quinta-feira, 5 de março de 2015

ORAÇÃO NO MONTE E OS FENÔMENOS DAS PALHAS ACESAS





A bíblia nos exorta a orar sem cessar, oração é o folego da vida espiritual, não é por menos que o Senhor tenha dito que a "Minha casa será chamada de casa de oração". Jesus orou muito, a igreja cristã de Atos dos apostolos, era uma igreja perseverante na oração. Mas o que dizer sobre os cristãos se reunirem para orar no monte? já ouvi criticas sobre a pratica de cristãos orarem no monte, de noite ou de madrugada, enfim, o que a bíblia diz sobre isso?

Em primeiro lugar, Jesus e as Escrituras nos ensinam a orar sempre e nunca esmorecer, no sermão da montanha Jesus mesmo incentivou a entrarmos em nosso quarto e orar. Bem, até aqui entendemos pelas palavras de Jesus, que um quarto e em secreto, denota uma especie de solitude caseira, orar no quarto fechado, numa a comunhão particular com o Senhor. Nós vimos por exemplo que quando Paulo exorta Timoteo a orar, ele ensina que deve-se orar em todo lugar, e isso inclui nos montes

Em segundo lugar, Jesus mesmo orou muito, de forma isolada ou com os discípulos, em lugares elevados, Moisés, teve seus encontros particulares com o Senhor no Sinai, Jesus se transfigurou em um monte, parte dos eventos pessoais de Cristo se deram no monte das oliveiras.

Em terceiro lugar. O monte, portanto parece ser um lugar especial na concepção de alguns cristãos, talvez aqui haja um erro, o monte não é um lugar mais especial para orar do que outros lugares, mas não devemos nunca permitir que alguem faça o contrario, que insista em dizer que orar no monte é errado. Porque não é. Pelo contrario, se dispuséssemos de cristãos maduros, que orassem em lugares ermos e longe da civilização, buscando a presença de Deus e tendo intima comunhão com  o Senhor, sem duvida seriamos uma geração mais abençoada.

Em quarto lugar, o monte não é lugar mistico, talvez aqui  alguns tenham outra concepção errada. Mas isso não significa que não venhamos orar em um lugar reservado.

Em quinto lugar, Quem ora no monte não é mais espiritual do que quem ora na igreja, e talvez esse erro se repita sempre, quando um grupo surge, para orar no monte. Mas isso não é verdade, a questão não é o lugar mas o coração de quem ora, a vida cristã não permite que a pessoa se sinta super-espiritual em detrimento daqueles que não praticam o que achamos ser erroneamente melhor. Orar no monte não concede mais poder do que orar no quarto secreto, ou em comunhão com outros cristãos na casa de um deles, ou toda a igreja se reunindo em oração no templo. 

Em quinto lugar. Orar no monte, é muito bom, porque devido ao isolamento, a pessoa se derrame mais perante Deus e por estar em um lugar mais ermo, isso sugere que a alma se humilhe mais ao Senhor, e tenha possibilidade de confessar com mais naturalidade seus erros e suas deficiencias, mas isso tambem pode ser feito no quarto secreto, porém, um lugar como um monte em um lugar isolado, é um ambiente muito bom para a oração penitente, e um derramar-se mais efetivo, ou um clamor mais profundo. E isso nunca deve ser considerado como algo errado

Em sexto lugar, a biblia não dá um incentivo claro sobre reunirmos no monte para orar, mas não significa que isso seja errado, em hipotese alguma, muito pelo contrario, como vimos acima, pelo fato de Jesus escolher lugares ermos e subir ao monte para orar, isso serve de exemplo para nós.

Em sétimo lugar. Como a oração é uma atividade sagrada, ela precisa ser praticada com sobriedade e temor, sabedoria e prudencia, em qualquer lugar, seja na igreja, nas casas, no lugar secreto ou no monte.  E para finalizar gostaria de entrar numa questão polemica, e tentar responde a um tema controverso levantado por aqueles que oram no monte

...E as palhas e os gravetos que se acendem?

Bem, aqui está o centro da polemica de orar ou não no monte. Porque alguns afirmam que lá no monte, quando oram, Deus se manifesta de uma maneira especial, porque as palhas e os gavetos se acendem. Será que isso é verdadeiro? já ouvi muitas respostas sobre a questão de palhas, folhas e gravetos se acenderem, uns dizem que nosso corpo emite certos elementos químicos que fazem os gravetos se acenderem, outros dizem que são insetos que transmitem bioluminescência. Mas será que essas são respostas defintivas? creio que não, embora as duas explicações também sejam corretas em muitos casos. Eu mesmo orei muito no monte, para mim, sempre foi um lugar bom para orar, se derramar e se humilhar perante o Senhor, portanto minhas experiencias sempre foram positivas. Com relação a palhas e gravetos que se acendem, minha opinião particular é que se trata de algo que demonstra a reação de um ambiente mediante a oração, e não de uma suposta presença especial de Deus.  Em minhas observações particulares, dentro do parâmetro de minhas experiencias, notei que em certos casos, as duas hipóteses  acima devem ser completamente descartadas, porque se trata de algo inexplicável ao senso comum. Vou explicar porque: os gravetos acesos, de forma clara, geralmente é uma luz esverdeada, e realmente se tornam muito parecidos com uma brasa viva, e em certos casos, se apagam, quando a oração termina, mas acendem novamente quando a oração reinicia. Ceta vez levei um desses gravetos para casa, e se acendeu novamente quando comecei a orar. Certa vez, as pontas de um tapete também ficaram luminescentes. Mas pelo fato da oração no monte, ficar em um ambiente sem a presença de luzes artificiais, seja uma resposta muito plausível do porque desse fenômeno ser visto com frequência nos montes e não na igreja ou em outros ambientes em que cristãos se reúnem para orar, em ambientes abertos e iluminados.

Não se trata de algo sobrenatural, no sentido exato da palavra, mas algo que acompanha de alguma forma, a vida de quem ora, e a experiencia não é mais visivel por causa do ambiente iluminado, e nada mais. Pessoalmente, não tive qualquer alteração na minha fé por causa disso, nunca fui orar ao monte com objetivos de ter experiencias sobrenaturais, na verdade minha intenção sempre foi interceder e buscar refrigério espiritual. Bem! acho que de alguma forma foram esclarecidas algumas duvidas, lembrando a todos que não há problema nenhum em orar no monte, e tambem não há qualquer problema se alguem discordar de meus pontos de vista.

Alguns textos biblicos para consultas

Mateus 6:5 a 18, Marcos 14:38, I Tessalonicenses 5:17, I Timoteo 2:8, Mateus 14:13, I Pedro 4:7, Romanos 12:12, Marcos 11:17, Lucas 6:12. etc.

Deus abençoe a todos

Clavio Juvenal Jacinto
É pastor da Igreja Evangelica Caminho da Paz
Paulo Lopes SC

2 comentários:

  1. Senti muito forte a presença de Deus naquele momento. As palhas se acenderam, foi lindo.
    Levei para casa e ainda ficaram por algum tempo acessas.

    ResponderExcluir

Footer Left Content