terça-feira, 4 de junho de 2024

A mente

 


 

Introdução

 

A análise contextual é a ciência de estudar as palavras bíblicas de acordo com o contexto em que elas existem na Palavra de Deus, em oposição ao nosso uso atual delas. Um dos benefícios de reconhecer todas as diferentes aplicações de uma palavra específica é obtido na compreensão das nuances e peculiaridades que essa palavra pode conter. É quando reservamos um tempo para examinar a Palavra de Deus e observar os usos singulares de uma palavra específica que passamos a entendê-la mais plenamente. Porém, é na compreensão que os significados mudam de acordo com as diversas grafias que afetam as flexões de verbos e substantivos e outras ferramentas gramaticais. Portanto, é no reconhecimento de grafias específicas que se deve tomar nota ao determinar a definição de qualquer palavra.

 

A mente não regenerada

“E assim como eles não acharam mais adequado reconhecer a Deus, Deus os entregou a uma mente depravada , para fazerem coisas que não são apropriadas.” Romanos 1:28 (NASB).

 

“Pois aqueles que vivem segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne, mas aqueles que vivem segundo o Espírito, pensam nas coisas do Espírito. Pois ter uma mente carnal é morte, mas ter uma mente espiritual é vida e paz.” Romanos 8:5-6

 

“Porque a mente voltada para a carne é hostil a Deus; pois não se sujeita à lei de Deus, pois nem sequer é capaz de fazê-lo; e aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus”. Romanos 8:7,8, (NASB).

 

“Mas suas mentes estavam endurecidas; pois até hoje, na leitura da Antiga Aliança, o mesmo véu permanece não levantado, porque foi removido em Cristo”. II Coríntios 3:14 (NASB).

 

“Em cujo caso o deus deste mundo cegou as mentes dos incrédulos, para que não vissem a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” II Coríntios 4:4 (NASB).

 

“Entre eles, todos nós também vivíamos antigamente nas concupiscências de nossa carne, satisfazendo os desejos da carne e da mente , e éramos por natureza filhos da ira, assim como os demais.” Efésios 2:3 (NASB).

 

“Isto digo, portanto, e afirmo junto com o Senhor, que vocês não andem mais como andam também os gentios, na futilidade de sua mente , sendo obscurecidos em seu entendimento, excluídos da vida de Deus, por causa da ignorância que está neles, por causa da dureza do seu coração”. Efésios 4:17,18 (NASB).

“Porque muitos andam, dos quais muitas vezes vos falei, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a destruição, cujo deus é o seu apetite, e cuja glória está na sua vergonha, que estabeleceram suas mentes nas coisas terrenas.” Filipenses 3:18-19 (NASB).

 

“E atritos constantes entre homens de mente depravada e privados da verdade, que supõem que a piedade é um meio de ganho.” I Timóteo 6:5 (NASB).

 

“E assim como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, também estes homens se opõem à verdade, homens de mente depravada , rejeitados no que diz respeito à fé. Mas não farão mais progressos; pois a loucura deles será óbvia para todos, assim como a daqueles dois veio a ser. II Timóteo 3:8-9 (NASB).

 

“…Mas para aqueles que estão contaminados e incrédulos, nada é puro, mas tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas. Eles professam conhecer a Deus, mas pelas suas obras O negam, sendo detestáveis e desobedientes, e inúteis para qualquer boa ação.” Tito 1:15,16 (NASB).

 

“Que eles estavam dizendo a você: 'Nos últimos tempos haverá escarnecedores, seguindo suas próprias concupiscências ímpias.' Estes são os que causam divisões, de mentalidade mundana , desprovidos do Espírito”. Judas 1:18,19 (NASB).

 

A Mente Espiritual

“Cuide do seu coração [usado para incluir a mente ] com toda diligência, pois dela fluem as fontes da vida.” Provérbios 4:23 (NASB).

 

“Tu o manterás em perfeita paz, cuja mente está firme em Ti, porque ele confia em Ti.” Isaías 26:3 (NVI).

 

“Graças a Deus por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor! Portanto, por um lado, eu mesmo sirvo com a mente à lei de Deus, mas, por outro lado, com a minha carne, sirvo à lei do pecado”. Romanos 7:25 (NASB).

 

“Pois aqueles que vivem segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne, mas aqueles que vivem segundo o Espírito, pensam nas coisas do Espírito. Pois ter uma mente carnal é morte, mas ter uma mente espiritual é vida e paz.” Romanos 8:5,6.

 

“Exorto-vos, portanto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a apresentarem seus corpos como um sacrifício vivo e santo, aceitável a Deus, que é o seu serviço espiritual de adoração. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente , para que experimenteis qual é a vontade de Deus, a que é boa, agradável e perfeita.” Romanos 12:1,2 (NASB).

 

“Pois quem conheceu a mente do Senhor, para instruí-lo? Mas temos a mente de Cristo.” I Coríntios 2:16 (NASB).

“Estamos destruindo as especulações e todas as coisas altivas que se levantam contra o conhecimento de Deus, e estamos levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.” II Coríntios 10:5 (NASB).

 

“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, suas mentes sejam desviadas da simplicidade e pureza da devoção a Cristo.” II Coríntios 11:3 (NASB).

 

“que, em referência ao seu antigo modo de vida, você deixe de lado o velho eu, que está sendo corrompido de acordo com as concupiscências do engano, e que você seja renovado no espírito da sua mente e se revista do novo eu, que, à semelhança de Deus, foi criado na justiça e na santidade da verdade”. Efésios 4:22-24 (NASB).

 

“Torne minha alegria completa tendo a mesma opinião , mantendo o mesmo amor, unidos em espírito, com a intenção de um propósito. Não façam nada por egoísmo ou vaidade, mas com humildade mental, deixem que cada um de vocês considere o outro mais importante do que ele mesmo; não procure apenas os seus próprios interesses pessoais, mas também os interesses dos outros.” Filipenses 2:2-4 (NASB).

 

“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, sendo em forma de Deus, não considerou roubo ser igual a Deus, mas anulou-se a si mesmo, assumindo a forma de servo, e vindo à semelhança dos homens. E sendo encontrado na aparência de homem, humilhou-se e tornou-se obediente até a morte, até a morte de cruz”. Filipenses 2:5-8.

 

“Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, com ação de graças, apresentai os vossos pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honroso, tudo o que for certo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa reputação, se houver alguma excelência e se houver algo digno de louvor, deixe sua mente meditar nessas coisas. ” Filipenses 4:6-8 (NASB).

 

“E vocês, que antes eram alienados e inimigos em sua mente por obras más, agora Ele os reconciliou no corpo de Sua carne por meio da morte, para apresentá-los santos, irrepreensíveis e irrepreensíveis aos Seus olhos. ”Colossenses 1:21,22.

 

“Se vocês ressuscitaram com Cristo, continuem buscando as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pense nas coisas que são de cima e não nas que são da terra.” Colossenses 3:1,2 (NASB).

 

“Para os puros, todas as coisas são puras; mas para aqueles que estão contaminados e incrédulos, nada é puro, mas tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas.” Tito 1:15 (NASB).

 

“Porque esta é a aliança que farei com a casa daqueles Israeldias, diz o Senhor: Porei as minhas leis no seu entendimento e as escreverei nos seus corações. E eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” Hebreus 8:10 (NASB).

 

“Portanto, cinjam suas mentes para a ação, mantenham-se sóbrios em espírito, fixem completamente sua esperança na graça que será trazida a vocês na revelação de Jesus Cristo.” I Pedro 1:13 (NASB).

 

Referências Gerais à Mente do Crente

“Tenham a mesma opinião uns para com os outros; não seja arrogante , mas associe-se com os humildes. Não seja sábio em sua própria avaliação.” Romanos 12:16 (NASB).

 

“Agora, que o Deus que dá perseverança e encorajamento vos conceda que tenhamos o mesmo pensamento uns com os outros, segundo Cristo Jesus; para que, unanimemente, glorifiqueis a uma só voz o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”. Romanos 15:5,6 (NASB).

 

“Agora, irmãos, exorto-vos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, a que todos concordem e que não haja divisões entre vós, mas que sejais aperfeiçoados na mesma mente e no mesmo julgamento.” I Coríntios 1:10 (NASB).

 

“Finalmente, irmãos, alegrem-se, sejam completos, sejam consolados, tenham a mesma opinião , vivam em paz; e o Deus de amor e paz estará com você.” II Coríntios 13:11 (NASB).

 

“Um homem considera um dia superior ao outro, outro considera todos os dias iguais. Que cada homem esteja plenamente convencido em sua própria mente .” Romanos 14:5 (NASB)

 

“Portanto, visto que Cristo sofreu por nós na carne, armem-se também do mesmo pensamento , pois aquele que sofreu na carne cessou o pecado, para que não viva mais o resto de seu tempo na carne pelas concupiscências dos homens, mas pela vontade de Deus”. I Pedro 4:1,2.

 

Referências à mente em geral

“No entanto, na igreja desejo falar cinco palavras com a minha mente , para poder instruir também os outros, em vez de dez mil palavras em uma língua.” I Coríntios 14:19 (NASB).

 

“Um homem de mente dividida é instável em todos os seus caminhos.” Tiago 1:8 (KJV).

 

“Aproxime-se de Deus e ele se aproximará de você. Limpem suas mãos, pecadores; e purifiquem seus corações, vocês que têm mente dupla .” Tiago 4:8 (KJV).

 

 

 

 

Todos os versículos bíblicos listados, salvo indicação em contrário, referem-se à versão King James.

 

Biblical Word Quest é uma série de tópicos contínuos que busca compreender mais plenamente as palavras que Deus escolheu usar na Bíblia. Através da análise contextual, procuramos examinar palavras e passagens específicas utilizadas em referências diversas, para que todas as nuances possam ser reveladas com maior detalhe. Para fazer isso, estabelecemos Escritura após Escritura, com pouco ou nenhum comentário, o que permite que a própria Palavra mostre suas nuanças de significado . Nosso foco principal está sempre em Jesus Cristo como o Senhor e Salvador do mundo, Deus encarnado, somente Ele merece preeminência na Palavra de Deus. A Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, é a única fonte de orientação e direção, e é o nosso fundamento singular para a fé. Busca da Palavra Bíblica é um ministério de extensão da Faith Video Ministries Inc. Você pode nos contatar em nosso endereço de e-mail: blb@faithvideoministries.com

 

 

 

A NATUREZA DE UM VERDADEIRO ADORADOR



Texto bíblico: Lucas 7:36 a 50

 

 

Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele há quem pouco é perdoado pouco ama. E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz. (Lucas 7:47 a 50)

 O contexto desta passagem é a mulher pecadora que unge e beija os pés de Jesus. É notável, nenhum dos apóstolos jamais fizeram tal coisa!  Mais notável ainda é observar como nosso amor ao Senhor é tão superficial, quando comparado com a atitude que ela tomou.  Mesmo que Cristo tenha ordenado que deveríamos amar a Deus de todo nosso coração alma e pensamento, ainda assim não conseguimos mergulhar num nível profundo de adoração tal como as Escrituras nos ensinam.  

 Nossos louvores são motivados por um antropocentrismo doentio, nossos púlpitos são muitas vezes plataformas de promoção pessoal, inclinado ao culto ao ego, não conseguimos manter nossa atenção, devoção, afeição e coração na reunião de adoração, até mesmo nossas motivações espirituais são inclinadas aos interesses puramente egoístas. Demonstramos um amor ao Senhor que não supera o amor pelo presente século mau e as coisas relacionadas a isso. Incrédulas amam mais seus ídolos pops, sues clubes de futebol, impenitentes são mais devotos aos seus pecados do que os cristãos á Cristo. O amor da maioria é só de boca, sem vida e sem inclinação a uma verdade absoluta, aquela que revela o Senhor como misericordioso e que por natureza das verdades espirituais no impõem a gratidão pura que nasce de uma visão real do preço da redenção que foi pago por Cristo na cruz, o resgate da nossa vã maneira de viver. (I Pedro 1:18)

 O que levou a mulher pecadora agir de forma tão dramática? O que a motivou a uma adoração tão desesperada? A resposta é simples: a visão da sua condição de miséria por causa da percepção que ela tinha sobre a natureza depravada e abominável de seus próprios pecados seguido do sentimento vivo de que não era merecedora da bendita graça de Deus. Foi isso que levou aquela mulher a agir de maneira tão radical. Mas, quanto a nós, nosso ego orgulhoso tende sempre a diminuir o tamanho da gravidade dos nossos pecados, o que miniminiza consideravelmente a importância e grandeza do perdão que recebemos, portanto também segue que isso diminui o nosso conceito do tamanho da ofensa dos nossos pecados perante Deus. Sem contar que isso nos induz também a diminuir o conceito de santidade de Deus. Por isso a adoração atual é tão superficial e fraca.

 Enquanto nossa noção de pecado for superficial, nossa ação de graças também será! Mas, agimos como pessoas inchadas pelo nosso orgulho, sempre nos inclinamos a medir os pecados dos outros com padrões diferentes com que medimos os nossos.

 Olhamos para nossos méritos e qualificações e nós orgulhamos disso, e o problema vai adiante, nas tendências mais depravadas, idolatramos a nós mesmos, mesmo no recôndito do nosso coração, um ego não mortificado tende a exaltar-se dentro de nós. Achamos que somos melhores do que os outros, então nossos méritos são nossa adoração, seria indigno de nossa parte nos humilharmos ao ponto de beijar de contínuo, os pés de Jesus. Isso seria um ato muito ridículo, “não somos tão ruins assim”, diz nosso coração a nós mesmos e acreditamos piamente nele. Além disso, precisamos considerar outro fator, uma teologia enferma permeia musicas e pregações modernas promovendo sempre um “deus” que exalta os cristãos, raramente ouvimos algo acerca de que somos ingratos, e a prova disso é irrefutável: o tipo superficial de adoração que honramos a Deus!

 Até mesmo os apóstolos parecem ter caído nessa armadilha do velho homem, eles testemunham uma extravagância desnecessária, Judas viu nesse tipo de atitude, um "desperdício”.  

 A nossa humildade será sempre verdadeira quando batemos no peito e clamamos "Ó Deus, tem misericórdia de mim pecador" (Lucas 18:13)  mas ao invés disso, não somos capazes de entender que a misericórdia de Deus é a causa de não sermos consumidos. (Lamentações 3:23) Nossos trapos de imundícia obscurecem a preciosa graça de Deus. Não queremos destronar os nossos méritos do altar do nosso coração, eles são valiosos demais, são a garantia de que somos espirituais, os temos como o selo da nossa santidade, mas se no céu, os anciãos tiram suas coroas e jogam aos pés do Senhor, aqui na terra queremos manter no palco mais alto os nossos méritos e virtudes. Esperamos dos outros, elogios, aplausos, reconhecimento, status, queremos ser o centro das atenções pelo caminho da aprovação, é isso que nos dá felicidade, a humilhação é um estigma a ser evitado a qualquer custo na religião glamourizada.

 É Simão quem recebe a revelação da santíssima misericórdia de Deus para com os pescadores. Na parábola dos dois credores, o que teve a dívida maior perdoada é quem disponibiliza uma afeição maior pelo seu senhor,  a parábola aplica-se ao modo como a mulher pecadora mostrou sua gratidão em forma de adoração, era a mais indigna,  objeto de repugnância aos olhos dos fariseus, uma abominação aos olhos do sistema farisaico.  Cristo afirmou que quem é perdoado pouco, pouco ama. A mulher enxergou o quanto eram asquerosos seus pecados, fétidos e repugnantes cada um deles,  percebeu quão terríveis eram cada pedaço de iniqüidade, entendeu que suas impiedades eram a causa da separação dela com Deus e acima de tudo , o selo da viagem da maldição eterna.  Aquela mulher que enxergou a abominação infinita de seus pecados ouviu: "Os teus pecados te são perdoados" (Lucas 7:48)  amados irmãos,  qual a causa de nossa adoração ser tão fraca e superficial hoje em dia? Quais as causas de nossa afeição, amor e devoção serem tão frouxos e supérfluos, infelizmente nossos conceitos são fracos a respeito de nossos pecados quando vistos pelo prisma da crucificação do Verbo de Deus. Avaliamos o sacrifício de Cristo na cruz como um pagamento barato dos nossos pecados. O cálculo é superficial e os resultados são evidentes: adoradores fracos motivados a buscarem suprimentos que possam manter nosso orgulho, todo o cristão que tem um eu forte, é fraco na maneira como adora a Deus. Não medimos o grau da depravação em que nós encontramos quando estávamos sem Cristo, pelo contrário, teólogos têm minimizado isso, não somos tão ruins assim, nosso conceito sobre nós mesmos é pautado numa visão extremamente religiosa farisaica, não é de se admirar que o comportamento seja ainda pior do que o deles. Nosso ego se ofende se o conceito de caráter repulsivo,  agravante, repugnante, abominável, pútrido e asqueroso for imputado sobre nossos pecados, isso pode ser até fácil de aplicar aos pecados dos outros, mas não aos nossos.  Então o que sentimos é que temos uma fagulha de humanismo esfregando nosso ego para que brilhe e ofusque a crucificação de Cristo e os sofrimentos que o Senhor padeceu por causa dos nossos pecados. Nossos cálculos são feitos por nosso orgulho, não somos tão ruins assim,  a vergonha da cruz e o preço de resgate feito através do sangue imaculado de Cristo não têm um valor inestimável sobre a nossa redenção. Se tivesse, nossa adoração seria tão radical quanto à adoração da mulher pecadora. Por causa disso, nossa adoração e devoção ao Deus Triuno é tão rasa e superficial. Bocejamos nas reuniões fizemos piada com as coisas do evangelho, não sentimos contrição pelas nossas impiedades, não gostamos de pregações que denunciam a gravidade do pecado, queremos uma religião confortável que tenha mensagens que nos exalte e não nos humilhe, que nos induza aos patamares mais elevados do sucesso e não a termos o mesmo sentimento que teve Cristo Jesus, que escolheu o caminho da humilhação e do vitupério da cruz.  Queremos uma ênfase, a nós, como o centro das atenções, queremos um cristianismo divertido, festivo, comemorativo,  tudo com base na sugestão do nosso imperativo de que não somos tão ruins, os outros podem ser, mas nós não!  A maioria dos leitores continuará sob a cobertura de uma religião que ameniza o peso do pecado, que diminui a seriedade da iniqüidade, que subtrai o fedor da impiedade,  e promove um sentimento agradável de orgulho e arrogância.  Muitos querem um palco, poucos querem descer aos pés de Cristo. Poucos reconhecerão o peso esmagador de seus pecados sob o Cordeiro crucificado, raros são os cristãos que perceberão a atrocidade violenta de suas iniqüidades sobre o Messias sofredor que foi crucificado! Uma minoria suponho, que você seja um deles,  enxergarão as misericórdias e benignidades do Salvador, tremerão desde as profundezas do coração, ao descobrirem o que Cristo teve que suportar no Calvário por nossa causa e então como aquela mulher pecadora, a vida será transformada por uma adoração plena de gratidão.  E o motivo é "É que, eu havendo sido cego, agora vejo" (João 9:25)

Se você estiver equivocado com relação ao preço da redenção, a sua devoção será supérflua, sua fidelidade estará comprometida e sua adoração equivocada.

 

Pr Clávio J. Jacinto

(48) 999616582

Literatura Grátis, ajuda espiritual e aconselhamento bíblico, entre em contato.

 

 

Footer Left Content