sábado, 7 de maio de 2016

Entendendo o Sofrimento pelo Prisma Celestial



Durante um percurso de casa de um irmão para a igreja, conversamos sobre as aflições que os cristãos fieis muitas vezes passam, na sua jornada de fé por esse mundo. Lembrei-me de Jesus que falou que no mundo teríamos aflições, mas que deveríamos ter bom animo (João 16:33) é muito difícil entrar em assuntos como esse. O sofrimento é algo que todo o homem naturalmente deseja evitar. Porém vimos que o mundo jaz em um perpetuo sofrimento desde a queda, a dor faz parte do mundo, não tem como fugir desse fato.
Mas o cristão sofre, como sofre o impio, e as vezes até mais. Muitas vezes um cristão fiel passa por provas e duras crises, a uma experiencia profunda, uma questão complexa no autor do Salmo 73, o impio prospera e o justo muitas vezes passa por terríveis apertos. Vimos então que esse problema das aflições está cravado nas escrituras.
Porque sofremos, ou melhor, porque Deus permite as aflições? é lógico que tanta gente já respondeu essa questão de uma forma bíblica e coerente, mas mesmo assim a pergunta continua ecoando, como se não existisse uma resposta satisfatória sobre o assunto.


De qualquer forma, gostaria de deixa pelo menos dois pontos cruciais que precisamos aprender, para que tenhamos uma cosmovisão bíblica sobre o assunto, e talvez elas ajudem a buscar um consolo, além de uma simples resposta.

Primeiro. O sofrimento é algo inerente ao atual estagio do universo. Sofremos uma corrosão, o universo sofre uma entropia. Não há nada estático no mundo físico, as coisas se deterioram, envelhecem, a vida biológica se acaba. A dor, as aflições, as dificuldades e o sofrimento são coisas próprias desse atual estagio da criação, e cada cristão está inserido nesse contexto existencial. Por isso o que pode livrar um cristão do sofrimento do tempo presente é a partida para o lar celestial. Talvez não estejamos acostumados a pensar sobre as coisas por essa perspectiva, mas  a morte é o único meio que faz uma alma justificada parar de sofrer aqui nesse mundo caído. mas é irônico, porque embora não queiramos aceitar a dor e as aflições nessa vida, a maioria de nós não quer sair dela.

Segundo. Deus permite as aflições e o sofrimento na vida cristão, porque isso serve como educação espiritual, concordo com Tomas de Kempis quando ensina; "Bom é passarmos algumas vezes por aflições e contrariedades, porque frequentemente fazem o homem refletir, lembrando-lhe que vive no desterro e, portanto não deve por sua esperança em coisa alguma do mundo." O justo passa pela fornalha da aflição para ser refinado e purificado. Há um processo de lapidação que precisa ter continuidade, é a obra de Deus no nosso caráter. Por outro lado quero também lembrar que muitos problemas surgem como causas consequentes de nossas decisões erradas, e isso não uma escola espiritual, mas um resultado de praticas e decisões erradas. Porem entendemos que muitas vezes o cristão sofre, sem contudo entender a sua causa de forma natural, e isso muitas vezes é uma permissão para que o divino oleiro aperfeiçoe a nossa vida.

Precisamos entender que somos seres limitados, não podemos entender todas as coisas, depois de milênios de historia, o homem durante todas as épocas tentou desvendar os assuntos mais profundos da existência, e parece que ainda não aprendemos quase nada. Haverá uma eternidade e um Deus justo que esclarecerá os nossos dilemas do tempo presente. Devemos entregar incondicionalmente nossa vida ao Senhor, permitir que tudo em nós possa ser conduzido pela força da Sua sabedoria e providencia. Pois uma das ultimas promessas das Escrituras é: "E Deus limpará de seus olhos toda a lagrima"(Apocalipse 21:4)


Autor:
Pr Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content