segunda-feira, 27 de junho de 2016

As Cincos Virtudes do Homem Transformado



Há pelo menos cinco instintos que fazem parte do homem corrompido, suas ações e intenções giram em torno desses instintos. É da própria natureza humana, te-los como a base existencial.  São esses os instintos do homem natural:

1-O instinto de auto-conservação
2-O Instinto de aquisição
3-O Instinto de fome e sede
4-O Instinto de reprodução
5-O Instinto de dominação

É interessante notar que Cristo não tinha em relevância esses instintos. O Mestre salvador era completamente liberto desses instintos. 

É necessário esclarecer que esses instintos naturais quando são dominados pela vida espiritual não são  ruins em si mesmos. Por exemplo, o instinto de auto-conservação  serve para nos proteger, e isso nos preserva de pecados graves como o suicídio. O instinto da aquisição serve  para um esforço comum em trabalhar para a aquisição dos suprimentos necessários para a vida. Fome e Sede, reprodução e dominação também não são instintos errados, o instinto de dominação, serve para o exercício de autoridade como pais de família por exemplo. Tudo porém dentro da moral cristã, isso jamais é errado. Porem o homem corrompido vive dominado por esses instintos, e eles se tornam a base da vida, escravizando o homem e conduzindo-os aos pecados mais abomináveis.

Um homem transformado pela regeneração tem sob controle absoluto esses instintos, porque as virtudes do Espirito Santo estão lhe concedendo o direito de controle sob os impulsos carnais. Ele vive no domínio do Espirito de Cristo(Romanos 8:9)
A bíblia fala sobre o homem natural e sobre o homem natural (I Corintios 2:14 e 15) o homem natural é conduzido por impulsos carnais e seus instintos q estão corrompidos pela velha natureza do homem adâmico. O homem espiritual é cheio do Espirito Santo e consequentemente é controlado por Ele.

As escrituras ensinam que o homem regenerado, ou o novo homem é feito em verdadeira justiça e santidade (Efesios 4:24) ele é uma nova criatura em Cristo (II Corintios 5:17). Estudando o Novo Testamento descobrimos que as virtudes de Cristo, dadas através do Espirito Santo, coloca em evidencia pelo menos cinco virtudes, que devem prevalecer acima dos instintos naturais. Dessa forma o homem espiritual se sobressairá e seus frutos serão evidentes pela sua forma de vier em piedade pratica.

Primeira virtude: Rendição completa a vontade de DEUS. Isso está claramente implícito na oração do Pai nosso: "Seja feita a tua vontade assim na terra como no Céu (Mateus 6:10). Um homem transformado é um homem completamente rendido a Cristo. Ele segue o Cordeiro por onde quer que Ele vá.

Segunda virtude: Busca incessante do progresso espiritual, como pode ser observado em Apocalipse 22:11 e I Corintios 7:1, sua vida gira em torno da consagração e da vida espiritual, como dizia Charles Spurgeon: "Para o homem transformado nada é secular, tudo é sagrado"

Terceira virtude: Fome e sede espiritual. Ele tem fome e sede de justiça, tem fome e sede de comunhão com, tem fome da palavra, tem sede do leite racional não falsificado, tem fome de alimento solido que o possibilita a ter discernimento espiritual.

Quarta Virtude: Multiplicador das coisas espirituais. Ele sabe que tem que gerar ovelhas. Ele sabe que precisa reproduzir discípulos. Então testemunha, intercede, ora e proclama o reino dos céus.

Quinta virtude: Humildade e serviço. Aqui está algo maravilhoso, enquanto que o homem natural busca o controle e o domínio através do poder, o homem espiritual é humilde e quer ser servo. Até mesmo o padrão de liderança neotestamentário é de um líder servo. A humildade é a regra básica da vida espiritual de um santo. Cristo é um exemplo maravilhoso de como um homem pode extremamente santo e extremamente humilde.

Precisamos examinar a nós mesmos para descobrir se essas virtudes estão sendo evidenciadas em nossa vida, precisamos renovar a nossa mente nesse sentido (Efesios 4:23) os instintos naturais devem estar subjugados pela vida espiritual (Uma vida controlada pelo Espirito Santo).


Autor: Pr Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content