sábado, 4 de novembro de 2017

A NECESSIDADE DE VIVER UM CRISTIANISMO INTEGRAL

                           A NECESSIDADE DE VIVER UM CRISTIANISMO INTEGRAL

Leitura: Daniel 1:1 a 3,6,8, 2:27 e 28 e 3:16 e 17

I-                    Daniel e seus amigos são um exemplo de fé integral. São fieis dentro do contexto cultural e fora dele também. Arrancados de sua pátria, vão ser fieis na babilônia.
Não viviam uma religião privada, não tinham uma vida espiritual fragmentada, mas total. A babilônia na sua totalidade foi a plataforma onde Daniel e seus amigos viveram a fé em Deus e aplicaram toda cosmovisão religiosa em cada circunstancia de sua vidas.
Lição aplicada. Devemos ser cristãos de forma integral, na escola, no trabalho, em qualquer lugar. Assim como Daniel não tinha uma religião restrita á Judá, mas aplicou a sua fé no contexto cultural da babilônia, nós também não devemos restringir a nossa fé á igreja, quatro paredes ou ao circulo familiar. Jesus ensinou esse princípio quando ensinou sobre a candeia acesa. Ela não pode ser colocada debaixo do alqueire, mas deve ser colocada em um lugar alto para iluminar a todos a sua volta (Mateus 5:14 e 15)

II-                  Muitas vezes traçamos limites para viver a vida cristã. Achamos que não devemos misturar as coisas. Elaboramos um serie de compartimentos onde devemos viver ou não de forma aplicada, a vida cristã. O que acontece? Desenvolvemos uma hipocrisia. Achamos que devemos se comportar bem na igreja, se vestir de modo decente na igreja, devemos ter temor e praticar a santidade na igreja, fora dela,  queremos aplicar outro estilo de vida, outro comportamento etc. Isso é errado, o cristianismo integral nos convoca a sermos santos e regenerados em qualquer lugar e em qualquer circunstâncias. Toda a nossa vida deve ser estar debaixo da influencia do Espírito Santo.

Lição aplicada. Uns afirmam que igreja é igreja, negocio é negocio. Mas se nossos negócios não estiverem sob a influencia da moral judaica-cristã, que tipo de testemunho iremos dar ao mundo? A construção de um caráter hipócrita é sustentado por dois pesos e duas medidas. A igreja e a família são  plataformas onde aprendemos a sermos  santos. As lições são aprendidas na igreja, mas as lições são feitas lá no mundo.  Aprendemos os princípios nas reuniões cristãos, mas esses princípios precisam ser praticados lá no mundo.
III-                Daniel e seus amigos, não desenvolveram uma duplicidade de caráter. Eles não viveram uma religião por compartimentos divisórios. Na vida privada, em casa e em locais privados, praticariam a fé, a oração, as atividades espirituais não estavam restrita a compartimentos vivenciais. Eles não procastinaram ou viveram uma inércia espiritual dentro da sociedade pagã da Babilônia. Lembre-se que era uma fé de risco e desafios, mas assim mesmo viveram uma fé integral. Deus honrou a fidelidade deles.
Lição aplicada. Não devemos ter vergonha de defender a moral judaico cristã entre nossos amigos, nunca devemos ter vergonha de orar em publico, testemunhar da nossa fé em meio aos céticos e incrédulos, nunca devemos ter vergonha de se vestir com decência em meio a uma sociedade ironizada, nunca devemos ter medo de falar  a verdade em meio a uma sociedade de mentiras universais. (Leia Filipenses 2:15 e Romanos 12:1 e 2)

IV-               Daniel e seus amigos não viveram uma vida monástica. Eles não construíram um monastério na babilônia e privaram-se da sociedade decadente e pagã. Viveram uma vida de “regime aberto” eram cartas que poderiam ser lidas aos olhos alheios. A mensagem deles era clara pelo estilo de vida que viviam e pela fé que sustentavam. Eles não construíram fortalezas para obstruir o contato com o mundo lá fora.  Há uma lição na luz, ela consegue iluminar a lama sem ser manchado por ela. A vida santa percorre o mundo sem ser contaminado pelo mundo. A luz da glória do evangelho só pode iluminar quem se encontra no escuro, quando sairmos de nosso esconderijo, dos compartimentos que criamos para viver a vida de forma monástica, isolada e anônima.

Lição aplicada. Devemos ser proclamar a fé, devemos ser cartas vivas, devemos testemunhar de Cristo, devemos ser portadores da glória do evangelho, devemos ser um farol em meioa tempestade da confusão religiosa de nossos dias, devemos ser um referencial em questões de fé e moral. Deus será glorificado através da nossa vida. (Leia Atos 1:8, I Pedro 3:15 e Mateus 9:11 e 12)

Frase para meditar: “Para um homem que vive para Deus, nada é secular, tudo é sagrado”(Charles Spurgeon”


Autor: Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content