sexta-feira, 17 de junho de 2016

O Movimento do Potencial Humano



O MPH, é um termo que abrange uam boa quantidade de filosofias, doutrinas e grupos que defendem a existência de potencias adormecidas no homem, ou acreditam nas capacidades humanos do tratamento de diversos problemas sociais, pessoais psicológicos e espirituais. O movimento ganhou muita força a partir de 1970 com o surgimento do espiritualismo da nova era. A ênfase do MPH é a exploração dos recursos potenciais do homem, da iluminação espiritual e outras idéias que amparam as necessidades do homem moderno. O MPH talvez tenha surgido como filosofia, definitivamente após os conceitos e idéias defendidos por Gurdjeff a partir da década de 1960.
O MPH propõe uma espécie de humanismo místico, já que dá ênfase a disciplinas e praticas esotéricas já comuns no budismo e outras correntes místicas religiosas orientais. O movimento cresceu e se desenvolver com muita força nos EUA e de lá passou para os outros paises. O MPH propõe resolver problemas psicológicos, físicos e espirituais do homem mediata praticas como massagens, danças, mantras, iogas, artes marciais, disciplinas espirituais místicas e terapias alternativas. O centro da atenção do MPH é o próprio homem. Sua auto-suficiencia e a exploração dos recursos do próprio homem para realizar seus anseios mais profundos. Há vários grupos que surgiram a partir da filosofia eclética do MPH, a mais conhecida talvez seja a Esalem, na Califórnia EUA, grupo pioneiro na linha do MPH, por manterem praticas muito similares e defendidas por outro grupos da Nova Era, ganharam força, porque o próprio Movimento Nova Era se encaixava junto aos conceitos defendidos pelo MPH. A auto-realização, a iluminação, a auto-satisfação e coisas similares tem sido o alvo do MPH, e para isso desenvolveram inovações psico-terapicas, como bio-feedback e terapia gestalt. Desenvolveram uma psicanálise mais mística e adotaram terminologias e conceitos esotéricos. Como podemos notar o MPH, é essencialmente humanista, o homem pode ser induzido a auto-realização, e suas potencias adormecidas podem ser despertadas para uso próprio, ajudando na sua auto-realização. Não existe espaço para a s doutrinas cristãs no MPH, como o próprio nome sugere, tudo está centralizada nas potencias e recursos do próprio homem, o home seria o dono de seu próprio destino e seus êxitos seriam o resultado do exrecicio de suas próprias capacidades. O despertar dessas capacidades seriam viáveis mediante exercícios, terapias e praticas esotéricas tal qual vimos acima.
Desde que adão caiu, vimos um homem pecador, escravo do pecado, a queda teve implicações espirituais e físicas, suas conseqüências vão alem da nossa percepção comum, o evangelho descreve a obra de Cristo como uma obra de restauração do homem caído, através da regeneração. Todos pecaram, nos afirmam as escrituras(Romanos 3:23)
A experiência espiritual de Paulo, é que a comunhão com o SENHOR, e a vida de fé, na pratica nos leva para a vitória: “"Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4 : 13)
O centro da força de paulo, era o SENHOR, E O PROPRIO Cristo mesmo afirmou: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15 : 5). Aqui nesses trechos das escrituras, não há espaço para o MPH. A nossa força, nosso êxito, nosso sucesso, nossas realizações, estão nas mãos do SENHOR, a bíblia ensina que somos dependentes de DEUS. O MPH ensina que nós somos o centro, podemos alcançar êxito usando nossas forças, capacidades e aptidões.
O cristão é ensinado a olhar e confiar em DEUS: “"E assim com confiança ousemos dizer: O SENHOR é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem." (Hebreus 13 : 6)
Ao invés de procuramos ajudas em técnicas de potencialidades adormecidas e que são despertadas por técnicas esotéricas e ocultistas como ioga, mantras e meditações místicas, somos chamado a ir perante o trono da graça para receber socorro: "Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno." (Hebreus 4 : 16). Ao invés de acreditar em suas próprias potencialidades e a trilhar o caminho lamacento da auto-suficiência, o cristão acredita na total dependência do SENHOR. Somos chamados a viver uma vida de dependência, de vigilância, de obediência, santificação e oração, é isso que marca a vida de um verdadeiro cristão.

PARTE II

 De forma sorrateira, o movimento do potencial humano entrou nas igrejas modernas, seja através de um outro movimento chamado "Palavra da fé" ou através de teorias psicológicas que foram introduzidas de maneira sutil e ainda pelo humanismo secular, que com um fino verniz religioso entrou na cristandade através da musica gospel e nas pregações triunfalistas, cujo centro é o homem como um vencedor.

O Movimento da fé é uma ramificação da metafisica do novo pensamento revestida de cristianismo. Grande parte dos cristãos modernos, senão a maioria está sob a influencia direta  dessa vertente espiritualista. O Movimento da fé, tal como poucos de fato conhecem, dá uma enfase exagerada para o potencial da fé, como a fé fosse uma força magica capaz de manipular a força divina a favor dos homens. Nessa direção, o home ganha proporções gigantescas de enaltecimento. O centro da igreja não é mais Cristo mas o homem que tem fé. Nesse sentido, entendemos porque a enfase sempre está nas necessidades do homem, quando o assunto é evangelho moderno. Esse espiritualismo disfarçado, cujas raízes são ocultistas, se alastraram pela cristandade moderna, como um veneno mortal.  Meses atrás apareceu em nossa igreja um dessas vitimas do movimento da fé. Sua postura é que pela fé ele conseguiria tudo o que desejasse, não acreditava em nada que estivesse fora desse postulado metafisico. Quando começou a perceber que pregávamos sobre a cruz de Cristo, sobre uma vida de rendição incondicional ao Senhor, sobre a mortificação da carne, o contentamento com piedade, sobre o preço do discipulado e outras doutrinas cristãs, afastou-se completamente da nossa congregação. Nosso evangelho não correspondia a sua cartilha metafisica, influencia pelos novos "apóstolos" que promovem outro evangelho pela mídia, ou mesmo pela teologia da prosperidade. A questão dessa gente partir da atitude blasfema de se colocar como senhor do próprio destino a Deus como servo da vontade humana, me gera repugnância.

Teorias psicológicas entraram dentro da igreja, conceitos como "auto-estima' agora são normais para cristãos. É normal hoje como sempre foi comum durante todos esses anos, ouvir e testemunhar de maneira clara, o uso de técnicas psicológicas e emocionais para manipular pessoas em cultos pentecostais. Varias teorias psicológicas também foram introduzidas na formação de lideranças, para ajudar no aconselhamento integral de cristãos. A bíblia passou a ser colocada como um livro obsoleto, incapaz de lidar por si mesma com os problemas existenciais e sentimentais do homem cristão moderno. o resultado disso foi a elevação do ego do crente para patamares mais elevados de orgulho e e egoismo.

A musica cristã moderna, principalmente a pentecostal e a neopentecostal, são extremamente humanistas. O centro da mensagem cantada é o individuo, suas dores e suas necessidades pessoais. Então a palavra chave que compõe os hinos modernos é "vitória" e "você irá vencer" ou "Deus vai te abençoar" não importa. O centro do universo é o homem com seus problemas. A musica cristã moderna é de procedência carnal e humanista, e como a Igreja de Laodiceia canta para si mesma, pois Cristo estava do lado de fora, assim a igreja moderna toma a musica para cristãos cantem para cristãos, numa musica basicamente comercial e cultos que deveriam ser essencialmente espirituais, onde cada cristão deveria adorar a Deus em espirito e em verdade. Infelizmente poucos percebem isso, e com o passar do tempo, esse desvio vem se acentuando. Que o Senhor possa nos ajudar e a conceder-nos visão espiritual para discernirmos o que verdadeiro e o que é falso e humano.

Pr Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content