sexta-feira, 10 de junho de 2016

Lições Interessantes Na Parabola do Filho Prodigo


Leitura: Lucas 15:11 a 32

A parabola do filho prodigo é uma história profunda e interessante, de uma beleza singular, nos convida a reflexão e a meditação. Eu releio com sequencia na tentativa de cavar mais nos ensinos de Cristo e obter mais perolas e pedras preciosas. Vejamos algumas lições adquiridas na ultima vez que estudei a passagem.

Cinco Atitudes distintas do filho pródigo

1- Indo por um caminho errado. A visão do filho que se perde, é uma visão cujo destino está nos desejos momentâneos, sem uma séria preocupação com as consequências que trazem o destino de um caminho errado. Essa falta de visão espiritual, fez com que o filho prodigo mergulhasse nas sensações fantasiosas de um mundo perdido. Esse é principal produto enganoso do caminho errado: a satisfação egoísta, porém efêmera e ilusória.

2-Chegando aos lugares errados. Sem duvida, traçando um caminho errado, não se chega aos lugares certos. O filho prodigo estava alcançando o destino que o caminho largo conduz. Lugares errados, para em seguida conhecer amigos errados e pessoas errada. Um abismo chamando outro abismo. O processo de decadência é lento e imperceptível, porque a satisfação carnal anestesia a necessidade espiritual.

3- Desejando coisas erradas. A visão que se tem no lugar errado, é a visão do engano. O colorido do pecado atrai e engoda o coração humano. Então vendo a atração do pecado, torna-se vitima, pois não há resistência quando se está habituado com a escravidão. Então o mergulho para dentro do pecado é só mais um passo, pois o desejo é uma motivação que induz ao ato.

4- Gastando a vida com as coisas erradas. Esse é o processo final, a vida se desgasta na pratica das coisas erradas, sem um motivo certo de existência, a vida voa, como uma neblina desaparece, como a erva que se seca rápido. Só então quando ela perde o sabor da existência, só quando a força desaparece, só quando o sofrimento e a dificuldade chegam, quando as feridas existenciais se abrem, o homem descobre a sua nudez espiritual e a sua efemeridade. Então só há duas opções, ele se abandona ao destino, seguindo a fraca luz da sua razão, enregando-se ao destino, ou ele toma uma decisão corajosa, e então entramos na quinta atitude.

5- Voltando-se para a direção certa. O filho prodigo recebe uma luz, cai em si. tem um flash na consciência, lembra-se de um caminho verdadeiro, de um lugar verdadeiro, de uma felicidade verdadeira, de uma comida verdadeira, de desejos verdadeiros, de pessoas verdadeiras. Então ele toma uma atitude radical; Ele volta. Esse é o retorno, uma decisão difícil, uma caminhada difícil, mas ele vai. Não desiste, não enfraquece a sua decisão, retorna para o seu lar. Judas foi e nunca mais voltou do caminho errado, Jonas voltou, depois que sofreu duro tratamento por parte do Senhor, mas o filho pode colhe as dores das suas decisões erradas, experimenta o fel da vida, sente suas feridas interiores abertas, e então vai em busca de cura, reconciliação e amor. Seu retorno é um drama, a história de um encontro cheio de emoções, lembro-me do encontro de José com o Seu pai Jacó. é emocionante, o filho prodigo foi atra´s de uma aventura ilusória, encontrou felicidade no percurso e intensa amargura no final, na vida cristã, as vezes encontramos aflições no percurso, mas eterno gozo e verdadeira felicidade no final. Retorne se você está no caminho errado, volte-se para o Pai celestial,  o Pai mata um Bezerro, até então nunca tinha visto que esse bezerro, de certa forma representa o Cristo que morreu para nos dar a redenção. o retorno para o Jardim, o Paraíso e a comunhão intima com Deus.

Pr Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content