quinta-feira, 26 de abril de 2018

Ser a Luz do Mundo




Mateus  5:14

Luz no grego: Phós. Uma fonte de luz, fonte radiante, que emite luz. Não se trata de estrelismo, mas de uma função. O estrelismo chama a atenção para si, uma lâmpada não serve senão para iluminar a vida dos outros.    
Lições da luz
1-      A luz é uma onda eletromagnética, dependendo da freqüência podem ou não serem vistas a olho nu, pelo fato de serem ondas elas representam a vida cristã de forma maravilhosa. As ondas eletromagnéticas elas percorrem o seu destino não de forma reta, mas em ondas, para cima e para baixo, sem, contudo retroceder, assim o cristão deve sempre andar pra  frente, muitas vezes em alegria, ou aflições, em fartura ou em necessidades, mas ele sempre prossegue para o alvo. (Veja Filipenses 4:12 com 3:13 e 14) e não olha para trás (Lucas 9:62)
2-      A luz refletida entra  em nossos olhos, e estimula os receptores de cor (cones) que são especificamente "sintonizados" para comprimentos de onda longos, médios ou curtos. O cérebro compara as diferentes respostas do cone para determinar que a maçã reflete a luz "vermelha".  Quando somos luz, significa que podemos revelar aos outros, a realidade das coisas espirituais, pois assim como a função da luz física  dá a forma e as cores e revela a natureza dos objetos, assim também a luz espiritual é capaz de revelar as realidades espirituais ao nosso semelhante. A luz concede discernimento.
3-      A luz como iluminação.  Na época do novo Testamento eram usadas lâmpadas comuns, a candeia geralmente era um pires com duas bordas unidas, um pavio e óleo. Ateava-se fogo ao pavio e o óleo servia de combustível. Enquanto o pavio queimava, As chamas transmitiam a luz necessário para iluminar todo o recinto. De outra forma, o que reinava era escuridão. Nessa condição, tornava- se difícil mover-se, detectar obstáculos e discernir o ambiente. O papel do cristão não é diferente quando se trata de questões espirituais. Há pessoas estão na cegueira espiritual, porque estão submersa na escuridão da ignorância. As Escrituras afirmam que o Deus desse século cegou o entendimento dos incrédulos para que não resplandeça a luz do evangelho.
4-      Em Filipenses 2:15 Paulo fala sobre a condição moral e espiritual da sociedade: Perversa e corrompida, e então ensina que devemos resplandecer sobre ela. A palavra grega traduzida para “astros” nessa passagem é phōstēres, que vem da raiz  Phós, ou seja astro que emite luz para iluminar. Assim vimos que o papel do cristão é ser luz espiritual para resplandecer sobre as trevas espirituais desse mundo. Esse resplandecer não é para chamar a nossa atenção, mas para revelar a bondade e a misericórdia de Deus em nossas vidas. De um modo geral como cartas vidas, as pessoas em nosso redor que padecem nas trevas espirituais, podem ler o evangelho da graça de Deus na nossa vida.  Esse é a grande missão da luz no contexto da vida cristã.
5-      Em locais perigosos, onde navios podem encalharem ou chocarem-se contra pedras, os faróis iluminam e emitem sinais de perigo, a luz é usada de diversas formas para alertar, como por exemplo o sinal a amarelo nos semáforos e o vermelho que adverte que não devemos prosseguir. Um carro não pode prosseguir em uma estrada escura, com os faróis apagados, em um campo minado sem sinalização e em completa escuridão, quem pode correr livremente de maneira aleatória?
Ser a luz do mundo significa viver a fé e ser uma benção para todos os que estão a nossa volta.

Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content