quinta-feira, 9 de junho de 2016

Ser Luz diante das Trevas que Prevalecem no Mundo.




Nosso mundo está em trevas espirituais, Jesus falou que as obras do mundo eram más (João 7:7) a malignidade do mundo denuncia que o sistema está em trevas. As trevas espirituais cobre o mundo e as pessoas que não estão sendo iluminadas pelo evangelho da glória de Cristo, não podem subsistir diante dessas escuridão. Jesus afirmou que os Cristãos fiéis, seus seguidores, seriam a luz do mundo. A luz é uma arma, nunca que as trevas podem prevalecer diante do brilho da luz. Um amanhecer mostra o poder da luz, ela dissipa automaticamente e de forma irreversível, toda a escuridão. O poder da luz sob as trevas é muito grande.
 Como enfrentar as trevas que prevalecem sobre o mundo? o Espirito Santo, que deu inspiração, para que seus escritores escrevessem a bíblia, pelo menos em duas passagens descrevem o poder das Escrituras. Em Salmos 119:105 a palavra de Deus é lampada e luz, e em Jeremias 20;29 a palavra de Deus é fogo. as trevas prevalecem por falta da verdade, as escrituras são verdades que iluminam, Jesus falou sobre a verdade das escrituras (João 17:17). Essa verdade é a verdade que resplandece. O meio de enfrentar toda a escuridão maligna é através da palavra de Deus. Vivendo na pratica o que a bíblia ensina, como cartas vivas, seremos portadores da palavra convertida em ações e nosso testemunho resplandecerá. Uma igreja que pratica a palavra de Deus é uma igreja que é candeeiro. O brilho da vida espiritual de Cristo será uma expansão natural de quem tem comunhão com  Ele.
 Poderíamos dizer sem errar, que parte do mundo não está em trevas, e essa parte é onde a palavra de Deus é proclamada, estudada, pesquisada e praticada. Sermões expositivos, onde a palavra de Deus e´proclamada e explicada para o povo, um povo que guarda com alegria e prazer a palavra pregada, é desses pontos que são transmitidos toda e qualquer luz espiritual genuína.
A proclamação apaixonada das Escrituras são um meio eficaz de combater, resistir e confrontar as trevas que prevalecem no mundo. Hoje vivemos em meio a uma sociedade religiosa superficial, que vai em busca de misticismo, como uma forma de combater as trevas. Na verdade, uma das artes mais sofisticadas do inimigo, do príncipe das trevas, é produzir visões, êxtases e experiencias espirituais, geralmente com um toque especial de atração para convencer os incautos. No entanto segue a verdade fundamental, que recebe luz espiritual em abundancia que recebe mais e mais das escrituras sagradas. Vejamos como isso tem sido reduzido de forma clara. Primeiro porque a musica cristã moderna, hedonista e humanista, prevalece. Não se canta mais as escrituras, isso soaria um tanto arcaico, cantar passagens das escrituras. Isso não é comercial e não concede sucesso, e por isso deve ser abandonado pela conveniência.
 A seguir podemos dizer que um numero muito grande de obreiros que conheço, senão a maioria, nem sequer tem uma formação espiritual digna de ser obreiro, porque não maneja bem a palavra da verdade, e não a estuda com diligencia paixão e amor, portanto tais tem um conhecimento raso do livro sagrado. Não é de admirar que estejamos ouvindo tantos sermões aguados e sem vida espiritual. A bíblia não está sendo pregada de forma expositiva e com clareza, e a culpa disso não é somente de obreiros despreparados, mas também de ouvintes, que nunca nasceram de novo, e frequentam a igreja para satisfazer suas próprias paixões, dai a indisposição de amar a bíblia, não se interessa pela bíblia, não buscar sermões bíblicos e não ter o minimo de interesse em saber sobre a vontade soberana de Deus. As trevas estão ai. elas estão sendo expandidas por causa da redução de obreiros, pastores e pregadores, que não querem estuda-la e proclama-las de forma didática e  expositiva, item por item conselho por conselho, principio por principio. Não é de admirar que as trevas prevaleçam sobre esse mundo. A bíblia da maioria dos evangélicos de hoje é uma lampada debaixo do alqueire.
 Não me refiro a maneira moderna moderna de pregar a biblia, onde se faz pano de saco com retalho das escrituras. Não me refiro a maneira como tanta gente usa ela, descontextualizando e saindo completamente fora de seu ensino geral. Refiro-me a moda antiga, tipo a pregação puritana, onde se dava um valor muito grande para o temor a Deus, uma reverencia e uma dedicação extrema ao estudo das escrituras e uma paixão intensa por isso. Refiro-me a um testemunho bíblico intenso e maravilhoso como fizeram os anabatistas, que mesmo em meio ao fogo da perseguição, não desanimaram, nem abandonaram a causa de Cristo, mas usaram esse mesmo fogo de perseguição para atear mais fogo ao fervor espiritual. É desses modelos, desses padrões de espiritualidade que carece nossa sociedade, pois isso hoje é tão raro quanto encontrar diamantes.
 As trevas invadem nossa sociedade, toda a parafernália do inimigo vai contra os valores e os padrões contidos nas escrituras. O diabo sabe que uma investida pesada contra a bíblia, vai afetar completamente a igreja. Ele sabe que quanto menos a bíblia é pregada, mas domínio ele terá nas trevas. A luz do evangelho é a unica força capaz de libertar aquelas pessoas que questão algemadas nas trevas da ignorância. Será bem sucedido o príncipe das trevas, em redobrar suas investidas para fazer com que a maior parte dos cristãos não entendam a bíblia ou que não a estudem de forma sistemática e diariamente.
 Nosso sistema está em trevas espirituais e seus integrantes sofrendo da mais terrível cegueira espiritual, o deus desse seculo cegou o entendimento dos incrédulos para que não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo. A nossa proclamação além de ser extremamente, rigorosamente biblica, precisa estar debaixo de uma intensa e fervorosa oração.
 Digo-vos que não há outro meio de confrontarmos as trevas e suas influencias nefastas, viver a Palavra, pregar a Palavra, nos alimentar da Palavra e proclamar a Palavra, que o Senhor nos abra os olhos e nos desperte para essas preciosas verdades.

Autor:

Pr Clavio Juvenal Jacinto
Igreja Evangelica Caminho Da Paz
Paulo Lopes SC
Contato: (48)9622-8870

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content