terça-feira, 4 de junho de 2024

A mente

 


 

Introdução

 

A análise contextual é a ciência de estudar as palavras bíblicas de acordo com o contexto em que elas existem na Palavra de Deus, em oposição ao nosso uso atual delas. Um dos benefícios de reconhecer todas as diferentes aplicações de uma palavra específica é obtido na compreensão das nuances e peculiaridades que essa palavra pode conter. É quando reservamos um tempo para examinar a Palavra de Deus e observar os usos singulares de uma palavra específica que passamos a entendê-la mais plenamente. Porém, é na compreensão que os significados mudam de acordo com as diversas grafias que afetam as flexões de verbos e substantivos e outras ferramentas gramaticais. Portanto, é no reconhecimento de grafias específicas que se deve tomar nota ao determinar a definição de qualquer palavra.

 

A mente não regenerada

“E assim como eles não acharam mais adequado reconhecer a Deus, Deus os entregou a uma mente depravada , para fazerem coisas que não são apropriadas.” Romanos 1:28 (NASB).

 

“Pois aqueles que vivem segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne, mas aqueles que vivem segundo o Espírito, pensam nas coisas do Espírito. Pois ter uma mente carnal é morte, mas ter uma mente espiritual é vida e paz.” Romanos 8:5-6

 

“Porque a mente voltada para a carne é hostil a Deus; pois não se sujeita à lei de Deus, pois nem sequer é capaz de fazê-lo; e aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus”. Romanos 8:7,8, (NASB).

 

“Mas suas mentes estavam endurecidas; pois até hoje, na leitura da Antiga Aliança, o mesmo véu permanece não levantado, porque foi removido em Cristo”. II Coríntios 3:14 (NASB).

 

“Em cujo caso o deus deste mundo cegou as mentes dos incrédulos, para que não vissem a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” II Coríntios 4:4 (NASB).

 

“Entre eles, todos nós também vivíamos antigamente nas concupiscências de nossa carne, satisfazendo os desejos da carne e da mente , e éramos por natureza filhos da ira, assim como os demais.” Efésios 2:3 (NASB).

 

“Isto digo, portanto, e afirmo junto com o Senhor, que vocês não andem mais como andam também os gentios, na futilidade de sua mente , sendo obscurecidos em seu entendimento, excluídos da vida de Deus, por causa da ignorância que está neles, por causa da dureza do seu coração”. Efésios 4:17,18 (NASB).

“Porque muitos andam, dos quais muitas vezes vos falei, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a destruição, cujo deus é o seu apetite, e cuja glória está na sua vergonha, que estabeleceram suas mentes nas coisas terrenas.” Filipenses 3:18-19 (NASB).

 

“E atritos constantes entre homens de mente depravada e privados da verdade, que supõem que a piedade é um meio de ganho.” I Timóteo 6:5 (NASB).

 

“E assim como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, também estes homens se opõem à verdade, homens de mente depravada , rejeitados no que diz respeito à fé. Mas não farão mais progressos; pois a loucura deles será óbvia para todos, assim como a daqueles dois veio a ser. II Timóteo 3:8-9 (NASB).

 

“…Mas para aqueles que estão contaminados e incrédulos, nada é puro, mas tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas. Eles professam conhecer a Deus, mas pelas suas obras O negam, sendo detestáveis e desobedientes, e inúteis para qualquer boa ação.” Tito 1:15,16 (NASB).

 

“Que eles estavam dizendo a você: 'Nos últimos tempos haverá escarnecedores, seguindo suas próprias concupiscências ímpias.' Estes são os que causam divisões, de mentalidade mundana , desprovidos do Espírito”. Judas 1:18,19 (NASB).

 

A Mente Espiritual

“Cuide do seu coração [usado para incluir a mente ] com toda diligência, pois dela fluem as fontes da vida.” Provérbios 4:23 (NASB).

 

“Tu o manterás em perfeita paz, cuja mente está firme em Ti, porque ele confia em Ti.” Isaías 26:3 (NVI).

 

“Graças a Deus por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor! Portanto, por um lado, eu mesmo sirvo com a mente à lei de Deus, mas, por outro lado, com a minha carne, sirvo à lei do pecado”. Romanos 7:25 (NASB).

 

“Pois aqueles que vivem segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne, mas aqueles que vivem segundo o Espírito, pensam nas coisas do Espírito. Pois ter uma mente carnal é morte, mas ter uma mente espiritual é vida e paz.” Romanos 8:5,6.

 

“Exorto-vos, portanto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a apresentarem seus corpos como um sacrifício vivo e santo, aceitável a Deus, que é o seu serviço espiritual de adoração. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente , para que experimenteis qual é a vontade de Deus, a que é boa, agradável e perfeita.” Romanos 12:1,2 (NASB).

 

“Pois quem conheceu a mente do Senhor, para instruí-lo? Mas temos a mente de Cristo.” I Coríntios 2:16 (NASB).

“Estamos destruindo as especulações e todas as coisas altivas que se levantam contra o conhecimento de Deus, e estamos levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.” II Coríntios 10:5 (NASB).

 

“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, suas mentes sejam desviadas da simplicidade e pureza da devoção a Cristo.” II Coríntios 11:3 (NASB).

 

“que, em referência ao seu antigo modo de vida, você deixe de lado o velho eu, que está sendo corrompido de acordo com as concupiscências do engano, e que você seja renovado no espírito da sua mente e se revista do novo eu, que, à semelhança de Deus, foi criado na justiça e na santidade da verdade”. Efésios 4:22-24 (NASB).

 

“Torne minha alegria completa tendo a mesma opinião , mantendo o mesmo amor, unidos em espírito, com a intenção de um propósito. Não façam nada por egoísmo ou vaidade, mas com humildade mental, deixem que cada um de vocês considere o outro mais importante do que ele mesmo; não procure apenas os seus próprios interesses pessoais, mas também os interesses dos outros.” Filipenses 2:2-4 (NASB).

 

“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, sendo em forma de Deus, não considerou roubo ser igual a Deus, mas anulou-se a si mesmo, assumindo a forma de servo, e vindo à semelhança dos homens. E sendo encontrado na aparência de homem, humilhou-se e tornou-se obediente até a morte, até a morte de cruz”. Filipenses 2:5-8.

 

“Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, com ação de graças, apresentai os vossos pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honroso, tudo o que for certo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa reputação, se houver alguma excelência e se houver algo digno de louvor, deixe sua mente meditar nessas coisas. ” Filipenses 4:6-8 (NASB).

 

“E vocês, que antes eram alienados e inimigos em sua mente por obras más, agora Ele os reconciliou no corpo de Sua carne por meio da morte, para apresentá-los santos, irrepreensíveis e irrepreensíveis aos Seus olhos. ”Colossenses 1:21,22.

 

“Se vocês ressuscitaram com Cristo, continuem buscando as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pense nas coisas que são de cima e não nas que são da terra.” Colossenses 3:1,2 (NASB).

 

“Para os puros, todas as coisas são puras; mas para aqueles que estão contaminados e incrédulos, nada é puro, mas tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas.” Tito 1:15 (NASB).

 

“Porque esta é a aliança que farei com a casa daqueles Israeldias, diz o Senhor: Porei as minhas leis no seu entendimento e as escreverei nos seus corações. E eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” Hebreus 8:10 (NASB).

 

“Portanto, cinjam suas mentes para a ação, mantenham-se sóbrios em espírito, fixem completamente sua esperança na graça que será trazida a vocês na revelação de Jesus Cristo.” I Pedro 1:13 (NASB).

 

Referências Gerais à Mente do Crente

“Tenham a mesma opinião uns para com os outros; não seja arrogante , mas associe-se com os humildes. Não seja sábio em sua própria avaliação.” Romanos 12:16 (NASB).

 

“Agora, que o Deus que dá perseverança e encorajamento vos conceda que tenhamos o mesmo pensamento uns com os outros, segundo Cristo Jesus; para que, unanimemente, glorifiqueis a uma só voz o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”. Romanos 15:5,6 (NASB).

 

“Agora, irmãos, exorto-vos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, a que todos concordem e que não haja divisões entre vós, mas que sejais aperfeiçoados na mesma mente e no mesmo julgamento.” I Coríntios 1:10 (NASB).

 

“Finalmente, irmãos, alegrem-se, sejam completos, sejam consolados, tenham a mesma opinião , vivam em paz; e o Deus de amor e paz estará com você.” II Coríntios 13:11 (NASB).

 

“Um homem considera um dia superior ao outro, outro considera todos os dias iguais. Que cada homem esteja plenamente convencido em sua própria mente .” Romanos 14:5 (NASB)

 

“Portanto, visto que Cristo sofreu por nós na carne, armem-se também do mesmo pensamento , pois aquele que sofreu na carne cessou o pecado, para que não viva mais o resto de seu tempo na carne pelas concupiscências dos homens, mas pela vontade de Deus”. I Pedro 4:1,2.

 

Referências à mente em geral

“No entanto, na igreja desejo falar cinco palavras com a minha mente , para poder instruir também os outros, em vez de dez mil palavras em uma língua.” I Coríntios 14:19 (NASB).

 

“Um homem de mente dividida é instável em todos os seus caminhos.” Tiago 1:8 (KJV).

 

“Aproxime-se de Deus e ele se aproximará de você. Limpem suas mãos, pecadores; e purifiquem seus corações, vocês que têm mente dupla .” Tiago 4:8 (KJV).

 

 

 

 

Todos os versículos bíblicos listados, salvo indicação em contrário, referem-se à versão King James.

 

Biblical Word Quest é uma série de tópicos contínuos que busca compreender mais plenamente as palavras que Deus escolheu usar na Bíblia. Através da análise contextual, procuramos examinar palavras e passagens específicas utilizadas em referências diversas, para que todas as nuances possam ser reveladas com maior detalhe. Para fazer isso, estabelecemos Escritura após Escritura, com pouco ou nenhum comentário, o que permite que a própria Palavra mostre suas nuanças de significado . Nosso foco principal está sempre em Jesus Cristo como o Senhor e Salvador do mundo, Deus encarnado, somente Ele merece preeminência na Palavra de Deus. A Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, é a única fonte de orientação e direção, e é o nosso fundamento singular para a fé. Busca da Palavra Bíblica é um ministério de extensão da Faith Video Ministries Inc. Você pode nos contatar em nosso endereço de e-mail: blb@faithvideoministries.com

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content