sexta-feira, 24 de junho de 2016

RESPLANDEÇA A VOSSA LUZ


Vos sóis a luz do mundo...
...Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens...
...E glorifiquem o vosso Pai que está nos céus.

Mateus 5:13 a 16

Ser luz espiritual diante de um mundo em trevas é uma questão de identidade consequente de um relacionamento. Para que sejamos portadores de verdadeira luz, a nossa comunhão com Cristo precisa ser verdadeira. Não pode transmitir luz espiritual verdadeira, quem não vive um cristianismo real. A pratica do cristianismo real por sua vez, só pode ser uma experiencia de quem pratica a verdade. Como disse João em uma de suas epístolas: "Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade" (I João 1:6)
 A primeira vista, isso parece simples, mas a pratica da verdade requer o sacrifício de nossas opiniões e o negar-se a si mesmo. A luz nos dá a reputação, e ela só resplandece em nos quando Cristo está presente não somente na nossa liturgia ou nas nossas crenças. Mas quando sua presença está conosco, e vivemos segundo os padrões espirituais dele.
 A primeira questão é: Como está o nosso testemunho?  A origem motivacional de alguns terem chamados os seguidores de Cristo de cristãos, é que os tais observavam que seus seguidores eram na pratica da verdade, muito parecidos com Cristo.  A lógica dessa obervação levou a uma conclusão óbvia, essa gente que segue a Cristo é muito parecida com o próprio Senhor que elas estão seguindo. Por esse padrão de observação vamos descobrir sem muito esforça que  a maioria daqueles que se dizem cristãos hoje, não alcançam esse principio. O mero proceder de ter um sistema litúrgico e viver num formalismo religioso, é na mentalidade moderna o fator que determina a identidade de um cristão. Isso é um engano.
A segunda questão é dita com relação ao próprio relacionamento que temos com Cristo. Estamos de fato tendo um relacionamento sério com ele? Há muitos que tentam seguir a Cristo pelos padrões de Marta, sacrificam a comunhão com Cristo por causa do trabalho de servir. Creio que aqui temos uma ordem organizada nas coisas espirituais. Para levar Cristo aos homens, precisamos antes ir até a Cristo em oração e clamor, e essa ordem também segue na nossa vida quanto ao ato de servi-lo, um relacionamento forte produz um serviço poderoso. Porém achamos que preenchendo todas as horas com atividades exteriores, tudo estará certo, quando na verdade não é assim. Um estudo atencioso da vida de Cristo, nos leva ao fato de que Ele ia aos lugares desertos e jardins, para relacionar-se em oração com o Pai. Que tremendo exemplo! Toda obra de Cristo durante o dia tinha como um prefacio as horas de oração que Ele gastava a noite! e nós?
 A terceira questão sobre a  vida espiritual é sobre a vitalidade. Vivemos uma fé viva. usufruímos de vitalidade? Jesus afirmou que Ele veio para dar vida com abundancia. Essa vida flui com poder quando Cristo vive em nós de forma plena. Porem vimos como muitos fracassam na batalha contra a carne e o mundo. O materialismo é uma força potente em nossos dias, assim  como o egoismo. Isso prova que o que impera dentro da cristandade da alma é apenas uma força da alma, nunca o poder da vida de ressurreição que emana de Cristo através da presença e do poder do Espirito Santo.
 Então podemos entrar para a ultima questão, somos de fato luz que brilha em meio a escuridão espiritual que avança nesses ultimos tempos?  Para fazer oposição as trevas que caem nesse mundo de pecado, só luzes intensas produzidas por corações acesos por uma paixão fervorosa por Cristo, nada menos que isso. Então o que devemos fazer, senão começar a entrar em nosso quarto secreto e começar a gastar muitas horas em oração, ir para os lugares mais ermos, nos separar da multidão de pecadores e viver uma vida de intensa comunhão com Deus. Para sermos portadores da luz de Cristo, temos que seguir os passos do cordeiro, por onde quer que Ele vá...


Pr Clá vio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content