-la de forma coerente e precisa, para termos a capacidade de exercer nosso ministério cristãos.
Um dos erros mais comuns em nosso meio cristão hoje em dia, é pensar que um obreiro, sendo ele pastor, presbítero ou diácono, é pensar que assunto hoje é encher templos. Quanto mais gente estiver aglomerada, quanto mais gente se associar ao ministério, isso significa êxito, e significa acima de tudo que tudo vai bem.  Porém Paulo afirma que o obreiro deve ser aprovado, por manejar bem a palavra da verdade. De outra forma ele não é dentro de uma perspectiva bíblica, um obreiro aprovado. De nada adianta um templo estar cheio de pessoas perdidas ou enganadas. E de fato, infelizmente, obreiros modernos são tendenciosos, querem a qualquer custo cultuar o numero, assim passa a impressão de que estão sendo abençoados por Deus, ou que estão tendo um êxito, por causa do crescimento numérico. Esse erro tão comum, fará com muitos obreiros tenham que responder pela omissão de não ensinarem a verdade para o povo. Somente pode ensinar as escrituras quem maneja bem ela. Jesus falou sobre o engano dos últimos tempos (Mateus 24:24) Paulo também fez muitas e serias advertências sobre a questão do engano Dops últimos dias. Em I Timoteo 4:1 afirma que os últimos tempos seriam difíceis por causa da teologia distorcida, a proliferação de heresias, doutrinas de demônios e surgiriam no cenário mundial, muitos espíritos enganadores. Haveria uma apostasia generalizada. Porque? Porque seriam ensinadas doutrinas espúrias, pois que mestres e pregadores seriam imitadores de pessoas santificadas e cheias do espírito santo, que enganariam pelo simples fato do disfarce. A arte de disfarçar tem sido uma das armas mais eficazes que satanás tem usado, essa estratégia tem pegado muita gente, pois que na medida que os seus ministros disfarçados se apresentam como homens piedosos e aparentando serem cheios do Espírito Santo, na verdade são enganadores, que por causa de um disfarce de piedade, as pessoas sem discernimento acreditarão serem esses tais, homens de Deus, quando na verdade não são. Pelo contrario, são fantoches a serviço do diabo para promover heresias de perdição. Milhões de pessoas estão dispostas a acreditar em qualquer profeta desde que ele apresente sinais e maravilhas, e fale coisas espantosas e magníficas! Sim! Milhões de pessoas estão dispostas a acreditarem em pregadores e profetas que façam muito ruídos, apresentem um fogo espiritual que os convença de que tais são de procedência espiritual sobrenatural. Não estão se importando se o fogo é genuíno ou estranho!
Paulo Chama para a milícia (I Timoteo 6:11 a 16) isso é: batalhar! Judas em sua breve epistola também nos chama para a batalha.(Judas 3) eis o fato real. O obreiro é aquele que sabe manejar bem a bíblia como um soldado que sabe manejar bem uma espada. Creio que Paulo, por ser construtor de tendas, ele sabia do que falava. Teria que ter precisão nos cortes do artefato para que a costura se encaixasse de forma a fazer com que a tenda ao ser montada ficasse perfeita para abrigar contra a chuva e o vento. Assim também devemos ter precisão nos ensinos das escrituras, e para que isso seja possível, deve ter um manejo eficiente das escrituras.
Já vi muita gente citar a bíblia descontextualizada, sem precisão, violando as regras de interpretação, porem o verdadeiro obreiro não comete esse erro, em hipótese alguma. Muitas pessoas dependem do que o obreiro ensina. Uma vez que você como obreiro, ensine errado, precisa entender que poderá colocar em risco, muitas almas. Isso deveria causar em cada obreiro, um enorme temor e senso de responsabilidade com relação às cosias espirituais, porém muitos estão interessados em si mesmos, não nas almas ou no rebanho. Isso amados, tem sido uma realidade desde os tempos antigos, pois Paulo se sentiu triste, sabendo que depois de sua partida, surgiriam lobos devoradores, que entraria no meio do rebanho, lobos cruéis que não poupariam o rebanho(Atos 20:29)
Em Mateus 22:29 Jesus acusa os saduceus, de errarem por não conhecerem as escrituras, esse defeito espiritual dos saduceus, não deixa de ser admirável, sendo o judeu o povo do livro, e estarem vinculado aos preceitos religiosos e a Torá, torna-se um fato admirável que sejam reprovados por não conhecerem as escrituras. Certamente que isso serve de lição para nós, para cada obreiro do Senhor, justamente porque trata-se do cerne nas questões doutrinarias. Não se pode dominar as estruturas doutrinarias do cristianismo sem conhecer bem as escrituras. Durante todos esses anos, convivi com gente preguiçosa e relaxada, que não se dão ao luxo de ler, pesquisar, estudar as escrituras, usando ferramentas adequadas, para favorecer essa empreitada tão nobre, que é ler estudar e meditar nas escrituras, para que se tenha uma vida espiritual equilibrada e um conhecimento razoável, para orientar o rebanho por caminhos certos e conduzi-los em passos firmes.
Precisamos aprovados, que manejemos bem a palavra da verdade, porque os lobos ferozes, os falos profetas, os mercenários, os demônios, todos estão unidos no propósito de desviar cada cristão da sã doutrina,  Pedro nos adverte que surgiriam falsos profetas e falsos doutores que introduziriam encobertamente heresias de perdição (II Pedro 4:1) uma das marcas desse final dos tempos, seriam essa agravante dentro do cristianismo. Agora veja bem, quem previne o rebanho do Senhor contra essas astutas ciladas diabólicas. Satanás aprendeu com os séculos que a espada do martírio não corrompe a igreja, mas o ensino distorcido corrompe. Satanás aprendeu que perseguir cristãos não tem tanto poder devastador, quanto enviar um emissário maligno com um disfarce de homem piedoso, para torcer as escrituras e ensinar os filhos de Deus a tropeçarem. Veja como a Igreja de Pergamo tolerava a doutrina dos nicolaitas e a doutrina de Balaão, veja como a igreja de Tiatira tolerava a mulher que se dizia profetiza, e enganava para que os incautos fornicassem e comesse de sacrifícios de idolatria, veja como a doutrina da prosperidade afetou completamente a vida espiritual de Laodicéia. Todas essas igrejas saíram dos trilhos doutrinaram e o vagão teológico estava descarrilhado. Onde está a falha? Na liderança principalmente, porque se havia a exposição de falsas doutrinas, ela estava sendo exposta por aqueles que estavam pregando, se uma mulher chamada Jezabel estava proclamando doutrinas abomináveis e estava ensinando o povo a tropeçar, isso ocorreu porque foi dado um espaço para ela fazer isso, ela estava ocupando um espaço de pregadora ou ensinadora. Tal coisa não ocorreu na igreja de Efeso, porque ali, a igreja tinha um poder de discernimento que os fez perceber que os que  se diziam serem apóstolos eram falsos, enganadores, eram falsos apóstolos. A grande reação da igreja de Bereia foi verificar se o que Paulo ensinava estava de acordo com as escrituras, essa foi a atitude de nobreza de tais, (Atos 17:11).
Cada obreiro precisa ter responsabilidade e transparência nesse assunto, nosso quilate espiritual deve ser de metal nobre, nossa firmeza e nossa dedicação deve ser sempre mais e mais aperfeiçoada na ciência da teologia sagrada, devemos mergulhar com afinco, amor e paixão nessa atividade piedosa, para que o padrão de obreiro aprovado seja nosso alvo constante. Só assim estaremos preparados para essa guerra espiritual que vivemos nesses dias, só assim a chama da verdade irá brilhar diante de nossa congregação, e iremos conduzir nosso rebanho por veredas de justiças que brilham mais e mais como a luz da aurora.

Pr Clavio Juvenal Jacinto
Igreja Evangelica Caminho da Paz-Paulo Lopes SC
(48) 9622-8870

Nota: A Global Reach, tem disponível em forma eletrônica o livro O OBREIRO CRISTÃO, esse livro foi usado em décadas atrás aqui no Brasil pelo ICI, como parte de um currículo contendo vários cursos de aperfeiçoamento aos cristãos brasileiros. Vale a pena conferir:


http://portugues.globalreach.org/portugues/images/L5250PT01.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content